Jump to content
Forum Cinema em Cena

Expectativas


Engraxador!
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Não adianta negar ... A maioria dos usuários deste Fórum cria expectativas negativas ou positivas antes de ver um filme (basta se dirigir até a sessão CineNews para saber do que estou falando). Acontece que eu não gosto de ir ao cinema com uma idéia do filme "recém-formada" na cabeça, para não ser influenciado e estou cada vez mais tentando não formar expectativas em torno de um filme antes de vê-lo.

Por exemplo ... É impossível alguém que nunca viu Casablanca ir assisti-lo sem ter na cabeça de que provavelmente gostará, ou que deve ser muito bom, coisa e tal ... Ou ir ver X-Men 3 pensando: "Com a saída de Bryan Singer, o filme deve perder muito ...", já que um pensamento destes deveria surgir apenas no final do filme.

Vamos falar também sobre a influência da crítica, muitas vezes responsável pelas expectativas ...

Então ... O que acham?

Engraxador!2006-8-5 12:27:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não adianta negar ... A maioria dos usuários deste Fórum cria expectativas negativas ou positivas antes de ver um filme (basta se dirigir até a sessão CineNews para saber do que estou falando). Acontece que eu não gosto de ir ao cinema com uma idéia do filme "recém-formada" na cabeça' date=' para não ser influenciado e estou cada vez mais tentando não formar expectativas em torno de um filme antes de vê-lo.

Por exemplo ... É impossível alguém que nunca viu Casablanca ir assisti-lo sem ter na cabeça de que provavelmente gostará, ou que deve ser muito bom, coisa e tal ... Ou ir ver X-Men 3 pensando: "Com a saída de Bryan Singer, o filme deve perder muito ...", já que um pensamento destes deveria surgir apenas no final do filme.

Vamos falar também sobre a influência da crítica, muitas vezes responsável pelas expectativas ...

Então ... O que acham?

[/quote']

no caso de Casablanca, ao ver o filme seu julgamento será talvez mais rígido, e ao final ou corresponderá às expectativas ou não. e no de X-MEN sua frase já disse tudo: "o filme deve perder muito..." DEVE, mas essa idéia só é CONFIRMADA ou NEGADA depois do filme. só a experiência do filme em si pode dizer se as expectativas corresponderam ou não. às vezes correspondem e às vezes não. mas no meu caso, nenhuma expectativa altera decisivamente o RESULTADO FINAL da minha avaliação.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ter expectativas é normal. Se tanta gente adora Casablanca, é natural que você vá assistir esperando algo muito bom.

O que não é normal é você odiar o filme e vir aqui dizer que achou o máximo simplesmente porque os outros acharam.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que conta muito para minha pessoa também é QUEM disse sobre o filme. Se a Boscov não gostou, hm, ok...Agora se alguém como o Villaça fala mal de um filme, já fico com o pé atrás.

(Não que concorde plenamente com ele: gosto de "A Vila" e "Gladiador", filmes que ele aparenta abominar, mas no geral prefiro críticas mais argumentativas como as dele).

Link to comment
Share on other sites

 

 

Devo dizer que vejo muitos filmes por indicações do pessoal (o que adoro fazer), NUNCA leio crítica especializada antes de assistir a um filme..pra falar a verdade, ultimamente não leio nem as sinopses nas caixas dos filmes.

 

Dependendo, depois de ter assistido, procuro alguma coisa, mas em geral comento com o pessoal das listas de discussão que faço parte, leio os comentários de usuários do imdb (que quase sempre tem algo muito interessante) ou com vocês aqui.

 

Definitivamente nunca digo que gosto ou odeio qualquer filme por causa da crítica positiva ou negativa de ninguém, mas sempre procuro analisar os diferentes pontos de vista. Muitas vezes mudo de opinião quando analiso por outros ângulos. smiley1.gifMr. Scofield2006-5-6 15:56:14

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É impossível não ter expectativas. Você vai ver um filme porque? Porque alguém disse que é bom, porque você gosta do diretor, porque ganhou num sei o quê... Logo é extremamente natural você ter expectativas.

Pessoalmente eu tive uma decepção com Casablanca. Porra, pra me dizerem que é melhor que Cidadão Kane... Cheguei lá no fim do filme e me perguntava "é só isso?"... Por isso que existia um tópico a um tempo atrás que falava dos "superestimados"...

Eu estou tentando parar de ler as sinopses antes de assistir o filme. Cada vez mais percebo que elas interpretam o filme, e não o parafraseiam...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

A expectativa pode distorcer, e muito, o modo de se assistir a um filme. Os efeitos chegam a ser comprometedores da experiência cinemeira! É inevitável ser tomado por ela, mas trata-se de algo controlável. Devemos analisar também a natureza de tal expectativa, para melhor compreender seus resultados na mente do futuro espectador...

 

Como eu, que estava começando a ficar bitolado por causa de A Dama na Água. smiley36.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como já foi dito,é impossível não criar expectativas,faz parte de gostar de cinema.Vejam bem,nos que gostamos de cinema estamos lendo e nos informando há tempos sobre filmes que estamos assitindo só agora,e também já estamos fazendo isso com filmes que assitiremos apenas ano que vem.Neste caso sempre expectativas são criadas,o detalhe é não deixar que elas interfiram na nossa própria análise quando da visão do filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não adianta negar ... A maioria dos usuários deste Fórum cria expectativas negativas ou positivas antes de ver um filme (basta se dirigir até a sessão CineNews para saber do que estou falando). Acontece que eu não gosto de ir ao cinema com uma idéia do filme "recém-formada" na cabeça' date=' para não ser influenciado e estou cada vez mais tentando não formar expectativas em torno de um filme antes de vê-lo.

Por exemplo ... É impossível alguém que nunca viu Casablanca ir assisti-lo sem ter na cabeça de que provavelmente gostará, ou que deve ser muito bom, coisa e tal ... Ou ir ver X-Men 3 pensando: "Com a saída de Bryan Singer, o filme deve perder muito ...", já que um pensamento destes deveria surgir apenas no final do filme.

Vamos falar também sobre a influência da crítica, muitas vezes responsável pelas expectativas ...

Então ... O que acham?

[/quote']

Não entendi... vc confundiu influência do hype com influência da crítica e as duas coisas não são iguais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Expectativa atrapalha. É evindente. Notando isso eu costumo evitar qualquer tipo de expectiva para com o filme pois as vezes nós esperamos algo extraordinário e o resultado é "apenas" muito bom, logo saímos dos cinemas decepcionados e com a impressão que não gostamos do filme.

Agora, caso vamos ao cinema sem nenhuma expectativa, quando avaliamos o filme como muito bom...a impresão é que gostamos mais do filme, pois ele superou as nossas expectativas. Como a expectativa é ZERO, é facil de supera-la. smiley4.gif

 

Mas que é dificil assistir a um filme vencedor do Oscar de Melhor Filme ou de seu diretor favorito sem expectativa isso é!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Expectativa atrapalha. É evindente. Notando isso eu costumo evitar qualquer tipo de expectiva para com o filme pois as vezes nós esperamos algo extraordinário e o resultado é "apenas" muito bom' date=' logo saímos dos cinemas decepcionados e com a impressão que não gostamos do filme.
Agora, caso vamos ao cinema sem nenhuma expectativa, quando avaliamos o filme como muito bom...a impresão é que gostamos mais do filme, pois ele superou as nossas expectativas. Como a expectativa é ZERO, é facil de supera-la. smiley4.gif

Mas que é dificil assistir a um filme vencedor do Oscar de Melhor Filme ou de seu diretor favorito sem expectativa isso é!
[/quote']

Não existe essa de expectativa ZERO... Quando vc fica sabendo que filme x está sendo feito, já se cria uma expectativa, por mínima que seja...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Expectativa atrapalha. É evindente. Notando isso eu costumo evitar qualquer tipo de expectiva para com o filme pois as vezes nós esperamos algo extraordinário e o resultado é "apenas" muito bom' date=' logo saímos dos cinemas decepcionados e com a impressão que não gostamos do filme.

Agora, caso vamos ao cinema sem nenhuma expectativa, quando avaliamos o filme como muito bom...a impresão é que gostamos mais do filme, pois ele superou as nossas expectativas. Como a expectativa é ZERO, é facil de supera-la. smiley4.gif

 

Mas que é dificil assistir a um filme vencedor do Oscar de Melhor Filme ou de seu diretor favorito sem expectativa isso é!

[/quote']

Não existe essa de expectativa ZERO... Quando vc fica sabendo que filme x está sendo feito, já se cria uma expectativa, por mínima que seja...

 

É totalmente possível ver um filme sem expectativa. Experimente assistir um filme totalmente desconhecido, que você nunca sequer ouviu falar. Sua expectativa é ZERO ...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ah' date=' e ... "Mas que é dificil assistir a um filme vencedor do Oscar de Melhor Filme ou de seu diretor favorito sem expectativa isso é!" é exatamente o que penso. [/quote']

tipo, crash ganhou o oscar de melhor filme, ou seja, não crio expectativa quanto aos filmes bons segundo a academia.

 

Vocês acham que o Oscar ainda é um selo de qualidade hoje em dia?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah' date=' e ... "Mas que é dificil assistir a um filme vencedor do Oscar de Melhor Filme ou de seu diretor favorito sem expectativa isso é!" é exatamente o que penso. [/quote']

tipo, crash ganhou o oscar de melhor filme, ou seja, não crio expectativa quanto aos filmes bons segundo a academia.



Vocês acham que o Oscar ainda é um selo de qualidade hoje em dia?

pelo que deu para perceber no meu post, eu não acho que o oscar seja um selo de qualidade.

não posso dizer que percebi o mesmo pelo seu comentário. aliás, para ser sincero, é bem interpretável que você considera.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ah' date=' e ... "Mas que é dificil assistir a um filme vencedor do Oscar de Melhor Filme ou de seu diretor favorito sem expectativa isso é!" é exatamente o que penso. [/quote']

tipo, crash ganhou o oscar de melhor filme, ou seja, não crio expectativa quanto aos filmes bons segundo a academia.

 

Vocês acham que o Oscar ainda é um selo de qualidade hoje em dia?

pelo que deu para perceber no meu post, eu não acho que o oscar seja um selo de qualidade.

não posso dizer que percebi o mesmo pelo seu comentário. aliás, para ser sincero, é bem interpretável que você considera.

 

Atualmente nem tanto, mas para filmes antigos sim, eu levo em consideração ... Ah, e eu sou um dos únicos que gostou de Crash, mas preciso revisá-lo para dar minha conclusão.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah' date=' e ... "Mas que é dificil assistir a um filme vencedor do Oscar de Melhor Filme ou de seu diretor favorito sem expectativa isso é!" é exatamente o que penso. [/quote']

tipo, crash ganhou o oscar de melhor filme, ou seja, não crio expectativa quanto aos filmes bons segundo a academia.



Vocês acham que o Oscar ainda é um selo de qualidade hoje em dia?

pelo que deu para perceber no meu post, eu não acho que o oscar seja um selo de qualidade.

não posso dizer que percebi o mesmo pelo seu comentário. aliás, para ser sincero, é bem interpretável que você considera.



Atualmente nem tanto, mas para filmes antigos sim, eu levo em consideração ... Ah, e eu sou um dos únicos que gostou de Crash, mas preciso revisá-lo para dar minha conclusão.

não confie tanto, afinal de contas, estamos falando do mesmo "pessoal" que não deu nada para cidadão kane, laranja mecânica, um corpo que cai, etc.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A expectativa pode distorcer' date=' e muito, o modo de se assistir a um filme. Os efeitos chegam a ser comprometedores da experiência cinemeira! É inevitável ser tomado por ela, mas trata-se de algo controlável. Devemos analisar também a natureza de tal expectativa, para melhor compreender seus resultados na mente do futuro espectador...

Como eu, que estava começando a ficar bitolado por causa de A Dama na Água. smiley36.gif
[/quote']

Eu concordo. Ao contrário de muitas pessoas que gostam da terceira parte da trilogia de Harry Potter, eu acho o mais fraco, de longe. Talvez por toda a expectativa que eu levei para a cinema e pela comparação com o livro. Ao mesmo tempo, fui com pouquíssimas expectativas para "Um grande garoto" e "Razão e Sensibilidade", ''Piratas do Caribe 1" e acabei me surpreendo, gostando muito dos filmes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A expectativa pode distorcer' date=' e muito, o modo de se assistir a um filme. Os efeitos chegam a ser comprometedores da experiência cinemeira! É inevitável ser tomado por ela, mas trata-se de algo controlável. Devemos analisar também a natureza de tal expectativa, para melhor compreender seus resultados na mente do futuro espectador...

 

Como eu, que estava começando a ficar bitolado por causa de A Dama na Água. smiley36.gif

[/quote']

Ao contrário de muitas pessoas que gostam da terceira parte da trilogia de Harry Potter, eu acho o mais fraco, de longe. Talvez por toda a expectativa que eu levei para a cinema e pela comparação com o livro. Ao mesmo tempo, fui com pouquíssimas expectativas para "Um grande garoto" e "Razão e Sensibilidade", ''Piratas do Caribe 1" e acabei me surpreendo, gostando muito dos filmes.

 

A baixa expectativa é a melhor companheira do cinéfilo na preservação de uma relação saudável, agradável e satisfatória com os filmes. smiley31.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ghost.gif Críticas me influenciam muito, como por exemplo ñ tem um crítico q diz q Cidadão Kane é ruim, ñ existe, então tento imaginar as coisas mais maravilhosas e mirabolantes q Welles poderia fazer na época dele. bad001.gif

aah.gif Com esses comentários, "o melhor filme de todos os tempos", eu vou pensar o q?? bigteeth.gif

smiley31.gif Ah, todo mundo diz q O Sétimo Selo é excepcional, ou outro adjetivo desse tipo, to louca p/ ver espero qualquer coisa boa... eat.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...