Jump to content
Forum Cinema em Cena

M. Night Shyamalan


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de M. Night Shyamalan?  

76 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de M. Night Shyamalan?

    • O Sexto Sentido
      73
    • Corpo Fechado
      40
    • Sinais
      21
    • A Vila
      59
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members
Off topic: mande uma MP pro pessoal da moderação' date=' talvez eles consigam consertar...

 

Sobre a interpretação, eu percebo que muitas pessoas vêem A Dama na Água de um jeito extremamente tradicional. Muitos falam que o filme não faz sentido... Ora, que fantasia faz? Faz sentido um hobbit resolver do nada destruir um anel quando ele sabe que existe gente mais capacitada para isso? Faz sentido um cara traumatizado pela morte dos pais se vestir de morcego para combater o crime (quando, sendo biliardário, poderia pagar para investir mais na polícia)? 

 

O ponto de Shyamalan é: a fantasia não faz sentido é dessa falta de sentido que está a sua beleza. Aquela cena em que o crítico fala mal do filme pq 'ninguém diz juras de amor debaixo da chuva' resume exatamente o filme e o que Shyamalan busca resgatar. A partir do momento que queremos histórias com mais sentido, perdemos o charme da fantasia... A fantasia não foi feita para ter sentido, do contrário não seria fantasia.

 

Sinceramente, para mim isso está estampado no filme de forma assustadora.  
[/quote']

 

Dook, a questão é que, DENTRO DA PREMISSA DO FILME, sendo ela fantasiosa ou não, o filme tem que fazer sentido, ser coerente e fugir das soluções demasiado fáceis. Não foi o caso, de maneira geral, de A Dama na Água. Ou vc não achou uma coincidência por demais forçada, por exemplo, justamente aquela oriental doida saber de uma lenda... do país de origem dela... que era praticamente o be-a-bá de como lidar com a situação de Story?

 

Anyway, tenho que ver esse filme de novo mesmo... pra tirar a prova dos nove de se é mesmo mto ruim como eu lembro ou não... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Cada um tem sua opinião' date=' pra mim foi impactante aquela revelação, mas impactante de modo ruim. Pra vc não, né? [/quote']

 

Como pode ser impactante e ruim ao mesmo tempo? São duas coisas completamente antagônicas! E outra, se as pessoas não conseguem perceber a enorme crítica aos pais (e, intrinsecamente ao ser humano) nos últimos 10 minutos de filme, sinceramente, não sei o que dizer...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Dook' date=' a questão é que, DENTRO DA PREMISSA DO FILME, sendo ela fantasiosa ou não, o filme tem que fazer sentido, ser coerente e fugir das soluções demasiado fáceis. Não foi o caso, de maneira geral, de A Dama na Água. Ou vc não achou uma coincidência por demais forçada, por exemplo, justamente aquela oriental doida saber de uma lenda... do país de origem dela... que era praticamente o be-a-bá de como lidar com a situação de Story?[/quote']

 

Marcela, me diga qual o sentido em Frodo resolver do nada destruir o anel ou o sentido em Bruce Wayne resolver virar Batman e aí eu encampo o teu raciocínio...

 

Será que só eu aqui percebi que os personagens do filme FAZEM PARTE da história de ninar a qual a oriental se refere o tempo todo?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Este é o problema bernardo... é a história do 'aaah' date=' o cara tinha que ser assim'... Isso é furada. O Peter Parker tinha que ser bem fodão então e não o babaca que é.

O pulo do gato está exatamente aí: é justamente por ele achar sua vida insignificante é que ele demora pra descobrir qual a sua verdadeira função. E poder desempenhá-la naquele momento significa que ele extraiu forças profundas mostrando que a sua vida não era tão insignificante quanto ele achava que era. Se ele fosse um cara decidido e resolvido desde o início a obviedade que vc exige ficaria escancarada e o filme se tornaria um pastiche.

[/quote']

 

Dook, nisso eu concordo com vc. Também acho que a postura atordoada e doce do Cleveland Heep (adorei esse nome, hehe) ao longo de todo o filme foi uma das únicas coisas coerentes e interessantes nele.

 

Sim, outra coisa que detestei foi a franjinha da Bryce... iich. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1-Marcela' date=' me diga qual o sentido em Frodo resolver do nada destruir o anel ou o sentido em Bruce Wayne resolver virar Batman e aí eu encampo o teu raciocínio...

 

2-Será que só eu aqui percebi que os personagens do filme FAZEM PARTE da história de ninar a qual a oriental se refere o tempo todo?
[/quote']

 

1-Simples ambos os casos deveriam tomar uma atitude, já que o mundo deles estava sendo ameaçado. Com Frodo a força dos exércitos de Sauron ameaçando toda a Terra Média, com Batman a criminalidade crescente acabando com Gothan City. Com a Story que vive em um mundo independente deste, sei lá... ela simplesmente saiu do mundo dela, para fazer algo aqui que nem ela sabe direito o que é. Ou sabe?

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

2-É verdade. Mas eles nem notam isto, até o Sebastian de História Sem Fim tinha um raciocínio mais ativo.

Plutão Orco2007-04-13 09:42:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Hein? Pq tinha que ser o Frodo, sendo que havia gente mais capacitada pra isso? Explique por favor... O mesmo para o Batman: pq Bruce Wayne não investiu na polícia, equipando-a para estarem equiparadas aos bandidos?

 

2) A idéia é essa sr. Pluto: eles não notarem... e o Sebastian só toma uma posição mais ativa ao final de A História sem Fim se vc não se lembra... Foi necessário que toda a terra de Fantasia fosse destruída para que Bastian levantasse a bunda da cadeira e tomasse uma posição. Nesse diapasão A Dama na Água sai ganhando pois Cleveland e cia. não esperam a Narf ser trucidada pelo scrunt para tomarem uma atitude.

 

Tente de novo... 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
1) Hein? Pq tinha que ser o Frodo' date=' sendo que havia gente mais capacitada pra isso? Explique por favor... O mesmo para o Batman: pq Bruce Wayne não investiu na polícia, equipando-a para estarem equiparadas aos bandidos?

 

2) A idéia é essa sr. Pluto: eles não notarem... e o Sebastian só toma uma posição mais ativa ao final de A História sem Fim se vc não se lembra... Foi necessário que toda a terra de Fantasia fosse destruída para que Bastian levantasse a bunda da cadeira e tomasse uma posição. Nesse diapasão A Dama na Água sai ganhando pois Cleveland e cia. não esperam a Narf ser trucidada pelo scrunt para tomarem uma atitude.

 

Tente de novo... 03
[/quote']

 

1-Tinha gente mais capacitada, mas nenhum deles tinha o principal à determinação de fazer a mudança. O mesmo caso para ambos, tanto Frodo como Batman. A determinação conta muito. Já o personagem de A Dama Na Água dúvida em vários momentos de sua capacidade e nem sabe o que fazer. Isto é um ponto contra a resolução de seus problemas.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

2-Como você sabe se a idéia é esta mesma? Você leu os pensamentos do diretor e roteirista?09 Acredito que você supõe isto. Pois não foram apontados fatores, que levavam em conta a participação inconsciente dos personagens na trama de forma proposital. E olha que em Pleasantville isto é feito com primor e aqui não.

 

Na verdade nada deixa indício, que possamos levar em conta isto, quer diretamente e quer indiretamente esta idéia, eles deveriam sim tomar conta que são parte da estória há muito tempo. Já que sabem da estória, já em Pleasantville isto não ocorre porque os personagens não mencionam o seriado para os personagens do mesmo, pois já é tratada uma regra de não revelar isto. Aqui eles tentam criar um mundo em expansão, mas nunca deixaram isto claro como em Pleasantville ou deixam qualquer percepção disto.

Plutão Orco2007-04-13 11:16:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Hein? Frodo tinha DETERMINAÇÃO? De onde vc tirou isso? Vc leu os pensamentos do diretor e roteirista? 06

 

Para vc ver como é bom provar do próprio remédio... A determinação para fazer a mudança se manifesta de diversas formas. Frodo poderia convencer alguém a ir, ao invés dele ir... Pq isso não foi feito? E o caso de Batman é pior ainda! A determinação do personagem poderia ser manifestada em forma de uma polpuda quantia financeira a ser creditada para a polícia. Em Begins vemos que as Indústrias Wayne desenvolvem tecnologias bélicas. Pq não colocar isso a disposição da polícia? Faz muito mais sentido.

 

E, voltando ao Frodo, como a Story, ele também duvida em diversos momentos de sua capacidade e há pelo menos UMA sequência clara em que ele não sabe o que fazer.

 

2) Sabe como eu sei? Eu assisti ao filme. Isso basta... 03 E que fatores que vc quer que sejam apontados? Voltemos ao exemplo do Bastian em A História Sem Fim: quais são os fatores que levam em conta a participação inconsciente dele na trama de forma proposital? O que seria esse 'proposital'?

 

Na verdade nada deixa indício' date=' que possamos levar em conta isto, quer diretamente e quer indiretamente esta idéia, eles deveriam sim tomar conta que são parte da estória há muito tempo.[/quote']

 

Bastian só se deu conta quando Fantasia foi destruída pelo Nada e aqui vc não reclamou... Tente de novo...

 

Já que sabem da estória' date=' já em Pleasantville isto não ocorre porque os personagens não mencionam o seriado para os personagens do mesmo, pois já é tratada uma regra de não revelar isto. Aqui eles tentam criar um mundo em expansão, mas nunca deixaram isto claro como em Pleasantville ou deixam qualquer percepção disto. [/quote']

 

Os personagens de A Dama na Água não sabem o final da história. E se vc abstraiu que aqui Shyamalan tenta criar um mundo em expansão é sinal de que ele deixou pistas disso em seu filme, não? 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
1) Hein? Frodo tinha DETERMINAÇÃO? De onde vc tirou isso? Vc leu os pensamentos do diretor e roteirista? 06

 

Para vc ver como é bom provar do próprio remédio... A determinação para fazer a mudança se manifesta de diversas formas. Frodo poderia convencer alguém a ir' date=' ao invés dele ir... Pq isso não foi feito? E o caso de Batman é pior ainda! A determinação do personagem poderia ser manifestada em forma de uma polpuda quantia financeira a ser creditada para a polícia. Em Begins vemos que as Indústrias Wayne desenvolvem tecnologias bélicas. Pq não colocar isso a disposição da polícia? Faz muito mais sentido. [/quote']

 

Não entusiasmado Dook. O próprio filme expressa isto diretamente e indiretamente. Diretamente quando Elrond diz: “O Hoobit mostrou uma grande determinação e resistência ao suportar o poder do Anel”.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

E melhor ainda de maneira indireta: Pois nos filmes Frodo, é quase morto diversas vezes, sofre constantemente e mesmo assim ainda está decidido em ir a Mordor. Pode parecer burrice, mas persistência e burrice andam lado a lado. Nós podemos expressar isto com propriedade inclusive. Já que você e eu defendemos nossos pontos de vista com tanta determinação.

 

E no caso do Batman mais errado ainda Dook, uma pessoa realmente determinada faz pro si mesma e não através de terceiros. E você se esqueceu que este dinheiro e equipamento seriam desviados por uma polícia corrupta?

 

 

E' date=' voltando ao Frodo, como a Story, ele também duvida em diversos momentos de sua capacidade e há pelo menos UMA sequência clara em que ele não sabe o que fazer.

 

[/quote']

 

Frodo duvida sim, mas mesmo assim está decido em ir a Mordor, ele sabe o que fazer só não sabe como fazer. O mesmo não se pode dizer de Story, que não tem missão definida.

 

 

2) Sabe como eu sei? Eu assisti ao filme. Isso basta... 03 E que fatores que vc quer que sejam apontados? Voltemos ao exemplo do Bastian em A História Sem Fim: quais são os fatores que levam em conta a participação inconsciente dele na trama de forma proposital? O que seria esse 'proposital'?

 

Sebastian sofre com os personagens que ele gosta' date=' tem esperança ainda na comitiva da estória. Ele carregava tanto isto, que nomeia a Imperatriz Menina de Esperança. Os seus sentimentos foram o elo de ligação, para com Atryu para o levar até a Imperatriz Menina e isto não é masturbação mental, está claramente lá. Pois tanto Sebastian quanto o mundo de Fantasia estavam começando perder as esperanças, estavam ficando descrentes com o Nada. Já no o Mundo Azul de Story não esta com problemas, eles não tem um elo sequer apontado na estória. Pode ser a Terra com o pseudônimo de Mundo Azul ou não. Nada é esclarecido para firmar um elo.

 

 

 

Bastian só se deu conta quando Fantasia foi destruída pelo Nada e aqui vc não reclamou... Tente de novo...

 

 

Errado. Indiretamente aos poucos, ele toma ciência de seu envolvimento com “A História Sem Fim”, tanto que ele lê o seu próprio grito, observa Atryu <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em sua Merendeira e se pergunta e se indaga o tempo todo se ele é parte da própria estória. Aos poucos percebemos que ele tem ciência perfeita disto. Só não tem coragem de admitir isto, como não teve para enfrentar os valentões da escola.

 

 

Os personagens de A Dama na Água não sabem o final da história. E se vc abstraiu que aqui Shyamalan tenta criar um mundo em expansão é sinal de que ele deixou pistas disso em seu filme' date=' não? 
[/quote']

 

Sim pode ser feita esta leitura no filme. Mas seria masturbação. Será que o mundo dos moradores estava se fundindo com o mundo de Story? Será? Não tenho a mínima idéia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entusiasmado Dook. O próprio filme expressa isto diretamente e indiretamente. Diretamente quando Elrond diz: “O Hoobit mostrou uma grande determinação e resistência ao suportar o poder do Anel”.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

E melhor ainda de maneira indireta: Pois nos filmes Frodo' date=' é quase morto diversas vezes, sofre constantemente e mesmo assim ainda está decidido em ir a Mordor. Pode parecer burrice, mas persistência e burrice andam lado a lado. Nós podemos expressar isto com propriedade inclusive. Já que você e eu defendemos nossos pontos de vista com tanta determinação. [/quote']

 

E daí que ele é quase morto várias vezes? E daí que ele sofre constantemente? O que isso tem a ver com o sentido, com o nexo dele assumir um fardo que não era seu e que poderia ter sido assumido por uma pessoa mais capacitada?

 

O simples fato dele colocar em dúvida o que deve fazer (e ele faz isso ao final do primeiro filme) já o coloca junto a Story que também tem dúvidas, mas continua no prédio, persistindo...

 

Frodo duvida sim' date=' mas mesmo assim está decido em ir a Mordor, ele sabe o que fazer só não sabe como fazer. O mesmo não se pode dizer de Story, que não tem missão definida.

[/quote']

 

Vc não prestou atenção ao filme pelo visto. Ela sabe que sua missão é se encontrar com uma pessoa que desencadeará uma profunda transformação na humanidade. Ela só não sabe quem é, pensa primeiro que é Cleveland, depois continua procurando.

 

Sebastian sofre com os personagens que ele gosta' date=' tem esperança ainda na comitiva da estória. Ele carregava tanto isto, que nomeia a Imperatriz Menina de Esperança. Os seus sentimentos foram o elo de ligação, para com Atryu para o levar até a Imperatriz Menina e isto não é masturbação mental, está claramente lá.[/quote']

 

Não, não está... conheço o filme de cabo a rabo e Sebastian é um mero expectador até perceber que Fantasia está ruindo e que os personagens falam dele como se fosse um deles.

 

Pois tanto Sebastian quanto o mundo de Fantasia estavam começando perder as esperanças' date=' estavam ficando descrentes com o Nada. Já no o Mundo Azul de Story não esta com problemas, eles não tem um elo sequer apontado na estória. Pode ser a Terra com o pseudônimo de Mundo Azul ou não. Nada é esclarecido para firmar um elo. [/quote']

 

Hahahahahaha... Essa foi ótima. Bastian ocupa uma posição passiva O TEMPO INTEIRO se manifestando somente quando os personagens imploram que ele tome uma atitude...

 

E não sei se o Mundo Azul de Story está com problemas... o filme mostra que a Terra está com problemas e por isso ela é enviada... Period.

 

Sinceramente, a discussão está se desfocando tremendamente... Até agora vc está dizendo de relevante que a 'determinação' (sic) traz sentido para determinadas ações dos personagens como 'prova' de que a fantasia precisa fazer sentido...

 

Já mostrei que no caso de Frodo isso é furada (seja pq haviam outros mais capacitados o que já excluiria o pobre hobitt, seja pq ele mesmo antes de aceitar o fardo, demonstrou que não tinha mais interesse em prosseguir com aquela história) e o mesmo para o Batman...

 

Errado. Indiretamente aos poucos' date=' ele toma ciência de seu envolvimento com “A História Sem Fim”, tanto que ele lê o seu próprio grito, observa Atryu <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?:NAMESPACE PREFIX = ST1 />em sua Merendeira e se pergunta e se indaga o tempo todo se ele é parte da própria estória. Aos poucos percebemos que ele tem ciência perfeita disto. Só não tem coragem de admitir isto, como não teve para enfrentar os valentões da escola. [/quote']

 

Sério, onde no filme está essa parte? Bastian se envolve emocionalmente, se encanta com a história, mas são atitudes passivas de um leitor. Ele só percebe que precisa ser ativo quando Fantasia é destruída.

 

E no caso do Batman mais errado ainda Dook' date=' uma pessoa realmente determinada faz pro si mesma e não através de terceiros. E você se esqueceu que este dinheiro e equipamento seriam desviados por uma polícia corrupta?

[/quote']

 

Cê tá de piada? É pra eu levar a sério? Plutão assim vc me ofende! Quer dizer que se eu estou traumatizado com o crime, quero tomar uma atitude e a polícia é corrupta para eu investir nela, então o mais lógico é eu me vestir de morcego para assustar os bandidos?

 

HAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA

 

(Coringa mode OFF)

 

07

 

Sim pode ser feita esta leitura no filme. Mas seria masturbação. Será que o mundo dos moradores estava se fundindo com o mundo de Story? Será? Não tenho a mínima idéia.

 

Pois é... se vc não tem a mínima idéia, reveja o filme e preste atenção desta vez. Principalmente para tirar da cabeça que o nosso mundo está 'se fundindo' com o da Story (outro absurdo)...  

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bernardo.. Respeito o fato de você não ter gostado do final de 'A Dama na Água'. Entretanto, creio que é necessário o reconhecimento de que há uma sensibilidade artística presente nele.

 

SPOILERS

A seqüência a qual Story é resgatada pela águia é bela. Primeiramente, temos uma câmera em baixo d'água... Logicamente, a imagem está desfocada e temos um plano geral de Story e Cleveland à beira da piscina. Sutilmente, Story é 'resgatada'. é uma cena bonita. Temos que reconhecer. E a trilha sonora de James Newton Howard só contribui para tal.

 

É o que eu acho. 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais isso é só uma partezinha. E estava falando q não gostei do final de "A vila". "A dama na água" tem um final felizes para sempre.

 

 

 

Pronto' date=' agora vc me lembrou uma coisa boa do filme: a trilha sonora. A achei muito boa.[/quote']

 

 

 

Se me lembro bem, depois do sucesso "O Sexto Sentido", todos os filmes de Shyamalan tiveram um final felizes para sempre. Será q o caras não pode variar um pouco, ora? Se "A vila" tivesse um final drástico, teria sido melhor, pois a inverossimidade da situação do terceiro ato não faz jus ao realismo dado ao filme. Em outras palavras, é incrível q uma cega consiga percorrer uma floresta, chegar a cidade, pegar remédios de um policial(que aliás nem se importa de como a cega saiu daquele lugar), voltar como se nunca estivesse lá, percorrido toda a floresta e voltado com os remédios antes do cara morrer. Pelo menos nos outros filmes do Shyamalan a incoerência da situação (aliens, pessoas mortas, cara indestrutível, etc) fazia parte da trama proposta, mas em "A vila", o resultado do terceiro ato foi frustrante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Como o final de A Vila pode ser considerado feliz' date=' bern@rdo? [/quote']

 

Tem final?17 Para mim o final é uma incógnita. Afinal, se Lucius vai sobreviver ou não pouco importa, o importante que Ivy conseguiu chegar a tempo. Isto não quer dizer nada, se eles vão conseguir algo dali em diante, é bem provável que ele bata as botas. Heheheheh!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se me lembro bem' date=' depois do sucesso "O Sexto Sentido", todos os filmes de Shyamalan tiveram um final felizes para sempre. Será q o caras não pode variar um pouco, ora? Se "A vila" tivesse um final drástico, teria sido melhor, pois a inverossimidade da situação do terceiro ato não faz jus ao realismo dado ao filme. Em outras palavras, é incrível q uma cega consiga percorrer uma floresta, chegar a cidade, pegar remédios de um policial(que aliás nem se importa de como a cega saiu daquele lugar), voltar como se nunca estivesse lá, percorrido toda a floresta e voltado com os remédios antes do cara morrer. Pelo menos nos outros filmes do Shyamalan a incoerência da situação (aliens, pessoas mortas, cara indestrutível, etc) fazia parte da trama proposta, mas em "A vila", o resultado do terceiro ato foi frustrante.[/quote']

 

É a critica do Pablo parafraseada... Lamentável, para dizer o mínimo e, como não poderia deixar de ser, a impressão que vc não entendeu o final foi gritante... 070707

 

E é melhor eu parar por aqui. Apontar as inverossimilhanças de O Sexto Sentido para mostrar que o objeto de adoração de muitos cinéfilos-bibelô é tão (ou mais) falho que o melhor filme de Shyamalan não vai ficar legal...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Como o final de A Vila pode ser considerado feliz' date=' bern@rdo? [/quote']

 

Ela volta para a vila sã e salva! Quer final mais feliz do que esse?? 06

 

Grande coisa, esse é apenas o desfecho.

A farsa provavelmente continuará, e mais provavelmente ainda acabará não dando certo. Não vejo como isso pode ser feliz.

Gustavo²2007-04-16 16:00:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Spoilers sobre Corpo Fechado:

 

David Dunn faz valer o seu dom, e acaba salvando quem estava dentro daquela casa. Depois, vai até Mr. Glass agradecê-lo por ter feito ver que tinha realmente algo admirável e que viesse trazer alguma importância. É quando que, ao se tocarem pela primeira vez, Dunn - através de seu dom - percebe que Glass é o vilão da história, e fez de tudo para poder encontrar alguém que fosse justamente ao contrário de si, nesse caso "inquebrável". Ele vai preso e blábláblá.

 

Pelo menos é isso que me recordo no momento.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...