Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sherlock


Alexander Bell
 Share

Recommended Posts

  • 2 weeks later...
  • Members

Enfim comecei a assistir a série. E o piloto realmente é bem atraente. Ao que tudo indica, "Sherlock" merece os elogios que vem recebendo. Conseguiram transpor Sherlock Holmes e seu universo para os dias atuais, sem com isso desvirtuar a mitologia criada por Sir Arthur Conan Doyle.

 

  Este primeiro capitulo da série adapta o romance de estréia de Sherlock Holmes, "Um Estudo Em Vermelho", aqui rebatizado como "A Study In Pink". Como na historia original, acompanhamos o Dr. John Watson, que acaba de regressar a Londrês após ser dispensado do serviço militar. Através de um amigo, ele conhece Sherlock Holmes, e como ambos procuram alguem para dividir um apartamento, acabam alugando o apartamento 221B em Baker Street. Mas logo John descobre que Sherlock é uma pessoa bem peculiar, quando se envolve com o novo colega de quarto na caçada a um serial killer.

 

 Excelente começo da serie. O material original foi muito bem adaptado e atualizado. Benedict Cumberbatch manda muito bem como Sherlock Holmes. O Holmes de Cumberbatch é bastante fiel ao espirito do personagem, com todas as suas genialidades, neuroses e manias. Ao mesmo tempo, vemos como a tecnologia atual influenciaria Holmes, com o detetive sendo um verdadeiro viciado em mensagens de texto. O personagem aqui é um auto proclamado sociopata, e há no minimo duas excelentes cenas que provam isso. A primeira é quando Holmes simplesmente pula de alegria ao se ver diante de um caso "digno" de seu cérebro. A segunda é quando Sherlock tenta construir uma linha de racioicinio com o apartamento lotado de policiais, e manda todos se calarem para que possa pensar.

 

 O Watson de Martin Freeman tambem é muito bem construido. Suas memórias já não são mais escritas em uma maquina de escrever. mas em um blog. A principio, achamos que John é um homem atormentado por memórias da guerra, mas como diz um personagem em certo momento, é bem o contrario. Watson necessita de ação.

 

 Há excelente quimica entre Cumberbatch e Freeman. Todo o episódio se dedica mesmo a construir e firmar como surgiu a grande amizade entre Holmes e Watson. Alias, o humor foi algo muito afiado aqui tambem. A cena em que a dupla conversa em um café, enquanto esperam pegar o suposto assassino foi divertidissima. Rí muito.

 

 Os outros personagens tambem são bem interessantes. A Sra Hudson é um excelente alivio cômico. O nucleo policial é bem interessante tambem, misturando personagens classicos como o Inspetor Lestrade com novos, como a durona Sargento Donovan, que tem uma forte antipatia recíproca com Holmes. Achei incrivel ela definir o detetive como um freak.

 

 O principal mote do episódio é mesmo o inicio da parceria entre Holmes e Watson. Mas o caso apresentado no romance "Um Estudo Em Vermelho" foi bem adaptado e atualizado. O assassino, que é um cocheiro no livro, aqui vira um taxista. E enquanto no livro o caso da vez gira em torno de um unico assassinato, aqui temos uma série de assassinatos, o que torna a coisa mais empolgante. Como o proprio Sherlock diz, serial killers são muito mais empolgantes.

 

 Encerrando esse post, acho engraçado o formato da série. São episódios longs (90 mim) em pequenas temporadas. Ou seja, não são três episódios por temporada, mas sim três longas metragem por temporada. Até então não tinha visto série com este formato.  
Questão2012-02-08 06:32:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Conferi o 2º episódio, "The Blind Banker".

 

  Apesar de não ser tão bom como o piloto, este 2º episódio conseguiu manter um excelente nivel. Desta vez temos uma historia original, e não uma adaptação direta da obra oo Doyle. O episódio mostra Holmes e Watson (ou melhor, Sherlock e John) sendo contatados por um velho colega do protagonista para resolver um mistério aparentemente inofensivo, mas que acaba os colocando em rota de colisão com uma organização criminosa chinesa.

 

  A quimica entre Cumberbatch e Freeman continua excelente. Através de um humor super inteligente, a serie continua a explorar a personalidade de Sherlock, como a velocidade em que ele vai da total preguiça para mega hiperatividade. Neste episódio, Watson entra em uma encrenca atrás da outra por causa do amigo, como ter um encontro frustrado, e ser preso como pichador06. Alias, o roteiro é bastante inteligente ao conduzir o Watson em uma maré de azar que o leva até o tenso climax.

 

 Falei do humor, mas o episódio tem otimos momentos de suspense, como a sequencia passada no circo chinês, e o climax com a colega de John presa na armadilha da flecha.

 

 O final do episódio foi excelente, com a pequena participação de um certo Professor que não deixa pontas soltas. Curioso para ver a versão da série para o Moriarty.

 

 Confesso que senti falta do Lestrade e sua equipe, que nesse episódio, não estavam presentes.

 

 Enfim,"The Blind Banker" não teve a excelencia de seu antecessor, por se tornar um pouquinho arrastado em certos momentos. Mas como já disse, não deixou de ser um otimo episódio.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Cumberbarch realmente manda muito bem como Sherlock, JUJUBA. Esta entre os melhores atores a viver o personagem, com certeza.

 

 Bom, conferi a season finale dessa 1ª temporada, "The Great Game".

 

 Excelente final da temporada. A trama mostra o misterioso Moriarty desafiando Sherlock para um jogo macabro. O vilão dá uma pista que leva Holmes a um crime não selecionado. O detetive deve solucionar o crime em um determinado prazo, caso contrario, um refem com um colete bomba preso ao corpo explodira. A cada crime resolvido, Moriarty surge com um novo crime e um novo refem, e assim que o jogo funcionara. Paralelamente, Mycroft procura o irmão para que este solucione a morte de um funcionario do governo, seguida do desaparecimento de um pen drive contendo um projeto sobre misseis ingleses.

 

 A Season Finale ficou no mesmo nivel da Season Premiere, ou seja, excelente. O episódio adapta os contos "O Tratado Naval" e "Os Planos Do Submarino Bruce Partingson", ao mesmo tempo em que cria uma historia original através do duelo de Holmes e Moriarty.

 

 O humor da serie como sempre continua refinadissimo, mas o suspense é realmente o mote entral do episódio. O jogo de Moriarty e o jeito que o vilão encontrou pra se comunicar com Holmes sem se expor é brilhantemente sádico. Os momentos de suspense drámático são muito bem conduzidos, como os desfechos das "rodadas" envolvendo a velha cega e a falsificação do quadro.

 

 O episódio tambem acrescenta mais elementos do universo do detetive como a sua "rede de olhos e ouvidos" em Londres, que é uma referencia diréta aos irregulares da Rua Baker.

 

 Tambem é bastante interessante ver o velho embate Lógica vs emoção que ocorre entre Sherlock e John. O médico fica simplesmente chocado pela frieza com que Holmes lida com o jogo de Moriarty, já que o detetive parece mais interessado em sobrepujar seu adversario do que em salvar vidas.

 

  Falando nele, o Moriarty é assustador enquanto permanece nas sombras. Mas confesso que não gostei muito da abordagem dada ao vilão quando ele enfim resolve enfrentar Sherlock cara a cara.

 

 A abordagem de Jim Moriarty (que parece não ser professor nesta versão) ficou exageradamente histérico na minha opinião. A idéia dele ser um "criminoso consultor" assim como Holmes é um "Detetive Consultor" foi ótima. Mas realmente, acho que o jeito´quase mániaco saltitante mostrado aqui não combina com o personagem. Mas posso só estar sendo chato. Hehehe

 

 Mas enfim, SHERLOCK se mostrou uma grande serie com esta excelente primeira temporada.

 

 PS: Me surpreendi ao ver que o namoro de John sobreviveu aos eventos do 2º episódio06 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Juju, o Ep 02.02 não é o Cão de Baskervilles??? Acho que foi um dos mais fracos, ao lado de Blind Banker.

 

 

 

Questão, concordo contigo. Eu não gostei nem um pouco da abordagem do Moriarty. Além de não combinar com o personagem do livro, ele tá muito histérico e saltitante, o que tira a moral de qualquer vilão. A juventude dele também me incomodou.Alexander_Bell2012-02-09 22:49:50

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 A juventude dele não me incomodou. Na verdade, eu até já esperava um Moriarty mais jovem, tendo em vista que Holmes e Watson tambem ganharam uma aparencia bem mais jovial do que de costume.

 

 O problema foram as firulas saltitantes de "Palhaço Maligno" que o ator conferiu ao vilão. Acho que acharam que daria um ar ameaçador, mas como você disse, pareceu só tirar a moral do personagem.

 

 Ficou a anos luz na minha opinião do Moriarty do Jared Harris em O JOGO DE SOMBRAS. Pra mim é daquele jeito que o Moriarty tem que ser, frio ao extremo, esboçando suas emoções somente em gestos discretos, e por ai vai.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

This !

Na cena do museu, antes de ser preso ele parecia estar imitando o coringa do Jack Nickolson... aff!

 

 

Bell,  o eppy que me refiro é  “A Scandal in Belgravia.

 O que me atrai em "Sherlock"  é o poder dedução fantástico do cara.

 

Achei a história charmosa e Sherlock não conseguir

Spoiler:  "ler" Irene  foi intrigante.

 

Sem falar que na cena onde ela acaba com ele, o trata como um mero little brother sem importância e ele me vem com aquela de que soube da verdade tirando o pulso dela...]  meu! Estupendo !!!! 1316

 

By the way, quer algo mais genial que isso:

tumblr_lx54n2x2RK1qe3p9bo1_500.gif

 

 

 

 

jujuba2012-02-10 17:25:28

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu queria ver no cinema uma Irene Adler próxima a esta apresentada em A Scandal in Belgravia. Esta sim seria uma The Woman por quem Sherlock se interessaria. A Rachel McAdams é uma graça, mas a Irene dela infelizmente ficou tão apagada em cena no Sherlock de 2009.

 
Esta série me deu uma grande vontade de (re)ver outros filmes do personagem durante todos estes anos. Eu já vi vários, mas foram a bastante tempo atrás.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Pô, isso descaracteriza compeltamente  Sherlock.

Vai ser dificil tu ver a série e se lembrar de que se trata de sherlock, principalmente já tendo em exibição uma série tão boa como essa versão com Benedict.

 

Sem querer agourar, contagem regressiva p/ cancelamento...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Puta merda. Detestei a noticia. Como assim transformar Watson numa mulher? Agora Moriarty vai ser uma criança poodigia do crime, e Irene um travesti?14

 

 Talvez tenha sido o jeito que eles arranjaram pra tentar dizer "Olhem, não é uma mera cópia de SHERLOCK". Já prevejo uma serie no estilo BONES, A GATA E O RATO, e ARQUIVO X, todas series investigativas focadas em casal.

 

 Devo dizer que não torço pelo sucesso dessa serie, mas se o piloto chegar a vingar e a serie for produzida, bou ser "obrigado" a dar uma espiada nesse Sherlock Ianque.

 

 PS:JUJUBA, me dee uma visita em um certo tópico06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

02/03/2012 às 12:01 \ Séries Anos 2010-2019, Séries Inglaterra

 

Sherlock enfrentará novos inimigos

 

 

 

 

 

Moriarty não deverá ser visto nos episódios que serão produzidos para a terceira temporada de Sherlock. Isto é o que afirma o produtor Steven Moffat, que conversou com jornalistas em coletiva realizada na França para divulgar a segunda temporada da série inglesa adaptada da obra de Arthur Conan Doyle. Segundo Moffat, Sherlock necessita de novos inimigos para poder fugir de fórmulas e permanecer nova.

 

 

 

“Não quero que a série se transforme em uma produção sobre um vilão e um herói”, disse ele. “Existem outros grandes vilões na obra de Doyle, os quais queremos aproveitar. Precisamos manter a série evoluindo, caso contrário não haverá mais surpresas. A partir do momento que o público compreende a fórmula, ele critica. Mas se conseguirmos surpreender e desequilibrar o telespectador, ele não fará isso”, completou Moffat, no final do vídeo que está disponível acima.

 

 

 

Cada temporada de Sherlock é composta de três episódios de 90 minutos de duração. A primeira temporada é dedicada ao encontro dos dois personagens centrais, Sherlock e Watson, tendo como foco a visão de Watson em relação ao colega. Na segunda temporada as histórias se concentram em Sherlock, acompanhando seu processo de conscientização dos seus pontos fracos, mas sem revelar o que se passa na mente do detetive.

 

 

 

A série chegou ao Brasil via DVD e Blu-Ray pela Log On Editora, que promete lançar a segunda temporada no dia 16 de maio.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 4 weeks later...
  • Members

E a quem inressar possa:

 

Sherlock Retorna Somente no 2º Semestre de 2013;

3ª Temporada Deve Ser a Última

 

 

Vai demorar um pouco mais para retornarmos ao londrino endereço de 221B, Baker Street.

Os criadores e showrunners do drama investigativo Steven Moffat e Mark Gatiss revelaram que a atração somente voltará para sua 3ª temporada no Fall Season de 2013, período correspondente entre os meses de agosto a outubro.

 

O “atraso” ocorre por conta da agenda cheia tanto dos criadores, também envolvidos com a série Doctor Who, como dos atores Benedict Cumberbatch e Martin Freeman com produções cinematográficas como Star Trek 2 e The Hobbit.

 

Moffat e Gatiss revelaram ainda as 3 palavras-chave da nova temporada, que remetem à obra de Sir Arthur Conan Doyle.

São elas: rato, casamento e reverência, indicando que as três histórias que serão abordadas são: O Rato Gigante de Sumatra, O Nobre Solteiro e O Último Adeus de Sherlock Holmes.

Possivelmente a 3ª temporada de Sherlock, ao que tudo indica, será a última desta grande série.

 

 

Deve haver uma explicação alienígena do pq terminar uma série tão boa, com ótima audiência... aff! C'mon !!!!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 3 weeks later...
  • 2 months later...
  • Members

 Enfim ví a 2ª temporada. Excelente, conseguindo manter o otimo nivel da primeira. O 1 Ep, que adapta o conto "Um Escandalo Na Boemia", foi excelente, e o melhor da temporada em minha opinião. Temos aqui a melhor Irene Adler que eu já vi, com certeza; Sexy, e capaz de fazer Sherlock de bobo mais de uma vez. A atualização da personagem de uma cortesã para uma dominatrix foi brilhante. A relação entre ela e Sherlock, e o jeito como ambos vão ganhando a admiração e a paixão um do outro é muito bem construido, resultando no brilhante climax em Baker Street. Um episodio que com certeza soube humanizar o personagem.

 

 OS CÃES DE BASKERVILLE, que adapta o romance, "O Cão Dos Baskerville" foi o mais fraco da temporada, e ao meu ver, da serie inteira. Esta longe de ser ruim, mas não tem nenhum momento de brilho que seja digno de nota. Diria inclusive que é o ep mais fraco da serie.

 

 Por fim , em "THE REINCHEBACH FALLS que adapta o conto "O Problema Final", temos o confronto derradeiro entre Sherlock e Moriarty. Assim como a season finale anterior, esta foi cheia de tensão, á medida em que Moriarty vai destruindo a credibilidade que Holmes conquistou. A adaptação do desfecho foi muito bem bolada na minha opinião, atualizando a idéia dos "inimigos que se destroem" e surpreendendo quem conhece a obra original. Apesar de não ser a idéia que eu faço de Moriarty, não se pode negar que a versão do personagem criada para a serie é um bom vilão, a verdadeira metade negra de Sherlock Holmes.

 

 Agora é esperar a Season 3.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 Comemorem Sherlockmaniacos!

 

 

Sherlock | Benedict Cumberbatch diz que haverá quarta temporada "Nós concordamos em fazer mais duas, mas eu posso ter problemas por ter revelado isso", diz o ator
Marcelo Hessel
12 de Março de 2013
 

A terceira temporada de Sherlock da BBC não será a última, como se especulava. Durante o South Bank Show Awards, em Londres, segundo o Radio Times, o protagonista Benedict Cumberbatch disse que tem contrato para o ano quatro também.

"Nós concordamos em fazer mais duas [temporadas], mas eu posso ter problemas por ter revelado isso", diz o ator. "Tudo o que eu sei no momento é que estamos fazendo esses três [episódios] e depois faremos mais três."

Cumberbatch não explicou se a gravação da quarta temporada aconteceria imediatamente após a terceira. Ele diz apenas que seu objetivo é seguir com a série: "Depende só da agenda de Martin [Freeman] e da minha, e da habilidade de Steven [Moffat]. Eu adoraria continuar".

O ano três começa a ser rodado em Londres na próxima segunda-feira.

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...