Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual filme Introduziu você Aos Filmes Antigos?


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 Existem aqueles que não se interessam pelo cinema antigo. Pessoalmente, acho que cinéfilos (leia-se quem gostra pra caralho de cinema) deveriam ter certo interesse pelo que foi feito 40, 50 ou 60 anos atrás.

 

 Mas a questão deste tópico não é essa. Salvando raras exceções, todos nós quando começamos a curtit filmes tendemos a preterir o que foi feito antes, como se não fossse ou nãp pudesse ser tão bom quanto o que é feito agora. Até que vem aquele filme que te prova que um filme feito a quarenta, cinquenta, sessenta anos ou mais, pode ser tão bom quanto um filme feito nos dias de hoje.

 

 Conto o meu caso, por exemplo. Sou da decada de 90, e portanto, tive contato com as produções oitentistas exibidas na Sessão Da Tarde e No Cinema Em Casa. Mas elaa ainda eram de certa forma, minhas comtempôranceas. O filme que realmente mudou a minha visão acerca dos filmes antigos, chegou a mim quanto eu tinha 11 anos, em um Corujão Da Globo. Trata´se de "O SOL É PARA TODOS".Lembro-me que fiquei absolutamente fascinado com a historia de Atticus. vivido de forma brilhante por Gregory Peck. Um filme tão antigo, em preto e branco, era simplesmente um dos melhores filmes que eu já havia visto até então.

 

 Não posso dizer com certeza, mas talvez sem este filme, eu não teria conhecido outros como Chaplin, Wilder, Truffaut, Hitchcock, Fisher, e muitos outros.

 

 E então, alguem teve algum filme que o despertou para o cinema antigo?
Questão2012-03-01 20:09:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não me lembro. Muito provavelmente 2001 - Uma Odisseia no Espaço e Dr. Fantástico, que vi em sequência. Mas não creio que tenha sido extamente um filme, mas um conjunto de circuntâncias que explodiram ao mesmo tempo, causando essa minha obsessão com Cinema.

 

Cito ainda O Poderoso Chefão, o primeiro, e A Lista de Schindler, que provavelmente vi logo depois dos citados acima. Mais antigos que esse, acho que apenas Cidadão Kane, que vi em torno da mesma época, e continuo até hoje sem tê-lo revisitado.

 

Digo, os filmes não são tão antigos, mas certamente provocaram o desejo de explorar filmes ainda mais antigos que estes.

 

Indiana Jones2012-03-03 14:30:34

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que foi "Limite", um filme brasileiro da década de 30.

 

By the way,  havia um tópico aqui mesmo no fórum muito interessante com filmes de quase todas as décadas e volta e meio tu ouvia citações obre alguns.

Isso meio que me aguçou a vontade de ver "Roma, Cidade Aberta" e "A Malvada".

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 De fato INDIANA JONES, tem alguns que não passam por essa "descoberta dos filmes antigos" como parece ser o seu caso. Parece que a sua paixão veio junto com a do cinema mesmo.

 

 Eu gosto de cinema desde que me entendo por gente. Via os filmes da Disney (que já são bem antigos, mas eu não fazia idéia06). Mas enfim, sempre gostei de cinema. Mas até os meus dez, onde anos tinha certo preconceito com filmes em PB ou pré decada de 80.

 

 Claro que assim como você, não posso dar todo crédito a minha descoberta da qualidade de filmes antigos a O SOL É PARA TODOS, embora seja ele o que mais tenha me ficado na me´mória como "simbolo de transição". Mas mais ou menos na mesma epoca, um professor passou para minha turma de 4ª serie TEMPOS MODERNOS. Me apaixonei pelo cinema de Chaplin imediatamente. E o tiro de misericórdia foi a passagem do ano de 2000 para 2001, onde a Globo passou no corujão o melhor filme que podia passar nesta data: 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO.

 

 Por isso vc esta certo, caro Dr. Jones. São varios filmes que me convenceram da beleza e da qualidade do cinema do passado, mas O SOL É PARA TODOS tem um poder simbólico maior pra mim, sei lá por que.

 

 Curiosamente, tambem nunca revi o filme.

 

 SHY, curioso que tenha sido justamente um filme nacional a lhe despertar para a qualidade dos filmes antigos. Ponto para o nosso cinema. Nunca ouvi falar deste LIMITE, mas confesso ter ficado curioso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Show de bola esse tópico, ótima iniciativa Questao!

 

 

 

Meu primeiro contato, de fato,foi O fantástico e Maravilhoso "Tempos modernos" do Charles Chaplin ...Através da escola mesmo, mas curti MUITO, e até hj é um dos meus favoritos.

 

 

 

agora, eu diria que meu Interesse foi despertado pelos filmes do Kurosawa que me fizeram buscar os filmes iniciais da sua filmografia, que até hj acompanho , faltando uns poucos para ser completista.

 

 

 

Nao posso deixar de citar tbm Acossado do Godard, Hiroshima mon amour do Resnais, baby doll do Elia khazam, Hitchcock (psicose),Um cao Andaluz do buñel em parceria com o Salvador Dali e por ai vai...Apesar de serem filmes "antigos recentes"(decada de 60) foram esses que me estimularam a procurar filmes da decada de 30, 20 por ai...Diferente da sensaçao que tive depois de ver Cidadao Kane, que nao me atraiu muito para abrir portas para filmes contemporâneos dessa época.

 

 

 

Depois, não parei mais de "caçar" - no sentido de dificuldade de achar filmes MUITO antigos, da época do cinema mudo na net - filmes mais memoráveis dos tempos "remotos" de inicio do cinema. Ai entao fui me aventurando e conhecendo coisas maravilhosas como "gabinete do dr caligari",carlitos nas trincheiras, "The Musketeers of Pig Alley" do DW (primeiro filme gangster), scarface versao classica, A montanha dos sete abutres do Billy wilder, Experiment in terror de Blake Eduards,Dr Jekyll and Hilde, M, o vampiro de Dusseldorf e por aí vai...

 

 

 

Ah sim..nao posso deixar de citar tbm os brazucas Vidas Secas e Deus e o Diabo na terra do sol do fantastico Glauber. e por ai vai...no momento , foram esses mais memoraveis que vieram a minha cabeça :)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Licença p/ falar dele.

Fui atraída pela polemica em torno do filme.

Dizem que na estréia o filme dividiu opiniões e gerou barraco.

 

Daí o filme ter sido exibido aqui, apenas uma vez.

 

Cinema mudo nacional... e experimental.

A maneira como ele foi feito, com pouquisssimos  profissionais envolidos foi quase "artesanal".

 

Há algo de terrivelmente angustiante  de pessoas em meio ao mar num barco.. ainda mais se a trilha sonora for p/ casadinha p/ te pilhar. Perturbador.

 

Recomendo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não o que me despertou, mas o que me fez ver que filme antigo pode ser bom (antes eu tinha isso, filme antigao era chaaaato06), foi Dique M para Matar, com esse acabei vendo varios outros do Hitch.

Hoje em dia meu preconceito é só com filmes da década de 40 pra trás, de 50 em diante ja consigo ver sem ficar com os pes atras06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Mas é exatamene isso JMcCLANE. Você verbalizou exatamkente a sensação que todo mundo sente antes de começar a ver filmes, e até depois, talvez com algumas exceções. A de que filmes antigos são chaaaaatos06

 

 Mas então vem "aquele" filme que derruba tal preconceito. No seu caso foi DISQUE M do mestre Hitch, embora no seu caso o "trabalho" foi feito só até a decada de 4006
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 O que você quer dizer com gradual, CREMILDO? Quer dizer que você não passou pela fase ciTADA PELO J.McCLANE em que você achava filmes antigos chaaaatos? Só pra constar, não acho isso impossivel.

 

 Claro que não existe um unico filme que nos faz perceber que filmes feitos cinquenta anos atrás podem ser tão bons quanto os de hoje. Eu elegi um por ser a primeira sessão memoravel que eu me recordo, mas depois acrescentei outros.

 

 Vai dizer que não tem nenhum grupo de filmes que seja, que fez você perceber que cinema antigo pode ter boa qualidade e ser divertido? Ou você não passou por essa fase como citei acima?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 O que você quer dizer com gradual' date=' CREMILDO? Quer dizer que você não passou pela fase ciTADA PELO J.McCLANE em que você achava filmes antigos chaaaatos?[/quote']

 

Não. Antes de me aventurar por filmes bem antigos, eles simplesmente não estavam no meu radar, nem pensava neles, era como se nem existissem. Quando comecei a ver, com muita distância entre um e outro, nunca achei eles chatos ou toscos, apenas interessantes.

 

 
 

Vai dizer que não tem nenhum grupo de filmes que seja' date=' que fez você perceber que cinema antigo pode ter boa qualidade e ser divertido? Ou você não passou por essa fase como citei acima?

[/quote']

 

 

Vou tentar me esforçar: lá por 1999 foi quando eu vi coisas como A Noviça Rebelde, Psicose, E O Vento Levou, Lawrence da Arábia. Gostei deles, mas eles não representaram nenhum "portal" ou uma "epifania" sobre fitas das antigas para mim - ao menos não de maneira consciente. Depois deles ver obras clássicas permaneceu uma raridade pra mim por muito tempo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Agora entendi seu ponto, CREMILDO. Você não tinha nenhuma rejeição nem pensava neles. Mais ou menos como "Como vou pençar em uma maçã se nunca víu uma maçã?"

 

 Mas houve essa epoca em que você começou a vê-los. Mas eles não ativaram nenhum botão instantâneo do tipo, "Hei, filmes antigos são bons!". Sim, creio que entendi.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

<font face="Times New Roman' date=' Times, serif" size="3">Sim, foram duas porradas na cara, dois dos melhores filmes do mundo. O primeiro foi o espetacular Dr. Caligari e depois o fenomenal Encouraçado Potemkin.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Que (feliz) coincidência. Foram exatamente esses (junto com "Metropolis") os que me mostraram que filmes antigos podem ser também sensacionais.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

 

 

Eu assisti a filmes antigos quando eu era adolescente e comecei a me interessar mais por cinema, mas foram pouquíssimos. Os Pássaros, E O Vento Levou (que virou meu filme preferido e depois deixou de ser), Casablanca e outros. Naquela época não tinha muitas opções.

 

Depois eu criei aversão, passei a pensar que por serem antigos eles não tinham nada a dizer.

 

E depois, no Telecine Cult, eu dei uma chance a Metropolis, O Garoto e outros e mudei de idéia. Hoje tenho até uma atração por filmes japoneses de algumas décadas atrás. O anacronismo do cinema americano antigo ainda me irrita, mas se for europeu ou asiático não tem problema. Não sei explicar a diferença.

 

Sim,

foram duas porradas na cara, dois dos melhores filmes do mundo. O

primeiro foi o espetacular Dr. Caligari e depois o fenomenal Encouraçado

Potemkin.

 

[/quote']

 

Dr. Caligari. Só gosto da música e do visual.

 

O ruim de alguns filmes dessa época é a qualidade de imagem.

Tipo, os do Hitch mesmo do comecinho da carreira, tipo "Blackmail".
[/quote']

 

Eu tentei o primeiro O Homem que Sabia Demais em VHS. Só consegui ver manchas brancas num fundo preto e cinza.

 

 

 

Lucyfer2012-03-21 20:44:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Mas nem com as comédias, LUCYFER? Pessoalmente ainda me divirto muito com filmes como QUANTO MAIS QUENTE MELHOR de Billy Wilder, NINOTCHIKA de Ernst Lubistch (uma das comédias rômanticas mais inteligentes que eu já vi) ou mesmo ACONTECEU NAQUELA NOITE de Frank Capra. Pessoalmente, não acredito que sejam filmes que tenham envelhecido.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Mas nem com as comédias' date=' LUCYFER? Pessoalmente ainda me divirto muito com filmes como QUANTO MAIS QUENTE MELHOR de Billy Wilder, NINOTCHIKA de Ernst Lubistch (uma das comédias rômanticas mais inteligentes que eu já vi) ou mesmo ACONTECEU NAQUELA NOITE de Frank Capra. Pessoalmente, não acredito que sejam filmes que tenham envelhecido.
[/quote']

Raramente assisto a uma comédia.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

pra ser sincera, n são meus filmes prediletos, mas vendo estes depoimentos tão excitados e tals, arriscarei na semana santa, pega meno um pra tirar a prova, ai te digo alguma, coisa..

me indica ai um, p iniciante não se arrepender muito, he he 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Respondendo à pergunta do tópico: Psicose.

 

Psicose foi um dos primeiros filmes antigos a que eu assisti. Quando a Globo resolveu fazer a semana Hitchcock, infelizmente no Corujão. Eu não tinha problema com filmes antigos naquela época, inclusive E O Vento Levou foi meu filme preferido por um tempo. Não sei por que depois eu passei a ter.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 DOOK, poderia falar um pouco mais? Como foi? Qual era a sua visão de filmes antigos antes?

 

 GRACI, darei algumas indicações, vamos ver se você aceita alguma06

 

 Indicando alguns por gênero

 

 Policial- M: O VAMPIRO DE DUSSELDORD

 

 Terror- PSICOSE (1960)

 

 Comédia- O JOVEM FRANKENSTEIN

 

 Drama: A MONTANHA DOS SETE ABUTRES

 

 Filme Catastrofe: GODZILLA (1954)

 

 Ficção Cientifica: VAMPIROS DE ALMAS

 

 Acho que seria um bom começo.

 

 Valeu16
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...