Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2013: Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Members

Pensei mais ou menos como o Sync. Creio que as opções abaixo não sejam de todo improváveis e deixariam a disputa ainda mais animada.

 

SAG (atriz e elenco): O lado bom da vida.

DGA: Lincoln.

PGA: Argo.

 

Caso algum destes vença dois dos prêmios, torna-se o favorito absoluto; ainda mais se um deles for o PGA. Por outro lado, se houver esta divisão, imagino que a situação possa se repetir no Oscar e Spielberg/Affleck saiam com estatuetas. Ficaria a curiosidade em saber quem levará roteiro adaptado, já que ambos concorrem na mesma categoria. Quando é o WGA, aliás?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembrando que desde que começou a haver mais de cinco indicados a melhor filme no Oscar, tivemos:

 

Ano - SAG (elenco) x Oscar (filme)

 

2012 - Histórias cruzadas x O artista

2011 - O discurso do rei (dupla vitória)

2010 - Bastardos inglórios x Guerra ao terror

 

Ano - DGA x Oscar (diretor) x Oscar (filme)

 

2012 - Hazanavicius (tripla vitória)

2011 - Hooper (tripla vitória)

2010 - Bigelow (tripla vitória)

2009 - Boyle (tripla vitória)

2008 - Coen's (tripla vitória)

2007 - Scorsese (tripla vitória)

2006 - Lee (dupla vitória) x Crash

 

Ano - PGA x Oscar (filme)

 

2012 - O artista (dupla vitória)

2011 - O discurso do rei (idem)

2010 - Guerra ao terror (idem)

2009 - Quem quer ser um milionário? (idem)

2008 - Onde os fracos não têm vez (idem)

2007 - Pequena Miss Sunshine x Os infiltrados

2006 - O segredo de Brokeback Mountain x Crash

 

 

Ou seja, como diz o Sync, é preciso vencer ao menos UM. Crash foi o único destes que só venceu elenco; já Os infiltrados só venceu o DGA. Finalmente, no histórico recente, o mais certo foi o PGA. No fim das contas, os números pouco ajudam a tentar decifrar.

 

Creio que será mais do feeling de cada um a aposta decisiva, a não ser que tenhamos o fato raro de um filme levar os três prêmios, como em 08, 09 e 11. Outra possibilidade de vitória escancarada: Argo ou Lincoln levarem PGA + DGA + WGA. Fora isso, só terei convicção quando o vencedor for anunciado (aliás, já definirão quem anunciará os vencedores?).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O único que levou o Oscar sem levar nenhum dos 3 prêmios foi Coração Valente, em que Ron Howard (por Apollo 13) ganhou o DGA, mas não foi indicado Oscar, que acabou optando pelo Coração Valente e premiou Mel Gibson como diretor.

Ou seja, pode acontecer EXATAMENTE a mesma coisa esse ano! Affleck ganhando o DGA e Lincoln levando diretor e filme no Oscar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que ano louco, hein? Apesar de tantas coisas estranhas acontecendo, temos que continuar nossa "luta" para prever como isso acaba. Acho que a disputa em Melhor Filme é Lincoln x Argo x Silver Linings Playbook, nessa ordem, ao menos até os grandes prêmios começarem a sair. Lincoln só "perdeu" uma coisa, que foi a indicação ao BAFTA de Melhor Diretor; Argo "só" ficou de fora de Melhor Diretor no Oscar; Silver Linings Playbook ficou de fora do DGA e do BAFTA de BP e BD. Ou seja, pela primeira vez em muito tempo, o vencedor do Oscar não terá 100% de "aproveitamento". O último que saiu vencedor tendo ficado de fora de algo significativo foi Menina de Ouro, mas acho que nem era elegível no BAFTA naquele ano. Então, vamos nos conformar, e, na verdade, em vez de reclamar, acho que temos mais é que agradecer por um ano bem menos previsível do que os últimos. :)

 

Nesse final de semana, teoricamente, os mistérios dessa edição começam a ser esclarecidos. Se os grandes prêmios forem divididos, então, a loucura permanece até o final. E nem acho difícil isso acontecer, com o SAG indo para Silver Linings Playbook, o PGA para Argo, o DGA para Lincoln (ou Argo mantendo a força e levando mais de um desses grandes prêmios, ou Lincoln, claro, que levando dois desses três prêmios já colocaria um fim nessa corrida) ou ainda possíveis surpresas como Les Misérables levando o SAG (me parece a cara deles, mas que, claro, seria uma vitória que não produziria qualquer efeito prático, já que o filme foi esnobado em Direção e Montagem no Oscar e que já se confirmou como o Dreamgirls do ano faz um tempo).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desde a existência do trio SAG, PGA, DGA, Coração Valente foi o único que não levou nenhum dos três mas mesmo assim levou melhor filme. Mas os três haviam ido para Apollo 13, que não foi indicado a diretor, portanto uma brecha de desconfiança caso Argo leve os três prêmios.

Desde que existe o PGA (89), somente três filmes conseguiram levar sem vencer em nenhum dos dois, o já citado Coração Valente, mais Shakespeare Apaixonado, e Crash, que venceram SAG de elenco. Sendo que estes dois últimos são considerados as maiores surpresas desde 1989.

Além disso, Coração Valente venceu o ACE e o WGA.

Ou seja, do top 5 sindicatos DGA, PGA, SAG, WGA e ACE, tem que levar ao menos um, e pelas minhas contas, todos com exceção de Menina de Ouro levaram pelo menos dois.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém aqui lembra qual era o revés de Os Infiltrados? Lembro que tinha uma coisa forte contra a sua vitória... Aliás até hoje ainda acho meio bizarro ter vencido, mesmo tendo gostado muito que tenha acontecido.
 

E independente dos guilds, vcs não acham que os Weinstein podem decidir essa parada? Quase me esqueci deles por tras de Silver Linings, isso praticamente garante que um dos 4 atores vai vencer, não?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olhei no Goldderby e olhe a bizarrice que tá dando...

Melhor Diretor, Ator, Ator Coadjuvante e Roteiro Adaptado pra Lincoln

Melhores Efeitos Visuais, Trilha Sonora e Fotografia pra As Aventuras de Pi

Melhor Som e Atriz Coadjuvante pra Os Miseráveis

Roteiro Original e Edição de Som pra A Hora Mais Escura

Melhor Direção de Arte e Figurinos pra Anna Karenina

Melhor Filme e Montagem pra Argo

 

Ou seja, o vencedor de melhor filme além de ganhar menos oscars que dois outros filmes (aconteceu isso com Rocky e O Maior Espetáculo da Terra), empata com outros três filmes.

Sinceramente, não consigo imaginar um cenário bizarro desses.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Depois de fazer O Mestre, o diretor Paul Thomas Anderson  e o ator Joaquin Phoenix vão se reunir na adaptação ao cinema de Vício Inerente (Inherent Vice). Segundo o Hollywood Reporter, Phoenix está substituindo Robert Downey Jr., que terminou recusando a proposta de protagonizar o filme.

 

A adaptação do romance de Thomas Pynchon  será o próximo filme de Anderson. Phoenix viverá o detetive maconheiro Larry "Doc" Sportello, que perambula pela Los Angeles de 1969 atrás do amor. Anderson garantiu o financiamento de The Master e Vício Inerente em 2011 e atualmente trabalha na última versão do roteiro, com a benção do recluso Pynchon, que está servindo como consultor.

 

Charlize Theron pode se juntar ao elenco, mas ainda não foi oficializada. O tom do projeto é comparado a O Grande Lebowksi.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olá. Sou novo no fórum, mas o acompanho há muito tempo. Gosto de acompanhar premiações e as discussões que antecedem o Oscar são mais empolgantes que a própria cerimônia em si. Este ano temos algo sui generis: nenhum favorito para melhor filme! Faz tempo que não vejo um cenário como esse. Sem contar as - decepcionantes - supresas com Crash e Shakes in Love, nem as reviravoltas de Menina de Ouro e Os Infiltrados, acho que esse panorama de indefinição se assemelha à premiação de 1996, quando Coração Valente surpreendentemente venceu Apolo 13, que não teve uma indicação à melhor diretor. Seria Coração Valente= Lincoln e Apolo 13 = Argo? Acho que nesse fim de semana poderemos ter algo mais concreto em si.

Em relação ao SAG Awards, creio que os vencedores serão:

Ator: Daniel Day-Lewis
Atriz: Jessica Chastain
Ator Coadjuvante: Tommy Lee Jones
Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway
Elenco: Os Miseráveis (Sim, esnobado até agora, mas acho que H. Jackman + Anne + Sacha + Helena + Amanda + Hussel farão a diferença. Não é possível que, em uma premiação de elenco, um elenco de peso como este seja esnobado!)

DGA creio que vá para o Spielberg e PGA acho que vai para A Hora Mais Escura. Aí é bom que a coisa complica de vez! :)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não consigo ver essa confusão toda de tem que ganhar isso ou aquilo, DGA, SAG, PGA, etc.

 

Adoraria ver uma reviravolta, adoraria falar "como está imprevisível esse ano". Mas a não indicação de Bigelow e Affleck mataram toda a imprevisibilidade. Filme é LINCOLN e ponto final.

 

E eu estou começando a crer fortemente que De Niro vai levar o Oscar de Coadjuvante por aquela atuação razoável em SILVER LININGS PLAYBOOK.  Como disseram, a influência dos Weinstein é fortíssima e seu filme tem que levar ao menos uma categoria. Na mesma linha, creio muito fortemente também que Jessica Chastain vá levar finalmente seu Oscar ao invés de Lawrence. Ainda mais com o ano estupendo que foi pra ela ano passado, com TREE OF LIFE / THE HELP. O que reforça mais a vitória de De Niro.

 

Filme - LINCOLN

Diretor - Steven Spielberg, LINCOLN

Ator - Daniel Day-Lewis, LINCOLN

Atriz - Jessica Chastain, ZERO DARK THIRTY

Ator Coadjuvante - Robert De Niro, SILVER LININGS PLAYBOOK

Atriz Coadjuvante - Anne Hathaway, LES MISERABLES

Roteiro Original - DJANGO UNCHAINED

Roteiro Adaptado - LINCOLN

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sinceramente, independente do resultado do DGA, PGA e SAG ainda vou apostar no conservadorismo da AMPAS.

 

Ou DeNiro ou Spielberg ou Field = Um desses três se consagra. Eles não vão consagrar os 3, duvido !!!

 

Lincoln deve levar uns 5 Oscars !!!

 

Na parte técnica, PI deve levar uns 3 ou 4.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo sobre o Oscar para De Niro. Se ele vencer, a Jennifer Lawrence vai sofrer um grande golpe em seu favoritismo. Mas falaram aqui que a Chastain está apenas correta, é isso mesmo? Achei isso meio inusitado...

 

Quanto a Lincoln, do ponto de vista de fã da gincana de prever as premiações, gostaria sim de ver surpresas. Como ainda não vi todos os indicados, ainda não posso entrar no mérito de merecimento... Mas também acho dificílimo ele perder para Argo, pela incoerência que seria não ter indicado o diretor. E se Lincoln vencer, o resultado vai ser aceitável para toda a audiência do Oscar, pois estará dentro do esperado, e segundo pesquisas o público quer que ele vença.

 

Também acho que nunca mais teremos um "Conduzindo Miss Daisy". 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo sobre o Oscar para De Niro. Se ele vencer, a Jennifer Lawrence vai sofrer um grande golpe em seu favoritismo. Mas falaram aqui que a Chastain está apenas correta, é isso mesmo? Achei isso meio inusitado...

 

Quanto a Lincoln, do ponto de vista de fã da gincana de prever as premiações, gostaria sim de ver surpresas. Como ainda não vi todos os indicados, ainda não posso entrar no mérito de merecimento... Mas também acho dificílimo ele perder para Argo, pela incoerência que seria não ter indicado o diretor. E se Lincoln vencer, o resultado vai ser aceitável para toda a audiência do Oscar, pois estará dentro do esperado, e segundo pesquisas o público quer que ele vença.

 

Também acho que nunca mais teremos um "Conduzindo Miss Daisy". 

 

Concordo plenamente. Não farão mais o que fizeram com Crash, Miss Daisy e LOTR.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em relação ao SAG Awards, creio que os vencedores serão:

 

Ator: Daniel Day-Lewis

Atriz: Jessica Chastain

Ator Coadjuvante: Tommy Lee Jones

Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway

Elenco: Os Miseráveis (Sim, esnobado até agora, mas acho que H. Jackman + Anne + Sacha + Helena + Amanda + Hussel farão a diferença. Não é possível que, em uma premiação de elenco, um elenco de peso como este seja esnobado!)

 

Acho que se for por nome dos indicados, Lincoln ganharia fácil o SAG de Elenco. Mas não é isso que define o vencedor aqui, claro, tanto que também vejo grandes chances para Les Misérables, e não pelos peso dos atores do filme, mas por ser um musical que exigiu ainda mais do que o habitual de seus atores e bla bla bla, enfim, algo que me parece a cara do SAG querer reconhecer. Mas Silver Linings Playbook e Argo são filmes mais universalmente queridos, então também são escolhas fáceis, além de serem filmes com mais chances no Oscar. Já Lincoln, naturalmente, tem aquele grandioso elenco e é, aparentemente, o favorito ao Oscar, o que sempre pesa (mas, claro, não necessariamente decide a parada).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi todas as indicadas de Melhor Atriz. Pra mim a melhor é a Chastain, seguido por Riva.

 

Achei a atuação dela com uma carga dramática muito maior. Tem toda uma fúria, uma tensão, uma angústia que, em muitas partes, ela não precisa nem falar, mas com seus gestos e expressões conseguimos compreender o que toda aquela situação impunha.

 

Chastain é uma das mais promissoras atrizes da atualidade, seria mais do que digno o Oscar para ela. Porém, de todos os filmes que vi até agora, continuo com Marion Cotillard por RUST AND BONE sendo a melhor.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que se for por nome dos indicados, Lincoln ganharia fácil o SAG de Elenco. Mas não é isso que define o vencedor aqui, claro, tanto que também vejo grandes chances para Les Misérables, e não pelos peso dos atores do filme, mas por ser um musical que exigiu ainda mais do que o habitual de seus atores e bla bla bla, enfim, algo que me parece a cara do SAG querer reconhecer. Mas Silver Linings Playbook e Argo são filmes mais universalmente queridos, então também são escolhas fáceis, além de serem filmes com mais chances no Oscar. Já Lincoln, naturalmente, tem aquele grandioso elenco e é, aparentemente, o favorito ao Oscar, o que sempre pesa (mas, claro, não necessariamente decide a parada).

 

Sim, em se tratando de qualidade o elenco de Lincoln ganha, não tenho dúvidas quanto a isso. Mas creio que o elenco de Les Mis é mais querido pelos artistas. Se bem que The Relp, no ano passado, tinha um elenco de novatas e acabou levando, mas creio que o contexto era outro, afinal os concorrentes eram O Artista, Os Descendentes, Meia-Noite em Paris e Missão Madrinha de Casamento. Ainda aposto em Les Mis.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que você está confundindo a sua possível preferência pessoal com a deles, isso sim. Uma coisa é admitir que o filme tem chances de levar o SAG (e volto a dizer que considero serem grandes essas chances), outra é achar que seja por causa dos nomes do elenco em si. Daniel Day-Lewis é amado/idolatrado nos EUA, pelos colegas atores então, nem se fala; Sally Field também já foi muito premiada e nessa temporada foi possível constatar o grande carinho que há por ela; o restante do elenco é formado por vários atores já indicados e/ou premiados ao Oscar, SAG, Emmy, etc, e que, diferente de um Russell Crowe da vida nunca se envolveram em polêmicas, além de terem carreiras bem mais consolidadas que a do elenco de Les Misérables. Mas volto a dizer, nunca que isso sozinho significará uma vitória para Lincoln no SAG. Há grandes chances, mas acho que também há tantas ou mais chances para os outros três filmes. E, alguém aqui deve lembrar que muito, muito cedo eu despertei para o cenário de Lincoln ganhar e ganhar bonito no Oscar, tanto que fiquei muito triste pela escolha do Sync, mas se o filme levar o SAG de Melhor Elenco, sai da frente que a maldição cai dessa vez e eu estarei morto de feliz. :D

 

Mas (sempre tem um), minha torcida/aposta por Lincoln ainda é pela alta expectativa que tenho pelo filme, já que ainda não vi o filme, nem tantos outros. Pessoalmente, já acho muito difícil o Spielberg ter feito um filme melhor do que Amour (para o qual vai toda minha torcida até agora), mas como sei que dificilmente Haneke receberá os maiores prêmios, me contento com seu primeiro Oscar de Filme Estrangeiro e, quem sabe, para me fazer feliz, a Academia concede mais um prêmio (Roteiro Original ou Atriz :) ).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Li em alguns lugares que quando DMD ganhou melhor filme de BOFOJ, ele não havia ganho e normalmente nem indicado a nenhum precursor de direção. Provavelmente consideraram que o filme se segurava no roteiro (que ganhou o Oscar, inclusive). Mas Argo ficou fora de direção do Oscar mas dentro em indicação de precursores. Isso significa que é possível que o grupo de pessoas que vota no Oscar não esteja gostando tanto de Argo, o que poderia indicar que Argo está em desvantagem no Oscar. Com Conduzindo Miss Daisy houve uma coerência, os precursores já estavam considerando a possibilidade da vitória do filme sem indicar o diretor.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma curiosidade interessante, se Zero Dark Thirty ganhar, será a primeira vez que um filme vence um Oscar principal com 7 indicações a menos que outro filme. O recorde é de Annie Hall, que ganhou com 6 indicações a menos que The Turning Point, e no final das contas só perdeu o Oscar de melhor ator enquanto o outro perdeu tudo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não acho que Argo seja desprezado pelos votantes, até porque entrou em todos os prêmios de sindicato, que é composto pelo mesmo corpo votante do Oscar. Na minha opinião, o que ocorreu foi uma combinação de diversos fatores:

 

- Haneke iria entrar como o diretor "indie" da vez, o que já tiraria alguém da lista do DGA (como previsto, Tom Hooper);
- A campanha pesada dos Weinstein enfiou David O. Russell;

- Bigelow, primeira mulher a vencer Melhor Direção, teve uma vitória recente demais por um filme de tema parecido (indicá-la, trazendo junto seu favoritismo, poderia gerar reações "ah, de novo?!?"); 

 

Até aqui ok, a questão então fica porque Ben Affleck foi preterido por Benh Zeitlin (que, convenhamos, não vai vencer)? Será que mesmo se houvesse alguma birra, esse resultado apareceria naturalmente na soma dos votos? Isso me faz acreditar por vezes que realmente existe manipulação por um certo "controle de qualidade", do tipo que jamais deixaria um Mickey Rourke vencer um Sean Penn (merecendo ou não), ou o caso mais gritante de Crash sobre Brokeback Mountain... E olha que nem acho Argo tudo isso, mas foi um filme que se consolidou por todas as etapas anteriores, e praticamente perdeu a chance na corrida final por uma mera indicação de diretor. Poderia perder mesmo com Affleck indicado, mas vai saber. Seria ótimo se pudessemos saber o que houve realmente.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...