Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Corcunda De Notre Dame (Filmes)


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

 Todo munco conhece ou ao menos já ouviu falar do classico romance de Victor Hugo O CORCUNDA DE NOTRE DAME que já gerou varias versões para o cinema.

 

 Pessoalmente, sou fascinado pelo universo do corcunda Quasimodo, que vive isolado do mundo no alto da catedral de Notre Dame, até que se apaixona pela bela cigana Esmeralda.

 

 Ao mesmo tempo, acompanhamos uma agonizante Idade Média, e uma Paris que recebe a prensa pela primeira vez, algo visto com maus olhos por alguns membros do Clerigo.

 

 A historia tem um grande vilão tambem na figura de Frollo, mentor de Quasimodo, e que alem de não ver com bons olhos o progresso que se aproxima, passa a nutrir uma obsessão por Esmeralda, o que vai contra seu voto de Celibato.

 

 Ví três versões da historia. A primeira é a otima versão da Disney, que mesmo açucarando bastante a historia, conseguiu transformar O CORCUNDA... em uma historia infantil, mas sem perder de vista os pontos que realmente interessam. Alem do visual acachapante, tem um climax bem legal, e o numero musical "Hellfire" cantado pelo Frollo é maravilhoso.

 

 Gosto tambem da versão de 1997, que traz Salma Hayek como Esmeralda e o saudoso Richard Harris como Frollo. Muito bem feita tecnicamente, fiel a obra original, e com atuações bem intensas. Richard Harris ruleia como Frollo.

 

 Assisti tambem a versão de 39, com Charles Laughton como Quasimodo e Mauren' O Hara como Esmeralda. Bem interessante tambem, e acho que é a que mais bate nas questões politicas e sociais da historia, apesar de deixar um pouco de lado a interação entre os personagens. Mas Laughton esta brilhante como o personagem titulo

 

 Sei que existem ao menos mais duas versões da historia (a primeira muda com o astro Lon Chaney no papel principal).

 

 Mas de qualquer forma, cedo ou tarde, Quasimodo, Esmeralda, Frollo e cia voltam ao cinema.

 

 Então, alguem curte especialmente alguma das versões cinematograficas do classico de Victor Hugo?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É um dos filmes Disney que pendem para o lado adulto. Já começa causando impacto, com a introdução que está entre as melhores do estúdio (junto com A Bela e a Fera e até mesmo O Rei Leão). A música, com corais dramáticos e letras cheias de significado, é meu trabalho preferido de Alan Menken e Stephen Schwartz. Os cenários são lindos, ricos em detalhes, e eu lembro de ter ficado impressionada com a primeira visão de Paris. A animação é perfeita, com exceção do 3D, que ainda não tinha sido suficientemente desenvolvido. A história não tem tanta complexidade quanto poderia ter, mas não é superficial. E os personagens são ótimos, com destaque para Frollo, um dos melhores vilões Disney, uma figura séria, real e verdadeiramente temível.

 

 1723699_4.jpg 

 

O outro que eu vi foi o da GoodTimes. Mais um filme de animação muito mal animado, com falas ruins, história mal desenvolvida, design de personagens tosco e cenários desinteressantes.
Lucyfer2012-01-02 19:50:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bá, vai começar de novo esse negócio do Questão me chamando pra participar de tópicos. 09.gif

 

 

 

Brincadeira! 06.gif

 

 

 

Só vi um filme baseado nessa estória, e não foi a animação da Disney. Foi Notre-Dame de Paris, dirigido por Jean Delannoy em 1956. Não me impressionou muito. Tinha até esquecido que vi.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre corcunda de notre dame tenho vagas memorias da versao da disney, do filme em desenho animado que vi quando era guri... nao era minha praia na época nao...só vendo hoje pra formar uma opiniao...

 

 

 

O desenho que eu achava massa era o corcunda (Quasimudo) de um desenho da turma da monica mas que nao era da turma da monica...huaeuhuheuah tenho certeza que só eu que assisti e ainda por cima gostava. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Nossa LUCYFER, essa capa dessa animação que você pôs ai é simplesmente bizonha06

 

 Quanto ao roteiro da animação da Disney, concordo com você, mas como eu disse antes, acho que a Disney fez um bom trabalho em tornar o universo de Quasimodo palatavel para crianças sem que o espirito da obra se perdesse, afinal, se formos pensar não é uma tarefa facil, pois é uma historia que trata de revolução politica, dogmas religiosos e sexualidade reprimida.

 

 JACK RYAN, magôou0906

 

 CALVIN, nunca ouvi falar desse tal Corcunda da Turma Da Monica06 Mas CALVIN, quando puder, reveja a animação da Disney. Você vai sacar elementos da historia que só sacamos depois de crescidos.

 

 Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Oi Questão eu conheço o personagem sim, mas nunca vi um longa dele direito a não ser a versão do desenho da Disney que alias e muito bacana mas nada espetacular.

E vi o fime de 1997 com Salma Hayek(Esmeralda) e Richard Harris(Dom) que assisti era bom mas exatamente simples, tem uma versão de 1982 um telefilme Anthony Hopkins que alias eu acho o maximo e queria muito ver, voce já assistiu ?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 E ai CACO/CAMPOS, concordo que a anmiação da Disney seja muito bacana mas nada de espetacular. Mas é um dos filmes Disney que mais se comunicam com a platéia adulta, sem perder de vista o publico infantil, como a LUCYFER bem disse.

 

 Não acho a versão de 97 com a Salma Hayek tão simples. Tem uma boa contextualização da aceitação da prensa diante da sociedade conservadora francesa, alem de uma cena bem forte com Esmeralda sendo torturada pela inquisição. Sem falar na brilhante atuação de Richard Harris como Don Frollo.

 

 Não vi essa versão de 87 com o Hopkins no papel de Quasimodo, mas já me interessei, afinal, é o Anthony Hopkins né? Um dos melhores atores da atualidade.

 

 Curiosamente, ainda não ví nenhuma versão que fosse fiel ao final do livro de Victor Hugo, onde após salvar Esmeralda da fogueira, Quasimodo percebia que era tarde demais, e que a moça já havia morrido sufocada pela fumaça. Mas dane-se. O final da versão da Disney ainda é o meu favorito05
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...