Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2013: Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Members

Silver Linings Playbook ganhou o Audience Award do Festival de Toronto. Argo ficou em segundo lugar.

 

http://www.thewrap.c...nce-award-56636

 

Lembrando que Slumdog Millionaire e The King's Speech foram os vencedores desse prêmio em seus respectivos anos.

 

 

Eu tinha a intenção de postar minhas previsões pós-Telluride-Veneza-Toronto, mas elas estão muito semelhantes às do Cremildo, então farei apenas comentários tomando as dele como referência.

 

Filme: The Master, Argo, Silver Linings Playbook e Beasts of the Southern Wild estão assegurados. Les Misérables, Lincoln e Life of Pi são os ainda não vistos "filmes de Oscar" que carregam muita expectativa; é possível que algum deles caia por terra à la J. Edgar. The Sessions é um filme pequeno, mas tem sido muito aclamado e faz o tipo dramédia de superação que a Academia tanto gosta. The Impossible não foi unanimidade crítica, mas tem sido descrito como um filme extremamente poderoso e comovente, e eu suspeito que vai fazer um bom dinheiro. Eu adicionaria Moonrise Kingdom, acho que vai ser reavivado pelos prêmios da crítica e a Academia está devendo reconhecimento a Wes Anderson. Love, Flight e Zero Dark Thirty são os próximos da lista.

 

Direção: Anderson, Affleck e Russell garantidos. Como tenho fé em Les Misérables e Life of Pi, estou dando as duas últimas vagas para Hooper e Lee. Haneke é meu sexto lugar.

 

Ator: Não consigo ver Phoenix e Hawkes não serem indicados. Day-Lewis ainda não foi visto, mas é Day-Lewis e atuando sob caracterização pesada. Hugh Jackman seria o novato obrigatório. E vou com Denzel Washington, porque Flight me parece um projeto de pedigree e seu personagem é baity. Porém, Eastwood, Gere, Cooper, Trintignant e Murray são fortes e qualquer um deles poderia muito bem ocupar um dos últimos dois lugares.

 

Atriz: Categoria difícil. Lawrence e Wallis são as únicas nas quais eu me sinto confortável prevendo. A próxima mais segura me parece Marion Cotillard, e sinto que Watts, Knightley, Smith e Riva estão no mesmo páreo. Se Trouble with the Curve for um sucesso, Amy Adams entra na conversa. A única possível surpresa neste ponto seria Jessica Chastain em Zero Dark Thirty, mas nem se sabe se ela é realmente leading.

 

Ator Coadjuvante: Categoria difícil também, mas, ao contrário de Atriz, pela sobra de candidatos potenciais. Hoffman está dentro. Também tenho Arkin e De Niro como 2 e 3. De resto, tudo pode acontecer. Tenho Crowe e Dwight Henry (porque precisamos de um novato) como 4 e 5, mas existem uns outros 15 com boas chances de serem indicados.

 

Atriz Coadjuvante: Deu uma esvaziada depois dos festivais, várias foram "eliminadas". Hathaway, Adams e Hunt (se for mesmo supporting) estão cravadas. Depois, Barks e Collins. Apesar da fraca recepção a Hyde Park on Hudson, suas atrizes podem realmente ter alguma chance neste campo igualmente fraco.

Link to comment
Share on other sites

Eu assisti Anna Karenina. É um filme "falho" de certa forma, mas que me agradou na maioria das vezes, mais do que outros trabalhos do Wright até. Definitivamente vai dividir muita gente, então não vejo sendo indicado nas categorias principais. De qualquer forma, gostei da abordagem proposta pelo realizador, por mais que não funcione em determinados momentos. As vezes faz bem assistir algo que tenha o aspecto estético como algo dominante na maioria das vezes... acho que o pessoal aqui não vai curtir muito.

 

A Keira tá muito bem, talvez seja a melhor atuação dela e eu diria que gostei mais dela aqui do que de algumas das últimas indicadas. Se lembrarem dela ano que vem não vai ser injusto.

 

Acho que merece ser indicado nas seguintes categorias;

 

Melhor fotografia

Melhor direção de arte

Melhor figurino

Melhor ator coadjuvante - Domnhal Gleeson

Melhor Atriz - Keira knightley

..

Link to comment
Share on other sites

Bah, não curti a escolha. Primeiro que por mais que o filme tenha alcançado uma popularidade gigantesca não acho que seja o tipo de coisa que os votantes dessa categoria curtem e segundo que nem merece entrar mesmo, pra falar a verdade. É bacaninha até e tal mas não achei nada demais.

 

---

 

The Impossible parece ser mesmo um tearjerker daqueles que agradam o público e crítica. O trailer americano saiu já há um tempo mas não lembro de ver ninguém postando ou comentando por aqui com relação as reações de quem já assistiu e tal...

 

http://www.rottentom...mpossible_2012/

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"O Palhaço" é o indicado brasileiro para concorrer a vaga no Oscar 2013

 

[*]paulo-jose-e-selton-mello-como-os-palhacos-puro-sangue-e-pangare-em-cena-de-o-palhaco-1319492927037_615x300.jpg

Paulo José e Selton Mello como os palhaços Puro-Sangue e Pangaré' date=' em cena de "O Palhaço"

[/list']

O longa-metragem "O Palhaço", dirigido pelo ator Selton Mello, é o filme nacional indicado a concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2013. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (20) pela Comissão Especial de Seleção da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio, após mais de duas horas de deliberações.

 

 

"O Palhaço" disputava a vaga com outros 15 filmes brasileiros, entre eles “Xingu”, de Cao Hamburguer, “Billi Pig”, de José Eduardo Belmonte, “Heleno”, de José Henrique Fonseca e “Paraísos Artificiais”, de Marcos Prado.

"Foi uma escolha muito difícil. O filme 'O Palhaço' consegue aliar tanto questões de um filme autoral, como de filmes para grande público, o que é uma novidade para o cinema brasileiro', disse Flavio Tambellini, membro da Academia Brasileira de Cinema. "O longa tem bom roteiro, boa direção, bons personagens e é um sucesso de público. Une a parte do cinema com a parte dos negócios", comparou Carlos Eduardo Rodrigues, ponderando que é "difícil dizer o que os americanos vão querer ver daqui a seis meses". Para Ana Paula Dourado Santana, secretária do Audiovisual, a indicação já é um prêmio: "é um aval de que o filme pode dar mais passos e ir ainda mais longe". "Emociona como obra, mas também como questões inegáveis como as atuações de Selton e Paulo José", disse Ana Paula.

 

A nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, parabenizou o ator no Twitter pela indicação. "Parabéns Selton Mello pela escolha de 'O Palhaço' para representar o Brasil no Oscar 2013", declarou.

 

Premiado no Festival de Paulínia – com os troféus de melhor diretor, roteiro, figurino e ator coadjuvante (Moacyr Franco) - o filme que conta a história de dois palhaços, pai (Paulo José) e filho (Selton) também representou o Brasil no Festival de Chicago e recebeu 13 indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que acontece no dia 15 de outubro.

Link to comment
Share on other sites

O estúdio deve tar confiante em Hitchcock, mas eu honestamente não sei se foi das melhores idéias adiantar pra esse ano. A categoria de ator já tá meio cheia de nomes cotados pra serem indicados, talvez fosse necessário construir um pouco mais de buzz ao redor do filme pra ajudar o Hopkins. Mas vai saber...

 

De qualquer é bom pra nós. Vai dar pra assistir mais cedo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fico muito feliz com a escolha de O Palhaço, tanto pela qualidade do filme, quanto pelas características que, ao meu ver, dão mais chances dele chegar lá.

 

Vendo o Anthony Hopkins encarnando Hitchcock, lembrei que vi ontém esta foto da Lindsay Lohan como Elizabeth Taylor num filme pra tv. Fiquei impressionado com a semelhança.149440_36.jpg

post-2323-0-41543300-1348192310_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também não encontrei o Anthony Hopkins. E depois de A dama de ferro, tenho medo do que possa sair deste filme sobre o Hitchcock - espero que o Hopkins não seja desperdiçado uma vez mais. Aliás, depois dos políticos/líderes de estado, agora vai virar moda cinebiografia de grandes nomes do cinema? Marilyn Monroe, Hitchock, Liz Taylor...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também não consegui entrar pelo site nesses últimos dias. Nossa, que bom que foi "O Palhaço", fiquei bem contente dessa vez. "Hyde Park on Hudson" com péssimos comentários. As pessoas comentam sobre um possível terceiro Oscar para o DDL, mas o duas vezes ganhador Denzel Washington está sobrevoando os prêmios também.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...