Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2013: Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Members

O Mestre é mais um memorável filme do PTA, como sempre complexo e de difícil absorção. Que roteiro, que elenco. Com todo respeito à bela performance do Daniel Day-Lewis, mas não veria injustiça numa vitória do Joaquin Phoenix. Philip Seymour Hoffman e Amy Adams também excelentes.

 

Também vi e gostei de Os Miseráveis. O forte do Tom Hooper mais uma vez se destaca, o elenco. Me surpreendi com um ótimo Hugh Jackman e a Anne Hathaway arrasadora. Russel Crowe é a excessão, porém não está ruim, e sim totalmente deslocado num tipo de filme que obviamente não é sua praia. Os closes não me incomodaram, achei que couberam bem no filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também acabei de voltar de O Mestre. Estou arrasado com fato que o Joaquin vai perder, a atuação dele extravasa a diegese. Achei a cena da 1a sessão entre o PSH e o Phoenix a melhor que vi no ano (ok, vamos conter o fazoidismo, empatada com algumas de outros filmes).

 

E estou oficialmente preocupado com a saúde dele, parece que vai dobrar no meio do jeito que está... E não sei se vai recuperar massa, já que vegano. :(  

 

Day-Lewis: venero, mas esse ano não é dele. E acho o Phoenix inclusive melhor que o Lavant. Mas ainda preciso ver o comentado A Caça (com o Mads Mikkelsen), que a Califórnia Filmes já adiou de novo. :rolleyes:  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho "The Hurt Locker" soberbo, e "Avatar" dono de um roteiro infantil (já vimos aquela história com nomes diferentes: O último Samurai, Dança com Lobos,Mulan etc). A única coisa que eu acho bonita no filme do Cameron são as cenas dos personagens abrindo os olhos ( o despertar da consciência ambiental? Enfim, algo mais sutil). Mas só.

 

 

Também adoro Hurt Locker, mas gosto de Avatar também. O que mais gosto no "estilo" Cameron é a ambientação que seus filmes tem, é envolvente de uma forma excepcional e muito especial. Dinheiro bem gasto, IMO.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Top Oscar atualizado:

1) As aventuras de Pi
2) Lincoln
3) Django livre
4) Argo
5) O LADO BOM DA VIDA

Eu gosto desses 'feel-good movies', mas este não tem quase nada de especial; no máximo atuação do Cooper, DeNiro fazendo um papel agradável e a Lawrence bonitinha e com forte presença na tela - ainda que prefira a interpretação de seu par.

Só de ter colocado o filme, Jacki Weaver e O. Russell (!!!) na lista de indicados ao Oscar, os Irmãos Weinstein já fizeram um bom trabalho.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Peço desculpas pelo post duplo.

 

Acabo de ver "Anna Karenina". TInha lido o livro no início de janeiro, então, toda a história estava bem fresca em minha memória. E o que posso dizer é que a adaptação de Tom Stoppard é muito benfeita (odeio esse acordo ortográfico), ágil, e ela conservou bem a história. O grande problema para quem leu o livro é que, curiosamente, o grande personagem dele não é a personagem-título, e sim, um homem!, o fazendeiro idealista, Liêvin. Esse é um dos grandes truques de Tolstói. Achamos que vamos ler apenas uma novela amorosa ( a histórica foi primeiramente destinada aos folhetins) e depois mergulhamos em grandes discussões sobre a servidão na Rússia, sobre a bondade, sobre o desapego ao dinheiro, a importância da vida em família, etc. 

 

O filme foca o ramerrame amoroso. Bem, é uma escolha. E, respeitando a escolha, ficou muito bom. Os primeiros 40 minutos são absolutamente fantásticos. De uma rapidez, e cheio de soluções técnicas invejáveis. E o que salta aos olhos são o desenho de produção e o figurino: Sarah Greenwood e Jacqueline Durran já podem abrir espaço na prateleira, como dizem. Que visual LINDO! E quando digo LINDO , digo à proporção de " O clã das adagas voadoras", "Herói", etc. É LINDO! Não existe comparação com os outros indicados nessas categorias, é como querer comparar o Daniel Day-Lewis com o "Cigano Igor". Simplesmente, merecem o Oscar! A  trilha sonora de Dario Marianelli também é excelente, mas talvez muito clássica para o padrão atual da premiação (e ele já ganhou recentemente). 

 

Keira Knightley está muito bem, mas ela deve parar imediatamente de interpretar esse tipo de personagem de época. Juntou o transtorno mental de sua última personagem às caracterizações clássicas dos seus primeiros filmes. Ou seja, nós já a vimos nesses papéis, e aqui, eles aparecem conjugados. Não rolou. Quem tá ótimo, num papel muito difícil, é o Jude Law (cada vez mais careca).

 

 Acho que o filme vale a pena, sim. Dos raros filmes da temporada, para se ver com pai, mãe , avó... Tem um começo estonteante, mas o final da adaptação é enrolado e abrupto. Infelizmente, muito distante do final emocionante, glorioso e significativo, do livro. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como Ben Affleck ficou de fora do Oscar, minha gente??????????????

 

Acho que os votantes devem ter pensado: "Ok. Tenho q escolher o Affleck + 4 nomes. Oppss... pra q desperdiçar um voto no Affleck?, quando sei q todos os meus outros colegas já devem estar votando nele. Vou ser ousado, vai q essa minha escolha consegue a indicação" . E assim entraram Haneke e Zeitlin.

 

E depois do DGA, a maldição do Synck se confirma. Argo levará o Oscar de melhor filme. E o que mais ele ganhará?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desculpem pelo post duplo, mas é que agora é sobre a outra incrível esnobada da temporada: Bigelow. Esnobada essa que me deixa revoltado. Um trabalho de direção muito superior ao de Argo.

 

Talvez eles realmente não tenham gostado de ZDT, afinal o filme é muito inteligente. E claro os americanos não querem ver a realidade, não querem se ver como torturadores (afinal todos sabemos q não existe tortura por parte dos americanos, eles são super bonzinhos - #ironia).  

 

E se não gostaram de ZDT mesmo, quais seriam os indicados se fossem apenas 5?  Argo (mesmo sem Ben Affleck indicado a direção), Lincoln, SLP e Pi estariam dentro sem dúvidas. De quem seria essa 5ª vaga? Lés Miserábles?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também acabei de voltar de O Mestre. Estou arrasado com fato que o Joaquin vai perder, a atuação dele extravasa a diegese. Achei a cena da 1a sessão entre o PSH e o Phoenix a melhor que vi no ano (ok, vamos conter o fazoidismo, empatada com algumas de outros filmes).

 

E estou oficialmente preocupado com a saúde dele, parece que vai dobrar no meio do jeito que está... E não sei se vai recuperar massa, já que vegano. :(  

 

Day-Lewis: venero, mas esse ano não é dele. E acho o Phoenix inclusive melhor que o Lavant. Mas ainda preciso ver o comentado A Caça (com o Mads Mikkelsen), que a Califórnia Filmes já adiou de novo. :rolleyes:  

 

Essa também foi a cena que me tirou o rumo. E o pior: eu quase sem ar pela cena, e o pessoal ao meu lado balançando a cabeça, reclamando de estarem vendo um filme chato. Deu vontade de falar: "parem de reclamar e vão assistir De Pernas Pro Ar 2!"

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Peço desculpas pelo post duplo.

 

Acabo de ver "Anna Karenina". TInha lido o livro no início de janeiro, então, toda a história estava bem fresca em minha memória. E o que posso dizer é que a adaptação de Tom Stoppard é muito benfeita (odeio esse acordo ortográfico), ágil, e ela conservou bem a história. O grande problema para quem leu o livro é que, curiosamente, o grande personagem dele não é a personagem-título, e sim, um homem!, o fazendeiro idealista, Liêvin. Esse é um dos grandes truques de Tolstói. Achamos que vamos ler apenas uma novela amorosa ( a histórica foi primeiramente destinada aos folhetins) e depois mergulhamos em grandes discussões sobre a servidão na Rússia, sobre a bondade, sobre o desapego ao dinheiro, a importância da vida em família, etc. 

 

O filme foca o ramerrame amoroso. Bem, é uma escolha. E, respeitando a escolha, ficou muito bom. Os primeiros 40 minutos são absolutamente fantásticos. De uma rapidez, e cheio de soluções técnicas invejáveis. E o que salta aos olhos são o desenho de produção e o figurino: Sarah Greenwood e Jacqueline Durran já podem abrir espaço na prateleira, como dizem. Que visual LINDO! E quando digo LINDO , digo à proporção de " O clã das adagas voadoras", "Herói", etc. É LINDO! Não existe comparação com os outros indicados nessas categorias, é como querer comparar o Daniel Day-Lewis com o "Cigano Igor". Simplesmente, merecem o Oscar! A  trilha sonora de Dario Marianelli também é excelente, mas talvez muito clássica para o padrão atual da premiação (e ele já ganhou recentemente). 

 

Keira Knightley está muito bem, mas ela deve parar imediatamente de interpretar esse tipo de personagem de época. Juntou o transtorno mental de sua última personagem às caracterizações clássicas dos seus primeiros filmes. Ou seja, nós já a vimos nesses papéis, e aqui, eles aparecem conjugados. Não rolou. Quem tá ótimo, num papel muito difícil, é o Jude Law (cada vez mais careca).

 

 Acho que o filme vale a pena, sim. Dos raros filmes da temporada, para se ver com pai, mãe , avó... Tem um começo estonteante, mas o final da adaptação é enrolado e abrupto. Infelizmente, muito distante do final emocionante, glorioso e significativo, do livro. 

 

Neste caso o 'benfeito' está errado.

 

Sobre o Oscar, a vitória de Argo já é quase uma certeza... Mas não ter o diretor indicado... Sei lá, não dá para acreditar que isso vá acontecer...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eminisopu, obrigado pela correção! Acho esse caso de benfeito ou  bem feito muito difícil de usar. Reconheço. Porque, por exemplo, eu usei o "bem" como adjetivo, e não como advérbio. Mas se você resolveu estrear neste espaço, neste seu primeiro post,  em sua primeiríssima frase, corrigindo o português dos outros, você deve estar certo. É o tipo de detalhe linguístico que gente chata costuma ser especialista. Bem-vindo!

 

 Sobre o DGA, será a pal de cal? Acho que "Argo" infelizmente leva Melhor Filme. Não devemos ficar agarrados à obrigação monótona do passado. Do tipo, só porque algo costuma  acontecer assim, será sempre assim. Vai levar Filme, sem (obviamente) levar Diretor. E ficamos combinados assim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Começando a desconfiar que o Spielberg não ganha diretor, e que Lincoln não é mais vice favorito.

E outra coisa, esse filme vai ganhar som, edição de som ou trilha sonora? Vi o filme e não vejo muita força pra ganhar nessas categorias, a não ser que dêem um Oscar arranjado pra Argo não levar só 3 Oscars.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se Crash venceu 3 Oscars tendo seu diretor indicado, pq Argo não pode? Consigo enxergar esse cenário perfeitamente !!! Agora que, venceria diretor senão o Spielberg? Ang Lee por um filme que deve vencer no máximo prêmios técnicos? O Russel que talvez tenha sua atriz premiada ou algum outro do elenco? Haneke num possível cenário de Amour vencer Estrangeiro e Atriz ( sonho)?

 

Quem vocês apostam?

Link to comment
Share on other sites

Também acabei de voltar de O Mestre. Estou arrasado com fato que o Joaquin vai perder, a atuação dele extravasa a diegese. Achei a cena da 1a sessão entre o PSH e o Phoenix a melhor que vi no ano (ok, vamos conter o fazoidismo, empatada com algumas de outros filmes).

 

E estou oficialmente preocupado com a saúde dele, parece que vai dobrar no meio do jeito que está... E não sei se vai recuperar massa, já que vegano. :(  

 

Day-Lewis: venero, mas esse ano não é dele. E acho o Phoenix inclusive melhor que o Lavant. Mas ainda preciso ver o comentado A Caça (com o Mads Mikkelsen), que a Califórnia Filmes já adiou de novo. :rolleyes:  

 

A atuação do Joaquin é monstruosa, realmente. Lembro que comentei aqui o quanto me impressionou na época. Eu curti muito a do DDL também, e nem acho que o prêmio em si va ser injusto mas se eu fosse votar iria no Phoenix. Mas como disse aqui quando assisti, The Master simplesmente não despertou muito a paixão das pessoas, e acho que isso prejudicou mais ele do que o seu comportamento fora das telas, honestamente.

 

Quem tá de penetra ali é o Jackman. Achei o trabalho dele no filme do Hooper extremamente forçado. Toda cena do cara no filme grita "Olhem, estou atuando, perdi peso ,estou cantando, sou um ator completo, olhem".

Link to comment
Share on other sites

Consegui ir assistir os 9 indicados. Meu ranking ficaria assim;

 

1 - Amour

2 - Django Unchained

3 - Zero Dark Thirty

4 - Lincoln

5 - Argo

6 - Life of Pi

7 - Silver Linings Playbook

8 - Les Miserables

9 - Beasts of the Southern Wild

 

Gosto demais dos 3 primeiros, todos trabalhos fantásticos. E o fato de considerarem a ausência do Affleck em direção A esnobada da categoria ao invés da Bigelow e do Tarantino é um absurdo haha. Lincoln é bem legal, do 5 ao 7 são bons filmes que eu honestamente não botaria em uma lista pessoal. Os outros 2 são ruins mesmo.

 

---

 

Sobre as atuações do ano, minha lista de favoritos seria mais ou menos assim por agora;

 

Melhor ator

 

Joaquin Phoenix - The Master

Matthias Schoenaerts - Bullhead/Rust and Bone

Mads Mikkelsen - The Hunt

Daniel Day Lewis - Lincoln

Denis Lavant - Holy Motors

John Hawkes - The Sessions

 

Melhor atriz

Emmanuele Riva - Amour

Marion Cotillard - Rust and Bone

Nina Ross - Barbara

Lea Seydoux - Farewell My Queen

Jessica Chastain -  Zero Dark Thirty

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se bem que tem uma coisa sobre os Oscars, no meu ponto de vista, Argo entra como franco favorito em montagem e roteiro, então ao menos os 3 Oscars de Crash parecem estar garantidos. Mas é capaz de o pessoal querer forçar a entrega de um Oscar de som por exemplo, o que eu não considero muito honesto, o trabalho de Pi é melhor. Edição de Som e Trilha Sonora (esqueci a mesma em alguns minutos, ao contrário de Atonement por exemplo, que eu saí do filme com a trilha na cabeça, e Inception que é simplesmente foda) então nada a ver se eles derem. Mas eu gostei bastante da atuação do Arkin (que nem sai prejudicado com o fato de já ter um Oscar). Se bem que eles deram figurinos pra O Artista, que eu achei muito normal pra ganhar Oscar, até a Tempestade era mais interessante

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Minhas apostas prematuras:

 

FILME: Lincoln

DIREÇÃO: Steven Spielberg, Lincoln

ATOR: Daniel Day-Lewis, Lincoln

ATRIZ: Jennifer Lawrence, O Lado Bom da Vida

ATOR COADJUVANTE: Tommy Lee Jones, Lincoln

ATRIZ COADJUVANTE: Anne Hathaway, Os Miseráveis

ROTEIRO ORIGINAL: Amor

ROTEIRO ADAPTADO: Lincoln

FILME ESTRANGEIRO: Amor

TRILHA MUSICAL: As Aventuras de Pi

EFEITOS VISUAIS: As Aventuras de Pi

MIXAGEM DE SOM: Os Miseráveis

EDIÇÃO DE SOM: As Aventuras de Pi

MAQUIAGEM: Os Miseráveis

FIGURINO: Anna Karenina

DESENHO DE PRODUÇÃO: Anna Karenina

FOTOGRAFIA: As Aventuras de Pi

EDIÇÃO: Argo

CANÇÃO: que se foda, nem lembro quais foram indicadas

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apostas arriscadas mas, por hora, aposto em algo parecido também.

 

Não descartaria uma vitória de De Niro (2 Oscars), que não é indicado há mais de vinte anos e já foi injustamente derrotado (ou sequer indicado) em outras ocasiões. Parece uma regra da Academia não premiar excelentes performances de atores que já venceram duas vezes. Ridículo. Meryl Streep conseguiu algo inacredítavel ao ser indicada por qualquer porcaria (ainda que competente) ao longo dos anos. Claro, temos escrotices indizíveis nos anais da Academia, como as inexplicáveis quatro vitórias de Katharine Hepburn e as três de Ingrid Bergman.

 

Chegariam De Niro e Day-Lewis no mesmo patamar de Walter Brennan e Jack Nicholson? Provariam os votantes não entender bulhufas de atuação ao premiar Jennifer Lawrence?

 

Não ficaria surpreso de Lewis fosse derrotado. Seu Lincoln extremamente contido poderia pesar, em comparação com Hugh Jackman (que chora), por exemplo. Lewis tem um performance assustadora, ainda que não seja a melhor de sua carreira, e é o franco favorito. O que traria um certo incômodo ao compararmos com outros deuses do cinema (claramente superiores, na minha opinião) que receberam apenas dois Oscars, como De Niro e Brando (sem contar Pacino, com uma única vitória, em sua última indicação, por Perfume de Mulher). Seu terceiro Oscars seria diferente da vitória de Streep ano passado (votaria fácil em Mara, ou até mesmo Close), que é tida como a melhor atriz viva (e talvez de todos os tempos). Alguns dizem o mesmo de Lewis, mas isso parece uma opinião prematura, baseada apenas no fato de terem visto somente as atuações mais viscerais do ator (Sangue Negro e Gangues de Nova York, basicamente).

 

*************************************

 

Não descartem John Williams também. Para efeito de comparação, Alan Merken é também compositor e tem 8 Oscars não merecidos. Não é o trabalho mais inspirado do Mestre, mas serviria como um belo epitáfio, e como consolação depois da derrota em Tintin ano passado (em um trabalho primoroso). Meu problema com a trilha de O Artista é que ele prova que você tem um sério problema com ela quando se dá conta de que a melhor composição da obra é... o Love Theme de Vertigo (que, por sua vez, já bebia na fonte de Richard Wagner).

 

Lembrando que o trabalho de Desplat em Argo é assustadoramente fraco para seu alto padrão. Novamente, se os votantes entendessem o mínimo de Cinema+Música poderiam considerar a trilha de Skyfall, que surge de forma orgânica e coesa com a obra. E Thomas Newman já foi suficientemente humilhado (assim como Roger Deakins) ao longo dos anos, o que poderia, talvez, pesar em sua vitória (acompanhando o quase certo Oscar para Adele). Outra bela escolha seria Mychael Danna, mas não pela canção (aquele gemido lá).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...