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Oscar 2013: Previsões


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(Um pouco off-topic) Crítica do João Pereira Coutinho, publicada hoje na Folha de S.Paulo:   "Cinema para adultos   Quentin Tarantino e Kathryn Bigelow são as polêmicas cinematográficas do momento.

Vou respirar fundo. Porque acabo de ver um filme brilhante, poderoso intelectualmente, IMPORTANTE, denso, magnífico, e, pra completar, injustiçado. "Zero dark Thirty" é es-pe-ta-cu-lar e paro aqui com

Também é hora de a gente se autoavaliar como fórum. Foi um ano bem difícil, com enormes bugs, paralizações técnicas, perda de comentaristas para o Facebook...Um ano difícil!    Senti a falta daquele

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Vi todas as indicadas de Melhor Atriz. Pra mim a melhor é a Chastain, seguido por Riva.

 

Achei a atuação dela com uma carga dramática muito maior. Tem toda uma fúria, uma tensão, uma angústia que, em muitas partes, ela não precisa nem falar, mas com seus gestos e expressões conseguimos compreender o que toda aquela situação impunha.

 

Chastain é uma das mais promissoras atrizes da atualidade, seria mais do que digno o Oscar para ela. Porém, de todos os filmes que vi até agora, continuo com Marion Cotillard por RUST AND BONE sendo a melhor.

 

Eu também vi todas as indicadas. E apesar de ter adorado Zero Dark Thirty não acho a atuação da Chastain digna do Oscar. Achei uma atuação boa, correta. Ainda prefiro as atuações da Naomi Watts, Lawrence e Riva, (não necessariamente nessa ordem).

 

No entanto para mim a grande piada na categoria de atriz continua sendo a Menina-cujo-1º-nome-é-imcompreensível Wallis. E aí voltamos à questão já discutida algumas páginas atrás: a confusão entre ótima atuação e encaixe perfeito na personagem. Não sei até onde a pequena Wallis tinha noção da composição da personagem e/ou até onde ela estava sendo ela mesma; uma pequena criança espontânea. Não há a menor dúvida que a personagem lhe caiu como uma luva, mas daí a dizer que foi uma grande atuação e indicá-la ao Oscar...

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Um dado a ser observado: filmes lançados mais cedo ganharam mais destaque nas indicações. As listas dos Sindicatos tiveram um impacto fragorosamente menor este ano, vide SAG e DGA.

 

 

O maior destaque de "Lincoln" pra mim é o Tommy Lee Jones. Brilhante!

 

"Zero Dark Thirty", só vejo no cinema, comme il faut. 

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Não acho que Argo seja desprezado pelos votantes, até porque entrou em todos os prêmios de sindicato, que é composto pelo mesmo corpo votante do Oscar. Na minha opinião, o que ocorreu foi uma combinação de diversos fatores:

 

- Haneke iria entrar como o diretor "indie" da vez, o que já tiraria alguém da lista do DGA (como previsto, Tom Hooper);

- A campanha pesada dos Weinstein enfiou David O. Russell;

- Bigelow, primeira mulher a vencer Melhor Direção, teve uma vitória recente demais por um filme de tema parecido (indicá-la, trazendo junto seu favoritismo, poderia gerar reações "ah, de novo?!?"); 

 

Até aqui ok, a questão então fica porque Ben Affleck foi preterido por Benh Zeitlin (que, convenhamos, não vai vencer)? Será que mesmo se houvesse alguma birra, esse resultado apareceria naturalmente na soma dos votos? Isso me faz acreditar por vezes que realmente existe manipulação por um certo "controle de qualidade", do tipo que jamais deixaria um Mickey Rourke vencer um Sean Penn (merecendo ou não), ou o caso mais gritante de Crash sobre Brokeback Mountain... E olha que nem acho Argo tudo isso, mas foi um filme que se consolidou por todas as etapas anteriores, e praticamente perdeu a chance na corrida final por uma mera indicação de diretor. Poderia perder mesmo com Affleck indicado, mas vai saber. Seria ótimo se pudessemos saber o que houve realmente.

 

Creio que possa ter ocorrido um split entre Bigelow e Affleck e no caso entrou Zeitlin. Mas o mais impressionante foi entrar ele e não Tarantino, por exemplo.

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Isso é outro ponto interessante. Ok, Affleck e Bigelow de fora, mas Tarantino ou mesmo Tom Hooper seriam as opções mais provavéis para entrarem em seus lugares. Começo a achar Zeitlin uma das aberrações mais gritantes das indicações em categorias principais dos últimos anos.

 

Django e Lincoln vistos... O filme do Tarantino é um primor, sem palavras... Já o do Spielberg me deixou oficialmente #chateado com a temporada. Maçante, com as cenas emocionantes pré-fabricadas por John Williams. Day-Lewis e Tommy Lee Jones merecem uma vitória (embora já prefira o Waltz). O pessoal da minha sessão bocejou forte.

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Gente, deu Argo no PGA, de acordo com a atualização mal feita do Rotten Tomatoes ao vivo!!! oO oO oO

 

 

 

The Darryl F. Zanuck Award for Outstanding Producer of Theatrical Motion Pictures The Award for Outstanding Producer of Animated Theatrical Motion Pictures The Award for Outstanding Producer of Documentary Theatrical Motion Pictures

 

TELEVISION AWARDS

 

The David L. Wolper Award for Outstanding Producer of Long-Form Television The Norman Felton Award for Outstanding Producer of Episodic Television, Drama
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  • Game of Thrones
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  • Mad Men
The Danny Thomas Award for Outstanding Producer of Episodic Television, Comedy
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The Award for Outstanding Producer of Non-Fiction Television
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The Award for Outstanding Producer of Live Entertainment & Talk Television
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The Award for Outstanding Children's Program
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The Award for Outstanding Digital Series
  • 30 Rock: The Webisodes - WINNER
  • Bravo's Top Chef: Last Chance Kitchen
  • Dexter Early Cuts: All in the Family
  • The Guild
  • H+ The Digital Series
  • Red vs. Blue
 
Comments

Toma Lincoln!

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Acertei a vitória do PGA. Lincoln só tem chances por causa do DGA e da ausência de Affleck na lista de diretores; do contrário todos daríamos como certa a vitória de Argo. Ou não. Palpites do SAG:

 

Elenco - O lado bom da vida

Ator - Day-Lewis

Atriz - Lawrence (Chastain)

Ator Coadjuvante - Lee Jones (DeNiro)

Atriz Coadjuvante - Hathaway

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Quem vai acabar essa discussão toda me parece que será o DGA. Se der Spielberg, acabou. Se der Affleck, iremos à cerimônia sem saber o favorito. Afinal, será possível premiar melhor filme sem ser indicado a melhor diretor? Pelo jeito teremos um Driving Miss Daisy 2. 

Tb defendo a tese ali atrás de que a categoria de diretor esse ano ficou bizarríssima. Se Affleck estivesse entre os indicados, hoje estaríamos dizendo que a corrida acabou e Argo será o melhor filme. Mas não foi indicado. Essa é a grande anomalia. Isso é a única coisa que foge da curva deste ano.

Vi o LINCOLN ontem e cheguei a conclusão que o filme não vencerá melhor filme. Ele é muito verborrágico, muitas falas, poucos acontecimentos, muito político, nada universal e muito americano. Não sinto ele vencendo melhor filme. 

Já Argo é pop , atingível à todos, claríssimo "best picture winner",  mas, CÈUS, não foi indicado a melhor diretor. Como pode? 

E tem a outra questão: Argo vencerá melhor filme e O QUE MAIS?

Não é favorito para nenhuma atuação (será que Alan Arkin vai acabar vencendo por tabela?), não é o favorito a roteiro e nem nas técnicas. Vai levar o que ? Montagem, certamente. Mas baterá o roteiro de Lincoln? Não acredito. Então levará Filme e Montagem? Sò? 

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Numericamente se Argo levar filme, deve levar Filme Roteiro e Montagem, igual Crash. E podem dar uma forçada em melhor Som e Edição de SOm, mas acho que na melhor das hipóteses leva só um dos dois. Se o Alan Arkin levar ator coadjuvante, Argo leva melhor filme.

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Pequena Miss Sunshine venceu o PGA, não foi indicado a diretor no Oscar: perdeu o OSCAR.

Moulin Rouge venceu o PGA, não foi indicado a diretor no Oscar: perdeu o OSCAR
Apollo 13 venceu o PGA, não foi indicado a diretor no Oscar: perdeu o OSCAR

Viram? Não ser indicado a diretor no Oscar é fatal! Argo não pode vencer melhor filme.

Só Miss Daisy conseguiu. O DGA TEM que ir pro Lincoln.


 

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Acho que "só" a esnobada em BD não tira Argo da disputa, não mesmo. Numericamente, os diretores não tem um peso tão grande para definir o Oscar e, simbolicamente, a aclamação que Affleck tem recebido em suas vitórias me parece indicar o quanto a indústria de um modo geral não concordou mesmo com sua esnobada no Oscar, algo que, ao meu ver, os diretores de Pequena Miss Sunshine, por exemplo, andaram longe de receber. É como se todos estivessem prontos para votar em Affleck no Oscar, mas ele simplesmente não está indicado. Os diretores de Pequena Miss Sunshine nunca iriam levar o Oscar derrotando um Scorsese que poderia finalmente levar uma estatueta. Affleck estaria derrotando um Spielberg buscando sua terceira estatueta. E se (ou seria quando?) Affleck levar o DGA, acho que será um indicativo que os próprios diretores não se sentirão "ofendidos" caso a Academia escolha Argo mesmo com a esnobada em Direção.

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