Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Indicados e Previsões


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

Consegui assistir Shame.Honestamente' date=' depois de ver o filme e depois de ler a notícia que pelo menos 80% dos votantes da academia estão na faixa etária acima dos 50 anos o fato do Fassbender, da Mulligan e do filme em si terem sido ignorados faz bastante sentido. Mas sobre Shame, gostei bastante. Me deixou com uma sensação terrível depois que eu terminei de assistir, mas num bom sentido. É até difícil descrever mais ou menos no pouco tempo que tenho mais a respeito mas acredito que o McQueen acertou e muito na abordagem detalhista mas ao mesmo tempo direta ao ponto escolhida por ele. A narrativa e o personagens principais apresentam determinada distância mas isso acaba ajudando a criar uma atmosfera de  empatia e de identificação com o Brandon e a Sissy, embora os dois sejam personagens miseráveis. E embora eu não tenha ficado chocado como algumas outras pessoas devo dizer que emocionalmente o filme pega e muito, mesmo que o McQueen não aposte num apelo dramático nesse sentido. Aliás, esse é um diretor pra se cuidar no futuro... estiloso, autoral,  mas sem nunca deixar isso virar uma distração da narrativa ou da história em si. E sabe como imprimir ritmo, o que é muito importante.E o Fassbender se solidifica como o ator dessa geração pra mim. É uma atuação completa, honestamente. Ao contrário de outros atores que apelam demais pra técnica ou outros que utilizam apenas suas personas pra compor  personagens devo dizer que ele encontra um balanço perfeito aqui, alternando diversas coisas sem deixar de ser natural em nenhum momento. O mesmo se aplica pra Mulligan, que tá melhor aqui do que todas as atrizes indicadas como coadjuvante esse ano. Só pela cena de New York New York eu ja indicaria ela... mas enfim, ambos atores tem uma maturidade que impressiona.Os indicados na categoria de ator pra mim seriam, em ordem de preferencia;1 - Michael Fassbender - Shame2 - Jean Dujardin - The Artist (tbm merece o premio)3 - Matthias Schoenaerts - Bullhead4 - Michael Shannon - Take Shelter5 - Gary Oldman - O Espião que Sabia demais.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Um dos que mais quero ver, pelo trailer parece ótimo!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

E fora do assunto Oscar' date=' que filmão é Habemus Papam do Nanni Moretti.[/quote']

 

 

 

E olha, achei que ele pegou leve! Mas Moretti é Moretti... Esses dias vi "Il Portaborse" do tb ótimo Daniele Luchetti e o Moretti está assustador.

 

 

 

Mas que foi engraçado aqueles velhinhos torcendo pela "minoria" da Oceania, foi. 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Hugo visto. Mais um ótimo trabalho de Scorsese, que mostrou sua experiência em algo tão diferente do que ele costuma fazer. A história é simples e traz alguns personagens e situações sem necessidade, mas nada que tire a beleza do trabalho geral. Afinal, a história foi muito bem conduzida e foi brilhante em sua homenagem ao cinema. É tecnicamente impecável e tem um bom elenco. Gostei muito do trabalho do garoto. Ah, e foi o melhor 3D que eu vi, muito bem utilizado. Só o Scorsa mesmo.

 

Hugo merece estar no Oscar com certeza, mas meu preferido continua sendo o preferido: O Artista.

 

 

 

Tiago Ribeiro2012-02-22 23:02:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pode até ser uma caricatura a atuação da Meryl mas que é muito mais bem feita do que boa parte das outras, não tenho dúvidas! E, assim como tem gente aqui que idolatra a Winslet no céu e na terra (e é pra idolatrar mesmo), eu também faço isso com a Meryl porque ela merece. Gosto demais do trabalho da Mara, da Close e, principalmente da Davis (ainda não vi a Williams e considero a Swinton é melhor que as três que vi). Mas nenhuma das quatro é superior á Meryl! No entanto, ela não precisa de prêmio, então dane-se...Que ganhe qualquer uma!

 

Vou ver o filme do Daldry domingo, antes do OSCAR (só faltará o Moneyball dos nove indicados). Depois de As Horas, sempre espero algo não menos que perfeito dele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

.. Viola esta sensacional em the help eh um papel pequeno num filme que beira o cliche mas tenho que dar o braco a torcer, a mulher roubou a cena com gestos singelos e a aquela voz arrastada e sofrida..o oscar de coadjuvante seria mais justo com as indicadas na categoria principal , mas desconfio que naum vaum atender o pedido de streep e dar um filme pra viola... Se for assim que o oscar va pra ela.... Compensacao, drama, injusticas.. Isso eh o oscar... Bjs guys e saudades de vcs...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ps: to muito ausente eu sei.. Li tudo que pude e perdi discussoes deliciosas...(ateh li que acharam que a bullock devia ser indicada .. Comoassimproducao,?)))) rsrs bom.. Pra mim faltam ver poucos filmes... Vou debater com vcs a medida que falarem aki... E domingo espero ve-:os aki .. Xoxo

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Moneyball visto... É curioso como o Bennett Miller quer comover sem seguir o caminho mais fácil, e insere várias "pausas" em momentos onde muitos colocariam violinos estalando para pescar lágrimas. Ele conseguiu com apenas uma cena o que Ron Howard tentou fazer em Uma Mente Brilhante inteiro, transformar a matemática em algo emocionante.

 

 

 

Brad Pitt não está bom, assim como em Tree of Life. Gosto muito dele, mas aqui está mais preocupado em se esforçar que acreditando no próprio filme. Até mesmo em um projeto bem mais escrachado como Sr. e Sra Smith ele tá melhor...

Link to comment
Share on other sites

 

Sei que já devem ter dito isso por aqui mas só agora percebi que The Artist é uma produção francesa que mostra uma fase do cinema americano' date=' enquanto Hugo é exatamente o inverso. Curioso![/quote']

Que bacana, não tinha percebido também. 01

 

De qualquer forma, eu não vi Hugo (provavelmente verei amanhã), mas assistirei ao Oscar por The Artist, que acho absolutamente genial, obra prima.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Talvez esse seja o pecado de Hugo.  Embora não tenha visto' date=' ninguém tira da minha cabeça que o filme do Scorsese é melhor que o filme comum do Hazanavicius.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Sim, é muito melhor. Até porque The Artist é medíocre, enquanto Hugo é espetacular.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

São dois metafilmes, mas meu voto iria para O Artista.

 

 

 

Em que pese o brilhantismo técnico, Hugo é só uma homenagem nostálgica, enciclopédica, ao cinema; enquanto O Artista dá o "pulo do gato" simplesmente "sendo" antigo. Transcende toda e qualquer forma de pesquisa ou evocação, ele simplesmente "é".

 

 

 

Minha ordem de gosto da temporada:

 

 

 

O Artista

 

A Árvore da Vida

 

A Separação

 

Drive

 

Meia-Noite em Paris

 

Hugo

 

Guerreiro

 

Begginers

 

Os Descendentes

 

Tão Forte e tão Perto

 

 

 

(Tive que editar isso aqui, esqueci de Begginers)

 

 

 

 

 

OBS: Não vi O espião, nem Dragon tattoo, pois não gosto dos livros e nem do filme suecoSergioBenatti2012-02-24 18:08:22

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Há tempos venho pensando sobre isso, e até hoje não consegui entender direito. Digam-me: de onde surgiu a Jessica Chastain?

Antes dessa temporada ela era uma completa, ou então semi-completa, desconhecida, e, de uma hora para outra, aparece em vários filmes de destaque. Fico me perguntando se foi puro acaso, ou se há alguém por trás disso? Ela é casada será?

Gostei muito dela e isso só me faz ficar ainda mais supreendido com esse surgimento do nada.

Detalhe: para este ano novamente ela aparece em alguns filmes... o novo do Mallick, bem como o filme do Bin Laden da Bigelow.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...