Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2013: Previsões


Nightcrawler
 Share

Recommended Posts

  • Members

Estou a um cadinho de desistir de Beasts of the Southern Wild, mesmo faltando meia hora. Horrível. E o pior é que os personagens não despertam o menor carisma.

 

Eu reescreveria essa frase, tirando "Beasts of the Southern Wild" e colocando no lugar "Amour".

 

Eu sei que muita gente vem gostando de Amour, mas eu, sinceramente, quase não consegui ver, apesar da ótima Emanuelle Rivas. Muito pesado, parado demais (intencionalmente, claro), cru e lento. Considero como um filme de arte mesmo (que normalmente tem ritmos lentos), mas estou numa péssima época para assistir a filmes assim, com excesso de dramaticidade. Muito sem paciência.

 

Não teria como concordar mais.

 

Pela primeira vez terei assistido a todos os indicados ao Oscar antes da cerimônia. Não entendi como a Bigelow foi esnobada. Achei "Zero Dark Thirty" fantástico; daria a ele o Oscar fácil fácil. E GOSTEI MUITO também de Lincoln e Django Livre (vitórias que não me incomodariam nem um pouco). Meu ranking seria: 1) Zero Dark Thirty; 2) Django Livre; 3) Lincoln; 4) Les Misérables; 5) Beasts of the Southern Wild; 6) Life of Pi; 7) Argo; 8) Silver Linings Playbook e 9) Amour

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só por curiosidade: vocês estão vendo os screeners ou moram no exterior (quanto aos filmes que não foram lançados por aqui)?

 

Já condenei os screeners no passado, mas hoje compreendo a situação de quem mora em locais com programação péssima ou sem cinemas.

 

Eu vejo os screeners. Inglês para mim não é problema. Dessa forma faço uma seleção do que gostei e quando saírem no cinema eu confiro novamente. No próximo final de semana quero rever Django Livre nas telonas... e super ansioso pelas estreias de Lincoln e A Hora Mais Escura.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que esse ano vamos ter mesmo que esperar o SAG+PGA+DGA pra poder dar um palpite melhor pra categoria de melhor filme.

Em 95 aconteceu algo parecido, Apollo 13 levou uma penca de precedentes e perdeu o Oscar, sendo que não foi indicado a diretor...

Link to comment
Share on other sites

Amour segue sendo o meu favorito. Primor do Haneke. Mas eu também sou baita fã de A Fita Branca, Funny Games, The Piano Teacher e praticamente tudo que ele faz. Esse último é provavelmente o mais acessível dele mas ainda assim difícil pra alguns, pelo visto.

 

Beasts eu não gosto. Pra mim a pior coisa do ano foi a indicação do filme e da Wallis como atriz. Marion foi injustiçada pra caralho.

 

 

Só por curiosidade: vocês estão vendo os screeners ou moram no exterior (quanto aos filmes que não foram lançados por aqui)?

 

Já condenei os screeners no passado, mas hoje compreendo a situação de quem mora em locais com programação péssima ou sem cinemas.

 

Eu moro no exterior, mas quando morava no Brasil eu assistia screeners, até porque na minha cidade o único cinema só passava filmes dublados e com um atraso gigantesco. O atraso eu até deixava passar, mas filmes dublados de jeito nenhum que eu pagava pra assistir...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amour é dose mesmo. Seu ritmo é lentíssimo, mas eu o consido até fácil, devido a temática, que é humana e de fácil identificação. Acho-o um belo filme, apesar de ser cansativo de assistir (algo parecido com A árvore da vida).

E tb estou no time dos Screeners. Cinema aqui na minha cidade é algo abaixo da crítica. Mas Lincoln eu estou esperando para viajar e ver na telona, já que o screener que vazou é meio ruinzinho.

Estou curiosíssimo para ver A hora mais escura. Há relatos que o filme é confuso demais,procede? ODEIO filmes confusos. Para mim filme bom é filme bem contado e fluído (à exemplo de Argo, por ex).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também não vi nada de confuso no filme da Bigelow. E faço coro aos que reclamaram da esnobada. Inacreditável.

 

O ranking até aqui seria:

 

1) As Aventuras de Pi

2) A Hora Mais Escura

3) Lincoln

4) Django Livre

5) Argo

 

Mas só gostei sem ressalvas dos dois primeiros. Indo ver Amor.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu ranking:

 

1) As aventuras de Pi - Como comentado, a história em si pode ter alguns problemas e o narrador/ouvinte são um tanto desnecessários; porém é um filme com sentimento e que explora muito bem o seu visual encantador.

 

2) Django livre - Gosto do Tarantino, porém, talvez por ser "do contra", nunca fui da turma de babar por ele. A situação repete-se neste filme, após o excelente "Bastardos inglórios". Alguém aqui (creio que o Sync) comentou que o filme é longo demais: eu concordo. O final-final é exagerado para o meu gosto e, no fim das contas, vi mais do mesmo (porém sem o mesmo apuro técnico e até de roteiro) que outros de seus filmes.

 

3) Argo - Já cansei de dizer que é apenas um filme ordinário, com uma historinha 'curiosa' que traz momentos divertidos, mas incapaz de sustentar a carga dramática exigida pelo contexto de guerra. Os conflitos próprios do personagem principal jamais são explorados, o que nos faz questionar: por que foram colocados?

 

Além destes, vi hoje Detona Ralph e adorei. Ainda que esteja abaixo das obras-primas da Pixar, gostei mais do que os três acima; mesmo estando longe de ser um fã de games. Pegaram a ideia de Toy Story e fizeram uma história original para o universo do fliperama, com ótimos desenhos e sacadas inteligentes. Há alguns momentos bobos - e ter visto dublado prejudica -, mas foi o que mais me conquistou até aqui.

 

Em tempo: só vejo filmes no cinema ou em DVD/Blu-Ray, por questões de preguiça.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ranking:

1. Amour

2. Argo

3. Zero Dark Thirty

4. Silver Linings Playbook

5. Les Miserables

6. Djando Unchained

7. Beasts of the Southern Wild

 

Vi todas as indicadas a Melhor Atriz e... Jessica Chastain vai que é tua!!! Confirmando mais uma vez minha indigniação com a esnobada de Marion Cotillard para a entrada da menina de BEASTS (?!) e Watts por THE IMPOSSIBLE.

 

Sobre a menina do BEASTS abre-se uma oportunidade para se debater um tema que muito me incomoda nessas indicações/vitórias no Oscar. A confusão que se faz em "ótima atuação" e "perfeito encaixe para a personagem". Creio que seja muito isso que ocorreu com a menina de BEASTS (me recuso a procurar o nome dela), bem como com a ganhadora por DREAMGIRLS há algum tempo. Foi um encaixe perfeito junta a personagem, mas não uma atuação excelente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

3) Argo - Já cansei de dizer que é apenas um filme ordinário, com uma historinha 'curiosa' que traz momentos divertidos, mas incapaz de sustentar a carga dramática exigida pelo contexto de guerra. Os conflitos próprios do personagem principal jamais são explorados, o que nos faz questionar: por que foram colocados?

 

Não poderia concordar mais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A atuação da Wallis é a melhor coisa desse filminho aí. Até entendo sua indicação e não a considero tão injusta (apesar de não ter visto a Marion).

Argo é eficientíssimo. MTOO bem montado, história flui, sem solovancos, te prendento e te instigando. E o clímax me deixou mto nervoso. rs. Mas concordo que não exploram o conflito dos personagens e nem há a carga dramática guerra, mas não acho que era esse o propósito do filme. È um filme "pop", que pincela um assunto sério, passando por comentários engraçados sobre o ramo do cinema. Típico filme que é impossível alguém achar horrível.

Esse Django é inflado demaaaais. Acho que dava para tirar uns 40 minutos do filme. Todo aquele final é um verdadeiro anti-climax! Vc acha que acabou o filme e tem lá mais 20 e tantos minutos. Fora que várias cenas poderiam ser tiradas (a lenda alemã, por ex. Os perseguidores com saco na cabeça e outras).

As aventuras de Pi é um filme lindo. E a resolução da história é o charme dele que o eleva a um outro patamar. Só o acho meio repetitivo lá pela metade.


E sobre o Screener do LIncoln ele vazou com qualidade boazinha até, mas é meio chato assistir a um filme com 12 indicações ao Oscar numa imagem que não nos proporcione ver todos esses méritos, então prefiro esperar mais um pouco.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim Argo sempre teve o argumento de que no final, o herói foi Hollywood, mas não sei se todos saem com a mesma impressão. Seria um ótimo motivo pra premiá-lo, embora também não considere um grande filme. É competente, tenso, mas nada memorável...

 

Ainda acho Lincoln o grande obstáculo para Argo, mas estou cada vez mais confuso com o número de pessoas falando que é chato, ruim, comum, etc... :wacko:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me desculpem se alguém já havia postado, mas também acho isso relevante para a discussão das chances de Argo:

 

 

Irã vai subsidiar produção de filme com resposta a "Argo"
afp.gif


Da APF em Terrã, Irã

Comentários35
  • cena-do-filme-argo-dirigido-e-estrelado-

    Cena do filme "Argo", dirigido e estrelado por Ben Affleck

O Irã vai subsidiar um filme sobre a crise dos reféns americanos de 1979, em reação à visão "deformada" do fato apresentada por "Argo", longa-metragem de Ben Affleck premiado no domingo no Globo de Ouro, indicou a imprensa iraniana nesta terça-feira (15).

"O roteiro do filme 'Setad moshtarak' (Os chefes do Estado-Maior, em farsi) foi aprovado pelas autoridades e aguardamos o orçamento para iniciar as filmagens", afirmou o diretor iraniano Ataollah Soleimanian, citado nesta terça pela imprensa.

O filme "narra a libertação de 20 reféns americanos pelos revolucionários iranianos no início da Revolução" Islâmica de 1979, acrescentou Soleimanian, que também é ator.

Este longa-metragem "pode ser uma resposta apropriada à visão deformada de alguns filmes, como 'Argo'", relativo aos eventos da ocupação da embaixada americana em Teerã, no dia 4 de novembro de 1979, e ao sequestro de diplomatas americanos, explicou.

Esse sequestro, que durou 444 dias, provocou o rompimento das relações entre os Estados Unidos e o Irã.

Dirigido pelo ator Ben Affleck, "Argo" conta a rocambolesca, mas verídica história da retirada dos diplomatas americanos que conseguiram fugir e se refugiar na embaixada do Canadá.

O filme ganhou no domingo o Globo de Ouro de melhor diretor e o de melhor filme de drama.

O sucesso de Argo, proibido no Irã mas onde várias cópias piratas circulam, foi pouco comentado na imprensa iraniana.

O jornal 7Sobh (7h00 da Manhã, em farsi) classificou nesta terça a cerimônia do Globo de Ouro de "maior cerimônia política da história do cinema americano" e "Argo" de "tentativa ridícula" de recriar o Irã de 1980.

O diário denuncia também a série americana "Homeland", que tem sua segunda temporada centrada em um complô terrorista iraniano, acusando-a de ser uma "poderosa máquina de propaganda para a CIA".

 

 

------ x ------

 

Não sei, fico imaginando se premiar Argo não soaria como uma provocação, por mais que isso pareça bobagem para nós.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Atualizando minha lista, faltando apenas LINCOLN, que vou conferir neste fim de semana:

 

1. AMOUR

2. ARGO

3. ZERO DARK THIRTY

4. SILVER LININGS PLAYBOOK

5. LIFE OF PI

6. LES MISERABLES

7. DJANGO UNCHAINED

8. BEASTS OF THE SOUTHERN WILD

 

Muito obrigado por postar os curtas Sith! Porém só consegui ver dois. Head Over Heels é muito legal!! Tem algum outro link para ver os outros? Estou louco para ver Paperman.  :)

Link to comment
Share on other sites

Eu reescreveria essa frase, tirando "Beasts of the Southern Wild" e colocando no lugar "Amour".

 

 

Pela primeira vez terei assistido a todos os indicados ao Oscar antes da cerimônia. Não entendi como a Bigelow foi esnobada. Achei "Zero Dark Thirty" fantástico; daria a ele o Oscar fácil fácil. E GOSTEI MUITO também de Lincoln e Django Livre (vitórias que não me incomodariam nem um pouco). Meu ranking seria: 1) Zero Dark Thirty; 2) Django Livre; 3) Lincoln; 4) Les Misérables; 5) Beasts of the Southern Wild; 6) Life of Pi; 7) Argo; 8) Silver Linings Playbook e 9) Amour

 

 

Eu tenho esperanças de Zero Dark Thirty e Life of Pi. Vi 1:30 de Les Miserábles e estou morrendo de tédio, realmente todo meu pavor a musicais (que tinha diminuído ao ver o estupendo Singin in the Rain) voltou. Só não desesperei mais que em Amour porque tem uns cenários MUITO bacanas. Mas tive que dar uma parada.

Seu top ficaria bem parecido com o meu fora Os Miseráveis, só que gosto mais de Argo (mediano) que de Beasts (ruim). Não sei qual foi a da Academia pra colocar esse Silver Linings entre os indicados.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tenho uma tese, há muito proclamada aqui, que para um filme vencer o Oscar de melhor filme é necessário que ele vença um dos seguintes prêmios:

PGA
DGA
SAG - Elenco.

 

A questão é: quais serão os vencedores desses prêmios? O DGA me parece que irá para o Spielberg. Eles não vao premiar o Affleck, que sequer foi indicado para o Oscar, né? Ou vão?

O SAG de elenco deve ir para O lado bom da vida. Qualquer filem que vença aqui, que não O lado bom da vida, se torna grande favorito ao Oscar de melhor filme.

Já o PGA é um mistério. Arrisco dizer que vai dar Argo, porém o natural seria premiar Lincoln (que é o meu palpite para melhor filme no Oscar).
 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...