Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Indicados e Previsões


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Vi Os Descendentes. Um bom filme. Agradável, bem feitinho, redondinho, bem escrito, bem atuado. Mas, a cada cena que passava, eu ficava esperando aquela engatada pra ver algo mais que bom e agradável, mas não chegava e não chegou. Dou o braço a torcer sobre o Clooney, pois gostei muito de sua performance. O elenco coadjuvante é bom, mas nada com muito destaque não, nem mesmo Woodley ou Forster.

 

 

 

Tiago Ribeiro2012-02-06 21:34:56

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Precisamos Falar Sobre o Kevin está bem localizado entre o medíocre e o ruim. A história é arrastada e se compõe basicamente do tal Kevin fazendo malcriações cada vez piores, até que se chega aonde já se sabia de antemão. A jornada não vale o ingresso. Não há a mínima vontade do filme de mostrar o garoto como algo menos do que um monstro asqueroso (a não ser um rompante ridículo, que dura menos de um minuto). Desenvolvimento de personagens não existe, já que cada um é sempre aquilo que a narrativa precisa que ele seja para não sair de seu próprio caminho. O John C. Reilly, aliás, faz um personagem particularmente irritante e sem a mínima personalidade. O próprio Kevin não faz mais do que algumas caretas, talvez pensando estar assustador, mas frequentemente conseguindo um efeito bastante cômico.

 

A exceção é Swinton, que está fenomenal e consegue dar alguma profundidade à sua personagem, que, de outra forma, não passaria de uma caricatura, assim como todo o resto do longa. Ela ajuda a evitar o desastre total em um filme que parece acreditar no mal inerente ao ser humano, só pra no finalzinho tentar passar uma mensagem piegas e piolhenta.

 

leomaran2012-02-06 21:47:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O EUA são é o país mais hipócrita que se tem notícia.  E já tem o filme do Cronemberg com legendas sim Beale.  No mesmo site do Iron Lady que te passei.

 

 

Valeu de novo guidon.

 

...

 

Ansioso em assitir Carnage e Um Método Perigoso. Vou tentar assistí-los nesta semana.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

tilda swinton? melhor atuação do ano? atuação de uma nota só?

 

 

 

swinton: faz cara de depressiva

tilda-swinton-we-need-to-talk-about-kevin.jpg

 

 

 

swinton: faz cara de triste

tilda-swinton-we-need-to-talk-about-kevin.jpg

 

 

 

swinton: faz cara de feliz

tilda-swinton-we-need-to-talk-about-kevin.jpg

 

 

 

swinton: cuidado! vc vai morrer!! o kevin vai te pegar!!!

tilda-swinton-we-need-to-talk-about-kevin.jpg

 

06

 

.

.

.

 

sobre o processo de pirataria nos eua, o q está acontecendo segundo uma amiga minha q mora lá são esses 2 projetos de lei que estão rolando: PIPA (protect intelectual property act) e SOPA (stop online piracy act). eles removeram videos do youtube, tiraram o megaupload do ar, e com isso forçou o 4shared a remover vários videos e músicas do seu site

 

ai como forma de protesto, o wikipédia ficou 24h fora do ar, o google se manisfestou, assim como o bing ...

 

e daí até onde ela havia me falado, os congressitas que não são bobos (por conta da época de eleição), deixaram isso de lado (por enquanto ...)

 

mas é isso, o governo pode até fechar os principais servidores de conteúdo pirata em solo americano, mas e o de outros países onde rolam outras legislações?

 

e redes p2p onde não existe computador centralizado?

 

quem "sofre" com isso é quem mora lá pq se for pego, segundo uma superinteressante dessas últimas q comprei, terá q pagar mais de 150 mil dólares por esses atos ilícitos

 

D4rk Schn31d3r2012-02-07 09:58:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Swinton (que ganhou um Oscar e eu não entendi porque) tem um trabalho extraordinário no filme.  Sem dúvidas foi injustiçada, porque, além dessa edição, ela poderia concorrer facilmente por Até o fim, Julia e Um sonho de amor.  É uma grande atriz (literalmente, eu acho ela bem alta, mas não uma Geena Davis06).

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enquanto não fecharem o The Pirate Bay, tá ótimo por mim.

 

 

 

Vi Milenium - Os homens que não amavam as mulheres (****)

 

 

 

É difícil assistir a este pq eu AMO o filme original. Fiquei absolutamente vidrado assistindo ao filme sueco, logo, eu fiquei comparando sempre este com aquele, e, devo dizer, que o sueco é melhor.

 

 

 

É melhor pq é mais explicado, é mais angustiante, tem mais suspense, é mais envolvente, é menos prolixo e longo. Mas claro que essa versão do Fincher tb é ótima.

 

 

 

O filme é de Rooney Mara, claro. O seu personagem é super interessante e eu ficava sempre mais interessado na história dela, ao invés da trama da Harriet ( o que, na versão sueca, era o contrário, já que não ligava tanto para Lisbeth).

 

 

 

É uma versão mais chique, pomposa, longa, cool e um tanto prolixa da versão original. Mas, ainda sim, bastante interessante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É difícil assistir a este pq eu AMO o filme original. Fiquei absolutamente vidrado assistindo ao filme sueco' date=' logo, eu fiquei comparando sempre este com aquele, e, devo dizer, que o sueco é melhor.

 

 

 

É melhor pq é mais explicado, é mais angustiante, tem mais suspense, é mais envolvente, é menos prolixo e longo. Mas claro que essa versão do Fincher tb é ótima.

 

 

[/quote']

 

Sério? Achei o primeiro fraquíssimo, um filminho bastante genérico.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que aconteceu que todo mundo sumiu daki?

 

 

 

Vi Os Descendentes (****)

 

 

 

Filminho delicioso de ver. Historinha bacana, personagens interessantes, situações naturais e tudo mais resultam num filme agradável e bacaninha.

 

 

 

Mas tem umas ceninhas aqui ou ali que dão uma derrapada no filme. O namorado de Alex, por ex, não precisava existir (nem a cena envolvendo ele e o Clooney durante à noite). E acho que eles investem muito tempo (SPOILER) naquele vou/não vou do Clooney contra o amante de sua mulher que acaba criando uma barriga no filme.

 

 

 

Bom, mas inferior aos outros indies de Oscars anteriores. Amor sem escalas era bem mais inteligente, Pequena Miss Sunshine era mais engraçado e Sideways mais ácido.

 

 

 

Clooney tá bem, mas não merece o Oscar. Brad Pitt tá melhor que ele.

 

 

 

PS: E que delicinha é aquela Shaileene Woodley, hein. E não é q ela faz super bem o papel?

 

 

 

O próximo filme a ser visto: o todo poderoso super blaster O ARTISTA.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que é o mesmo esquema sim!

 

---------------------------------------

 

 

 

O artista (****)

 

 

 

É foda assistir a um filme "vencedor do Oscar". Suas expectativas são sempre mil e dificilmente, e quase nunca, ela é cumprida.

 

 

 

Fato é que O artista é um filme diferente. Você certamente nunca viu algo igual (talvez apenas parecido) e talvez por isso esteja ganhando tantos prêmios: pela diferença, pela "ousadia" e pelo encanto.

 

 

 

Claro que os amantes do cinema vão adorar a história, afinal, é sobre a indústria e sobre fazer filmes. Então no assunto ele já ganha os cinéfilos. Mas faltou algo na trama, algo surpreendente, afinal, a trama vai se caminhando de forma mais ou menos previsível.

 

 

 

Jean Dujardin merece o Oscar. Assim como Berenice (que é principal, claro) merecia no lugar daquela esterotipada mongolóide da Octavia Spencer. Berenice quase rouba o filme de Dujardin em alguns momentos. Mas, claro, é ele quem brilha na maior parte do tempo. O filme é praticamente dele (e do cachorro!). E da trilha de Ludovic!

 

 

 

A história é charmosa, mas, se o filme fosse falado e colorido...teria a mesma repercussão? Talvez não. Mas é claro que vencerá o Oscar e a cena final será um clássico.

 

 

 

PS: Incrível como um filme pode ser, de fato, contado sem praticamente nenhum diálogo e ser totalmente compreendido. Sync2012-02-09 00:07:48

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi A Dangerous Method. É bom, mas nada demais. Nem mesmo a relação entre Jung e Freud consegue levar o filme a algo maior. Já o elenco é fantástico. Pela segunda vez este ano, dou o braço a torcer sobre um ator/atriz. Adorei a performance da Keira Knightley, apesar de saber que muitos vão achar exagerada. Mais uma ótima atuação do Fassbender e Mortensen está muito bem.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Voltando aos indicados deste ano' date=' vi hoje o do Alexander Payne, o belo Os Descendentes. Eu não vi um filme dele menos que excelente, e esse aqui é igualzinho. Filme lindo mesmo. E Clooney, que é um ator que não gosto, me fez morder a lingua.[/quote']

 

 

 

SPOILER

 

 

 

Mas vc não achou meio piegas aquele finalzinho? De eles jogando as correntes no mar?

 

 

 

E aquela mudança de idéia do Clooney quanto ao terreno tb não te pareceu forçada? Sei lá...achei mto "Gente, aprendi a lição. Agora vou dar valor pra minhas raizes".

 

 

 

E aquele vai/não vai dele pra conhecer o amante da mulher tb me incomodou um pouco. Investem minuuuutos naquilo, para a revelação durar 5 minutos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Precisamos Falar Sobre o Kevin está bem localizado entre o medíocre e o ruim. A história é arrastada e se compõe basicamente do tal Kevin fazendo malcriações cada vez piores' date=' até que se chega aonde já se sabia de antemão. A jornada não vale o ingresso. Não há a mínima vontade do filme de mostrar o garoto como algo menos do que um monstro asqueroso (a não ser um rompante ridículo, que dura menos de um minuto). Desenvolvimento de personagens não existe, já que cada um é sempre aquilo que a narrativa precisa que ele seja para não sair de seu próprio caminho. O John C. Reilly, aliás, faz um personagem particularmente irritante e sem a mínima personalidade. O próprio Kevin não faz mais do que algumas caretas, talvez pensando estar assustador, mas frequentemente conseguindo um efeito bastante cômico.A exceção é Swinton, que está fenomenal e consegue dar alguma profundidade à sua personagem, que, de outra forma, não passaria de uma caricatura, assim como todo o resto do longa. Ela ajuda a evitar o desastre total em um filme que parece acreditar no mal inerente ao ser humano, só pra no finalzinho tentar passar uma mensagem piegas e piolhenta.

 

[/quote']

 

 

 

Swinton está incrível, mais fã dela ainda. Li o livro recentemente - ótimo - e vi o filme hoje. É um material muito difícil de adaptar, a história é basicamente relatos, detalhistas, de Eva, contando tudo nos mínimos detalhes. Achei interessante a escolha da diretora de não usar NUNCA o off, algo tentador, para "explicar" algumas coisas; tentou fazer tudo na base de algumas cenas, mas não convence. Como você mesmo disse, parece que tudo se resume as caretas e travessuras de Kevin, e se Swinton consegue tirar alguma coisa da personagem, não podemos dizer o mesmo dos dois atores que interpretam o garoto. Soa como se fossem malcriados, e só; o personagem do livro é tão mais complexo. É interessante analisar esta adaptação, quando tivemos um, com lançamento aproximado, outra adaptação - Millenium - que pra mim faz o oposto; se com "Kevin" a obra literária é tão densa e profunda que se torna "inadaptável", com "Millenium" vejo o oposto: o filme é ótimo e tenta tirar tudo de um livro fraco, que tem uma personagem que salva todo o resto, Lisbeth. Mas a trama em si de Millenium é fraca, e pra não dizer que é melhor, digo pelo menos que o filme é tão bom quanto o livro, ou estão no mesmo nível. Já "Kevin" é o tipo de filme, originada de um livro, que grita essa distância abissal que existe, muitas vezes, entre literatura e cinema, e que sim, é um percurso - no caso de Kevin, explicito - impossível de se atravessar, de se cruzar, pois é, realmente, um livro "inadaptável".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a Viola, gosto dela no filme, está boa, mas se ela é a melhor entre as 5 - a Williams deve estar melhor que as outras - esta temporada então está fraquíssima. A Close podia ganhar mesmo, seria lindo vê-la vencendo.

 

 

 

Se a categoria de atriz está fraco, pior ainda é o de coadjuvante. Chastain e Spencer não fazem NADA - a última pelo menos força uma graça, diverte, e Chastain?Como conseguiu indicação?Não sei, mas é lamentável, muito fraco!pantalaimon2012-02-10 01:04:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A dama de ferro (***)

 

 

 

Meryl Streep. Sem mais. Ela merece 543342423423098423948x mais que Viola Davis o Oscar. O que é essa mulher, gente? Ela devia ter uns 5 Oscars já!

 

 

 

De resto, o filme é meio ruinzinho. Não conta muito bem o que foi e qual a importância de Tatcher e acho que investe muito nas alucinações dela tornando tudo meio repetitivo. Fizeram assim para humanizá-la, mas acho que perderam a mão.

 

 

 

Meryl Streep é monstro. Ponto final.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...