Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bates Motel (série prequel de Psicose)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

 Não tem um nicho de series de vampiros (TRUE BLOOD, VAMPIRE DIARIES) Nicho de series de investigadores (Só a marca CSI tem quatro se não me engano). Por que não deixar os serial killers terem o seu nicho de séries?

 

 E quem melhor pra representar este nicho do que lendas como Norman Bates e Hannibal Lecter? :D

 

 Mas fazendo um off topic, ja viu THE GIRL, JUJUBA? Deixei minha crítica do filme no tópico do Hitch caso tenha interesse.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vampiros, zumbis, serials... afff!  Contagem regressiva p/ nos tornarmos serimaniacos  perturbados kkkk

 

Vi só o piloto de "The Girl".

É que  vi junto com o piloto de um monte de séries e fui priorizando, acabo deixando algumas, sei lá pq.

 

Esta eu acho que preciso conferir mais alguns  outros pq me parece ser a queridinha do momento, recebeu até indicação, acho.

 

Se bem que nunca vi nada demais em "30 Rock" e é a preferida de alguém que respeito muito no quesito série.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah tá! Esse é com a Siena.

Ainda não vi.  Por aqui não tem cine.

Dependo de torresmos!

 

Mas vi "Hitchcock". Muiiiito bom !

Mas isso não quer dizer nada! Sempre paguei pau p/ o Hopkins ;)  
Meçhores cenas, duelinhos verbais, cheio de sarcasmo velado entre Hopkins e Mirren.

 

By the way, mesmo contra (alguns) remakes, eu gostaria sim de ver alguns dos filmes do início de carreira do Htch remakeados. O som  e aimagem estão terriveis a ponto de tu desanimarem assistí-los !

 

By the way (2), A Farmiga se sai muito bem como mãe de esquisitos! Tá aí "A Orfã" que não me deixa mentir...afff!

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

A série entregou aquilo que prometeu... o conturbado relacionamento de Norman com sua mãe e todo o amor entre ambos...

 

Porem o mercado atual de série tá muito difícil, apesar dela ser boa, fica aquém das suas concorrentes, falta algo impactante nela, algo q as destaque das demais, pareceu apenas mais uma série no meio de tantas... não sei se o lado nostalgico com referencias ao filme será o bastante para dar uma longa vida...

 

O maior ponto negativo da série é ela estar ambientada nos dias de hoje, e não anterior a época do filme, apesar das referencias, é meio complicado para o espectador normal separar as épocas... já q a grande maioria vai assistir a série tendo ela como uma prequel...

 

Achei o primeiro episódio apenas mediano, caíndo em vários cliches que estragam o impacto das cenas... vamos ver os próximos ep...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Não vi o piloto ainda. Mas não acho que seja um ponto negativo ela ser ambientada nos dias atuais. PSICOSE nunca foi uma série que era definida por sua época.

 

 Sabemos qual o destino final de Norman e Norma. Vão contar o que aconteceu antes. Ponto.

 

 Além de ser mais barato em nível de produção, pode aproximar Bates do publico jovem, onde muitos conhecem a historia de Bates só de ouvir falar. E querendo ou não, grande parte do elenco são adolescentes. O publico aceita melhor adolescentes contemporâneos.

 

 Eu diria que Bates Motel é um misto de prequel e reboot. Mas não acho que isso vá ser um ponto contra a audiência da série.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Embora ela seja ambientada nos dias atuais,  amãe e o pprio norman tem  estilos de décadas antes.

E nem falo pelas rouaps que usam , ams o carro tb.

Nas primeiras cenasa chei que a série se apssva nosa nos 60.

 

Adorei a série.

O garoto que faz Norman é tremendamente bom, massss o que é essa Farmiga.

É uma mulher  de tantas facetas, tão interessante, presenaç muito forte em todas  as cenas que apareceu nesse piloto.

 

Isso me deu a impressão de que a série não focará apenas  Norman e sua vivênvia de controle emocional pela mãe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema, questão, é a mistura de épocas... colocaram a família Bates como se ela ainda estivesse na déc. de 60/70, tanto com seu modo de se vestir, cabelo, ambientação da sua primeira casa e carro, tudo para fazer uma ligação com o filme... aí vem me coloca ele com um Galaxy e carros modernos pela cidade... causa uma estranheza a primeira vista, aquele choque de: como é q uma família pode viver há seculos enquanto o mundo é moderno? Para mim isso tirou o impacto da produção...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já gostei dessa diferença.

Isso corrobora com o tipo de criação diferente que Norman teve/tem. Decididdamente ele não é um adolescente "normal".

A impressão que se tem é de que a mãe quer mesmo isola-lo do mundo e tê-lo apenas p/ si.

 

Acho que o que destoou mais foi ele ser um tipo perfeito p/ bullying e acontecer exatamente o contrário.

Inves de ser zoado, excluído as minas came no colo dele... literlamente!

 

Mas ainda assim é uma delícia de série!  Ansiosa pelo próximo eppy.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Visto o piloto. Agradecimento especial á JUJUBA pela ajuda;

 

 Então comentários abaixo que podem conter spoilers. Vamos lá.

 

 

 Gostei muito da série. O piloto não é nada bombastico, mas mantém um bom nível, nos deixando curiosos pra saber o que vira a seguir. A série já começa com um mistério. O que terá acontecido ao Sr. Bates? Me parece claro que não foi um simples acidente. Sera que Norma o matou? O irmão mais velho, que parece ter uma relação conturbada com a mãe? Ou sera que foi o próprio Norman, já mostrando um desvio de personalidade? Não acredito muito nesta ultima hipótese, mas é uma possibilidade.

 

 Concordo com o que a JUJUBA disse sobre o anacronismo dos Bates. Inclusive, creio que essa seja a intenção dos criadores, (e de Norma)

 

  Não sei por que mudaram o nome da cidade onde fica o Bates Motel. Podiam ter mantido o original Fairvile, mas ok.

 

 Achei legal ver o Norman Bates High School. JUJUBA, eu entendi o interesse das garotas no Norman da seguinte forma: White Pine Bay (Fairville no original) parece ser uma cidade onde absolutamente nada acontece. Então chega esse cara novo, e o que as meninas querem é estar perto da novidade e saber qual é a dele. Pelo menos eu entendi assim.

 

 A cena do estupro foi relativamente pesada pra um programa de televisão (se não me engano, BATES MOTEL passa no horário nobre). A cena de assassinato não foi tão chocante, mas adorei os desdobramentos. Quando Norman volta com o kit de primeiros socorros, jurei que ele ia soltar o clássico "Mother! Oh God, Mother! Blood! Blood! :)

 

 Mas foi melhor que não tenha feito. A reação de pânico de Norman foi ótima. A primeira ocultação de cadáver a gente nunca esquece :) . O que eu achei legal também na cena foi ver que Norman ainda esta longe de estar absolutamente sob o controle da mãe, já que quando ela tenta cobra-lo sobre onde estava, ele responde mas logo emenda "Não importa. Tem um cadáver sangrando no chão! O que vamos fazer? Limpar com alvejante? Eu acho que não!" É Norman, é bom ir se acostumando. :D  Enfim, toda a loucura e cumplicidade entre Norman e Norma nesta cena já valeu o episódio.

 

 Não podia faltar a típica cena onde os policiais quase descobrem o cadáver. Embora devo dizer que rí pacas ao ver o Xerife mijando ao lado do defunto. Hehehe

 

 E quanto ao misterioso caderno que Norman encontrou? Parece que coisas horriveis aconteceram alí antes mesmo dos Bates pisarem alí. Creio que o conteúdo desse caderno dará a tonica dos proximos episódios. Me pergunto se isso tera algum tipo de influencia sobre Norman

 

  Curioso também pra ver como sera a relação de Emma e Norman. Algo me diz que assim que ele deixar de ser novidade, a garota se tornara a melhor amiga dele (depois da mãe, é claro).

 

 Não poderia deixar de falar sobre as atuações. Freddie Highmore entrega um Norman Bates reconhecível com sua timidez e tudo mais, mas que embora tenha a mãe como centro de seu mundo (repare como em quase nenhuma conversa com outros personagens ele deixa de citá-la) ainda não esta totalmente sob seu controle, como mostra a já citada cena de assassinato e a discussão com a mãe, seguida da fuga dele para ir "estudar" com algumas garotas. Tá ai uma coisa que nunca imaginei Norman fazendo. Enfim, Highmore esta mandando muito bem.

 

 Mas o show pertence a Vera Farminga. Sua Norma é uma mulher incrivelmente multifacetada, uma personagem realmente fantástica. O jeito super carinhoso e acolhedor com que ela apresenta o Casarão ao filho me deu vontade de abraça-la. Mas não demora também pra ela mostrar o seu lado manipulador e possessivo. A cena em que ele leva o formulário para ela assinar é ótima, e embora estivesse sorrindo, fica claro o desagrado da mulher em ver todas aquelas belas garotas atrás de seu filho. A frieza com que ela lida com a morte também é impressionante. Nem mesmo Norman depois de ter virado "profissional" consegue limpar uma cena do crime com tal frieza.  A sequência no barco é tocante. Uma declaração de amor entre mãe e filho que deveria estampar propaganda de dia das mães... Excetuando o cadáver que eles estão jogando no lago. Heheheh

 

 Enfim, eu, que sou um fã de PSICOSE, adorei BATES MOTEL. Vejo grande potencial na série. Agora é aguardar o próximo episódio, que terá como mote principal a chegada do Bates perdido. Vamos ver o que ele acrescentara a trama.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Deu p/ perceber sua paixão por "Psicose" pelo seu post !

 

Tu citar a cena do barco e mencionou tb a declaração de amor que fizeram um ao outro,  isso me pareceu mais um pacto.

 

E sim, ou Norma já fez isso antes ou ela é tremendamente fria!  Ela foi minuciosa em pensar num álibi coerente, vide troca dos carpetes.

E sim (again) ela me pareceu meio viúva negra, como se Norman fosse o único homem aceitável na vida dela por este ter sido moldado conforme seu desejo.

 

Sobre as meninas eu discodrdo um pouco, pq me pareceu que ela (me esqueci seu nome) gostou dele de verdade.

 

Masssssssssssssssss são suposições demais p/ um primeiro eppy.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É bem isso q a Graci falou mesmo... como série ele não mostra nada de novo, parece uma mistura de Dexter, Criminal Minds, Castle, Insira aqui nome de série de suspense... mediana apenas, tem potencial? certamente. Mas ainda prefiro esperar para ver, já q a A&E não tem historico de séries de sucesso...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Mas sério que alguém esperava ver algo inovador logo no piloto?

 

  Afinal, embora interessante, a premissa de BATES MOTEL não é "revolucionaria" como LOST, 24 HORAS ou mesmo DEXTER, que se não me engano foi a 1ª serie a ter um serial killer como protagonista.

 

 Além do mais, os produtores e roteiristas sabem que estão "brincando" com nitroglicerina pura aqui. Afinal, é de Norman Bates que estamos falando, um dos mais importantes "monstros da cultura pop" reforçado pelo fato de ter sido estabelecido pelo mestre Alfred Hitchcock em um filme que se não é o seu melhor trabalho, com certeza é o mais popular. Ou seja, qualquer ousadia maior podia sim resultar em repudio imediato dos fãs da franquia. Eu lí algumas criticas do piloto, e embora a maioria das criticas que lí seja positiva, as poucas negativas ressaltam o fato da série se passar nos dias atuais (vc mesmo reclamou disso aqui SITH).

Por isso, é mais do que natural que o piloto vá com calma, e não chegue chutando portas. A série quer primeiro estabelecer sua propria fã base antes de alçar vôos mais altos.

 

 E apesar de se utilizar sim de clichês (eu mesmo digo isso em minha crítica) se utiliza muito bem desses clichês. E mais importante, BATES MOTEL parece ser acima de tudo uma série de personagens, e o nuclêo central representado na figura de Norman e Norma Bates esta muito bem representado.

 

 Finalizo dizendo que apesar de não ser um episódio perfeito, o piloto cumpriu muito bem a sua função. Pelo simples fato de todos aqui concordarem que a série "promete" e "tem potencial".

 

 Resta agora saber se eles vão conseguir evoluir diante da boa estréia. Mas estou apostando minhas fichas que sim.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...