Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2013: Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

Essa discussão de "obra de ficção" x realidade é bastante interessante.

 

Eu sou meio contra à essa história de que, munidos do argumento de que se trata de um filme, os roteiristas podem escrever o que quiserem, inventando fatos e omitindo informações. A partir do momento em que você pretende contar uma história, de forma séria, deve ser fiel, na medida do possível, a não ser, é claro, que seja em tom de sátida/gozação/humor/entretenimento como no caso de Bastados Inglórios e Gladiador.

 

SIm, são filmes, não documentários. No entanto, eu acho que um filme deve ser honesto com a platéia e mostrar a realidade da história que pretende contar. Senão fica com cara de "mentira" ou de falsidade, levando as pessoas a acharem que fatos aconteceram dessa ou daquela forma. E "falsos julgamentos" são criados justamente por esses filmes, que endeusam X e criticam Y.

 

Não senti tanto isso no Lincoln. O meu problema com Lincoln é que talvez ele tivesse que ser mais claro ao público que não seja norte americano. E prova maior disso é que lá, NOS ESTADOS UNIDOS, eles usaram um letreiro pare apresentar o contexto da história. Já aqui, somos jogados no meio do fogo cruzado de fatos e informações.Não estou pedindo que seja um Telecurso 2000 e nem estou dizendo que o filme seja inacessível a nós, mas, poderia sim ser mais claro.

Só que isso não existe. Qualquer estória contada (INCLUSIVE documentários), mesmo que se pretenda mostrar uma parcela da realidade, SEMPRE refletirá a concepção de seus desenvolvedores. E todos temos opiniões sobre todos os assuntos.

 

Para mim é conceito básico de apreciação da arte: ela só existe dentro de si, em um universo construído e desenvolvido nela e por ela. Se a pessoa não entende isso, o problema está nela e não no filme. Se tentarmos misturar a lógica externa não vai funcionar. Esta lógica só funciona para dar suficiência a compreensão mínima da coerência interna do filme. Assim, permite-se a comunicação entre o filme e o público.

 

Por exemplo: se cachorros são transformados em cebolas no filme (o que é completamente absurdo no mundo real), é coerente imaginar que se no final há um close em uma cebola perdida debaixo de um móvel, ela provavelmente faz referência a um cachorrinho que sumiu do filme em seu início e ninguém encontrou. Isso é comunicação.

 

Eu acho Lincoln um ótimo filme, mas só pode ser julgado/compreendido dentro dele mesmo, jamais por fatores externos. Se eles forem NECESSÁRIOS, significa que o filme é ruim. Mas não é o caso aqui.

Link to comment
Share on other sites

Misericórdia esta sessão de Les Mis... What a bore. :wacko:

 

Gostei apenas da produção, e da Eponine - muito provavelmente pq vivi algo semelhante... ::snif::

 

 

Esse filme foi uma das piores experiências que tive nos últimos anos. Não sou capaz de atender aos critérios de suspensão de descrença para suportar assistir. Tudo soa para mim incrivelmente ridículo. Em uma análise, normalmente pensamos em porque nos sentimos como nos sentimos ao apreciarmos um filme. Como Les Mis teve uma conotação completamente negativa para mim, naturalmente tudo funcionou para enfatizar essa característica. Assim, Russell Crowe cantando para mim foi um aborto (o que se juntou ao fato de eu não gostar do ator, amplificando minha sensação), a grandiosidade do filme me pareceu incrivelmente artificial, achei um enorme exagero o filme ser completamente cantado e não gosto da atuação da moça porque acho que ela apareceu pouco para concorrer ao Oscar e porque soou como extremamente besta para mim aquela emoção toda (estar triste e sair cantando a tristeza para mim me parece constrangedor -  nem se ela fosse a melhor atriz do mundo suportaria).

Link to comment
Share on other sites

Eu não sou muito fã de musicais, mas não acontece com todos não. É questão de atmosfera e envolvimento. Por exemplo, os filmes clássicos antigos algumas vezes tem algumas PARTES musicais que me emocionam (vide Singin in the Rain, que está entre os dez melhores filmes que já vi). Só que os filmes contemporâneos muitas vezes começam a se aproximar demais de elementos da realidade, se afastando com o tempo do cunho meio teatralizado existente em várias obras antigas, fundamental para essa dinâmica. À medida em que a evolui a linguagem cinematográfica ao meu ver e se torna mais independente, a dramatização se torna mais incoerente com a introjeção da música no ínterim da estória EM SI (não falo em música como elemento de composição da ambientação externa, obviamente). Assim, há um descompasso horroroso para mim em Les Mis entre a complexidade e força da estória - que envolve, inclusive, contextualização histórica - com a cantoria (ainda mais durante TODO o filme). É mais fácil me levar as gargalhadas histéricas que ao choro incontido.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto Lincoln, e sério, Argo além de melhor é mais interessante e mais legal de assistir.

 

segue então:

 

1.Am

2.DU

3.Ar

4.LM

5.LOP

6.SLP

7.Li

 

PS: falando em ranking de filmes, é assim que eles estão contabilizando os votos certo? Pelo método do voto preferencial (instant runoff voting).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Todos os Vencedores: 

 

 

 

Best Film: Argo
Leading Actor: Lincoln, Daniel Day-Lewis
Leading Actress: Amour, Emmanuell Riva
Director: Argo, Ben Affleck
Film not in the English Language: Amour, Michael Haneke, Margaret Ménégoz
Best Documentary: Searching For Sugar Man, Malik Bendjelloul, Simon Chinn
Supporting Actor: Django Unchained, Christoph Waltz
Supporting Actress: Les Miserables, Anne Hathaway
Original Screenplay: Django Unchained, Quentin Tarantino
Adapted Screenplay: Silver Linings Playbook, David O. Russell
Original Film Score: Skyfall, Thomas Newman
Cinematography: Life of Pi, Claudio Miranda
Production Design: Les Miserables, Eve Stewart, Anna Lynch-Robinson
Editing: Argo, William Goldenberg
Sound: Les Miserables

Animated Film: Brave, Mark Andrews, Brenda Chapman
Special Effects: Life of Pi, Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik-Jan De Boer, Donald R. Elliott
Makeup and Hair: Les Miserables, Lisa Westcott
Costumes: Anna Karenina, Jacqueline Durran
Outstanding British Film: Skyfall, Sam Mendes
Short Film: Swimmer, Lynne Ramsay, Peter Carlton, Diarmid Scrimshaw
Animated Short: The Making of Longbird, Will Anderson, Ainslie Henderson
Outstanding Debut by a British Writer, Director or Producer: The Imposter, Bart Layton & Dimitri Doganis
Outstanding British Contribution to Cinema Winner: Tessa Ross

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estamos sem parâmetro pra prever a categoria de diretor, agora que eu reparei isso.

E se formos reparar o único motivo que as pessoas estão acreditando em Lincoln é o número de indicações e o perfil do filme. Mas não ganhou quase nenhum precursor.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Ben Affleck ganhou todos os prêmios importantes. Concordo com o Guilbj, não há favorito nesta categoria. É realmente mais fácil apostar no Spielberg por ser o Spielberg, mas se der outro, não tem como prever mesmo.

 

Vocês tem palpite em animação? Eu estou apostando e torcendo por Detona Ralph, mas acho que pode dar ParaNorman ou novamente a Pixar com Valente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Será Argo o novo Conduzindo Miss Daisy ou sera Lincoln o novo Coração Valente?

 

Apostas?

 

Poxa, como queria que a Riva vencesse esse Oscar, além de ser a melhor atuação dentre as cinco ela dificilmente deve ter outra oportunidade desta !!

Link to comment
Share on other sites

As caras de Jennifer e David quando Emmanuelle ganhou:

 

BCxt9l6CAAA_3yR_zps252a1049.jpg

 

 

Hahahaha. Tomara que fiquem muito assim. Emanuelle Rivas dá um banho em Jennifer Lawrence. Me incomoda demais esse "queridinha de Hollywood". E olha que não gosto de nenhum dos dois filmes.

 

Quanto ao Day-Lewis e a vitória, esse ano temos duas excelentes atuações masculinas, tanto ele quanto Phoenix estão muito bem, eu não me importo qual vença, desde que um dos dois, claro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...