Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Fantasma Da Òpera (Os Filmes)


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 Tods nós ao menos já ouvimos falar do Fantasma Da Opera, personagem criado por Gaston Leroux no romance que carrega o nome do protagonista.

 

  A historia do misterioso Fantasma, um homem que oculta o rosto deformado com uma mascara, e vive escondido no subsolo de uma Casa De Òpera, e se apaixona por uma bela e jovem corista chamada Christine, passando a fazer de tudo para que ela suba na carreira, inclusive matar, já foi levada as telas diversas vezes e com diversos enfoques. Embora nunca tenha lido o romance de Gaston Leroux, já assisti a algumas versões cinematograficas da historia.

 

 O filme de 1925 que trazia Lon Chaney no papel principal é bem interessante. Arrisco a dizer que talvez seja a versão mais redonda da historia que ví até então. O filme continua um otimo entretenimento, mesmo tendo se passado 87 anos desde seu lançamento. Possui cenas classicas como o primeiro momento que vemos o rosto do Fantasma, ou a cena do baile de mascaras. Chaney conseguiu equilibrar muito bem todas as diferentes facetas do fantasma como assassino, erudito, e homem apaixonado e atormentado. Alem do mais, a maquiagem que o proprio Chaney desenvolveu para o personagem continua assustadora até hoje.

 

Lon_chaney_sr.JPG

 

 A versão de 1943, que traz Claude Rains no papel principal é bastante querida por muita gente, mas devo confessar que foi a que menos gostei. Adoro o trabalho do Rains, e ele esta otimo aqui. Mas o filme não me pega de jeito nenhum, e não existe nenhuma passagem memoravel pra mim. Todos os elementos de horror da historia foram sublimados, transformando-a em uma especie de melodrada sem sal. Aqui, diferente da maioria dos outros filmes, Erik (o alter ego do Fantasma na maioria das versões) se transforma no Fantasma Da Opera durante o filme, e não antes do inicio da narrativa. E de certa forma é o que salva o filme, pois Rains consegue compor bem o personagem como um homem tímido e quase patético que acaba mergulhando na loucura.

 

  rains_vhs.jpg

 

   Ví tambem a versão da Hammer lançada em 1962, desta vez trazendo Herbert Lom, mais conhecido por ser o chefe do Inspetor Closeau na serie "A Pantera Cor De Rosa". A versão da Hammer é visualmente linda, e pessoalmen, gostei bastante do visual do Fantasma, aqui representado de forma realmente trágica. Lom faz um excelente trabalho de expressão corporal aqui, pois atua a maior parte do tempo com o rosto coberto totalmente. Diferente de todas as outras versões, este filme não mostra o Fantasma apaixonado por Christine, mas sim pela sua voz. Infelizmente, o filme sofre de sérios problemas de roteiro, especialmente no que diz respeito a algumas atitudes dos personagens no 3º ato. Mas ainda sim, tem uma atmosféra gótica muito bem construida na maior parte do tempo, e a cena da visita a opera vazia já vale o filme.

 

mask_lom.jpg

 

 

  Por fim, assisti a versão de 1989, que trazia ninguem menos do que Robert "Freddy Krueger" Englund na pele do Fantasma. Este aqui é terror mesmo, com o Fantasma não hesitando em estripar e decapitar quem ficar no caminho de sua amada Christine. Este aqui podia ser bem melhor do que é. Tem uma trilha sonora fantastica (o que é muito bom se tratando de um filme que se passa em um universo musical). O visual do filme é super bem cuidado, O filme tem umas boas sacadas ao retratar um pouco da "vida social" do Fantasma, e a forma bizarra com que ele consegue passar mais ou menos despercebido pelas ruas. Mas a historia se perde em algumas situações que deixam o filme desnecessariamente confuso. como o prologo e o epilogo passados nos dias de hoje. Robert Englund consegue nos fazer esquecer a maior parte do tempo do Freddy Krueger, embora vez ou outra, baixe o FreddY nele. E pelo contexto destas escorregadas, nem foi culpa do ator, mas do diretor mesmo.

 

     phantom.jpg

 

 

  Então, alguem tem alguma versão favorita do Fantasma Da ópera?

 

 

  
Questão2012-02-28 08:37:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Nossa, sério que a versão do Schumacher é tão boa? Vou dar uma conferida. Tá certo que o cara fez otimos filmes como GAROTOS PERDIDOS e UM DIA DE FURIA, mas tambem tem no curriculo os dois piores Batman já feitos e NUMERO 23. Então minha desconfiança não é exatamente infundada06 Mas fiquei inclinado a dar uma chance ao FANTASMA DA OPERA DO sCHUMACHER.

 

  CREMILDO, uma pergunta  off topic. Você curte os filmes da Hammer?

 

 ROB GORDON, SE PUDER, revema mesmo a versão do Englund como o Fantasma. O cara manda bem, e mostra que sabe fazer bem mais do que Freddy Krueger, embora verdade seja dita, baixe o velho Freddy nele em uma cena ou outra, mas claramente não por culpa dele, mas do diretor. Alem do mais, o filme tem a Christine mais linda que eu já ví, em minha opinião. E a trilha sonora por si só já vale o filme.

 

 Tem uma versçao filmada pelo Dario Argento que ainda não tive oportunidade de ver. Mas sei que ele colocou a filinha Asia pra fazer a Christine. Conhecendo o Argento, deve ter o triplo de sangue da versão do Englund.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vou rever sim...assim que reencontrar o filme.

 

Putz, lembrei agora que vi essa versão do Argento, pouco lembro, mas lembro que gostei...era esse que no Brasil recebeu o nome de Um Vulto na Escuridão, não é? Mas o nome em italiano é mesmo O Fantasma da Ópera.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha Questão apesar de eu saber a hostoria do personagem, não me lembro de ver nenhum filme do Fanstama da Opera, nem mesmo o mais recente do Shumacher que tive a oportunidade mas não vi.

Mas isto me lembrou o musical do Brian de Palma o Fantasma do Paraiso que uma especie refilmagem moderna do Fantasma da Opera qu eu assisti a decadas e era muito bom.

 

fantasma_do_paraiso.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Eu vi O FANTASMA DO PARÁISO, CACO/CAMPOS, e particularmente não gostei. Achei um dos trabalhos mais fracos do De Palma.

 

 Na verdade, neste filme, o De Palma fundiu três historias de horror classicas para contar a sua história. Alem de O FANTASMA DA ÓPERA, o filme tem elementos clarissimos de FAUSTO e O RETRATO DE DORIAN GRAY. Mas a influencia mais forte é do Fantasma mesmo, expecialmente das versões de 25 e 43.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...