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Forum Cinema em Cena

Oscar 2013: Previsões


Nightcrawler
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Sasha Stone escreveu um artigo enorme hoje falando exatamente de como Argo agora tem a carta "Pobre Affleck" na manga. Por outro lado, defende Lincoln e o chama de obra-prima, o que eu discordo totalmente...

 

A vitória no PGA realmente não é sem precedentes, mas Argo agora já tem ele junto com a vitória no Globes e no Critic's Circle. E como o Sync falou, Lincoln tem sim coisas nada típicas em um vencedor do Oscar, ao menos em comparação com os vencedores dos últimos 15 anos (até porque filmes como Gandhi tem o mesmo estilo). 

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O momento que vamos ter uma ideia real de quem vai vencer melhor filme não é nem com os sindicatos, é quando tiver a cerimônia do Oscar. Temos um ponto chave, Argo deve levar roteiro ou ator coadjuvante, se não estaremos diante de algo não visto em mais de 70 anos (isso porque Rebecca teve a bizarrice de levar filme e fotografia, mas liderou as indicações tendo inclusive o Hitchcock indicado). Se Argo levar ambos, entra fortíssimo na disputa. Além disso, devemos acompanhar também os Oscars de Lincoln e O Lado Bom da Vida. A categoria de roteiro adaptado se mostra obviamente o mais importante no prognóstico da noite de 24 de Fevereiro. Lembrando que comédias costumam se dar bem em Oscars de roteiro.

 

Eu acho que vejo as coisas assim:

Lincoln começa favorito natural, mas se perder dois entre diretor, roteiro adaptado e ator o filme se mostrará muito vulnerável.

Argo precisa levar roteiro adaptado ou ator coadjuvante pra ter chance, e se levar os dois é momento de ficar de olho que o filme terá chances bem reais de ganhar.

SLP é parecido com Argo, precisa levar atriz, ator coadjuvante ou roteiro adaptado, e de preferência dois destes.

Não vejo chances reais para os outros filmes, a não ser que façam algo parecido com que O Pianista fez em 2003 (na hora H não seria insensato esperar que esse filme ganhasse de Chicago), ou Traffic em 2001.

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O momento que vamos ter uma ideia real de quem vai vencer melhor filme não é nem com os sindicatos, é quando tiver a cerimônia do Oscar.

 

Acho que podemos caminhar para isso mesmo. E se eles forem espertos podem tornar a cerimônia ainda melhor (presumindo que será ao menos boa) fazendo uma boa escolha na ordem das categorias.

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A chance do Arkin ganhar,é menor que 0

Então isso significa que se ele ganhar o Oscar já saberemos quem leva melhor filme.

 

Coisas que poderão determinar o favorito no anúncio final:

Alan Arkin levando ator coadjuvante ou Argo levando som E edição de som.

Bradley Cooper levando ator ou David Russel levando diretor.

Lincoln vencendo em 5 categorias antes de levar melhor filme.

As Aventuras de Pi levando 4 técnicas mais roteiro ou diretor.

Os Miseráveis vencendo em som, maquiagem e ator.

Indomável Sonhadora levando atriz ou diretor (tá, praticamente impossível)

A Hora Mais Escura, Amor ou Django Livre levarem todas as 4 indicações não filme a que foram indicadas (efeito Traffic).

Mas nos ultimos citados o cenário não suficiente, Argo e Lincoln precisam perder em categorias chaves (montagem E roteiro no caso de Argo, e direção E ator no caso de Lincoln) pra não irem com pelo menos um leve favoritismo no final.

 

Um cenário caótico:

Denzel Washinton leva ator

De Niro ator caodjuvante

Haneke diretor

Tarantino roteiro

Naomi Watts atriz

Life Of Pi leva 5 técnicas

Argo perde roteiro ou montagem

Aí embola tudo.

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Os sindicatos principais (agora creio que restam apenas SAG WGA e DGA) só podem ajudar a imprevisibilidade se pelo menos 2 deles desviarem de Lincoln, do contrário já saberemos o resultado.

 

Também acho que Arkin seria uma zebra, mas a categoria coadjuvante é abertíssima para zebras. Caso não vença mesmo, Argo teria que ganhar montagem, roteiro e mais uma (minha aposta seria trilha sonora, com Desplat), aí já estaria apto.

 

Mas outra questão sem precedentes em sua frente é que seria a primeira vez que o 4° filme com mais indicações venceria o Oscar.

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Depois de ir ver Django fiquei ainda mais confuso pelo fato do Dicaprio não ter sido indicado. Sério, baita injustiça...  vou ter que me juntar ao coro daqueles que dizem que a academia/sindicato de atores tem alguma coisa pessoal contra o cara, porque só pode...     O Waltz tá demais também, mas eu inclusive daria o prêmio pro Dicaprio. 

 

E David O. Russel e o diretor de Beasts preferidos ao Taranta ? Bah, haha, andaram tomando todas por lá.

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Acabei de ver O lado bom da vida e ele não vencerá melhor filme. Ponto.

 

Morrerei abraçado com a tese do "não Indicado a melhor diretor não pode levar", logo, Lincoln tem que vencer. 

Mas, filme por filme, Argo tem muito mais cara de vencedor do que Lincoln.

E a categoria de melhor ator coadjuvante pode premiar QUALQUER um dos cinco. Não tem favorito!

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Depois de ir ver Django fiquei ainda mais confuso pelo fato do Dicaprio não ter sido indicado. Sério, baita injustiça...  vou ter que me juntar ao coro daqueles que dizem que a academia/sindicato de atores tem alguma coisa pessoal contra o cara, porque só pode...     O Waltz tá demais também, mas eu inclusive daria o prêmio pro Dicaprio. 

 

E David O. Russel e o diretor de Beasts preferidos ao Taranta ? Bah, haha, andaram tomando todas por lá.

O Samuel também tá foda.

 

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Quanto às estatísticas de posição entre os indicados:

 

No Calor da Noite e Gente Como a Gente foram 4º

Annie Hall, Carruagens de Fogo , Os Infiltrados foram 5º

O Maior Espetáculo da Terra foi 6º

Grande Hotel foi 7º

 

Outro aspecto interessante é a diferença entre o mais indicado e o vencedor de melhor filme.

Hamlet teve 5 indicações a menos que Johnny Belinda

O Homem que Não Vendeu sua Alma teve 5 indicações a menos que Quem Tem Medo de Virginia Wolf (o único filme com 100% de aproveitamento em indicações)

Carruagens de Fogo teve 5 indicações a menos que Reds

Uma Mente Brilhante teve 5 indicações a menos que Senhor dos Anéis 1

Annie Hall teve 6 indicações a menos que Julia e Momento de Decisão.

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