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Bates Motel (série prequel de Psicose)


Jailcante
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 E começou a 4ª e penúltima temporada de BATES MOTEL

 

 A premiere intitulada "A Danger to Himself And Others" cumpre a promessa deixada pelo final da temporada anterior. As conexões com o clássico PSICOSE estão mais fortes do que nunca, e a transformação de Norman Bates em um serial killer psicótico que dá cabo de incautos hóspedes do Bates Motel, que de alguma forma desagradam a sua "Mãe". E olha que a verdadeira Norma Bates nem precisou morrer pra isso (o que é bom, pois temos mais tempo da neurótica Norma de Vera Farminga).

 

 O episódio também explora as origens do desprezo de Norman pelos "Someplaces" citados no filme de Hitchcock. No clássico de 1960, Norman reage de forma bastante violenta quando Marion Crane sugeria a possibilidade de Norman internar a mãe. A série expõe algo que era apenas sugerido no filme. Norman fala por experiência própria, já que passa 48 horas internado em uma ala psiquiátrica de um hospital bem barra pesada. Norma não pode simplesmente tirar o filho de lá, por que agora Norman é maior de idade, e ela não tem autoridade legal sobre o rapaz. 

 

 Essa informação pega Norma totalmente de surpresa. É quase patético, por que depois de três temporadas em negação total sobre os problemas do filho, Norma resolve que precisa tomar uma atitude, mas simplesmente já é tarde demais. Então o que vemos é a pobre Norma correndo pra lá e pra cá, tentando os planos mais bizarros para tentar conseguir ajuda para o filho, o que inclui uma bizarro pedido de casamento para Romero. Alias, a química entre Vera Farminga e Nestor Carbonell continua afiadíssima. A cara de Romero ao ouvir a proposta da Norma foi impagável.

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 Tivemos também o surgimento da mãe de Emma. Inicialmente, achei que isso provocaria algum drama arrastado, ainda mais agora que a garota começa a se recuperar de um transplante de pulmão. Mas a entrada da personagem no final se mostrou um acerto, devido  tensa cena final. Palmas para Freddie Highmore aqui.

 

 No geral, ótima premiere para a 4ª temporada, que começou com o pé na porta, pois não estamos mais acompanhando um proto Norman Bates,. O rapaz inocente das temporadas iniciais está morto, o assassino psicótico imortalizado por Anthony Perkins e que agora ganha continuidade em uma interpretação segura de Freddie Highmore vive.

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 Com certeza SAGA STARK. Esta 4ª temporada começou com o pé na porta.

 

 Teve direito até a Easter Egg do filme original

 

 Bates-EasterEgg-854x750.jpg

 

 

  Bom, vi o 4x02. Possíveis spoilers a frente

 

 Intitulado "Goodnight Mother", este segundo episódio continua o exercício de tensão e loucura mostrado na premiere. O episódio estabelece um jogo bem interessante, pois ao mesmo tempo que Norma está absolutamente convencido de que seu filho é um serial killer psicótico, Norman tem as mesmas suspeitas em relação a mãe. É interessante notar também que Norman quase mata a mãe neste episódio, mas não por ciumes ou sensação de abandono, mas sim para "detê-la". E todos sabemos que quando fizer isso, ai sim é que Norman libera-la de vez o monstro que está tentando impedir. É a ironia da tragédia anunciada na qual a série se baseia se fazendo perceber aqui.

 

 Enfim, BATES MOTEL está prometendo uma temporada que finalmente saíra da sombra da temporada de estréia. Pelo que sinalizaram esses dois episódios iniciais, tem tudo pra cumprir a promessa.

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  • 3 weeks later...
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 Confira ao menos o 1º ep da temporada se puder, JUJUBA.

 

 Ví o 3º e o 4º ep da temporada. O terceiro é bastante fraco, salvando-se apenas pela química entre Vera Farminga e Nestor Carbonel e seu eterno casal, a neurótica para raio e o xerife corrupto. Já o quarto episódio já achei bem melhor com a

com a fuga do Norman do sanatório, e aquele menage imaginário entre mãe, filho e a prostituta.

Norman é um personagem digno de penas, pois nenhuma das opções que ele acredita que possam ser reais são boas. Ou ele é um louco homicída, ou a mãe dele é. Simplesmente tenso.i

 

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  • 1 month later...
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 A temporada teve um início arrasador, ficou lenta pelo meio, mas estes episódios finais estão sendo simplesmente um show de tensão emocional. O cenário para a tragédia que leva Norman Bates ao ponto onde ele foi apresentado ao mundo no clássico PSICOSE está montado. Norma está casada e apaixonada, para o desgosto do filho, que se torna cada vez mais instável e violento.

 

  O episódio mais recente, antepenúltimo da temporada, é muito interessante visto em perspectiva de curto e longo prazo. Se pensarmos em curto prazo, sentimos raiva de Norman, o filho louco que está prestes a ferrar pra sempre com a vida da mãe, uma mulher sofrida que sempre fez tudo por ele, e que enfim encontrou um cara bom pra ela. Romero e Norma se amam, e o Xerife corrupto de White Pine Bay realmente faz a mamãe Bates feliz. Então, tendo em vista tudo que Norma passou na série, o argumento do Xerife de que Norma merece um pouco de felicidade é muito válido.

 

 Por outro lado, o argumento de Norman na mesa do jantar, quando pensamos a série a longo prazo, é extremamente válido também. Diferente do que é sugerido no clássico de Hitchcock e suas sequências, Norma nunca foi uma mãe carrasca ou abusiva no sentido mais comum da palavra. No mais comum, pois se lembrarmos as primeiras temporadas, lembramos de um Norman que buscava a normalidade através de relacionamentos amorosos saudáveis para qualquer adolescente ou mesmo uma ligação mais harmoniosa com seu irmão, em resumo, um rapaz que buscava um mundo onde existisse mais do que somente ele e a mãe. Mas Norma sistematicamente bloqueava as tentativas do filho. Pior, ela ignorou o quanto pôde a doença do garoto por motivos bastante humanos, mas também bastante egoístas. Isso que é o bacana na série, no meio dessa bagunça psicológica e tragédia iminente, nem Norma e nem Norman se encaixam como "vilões".

 

 Nisso BATES MOTEL nunca decepcionou. Na relação entre os dois personagens principais. A série viu Norma aos poucos saindo da prisão onde ela trancafiou a si mesma e ao filho, enquanto Norman ia ficando cada vez mais enredado nessa mesma prisão. Esse desequilíbrio (em vários sentidos) é que faz a série valer a pena, principalmente devido as excelentes performances de Vera Farminga e Freddie Highmore.

 

 Enfim, a contagem regressiva do armageddon de Norma Bates enfim parece estar chegando a zero.

 

 Promo do penultimo episódio da temporada

 

 

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Bates Motel é uma série "original" certo? Não se baseia em nenhum livro contando a infância do Norman e suas relações familiares ou progressão da psicose.

 

Antes achava que a série poderia terminar com uma series finale com Norman finalmente matando a mãe e assumindo sua posição no que veio a ser "Psicose", mas cada vez mais acho que a série poderia ir além. Fazer um remake, em série, do filme e a temporada final contando a queda da mascara e impunidade de Norman.

 

 

A série aponta como Norman conseguiu manter o motel tanto tempo funcionando, mesmo definhando no tempo e falta de clientes. Acredito que ele contara com "espólios" deixados pelo Romero para subsidiar o seu futuro. 

 

Também acho que Romero pode morrer muito em breve.

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 Sim, SAGA STARK, BATES MOTEL é "original". Suas únicas bases são mesmo o filme do mestre Hitchcock e o livro que lhe deu origem (que tem pouquíssimas mudanças em relação ao filme).

 

 O interessante destes últimos episódios é que mesmo com o lado "doente" de Norman, que comete os assassinatos quando está "inconsciente", existe uma perversidade no Norman em seu lado consciente. Como ele diz pro colega dele na clínica, ele sabe que é louco, mas se quiser, é capaz de convencer todos á sua volta de que é perfeitamente são.

 

 Também acho que tanto Norma quanto Romero estão por um fio. Não acredito que passem desta temporada. Mas a Farminga deve retornar como "A Mãe". nas visões do Norman.

 

 SAGA STARK, também acho que a 5ª temporada da série (e ultima segundo os produtores) deve mesmo ser uma espécie de remake de PSICOSE dentro da série, mais ou menos como HANNIBAL fez com DRAGÃO VERMELHO na metade final da ultima temporada.

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Verdade. Estava relendo os comentários da galera dizendo que Norman podia começar a encarnar "a Mãe' com a Norma ainda viva. Na época, eu disse que isso era um pouco absurdo. Paguei a língua :D.

 

 Acho que no início, os produtores não pretendiam manter a Norma viva por tanto tempo. Mas o desempenho da Vera Farminga foi tão forte que eles decidiram adiar a partida dela até onde dava. De fato, grande parte da série tinha muito mais a Norma como protagonista do que o Norman.

 

 Também acho que a série poderia ter uma temporada a mais, SAGA STARK. Uma como uma espécie de transição entre a morte da Norma e os eventos de PSICOSE e a sexta como a adaptação do filme do Hitchcock em si, encerrando a série.

 

 Mas pelo visto a vontade deles é fechar na quinta temporada mesmo (a quinta temporada foi encomendada junto com a temporada atual). A audiência da série diminui a cada ano, o que pode ser um fator para encerra-la no ano que vem.

 

  Por outro lado, o A&E é um canal fechado que não depende tanto da audiência, diferente de uma NBC por exemplo. Fora que BATES MOTEL ainda é a série mais vista do canal, e é bastante elogiada pela crítica.

 

 Acho que a quinta temporada é um bom lugar pra encerrar, mas também não me importaria se a série fosse estendida pra uma sexta temporada. Acho que tem folego para isso. Claro que seria uma série totalmente diferente, pois não teria mais como base a relação doentia de Norman e Norma (a real), já que "A Mãe" e a Norma de verdade tem personalidades bem diferentes.

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Eis que surgiu "o buraco" do Norman. Muito bom!

 

Pois é, a série demonstra ter um fôlego.

Na minha cabeça ficaria assim: Final da atual temporada Norman mata Romero, que em fuga tenta levar Norma junto com ele. Como a policia e todo mundo acha que Romero fugiu devido ao envolvimento na morte de Bob Paris e Rebecca (ficando com a grana do Bob Paris) e demais crimes, surge mais uma janela para "crime perfeito" do Norman.

Chicks mata Caleb e Dylan mata Chicks, ou Chicks tenta matar Caleb mas acaba sendo morto por Dylan, Caleb convence-o a fugir com ele, não podendo ir embora com Emma que vai viver feliz em Seattle. Pode ocorrer do Dylan morrer pelas mãos de Norman devido ao confronto sobre o destino da Mãe da Emma. Emma e todos mais acham que Dylan também fugiu, mais um "crime perfeito".

Norma presencia o assassinato de Romero, termina a temporada.

 

Na quinta temporada mostraria a relação Norma, que ajudou Norman a encobrir tudo devido a ameaças, manipulação e chantagem psicológica de Norman, e o "enclausuramento" de ambos, com o "encerramento" das atividades do Motel e o financiamento deste enclausuramento com o dinheiro deixado por Romero. Nesta temporada, Norman tenta matar Norma por algum motivo, empurrando-a da escada, mas ela não morre. Norman cuida dela, mas Norma definha psicologicamente e fisicamente, ao final da temporada Norman reabre o Motel, a contragosto de Norma e inicia os assassinatos, Norma tenta impedir de alguma forma, mas Norman a mata e se torna efetivamente "A Mãe".

 

Sexta temporada retrata os acontecimentos de Psicose com alguns adicionais, como por exemplo a criação da "Norma Empalhada" e a relação de Norman com esta, os dias que precederam os eventos de "Psicose" e os próprios eventos com algumas mudanças.

 

Fim da série.

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 Já seria um desvio em relação ao filme/livro, SAGA STARK. Lá, Norma e o marido morrem juntos envenenados pelo Norman. O Norman se safa, pois fica parecendo um homicídio seguido de suicídio.

 

 Mas é bem interessante essa sua ideia de uma penúltima temporada focada em um verdadeiro cárcere privado da Norma. Mas minha aposta ainda é que ela vai rodar no fim desta temporada mesmo.

 

  Eu não sei por que, mas acho que a Emma ainda vai ter um papel mais importante do que ser simplesmente o interesse amoroso do Dylan. O encontro dos dois neste ultimo episódio parece ser o ultimo resquício de um relacionamento saudável que o Norman tem. Uma amizade pura que ainda não foi "maculada" pela loucura da "Mãe" (tirando o fato do Norman já ter matado em nome da Emma, é claro :D ).

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 Visto o penúltimo episódio da temporada intitulado "Forever". Aviso de spoilers á frente

 

  BATES MOTEL sempre foi uma série sobre a inevitabilidade de uma tragédia anunciada. Desde o piloto, quando vimos Norma Bates se mudar para a pequena cidade de White Pine, sabíamos que os seus sonhos sobre uma vida pacata e feliz estavam condenados. De todos os personagens da série, Norma era a unica que sempre teve o seu destino selado. Pra que Norman Bates se transformasse no lendário maníaco que entrou no imaginário popular, sua mãe precisava morrer pelas suas mãos.

 

 Durante quase quatro temporadas não apenas esperamos o fatídico momento em que Norma seria vítima da loucura do filho, mas também nos perguntamos como isso iria acontecer. Pois "Forever" entrega essa resposta de forma surpreendente, e para a minha surpresa, extremamente serena. Diferente do episódio anterior, que estava mergulhado em constante tensão emocional, "Forever" possui um clima estranhamente pacífico, mas nem por isso, menos trágico e chocante.

 

  Não que Norman não tenha tido chances de escapar do seu destino. Romero e Dylan fazem o seu melhor para abrir os olhos de Norma para o perigo que o filho representava. Norma Bates entretanto passou a maior parte da sua vida em negação., e não era em um único dia que ela ia abrir os olhos. Gostei muito de ver os impactos diferentes que as conversas com Romero e Dylan  tiveram sobre a Norma.

 

 Com o Romero, ela se sentiu mais traída. Afinal, Norma experimentou um pouco de felicidade com o Xerife ao enfim se libertar de sua relação simbiótica com o filho caçula, mesmo que provisoriamente. Ela aponta essa vida como uma "bolha". Por um lado, entende-se a raiva da Norma. Afinal, Romero caiu de paraquedas na situação. Mas por outro, não somente foi ela que colocou Romero nessa situação, como qualquer pessoa com bom senso vai dizer que o Xerife está coberto de razão. Mas quando se trata de Norman, a pobre Noma é simplesmente cega.

 

 Com Dylan, a situação é um pouco mais complexa. O filho mais velho de Norma já está mais do que certo de que o irmão matou a mãe de Emma, e ele esfrega a prova na cara de Norma. Mas a Sra. Bates se recusa a ver. Sempre gostei de como a série trabalhou a relação de Norma com o filho mais velho, e de como essa relação evoluiu ao longo da série. Mas no fim das contas, Norma sempre vai preferir Norman a Dylan, mesmo quando este ultimo está se esforçando ao máximo para garantir o melhor pra mãe e pro irmão. As coisas simplesmente são assim, não importa o quanto Dylan ou Norma se esforcem.

 

  O mais doentio nisso tudo é perceber que de certa forma, Norman encara a verdade de forma mais direta que a mãe (mesmo que de forma terrivelmente distorcida).  Ao encontrar os pertences de Audrey Decody, Norman percebe sem sombra de duvida que ele ou a mãe tiraram a vida não só de uma, mas de várias pessoas. Acredito que na cabeça de Norman, não faz muita diferença sobre quem brinca de serial killer, afinal, como Norma diz mais cedo no episódio, os dois são "Duas partes de uma mesma pessoa".

 

  Sempre achei que a morte de Norma viria como uma tentativa de rompimento entre mãe e filho, que resultaria em uma fusao completa. Mas não. Norma e Norman estão em perfeita harmonia na ultima noite da Sra. Bates. Ela esta de coração partido por sua briga com Dylan e Romero, e encontra consolo no carinho do filho. Sem jogos de manipulação, sem subtexto incestuoso, simplesmente o carinho entre uma mãe e um filho. Norman mata Norma (e tenta cometer suicídio) da forma mais pacífica tranquilo O velho truque de encher o quarto com gás (algo que já havia sido telegrafado alguns episódios atrás).

 

 Toda essa "paz" só é quebrada pela chegada de Romero em sua infrutífera tentativa de salvar a mulher que ama. Não tem como não sentir pena do Xerife ali. O cara passou a série inteira de coração fechado, mas foi conquistado pelo charme amalucado e caótico de Norma. Ele apostou tudo nela, e falhou em protege-la. Ver esse cara retratado como o arquétipo do cara durão a série inteira cair em lágrimas ao falhar em salvar Norma foi um pequeno grande momento da série.

 

 BATES MOTEL enfim entregou a sua tragédia anunciada. Norma Bates, a melhor das mães e a pior das mães está morta. Ela foi uma das grandes causas para o nascimento do "monstro" Norman Bates. Mas paradoxalmente, também era a melhor chance de conte-lo. Curioso agora pra ver os desdobramentos desta morte tão antecipada (e ainda assim impactante). Nesta reta final de temporada, BATES MOTEL provavelmente está entregando os seus melhores momentos.

 

PS: Highmore e Farminga estavam brilhantes em um episódio que primou mais pelas sutilezas do que pelas explosões emocionais.

 

 PS 2: Rebecca provavelmente é a pior informante a já passar pelas histórias das séries. A sutileza dela ao abordar o Romero era a equivalente de uma Bomba H.

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 Highmore tá mandando bem demais mesmo! E você ainda não viu nada, JUJUBA. Espere pra ver o desempenho do rapaz no 4x08 e 4x09. Alí ele leva a sua interpretação pra outro nível.

 

 SAGA STARK, você que está mais adiantado, já viu o 4x09?  Curioso pra saber a sua opinião sobre este momento crucial da série.

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 Visto a Season Finale desta quarta temporada, que traz o nome do protagonista, "Norman".

 

  Esta finale serviu mais como um epílogo dos eventos da temporada (ou prólogo da próxima temporada) do que propriamente um final, já que desfecho trágico já havíamos tido no ultimo episódio com a morte de Norma. E meu deus, que episódio bizarro e macabro (no bom sentido). O que foi Norman desenterrando a mãe crente que ela ainda estava viva? Norman nunca pareceu mais profano do que neste episódio, enquanto carregava o corpo sem vida de Norma. Sua tentativa de abrir os olhos dela (já completamente sem cor) foi outro momento "freak no ultimo volume" da série.

 

  Finalmente, Norman é Norman com todos os elementos que conhecemos. A mãe morta (e provavelmente embalsamada) na casa, e o motel aberto para "negócios".

 

  Dylan e Emma foram mesmo embora da cidade. Me pergunto se a história deles terminou ali, ou se ainda os veremos na 5ª temporada. Já o Romero com certeza volta, já que ele tá com sede de vingança pela morte da Norma, e não deve descansar até conseguir prender (ou matar) o Norman pelo que aconteceu. Alias, o confronto só não rolou nesse episódio por que Romero acabou preso por perjúrio. 

 

 Esta 4ª temporada acabou se revelando a melhor da série junto com a primeira. Apesar de um meio arrastado, os episódios iniciais e os finais foram muito bem construidos, tornando o momento pelo qual todos estavam esperando absolutamente crível, mas impactante. Farminga deu o show de costume, mas esta temporada pertenceu mesmo a Freddie Highmore, que nos fez realmente temer Norman Bates ao mesmo tempo em que não tem como não simpatizar em algum nível com o atormentado rapaz.

 

 Enfim, a série atingiu novos níveis nesta temporada. Que venha agora a 5ª temporada, que deve mergulhar mais fundo no universo de PSICOSE, agora que todas as peças estão no lugar.

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Marion Crane aparecerá na última temporada de Bates Motel
Postado por  Marcelo Milici  no dia 18/05/2016

A personagem estará em vários episódios da quinta temporada, homenageando o clássico de Hitchcock!

Psicose-1960-1.jpg

O clássico de Alfred Hitchcock, Psicose, de 1960, chocou a plateia ao mostrar o assassinato da personagem até então considerada protagonista. Mesmo para quem assiste ao filme hoje em dia, não o remake, claro, ela ainda mantém a mesma força dramática, representando um dos melhores momentos da História do Cinema. Interpretada de forma excepcional por Janet Leigh, Marion Crane se tornou a personagem mais conhecida e querida da filmografia do diretor.

A série Bates Motel, que retrata acontecimentos anteriores ao clássico, irá homenagear o momento na sua quinta e última temporada, apresentando a personagem e provavelmente seu trágico destino. De acordo com o produtor Carlton Cuse, Crane não somente irá aparecer na 5ª temporada como será vista em diversos episódios.

“Nós iremos ver Marion Crane na próxima temporada“, ele anuncia, “Será um grande momento. Queremos que a última temporada nos permita contar a nossa versão de Psicose. Iremos colidir com certos eventos da narrativa do filme, mas seria chato apenas recriá-lo.“. Ele conclui já deixando claro que algumas mudanças irão acontecer para tornar os episódios finais ainda mais inesquecíveis.

Não está acompanhando Bates Motel? Pois trate de se hospedar o quanto antes!

 

FONTE: OMELETE

 

 A  5ª temporada então vai mesmo seguir os eventos de PSICOSE, sendo uma espécie de remake seriado, da mesma forma que a temporada final de HANNIBAL foi um remake seriado de DRAGÃO VERMELHO.

 

 Mas já deu pra perceber que pretendem aumentar a participação da Marion na história. No filme, ela morre na mesma noite que se hospeda no Bates Motel. A série deve esticar a estadia dela.

 

 A pergunta que fica é, qual atriz vai interpretar o icônico papel?

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