Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Indicados e Previsões


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

Achei Guerreiro excelente também, melhor que boa parte dos indicados que vi. E Nick Nolte, pra mim, está destruidor, excepcional.

 

 

 

...

 

 

 

Vi também Tintim e como não vi nenhum dos 5 indicados, não posso dizer se foi justa ou não a esnobada. Mas o que achei mais bacana foi a liberdade que Spielberg teve para usar sua câmera, ele dá cada volta impressionante. Achei o filme muito bom, mas muito bom mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

leomaran,

 

qd digo ignorar imagem e som, é referente ao uso eficiente dessas ferramentas. um filme com um plot desses, usa de forma muito econômica esses recursos. termina a projeção e vc pensa: tanto dinheiro gasto só p/ isso?

 

pdiogo,

 

inovar? como não? tentou realizar um filme de espionagem diferente de tudo q já se tinha visto até hj, diferente dos james bonds, jason bournes, etc, um filme anticlimático, o q não necessariamente é ruim (muito pelo contrário) pq claro ele se aproxima mais do q aconteceu na realidade, mas a forma como ele foi conduzido, deixando o espectador a ver navios foi o problema a meu ver

 

fecamargo,

 

estou longe de apenas gostar de filmes lineares, muito pelo contrário, adoro filmes como inception, amores perros, matrix, etc

 

"mas Alfredson realmente não tenta inovar. Ele escolhe um caminho diferente apenas." contraditório, não? 06 se alfredson escolhe um caminho diferente, logo é inovador, não?

 

stradivarius,

 

vc tinha dito q t2s2 era sonolento, e agora é um ótimo exercicio para sua atenção? já mudou sua opinião? rsD4rk Schn31d3r2012-01-27 09:44:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Saíram os indicados ao César. É off-topic, mas achei que interessaria ao povo daqui:

 

Best Picture

 

L’Exercice De L’Etat, producer: Denis Freyd

 

La Guerre Est Déclarée, producer: Edouard Weil

 

Le Havre, producer: Fabienne Vonier

 

Intouchables, producers: Nicolas Duval Adassovsky, Yann Zenou, Laurent Zeitoun

 

Pater, producer: Michel Seydoux

 

Polisse, producer: Alain Attal

 

The Artist, producer: Thomas Langmann

Director

 

Alain Cavalier – Pater

 

Valérie Donzelli – La Guerre Est Déclarée

 

Michel Hazanavicius – The Artist

 

Aki Kaurismäki – Le Havre

 

Maïwenn – Polisse

 

Pierre Schoeller – L’Exercice De L’Etat

 

Eric Toledano, Olivier Nakache – Intouchables

Actress

 

Ariane Ascaride, Les Neiges Du Kilimandjaro

 

Bérénice Bejo, The Artist

 

Leïla Bekhti, La Source Des Femmes

 

Valérie Donzelli, La Guerre Est Déclarée

 

Marina Foïs, Polisse

 

Marie Gillain, Toutes Nos Envies

 

Karin Viard, Polisse

Actor

 

Sami Bouajila, Omar M’a Tuer

 

François Cluzet, Intouchables

 

Jean Dujardin, The Artist

 

Olivier Gourmet, L’Exercice De L’Etat

 

Denis Podalydès, La Conquête

 

Omar Sy, Intouchables

 

Philippe Torreton, Présumé Coupable

Supporting Actress

 

Zabou Breitman, L’Eexercice De L’Etat

 

Anne Le Ny, Intouchables

 

Noémie Lvovsky, L’Apollonide, Souvenirs De La Maison Close

 

Carmen Maura, Les Femmes Du 6e Etage

 

Karole Rocher, Polisse

Supporting Actor

 

Michel Blanc, L’Exercice De L’Etat

 

Nicolas Duvauchelle, Polisse

 

Joeystarr, Polisse

 

Bernard Le Coq, La Conquête

 

Frédéric Pierrot, Polisse

Original Screenplay

 

Valérie Donzelli, Jérémie Elkaïm – La Guerre Est Déclarée

 

Michel Hazanavicius – The Artist

 

Maïwenn, Emmanuelle Bercot – Polisse

 

Pierre Schoeller – L’Exercice De L’Etat

 

Eric Toledano, Olivier Nakache – Intouchables

Adapted Screenplay

 

David Foenkinos – La Délicatesse

 

Vincent Garenq – Présumé Coupable

 

Olivier Gorce, Roschdy Zem, Rachid Bouchareb, Olivier Lorelle – Omar M’a Tuer

 

Mathieu Kassovitz, Pierre Geller, Benoît Jaubert – L’Ordre Et La Morale

 

Yasmina Reza, Roman Polanski – Carnage

Newcomer (Female)

 

Naidra Ayadi, Polisse

 

Adèle Haenel, L’Apollonide, Souvenirs De La Maison Close

 

Clotilde Hesme, Angèle Et Tony

 

Céline Sallette, L’Apollonide, Souvenirs De La Maison Close

 

Christa Théret, La Brindille

Newcomer (Male)

 

Nicolas Bridet, Tu Seras Mon Fils

 

Grégory Gadebois, Angèle Et Tony

 

Guillaume Gouix, Jimmy Rivière

 

Pierre Niney, J’Aime Regarder Les Filles

 

Dimitri Storoge, Les Lyonnais

Original Score

 

Alex Beaupain – Les Bien-Aimés

 

Bertrand Bonello – L’Apollonide, Souvenirs De La Maison Close

 

Ludovic Bource – The Artist

 

-M-, Patrice Renson – Un Monstre A Paris

 

Philippe Schoeller – L’Exercice De L’Etat

Sound

 

Pascal Armant, Jean Goudier, Jean-Paul Hurier – Intouchables

 

Jean-Pierre Duret, Nicolas Moreau, Jean-Pierre Laforce – L’Apollonide, Souvenirs De La Maison Close

 

Olivier Hespel, Julie Brenta, Jean-Pierre Laforce – L’Exercice De L’Etat

 

Nicolas Provost, Rym Debbarh-Mounir, Emmanuel Croset – Polisse

 

André Rigaut, Sébastien Savine, Laurent Gabiot – La Guerre Est Déclarée

Cinematography

 

Pierre Aïm – Polisse

 

Josée Deshaies – L’Apollonide, Souvenirs De La Maison Close

 

Julien Hirsch – L’Exercice De L’Etat

 

Guillaume Schiffman – The Artist

 

Mathieu Vadepied – Intouchables

Editing

 

Anne-Sophie Bion, Michel Hazanavicius – The Artist

 

Laurence Briaud – L’Exercice De L’Etat

 

Pauline Gaillard – La Guerre Est Déclarée

 

Laure Gardette, Yann Dedet – Polisse

 

Dorian Rigal Ansous – Intouchables

Costumes

 

Catherine Baba – My Little Princess

 

Mark Bridges – The Artist

 

Christian Gasc – Les Femmes Du 6e Etage

 

Viorica Petrovici – La Source Des Femmes

 

Anaïs Romand – L’Apollonide, Souvenirs De La Maison Close

Art Direction

 

Laurence Bennett – The Artist

 

Alain Guffroy – L’Apollonide, Souvenirs De La Maison Close

 

Pierre-François Limbosch – Les Femmes Du 6e Etage

 

Jean Marc Tran Tan Ba – L’Exercice De L’Etat

 

Wouter Zoon – Le Havre

First Film

 

17 Filles, directors: Delphine Coulin, Muriel Coulin

 

Angèle Et Tony, director: Alix Delaporte

 

Le Cochon De Gaza, director: Sylvain Estibal

 

La Délicatesse, directors: David Foenkinos, Stéphane Foenkinos

 

My Little Princess, director: Eva Ionesco

Foreign Film

 

Black Swan, director: Darren Aronofsky

 

The King’s Speech, director: Tom Hooper

 

Drive, director: Nicolas Winding Refn

 

The Kid With A Bicycle, directors: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne

 

Incendies, director: Denis Villeneuve

 

Melancholia, director: Lars Von Trier

 

A Separation, director: Asghar Farhadi

Animated Film

 

Le Chat Du Rabbin, directors: Joann Sfar, Antoine Delesvaux

 

Le Cirque, director: Nicolas Brault

 

La Queue De La Souris, director: Benjamin Renner

 

Le Tableau, director: Jean-François Laguionie

 

Un Monstre A Paris, director: Bibo Bergeron

Documentary

 

Le Bal Des Menteurs, director: Daniel Leconte

 

Crazy Horse, director: Frederick Wiseman

 

Ici On Noie Les Algériens, director: Yasmina Adi

 

Michel Petrucciani, director: Michael Radford

 

Tous Au Larzac, director: Christian Rouaud

Short Film

 

L’Accordeur, directpr: Olivier Treiner

 

La France Qui Se Lève Tôt, director: Hugo Chesnard

 

J’Aurais Pu Etre Une Pute, director: Baya Kasmi

 

Je Pourrais Etre Votre Grand-Mère, director: Bernard Tanguy

 

Un Monde Sans Femmes, director: Guillaume Brac

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Com a verdadeira aclamação que Hugo recebeu da Academia, acho que uma das maiores surpresas é Ben Kingsley não ter sido indicado na categoria de Ator Coadjuvante. Aliás, se ele de fato tivesse sido indicado no lugar de Jonah Hill, teríamos talvez a melhor seleção de atores veteranos em uma única categoria de toda a história do Oscar.16

 

Interessante também notar que os dois campeões de indicações desse ano servem como grandes homenagens à criação e à era de ouro do cinema. Por isso que acredito que Hugo não tem como vencer na categoria principal, pois se for para premiar uma das homenagens, eles irão fazê-lo com O Artista, que é o mais aclamado.

 

Aliás, eu só não tinha cravado O Artista como grande favorito desde o início porque ele era francês, pois em relação à temática ele é o tipo de filme que, se bem feito, poderia cair perfeitamente nas graças da Academia (como de fato aconteceu). Acho que ajudaram muito também na "americanização" do filme o fato dele ser mudo (sem necessidade de legendas) e a presença de atores hollywoodianos como John Goodman e James Cromwell. Ainda que coadjuvantes, seus rostos deram ao público americano a sensação que o filme foi "made in USA", o que, acredito, deixa os votantes mais confortáveis em escolhê-lo como o melhor do ano. O lobby dos Weinstein, obviamente, também não atrapalha...hehehehe...

 

Depois de O Último Imperador e Quem Quer Ser Um Milionário (ambos britânicos), O Artista deve se juntar ao seleto grupo de filmes estrangeiros a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Porém, ainda está para ser feito o primeiro filme "falado em uma língua estrangeira" que irá levar a principal estatueta da noite.

 

Resta a indecisão sobre o melhor diretor. Scorsese ganhando pela segunda vez tão cedo depois de sua primeira estatueta? Eu não acredito muito nessa possibilidade, mas se Oliver Stone já o fez (Platoon e Nascido em 4 de Julho), o Scorsa bem que poderia repetir a dose. 03

André Taggart2012-01-27 12:43:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não tenha dúvidas que se O artista fosse legendado ele teria problemas no Oscar.

 

 

 

Scorsese já devia estar em seu terceiro/quarto Oscar. Logo, ganhar por Hugo seria merecido, mesmo tendo ganhado até que recentemente.

 

 

 

Amanhã é o DGA e eu quero ver o negócio pegar fogo, minha gente! Quero Scorsese ganhando! Woody Allen ganhando! Quero emoção!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi também Kung Fu Panda 2. É inferior ao primeiro' date=' o qual eu tinha gostado à época - porém pretendo rever, se possível, ainda este ano -, mas não é nenhum insulto à inteligência. [/quote']

 

Eu gosto bastante dos dois Kung Fu Pandas. São filmes agéis, engraçados, belo visual e relativa criatividade nas sequências de ação. Já Rio, achei muito infantil. Gostei bastante do visual (o que é mais mérito do próprio Rio que do filme 06.gif ) e da trilha sonora, mas achei que a história não chega a empolgar e fica naquele mais do mesmo.

 

 

 

Meu top do 2011 ficaria assim:

 

 

 

Rango - 4,5/5

 

Winnie the Pooh - 4,5/5

 

Kung Fu Panda - 4/5

 

Um gato em Paris - 4/5

 

As aventuras de Tintim - 3,5/5

 

Gato de botas - 3/5

 

Rio - 3/5

 

Happy Feet 2 - 2,5/5

 

Carros 2 - 2/5

 

 

 

Falta ver Arthur Christmas e Chico & Rita.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma dúvida, O artista poderia ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro mas a França optou por não selecioná-lo, ou não podia ser indicado?

 

Acho estranho pois O artista raramente aparece concorrendo nas categorias de filme estrangeiro, mesmo quando leva melhor filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tb adorei Kung Fu Panda 2, apesar de ter visto dublado. ¬¬

 

 

 

E pessoas, nas categorias técnicas é sempre difícil prever, mas e quanto as principais, quem NÃO tem chance de vencer?

 

 

 

Em filme acho impossível a vitória de War Horse, ELIC e Meia-Noite em Paris. Eu citaria Tree of Life mas é que foi tão inesperado ter entrado...

 

Em diretor acho que todos têm chances, mesmo que mínimas.

 

Ator por enquanto só Demián Bichir;

 

Atriz só Rooney Mara;

 

Ator Coadjuvante só Jonah Hill e talvez o von Sydow?

 

E em atriz a Melissa McCarthy.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

quanto as principais' date=' quem NÃO tem chance de vencer?

 

 

 

Em filme acho impossível a vitória de War Horse, ELIC e Meia-Noite em Paris. Eu citaria Tree of Life mas é que foi tão inesperado ter entrado...

[/quote']

 

Eu incluiria The Help - que não foi indicado para Direção, Roteiro nem Montagem - e retiraria Meia-Noite em Paris.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acabo de ver "Os descendentes" e só o Alexander Payne mesmo pra fazer um drama (ou dramédia, se

preferir) no Havaí. Gostei bastante! Em meio a problemas familiares e

uma questão de terra e propriedade, há cenários paradisíacos, mas também

desoladores, nos quais os personagens transitam carregando o peso

daquela situação. Além de desoladores, por que não "desolados"? Prestes a

ser engolida pelo "capital", a natureza não é mais natureza, e sim

outra coisa ali.

 

As duas cenas de "notícia ruim" são muito, muito boas. O Payne passa

do humor negro e mesmo estúpido a um desespero delicado com muita

firmeza, e nunca apela para o dramalhão barato (um de seus grandes

méritos). Sim, a estrela ali é o George Clooney, que até chora e tudo o

mais, mas eu fiquei encantado com a Shailene Woodley, merecia muito mais a indicação do que aquelas atuações nhé do "The help"!

 

 

rselistre2012-01-27 23:05:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

the girl with the dragon tattoo,

 

filmaço! assim como zodiac, extremamente meticuloso em seus detalhes e tem q estar ligado p/ não perder pontos importantes

 

toda a produção é fenomenal, e o q chama talvez mais a atenção é a montagem de kirk baxter e angus wall indicada ao oscar: sublime!

 

e junto claro com a trilha maravilhosa e 'tenebrosa' de trent reznor e atticus ross q dá um climão mais pesado q 100% das produções de terror hj em dia

 

antes pelo trailer, não estava levando muita fé na atuação de rooney mara, mas se ela não está perfeita no papel, da forma como ela se entrega ao personagem, merece sim ter sido indicada

 

de um modo geral, queria q o filme me pegasse mais, assim como foi com o se7en e o the fight club (os primeiros e ainda os melhores e mais importantes trabalhos do fincher). talvez por conta do excesso de expectativa desse ou por conhecer de antemão certos detalhes dessa estória por ter visto a versão sueca a 2, 3 anos atrás, ou ainda um roteiro por demais detalhista dando pouco tempo para você respirar entre uma cena e outra. mesmo assim daqui a algum tempo, nada como uma revisada para fazer esse trabalho crescer frente aos meus olhos

 

.

.

.

 

qt ao the descendants, sinceramente não entendo todo esse enaltecimento em cima de filme e principalmente roteiro!

 

esse roteiro é constrangedor em vários pontos:

 

pai de familia descobre q sua esposa em coma estava saindo com outro e resolve partir p/ outro lugar, outra ilha em busca de satisfações?! espreitando a vida privada do sujeito q nem adolescentizinho atrás de uma árvore perdidamente apaixonado sem coragem de falar com seu "grande amor"?

 

- vamos lá minha filha, ajuda papai a descobrir quem é o macho q estava entrosobando sua mãe!

 

pai de familia muito relutante e reticente deixa retardado mental, ou melhor, adolescente amigo da filha acompanhar a todos numa viagem sem nexo e à noite lá pelas tantas horas da noite sofrendo insônia, resolve levantar da cama e perguntar p/ esse mesmissimo cidadão como ele deve lidar com a criação de suas 2 filhas?!?!

 

wow!!

 

nem o roteiro do the help consegue ser tão constrangedor, e isso é sério

 

e aquelas musiquinhas hawaianas, o q é aquilo? tirando apenas uma delas (a q tocou no globo de ouro), as outras são extremamente insuportáveis. grrrrrrrrr

 

e não, não estava de má fé ao assistir o filme como possa parecer. é só a constatação dos fatos mesmo 06

 

.

.

.

 

stradivarius,

 

se vc não falou aquilo, então devo ter me enganado 03

 

.

.

.

 

valeu cremildo!

 

adendo: saiu a uma versão excelente (rip tb), do vencedor de cannes 2011: faust de alexander sokurov

 

vi apenas o comecinho, e parece q o filme é f***!

 

não vi nenhuma legenda até agora, nem em romeno ou polonês q são os q costumam sair antes 06

 

alguém q saiba alemão, traduz isso ai 05

 

 

 

 

 

 

D4rk Schn31d3r2012-01-28 15:22:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi The descendants hoje e ainda não sei muito bem o que pensar. É um bom filme, sensível, com ótimas atuações, e ainda assim me pareceu faltar algo. Fica a sensação de que o argumento de "ir à caça do amante da esposa" não era o suficiente para sustentar o filme e que ele acaba andando em círculos. O filme é, por vezes, arrastado e aparenta bem mais que seus 115 minutos.

 

É bom, mas esperava mais.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...