Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avante Vingadores: A ERA DE ULTRON (2015)


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

 GILSONDEE, é livre pra largar o copo e dar uma opinião se quiser. ;)

 

 

Pois é, viu como é fácil se convencer que o hulk e companhia podem ser uteis para seus interesses?

 

 

 Se você os controla sim. Mas não é o caso da Hidra em relação a esses três (a não ser que a Hidra invista em construção civil, pois dai ganharia uma nota preta a cada surto do Banner :D )

 

 

 

Não entendi bem, Questão, essa sua argumentativa, porque, tipo, no Soldado Invernal a gente fica sabendo que a Hidra está infiltrada na SHIELD, mas a hidra está infiltrada muito antes, antes da criação dos vingadores

 

 

 

 Quis dizer que os Vingadores foram pensados originalmente para serem uma equipe que respondesse a Shield. A Shield determinaria o que os Vingadores fariam ou não. Ou seja,  a Hidra teria a sua própria super equipe, obedecendo as suas ordens. Mas tal cenário nunca chegou a se concretizar, já que a equipe se desligou da Shield e debandou após a primeira missão, que foi a batalha contra os Chitauri em Nova York. E só se reuniu novamente após o Capitão expor a Hidra. Por isso, a Hidra nunca teve chance de influenciar a equipe usando a infiltração na Shield.

 

 

Mas ainda sim corre o risco dos Vingadores se voltarem contra seus criadores, como é o caso do Ultron, só que ai os Vingadores pegariam os bois de piranhas, aqueles membros que ocupam grandes postos na SHIELD e companhia mas que não fazem parte realmente da grande cúpula. 

 

 

 

  Não tem como afirmar isso. Se esse cenário que você desenhou acontecesse, existiria a possibilidade de Os Vingadores perceberem a manipulação e ir derrubando membro a membro da Hidra até chegar aquilo que você chama de "Grande Cúpula". Não tem como afirmar que eles certamente pegariam apenas os "Bois de Piranha", como você chama. No próprio SOLDADO INVERNAL este processo já começou, com Fury mantendo-se "legalmente morto" para ir atrás da tal grande cúpula, e o próprio Capitão buscando a ajuda dos Vingadores pra extinguir a organização.

 

  Perceba que a Hidra perdeu grande parte de seu poder após "O SOLDADO INVERNAL". Antes acreditavam que ela não existia. Que havia sido extinta na 2ª guerra. Você não cria precauções contra o que você acha que não existe. Não procura o que acha que não existe. A Hidra perdeu essa vantagem.

 

 

Perfeito, você está chegando onde eu quero chegar. 

Por mais que isso esteja ai na mente de todo mundo, 90% dos que acreditam assim não querem fazer uma guerra pra implementar isso, na verdade, só tem isso guardado pra si, pouco expondo. A Hidra estaria apenas encorajando os que compartilham dessa ideia, e convencendo os que são simpatizantes, e conquistando os interesses aqueles que potencialmente se beneficiaram com isso e que estão ignorantes quanto a isso. Ou seja, a Hidra seria o grupo radical que pega de forma radical as ideias e interesses que grande parte da população compartilha e as aplica radicalmente, nos seus extremos.
 

 

  Funcionava muito melhor quando a Hidra era uma "historia de fantasma", um mito que não existe. Mas em SOLDADO INVERNAL ela foi exposta como uma organização terrorista com agentes infiltrados em vários poderes do governo. Exposta, a Hidra perde muito dessa "força mefistofélica" que você propõe. E como eu disse, no caso do que A ERA DE ULTRON parece propor, dar um nome a maldade humana na figura da Hidra me parece enfraquecer o que move o vilão principal da trama, que vamos lembrar, é o Ultron.

 

 

E para um filme de Herói, a Hidra seria na verdade apenas o vilão físico, a transição pro espectador de uma organização criminosa para uma ideia criminosa, um modo de vida criminoso. E a Hidra na história, seria o grupo que é extremamente radical, 
 

 

  A inteligência artificial com um exercito de corpos extremamente poderosos e com um QI enorme já me parece o bastante como vilão físico. Aqui eu volto a fazer aquela pergunta, quem controla as cordas das quais Ultron alega ser livre? Quem é o ventríloquo que controla as cordas das marionetes na acusação de Ultron? A Hidra me parece uma resposta pobre demais.

 

 

Mas os chefões da SHIELD podem ser apenas bois de piranhas, podem ser apenas membros subalternos da Hidra (que eles pensavam participar da grande elite da Hidra, tanto os próprios, quanto a gente, espectador, e os Vingadores, Viúva e Capitas).

 

  Eles podiam não serem os líderes principais, mas não eram meros subalternos. Pense numa empresa que vai fazer uma grande empreitada, a mais ousada em anos. No caso de O SOLDADO INVERNAL o Projeto Inside não era uma operação de rotina. Era algo capaz de por países inteiros de joelhos diante da organização. Você não põe um subalterno pra fazer isso. Põe alguém importante dentro da empresa pra comandar isso O personagem do Redford podia não fazer parte da Grande Cúpula. Mas com certeza sabia quem fazia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

cara, ta bão demais os posicionamentos para a história que vocês defendem.

Procurando me posicionar na sua versão Adler, a verdadeira cúpula da shield não estaria no dossie divulgado ao final do cap2.

 

entre eles estaria o barão "strudel", o barão da série da shield e talvez outros... é puraí?

Esses sim é que estariam sendo os mentores de todo o plano desde o início de tudo que conhecemos do UCM, manipulando a todos.  Com a ajuda que as ações de destruição, proporcionadas em grande escala pelos vingadores, atitudes essas provocadas pela shield através de seu plano maligno, sejam responsáveis pela formação da personalidade da criança ultron, como o próprio spader declaraou em recente entrevista.

 

Se for puraí Adler, cara, todos fomos enganados até agora, pois é diferente do que vimos em tela, até agora.

notícia by legião dos heróis:

 

Os planos originais da Marvel eram exibir o primeiro trailer oficial de Vingadores 2 no dia 28 de Outubro, imediatamente após o episódio de Agentes da SHIELD. Menos de 24 horas depois do anúncio, o trailer acabou “vazando” na internet, mas a Casa das Ideias tratou de revelar que ainda tem muito mais para mostrar!

Em uma conferência de imprensa, a Marvel agradeceu aos fãs que assistiram ao trailer e garantiram que a melhor maneira de mostrar sua gratidão é nos dar novas cenas exclusivas de Vingadores 2! Portanto, além de um novo trailer, com cenas exclusivas, no próximo episódio de Agentes da SHIELD, a Marvel também irá exibir cenas de bastidores inéditas no dia 4 de Novembro no especial Marvel 75 Years: From Pulp to Pop!

Além disso, a Disney revelou que o trailer quebrou todos os recordes do estúdio e em menos de 24 horas ultrapassou a marca de 3e milhões e 300 mil views. Só para ter uma noção, o trailer de 50 tons de cinza alcançou a impressionante marca de 36,4 milhões de views em uma semana e quase foi ultrapassado pelos Heróis Mais Poderosos da Terra em um único dia!

Mas não é só isso! Além de um novo trailer, na manhã do dia 28 será realizada uma conferência no El Capitan Theater em Hollywood no qual a Marvel fará uma grande revelação!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na TV o pau tá comendo no debate entre o 13 e o 45!!!!

segue entrevista do James Spader para Total Film. Comentando sobre como foi trabalhar com a galera, diz que filmava com os atores e depois filmava com o sistema de captura de movimento, com os pontos no rosto e todo o corpo, a personalidade do vilão, conforme comentei acima.........................

http://movies.cosmicbooknews.com/content/james-spader-talks-ultron-avengers-2-robert-downey-jr-loki

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois do que já rolou de debate entre Adler e Questão, parece até fácil dizer, mas ta faltando um pouco de clareza nas defesas aí, galera!  :P

 

Bom... acredito que, se a Hydra realmente tiver relação com as cordas às quais o Ultron se refere, a organização não precisaria necessariamente ter controle sobre os soldados que estão na ponta da lança (Viúva Negra, Thor etc.). Bastaria que esses soldados fossem, no fim das contas, artistas circenses, que estão entretidos em guerras menores, atraindo a atenção da sociedade enquanto a guerra principal é travada nos bastidores.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 PRIMO, pode fazer uma breve análise do trailer e dos momentos que mais lhe chamaram a atenção ou lhe intrigaram?

 

Ainda no campo dos gifs (escreverei algo depois), acho muito interessante como o Marvel Studios explora bem as habilidades de cada membro dos Vingadores. Seguem duas partes muito empolgantes nesse aspecto:

 

Captain%20dodging%20car_zpscktkmio0.gif

 

Black%20Widow%20plane%20jump_zpsu017lm4z

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois do que já rolou de debate entre Adler e Questão, parece até fácil dizer, mas ta faltando um pouco de clareza nas defesas aí, galera!  :P

 

Bom... acredito que, se a Hydra realmente tiver relação com as cordas às quais o Ultron se refere, a organização não precisaria necessariamente ter controle sobre os soldados que estão na ponta da lança (Viúva Negra, Thor etc.). Bastaria que esses soldados fossem, no fim das contas, artistas circenses, que estão entretidos em guerras menores, atraindo a atenção da sociedade enquanto a guerra principal é travada nos bastidores.

 

 Mas PRIMO, existe a forte possibilidade desses "artistas circences" perceberem onde a real guerra está acontecendo. Em O SOLDADO INVERNAL, Capitão e Viuva perceberam Mostraram ao mundo que "o Diabo existe". O próprio Fury percebeu que é necessário jogar nos bastidores, e por isso optou em "continuar morto". Por isso, eu não vejo o Capitão e os seus tão inocentes assim em relação a Hidra após "SOLDADO INVERNAL"

 

 Mas vejo que você ficou no meio do tabuleiro, PRIMO :P Você acha que as cordas as quais o Ultron se refere são mesmo manipulados pela Hidra, e a organização é a causa de sua revolta ou o "Ventríloquo" seria algo muito maior, um sistema maior, uma grande "maquina" que simplesmente funciona, e a qual o Ultron esta disposto a desmontar, algo na vibe de TDK e TROPA DE ELITE 2?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Claro que ela tem relação com esse sistema maior. Mas suponho, pelo discurso do Ultron, que basicamente TUDO tem relação com esse sistema maior. Hidra, Al Qaeda, Sociedade dos Dez Anéis, mafia russa, não importa. Acho que na visão do Ultron, a Hidra é tão marionete quanto os Vingadores. Essa organização não é especial "no grande esquema das coisas". Acho que o raciocínio analítico do Ultron é o seguinte, os Vingadores pra mudar o mundo, mas não mudam. Então ele mesmo vai mudar ao mundo. Não tem a ver com a Hidra. E sim com um sistema, uma maquina, da qual a Hidra é somente uma peça.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois do que já rolou de debate entre Adler e Questão, parece até fácil dizer, mas ta faltando um pouco de clareza nas defesas aí, galera!  :P

 

Bom... acredito que, se a Hydra realmente tiver relação com as cordas às quais o Ultron se refere, a organização não precisaria necessariamente ter controle sobre os soldados que estão na ponta da lança (Viúva Negra, Thor etc.). Bastaria que esses soldados fossem, no fim das contas, artistas circenses, que estão entretidos em guerras menores, atraindo a atenção da sociedade enquanto a guerra principal é travada nos bastidores.

 

 

 GILSONDEE, é livre pra largar o copo e dar uma opinião se quiser. ;)

 

 

 

 Se você os controla sim. Mas não é o caso da Hidra em relação a esses três (a não ser que a Hidra invista em construção civil, pois dai ganharia uma nota preta a cada surto do Banner :D )

 

 

 

 

 Quis dizer que os Vingadores foram pensados originalmente para serem uma equipe que respondesse a Shield. A Shield determinaria o que os Vingadores fariam ou não. Ou seja,  a Hidra teria a sua própria super equipe, obedecendo as suas ordens. Mas tal cenário nunca chegou a se concretizar, já que a equipe se desligou da Shield e debandou após a primeira missão, que foi a batalha contra os Chitauri em Nova York. E só se reuniu novamente após o Capitão expor a Hidra. Por isso, a Hidra nunca teve chance de influenciar a equipe usando a infiltração na Shield.

 

 

 

  Não tem como afirmar isso. Se esse cenário que você desenhou acontecesse, existiria a possibilidade de Os Vingadores perceberem a manipulação e ir derrubando membro a membro da Hidra até chegar aquilo que você chama de "Grande Cúpula". Não tem como afirmar que eles certamente pegariam apenas os "Bois de Piranha", como você chama. No próprio SOLDADO INVERNAL este processo já começou, com Fury mantendo-se "legalmente morto" para ir atrás da tal grande cúpula, e o próprio Capitão buscando a ajuda dos Vingadores pra extinguir a organização.

 

  Perceba que a Hidra perdeu grande parte de seu poder após "O SOLDADO INVERNAL". Antes acreditavam que ela não existia. Que havia sido extinta na 2ª guerra. Você não cria precauções contra o que você acha que não existe. Não procura o que acha que não existe. A Hidra perdeu essa vantagem.

 

 

  Funcionava muito melhor quando a Hidra era uma "historia de fantasma", um mito que não existe. Mas em SOLDADO INVERNAL ela foi exposta como uma organização terrorista com agentes infiltrados em vários poderes do governo. Exposta, a Hidra perde muito dessa "força mefistofélica" que você propõe. E como eu disse, no caso do que A ERA DE ULTRON parece propor, dar um nome a maldade humana na figura da Hidra me parece enfraquecer o que move o vilão principal da trama, que vamos lembrar, é o Ultron.

 

 

  A inteligência artificial com um exercito de corpos extremamente poderosos e com um QI enorme já me parece o bastante como vilão físico. Aqui eu volto a fazer aquela pergunta, quem controla as cordas das quais Ultron alega ser livre? Quem é o ventríloquo que controla as cordas das marionetes na acusação de Ultron? A Hidra me parece uma resposta pobre demais.

 

 

  Eles podiam não serem os líderes principais, mas não eram meros subalternos. Pense numa empresa que vai fazer uma grande empreitada, a mais ousada em anos. No caso de O SOLDADO INVERNAL o Projeto Inside não era uma operação de rotina. Era algo capaz de por países inteiros de joelhos diante da organização. Você não põe um subalterno pra fazer isso. Põe alguém importante dentro da empresa pra comandar isso O personagem do Redford podia não fazer parte da Grande Cúpula. Mas com certeza sabia quem fazia.

 

 

Questão, você está se prendendo a um erro, ou dois.

 

Primeiro que não necessariamente a Hidra fora descoberto, mas apenas o que hoje achamos que o que é o alto escalão da Hidra.

 

Talvez eles sejam só bois de piranhas, para justamente os Vingadores poderem prender suas atenções nessa busca, e nas outras mais circunstâncias das quais possam vir, deixando de lado as questões realmente que importa, se a Shield era de certa forma parte da Hidra, seria os Vingadores terem uma certa função para elas? seria nossa cultura onde nós, vingadores, estamos inseridos, ambiente nutritivo pra esse grupo? 

 

Sim, o Ultron pode vir a dizer que a cultura, toda a sociedade, que os próprios Vingadores estão presos, tem softwares que acabam nutrindo e servindo direta ou indiretamente, de fato ou potencialmente, a Hidra (e o potencialmente é que é o mais poderoso porque é o que alimenta a Hidra a poder crescer indefinidamente, porque sempre que há ambiente propício, pessoas que tem vida e pensamentos cuja as ideias da Hidra sejam benéficas para essas pessoas, a Hidra pode se espalhar).

 

Ai a luta contra a Hidra na verdade passa não só a ser a busca pelos grandes mentores e a que os Vingadores estão de certa forma ligados, mas também a ideia, ao contexto social do qual a Hidra se alimenta e do qual a Hidra faz parte. Do qual os Vingadores vivem, e do qual os Vingadores lutam e acreditam... 

 

Ou seja, mesmo que os Vingadores se "libertem" da Hidra, elas continuam amarradas, acorrentadas nesse contexto cultural do qual sua existência tem importante papel na manutenção do Status quo.

 

E enfraquecer ou descaracteriza-lo como vilão? o Ultron pode ser o enaltecimento do discurso do Coringa, ou melhor, ao invés de ser um lunático que quer ver o mundo cheio de correntes e forças dominantes, pegar fogo, o Ultron pode ser uma força livre que através de sua ameaça pode forçar ao limite as correntes e assim revela-las atadas nos Vingadores.... 

 

No final, o Ultron vencido (devido ao risco que ele representa a milhões de vidas, independentemente de ele estar certo), os Vingadores se veem percebendo que o Ultron estava certo e que é preciso tomar outras atitudes diante de tal fato exposto.

 

Mas outra questão importante que vocês não estão se atentando, é que a Hidra pode ser qualquer um, 

 

 Mas PRIMO, existe a forte possibilidade desses "artistas circences" perceberem onde a real guerra está acontecendo. Em O SOLDADO INVERNAL, Capitão e Viuva perceberam Mostraram ao mundo que "o Diabo existe". O próprio Fury percebeu que é necessário jogar nos bastidores, e por isso optou em "continuar morto". Por isso, eu não vejo o Capitão e os seus tão inocentes assim em relação a Hidra após "SOLDADO INVERNAL"

 

 Mas vejo que você ficou no meio do tabuleiro, PRIMO :P Você acha que as cordas as quais o Ultron se refere são mesmo manipulados pela Hidra, e a organização é a causa de sua revolta ou o "Ventríloquo" seria algo muito maior, um sistema maior, uma grande "maquina" que simplesmente funciona, e a qual o Ultron esta disposto a desmontar, algo na vibe de TDK e TROPA DE ELITE 2?

Questão, eu diria que a Hidra é algo muito maior do que você está concebendo. A Hidra é uma organização como resultado de uma cultura, de uma concepção, de uma força de interesses, das necessidades advindas desses interesses. Ou seja, a Hidra é, na verdade, algo muito maior, e que essa organização radical é só um resultado desse contexto de forma extrema, uma organização desses interesses na sua forma mais cru e radical, da cultura que gera esses interesses, em um grupo de pessoas que se prontificam a responsabilizar-se a cuidar e por em prática os pilares que sustentam o contexto cultural do qual esses interesses se fazem valer.

 

A Hidra é só um boi de piranha, porque sempre haverá um lider fanático motivado pela cultura em que ele vive do qual se beneficia dessas concepções radicais e que assumirá o comando da Hidra (ou seja, os Vingadores nunca chegarão a alcançar o responsável pela Hidra, os verdadeiros lideres, mesmo porque eles fazem parte da Hidra, eles devido a concepção do qual foram criados ou surgiram, servem aos interesses dessa cultura do qual a Hidra nasceu e se fortaleceu. 

 

Eles não são inocentes, mas eles precisam enxergar seu papel nisso tudo, como eles contribuíram, ao escolherem a vida de heróis, para os interesses do qual esse contexto se nutre..... E acho que esse será o efeito do Ultron (mesmo que essa minha ideia dos Vingadores servirem ou não aos interesses da Hidra, e mais holisticamente, a todo o pensamento e forma de viver que se beneficia da Hidra e do qual a Hidra nasceu e nasce...).

 

Eu acharia interessantíssimo se o Ultron fosse a contra imagem da Hidra, assim como ele poderia se infiltrar em qualquer aparelho eletrônico, sendo assim o Ultron um software, a Hidra poderia se infiltrar e ser qualquer um, porque mais que um grupo com idéias, é uma ideia que favorece interesses de muitos que nesse contexto se beneficiam.  

 

Tropa de Elite 2 é um bom paralelo, só que aqui estaria na verdade focando em como o contexto político social do todo pode gerar um grupo específico como a Hidra e amarrar pessoas que trabalham em cooperação para uma causa a um contexto que sirva os interesses desse contexto político-social e grupo específico gerado por eles.  

 

 

 Claro que ela tem relação com esse sistema maior. Mas suponho, pelo discurso do Ultron, que basicamente TUDO tem relação com esse sistema maior. Hidra, Al Qaeda, Sociedade dos Dez Anéis, mafia russa, não importa. Acho que na visão do Ultron, a Hidra é tão marionete quanto os Vingadores. Essa organização não é especial "no grande esquema das coisas". Acho que o raciocínio analítico do Ultron é o seguinte, os Vingadores pra mudar o mundo, mas não mudam. Então ele mesmo vai mudar ao mundo. Não tem a ver com a Hidra. E sim com um sistema, uma maquina, da qual a Hidra é somente uma peça.

 

Fantástico raciocínio, mas eu acho que o que faz especial da Hidra é seu poder de ser uma ideia inerente a aqueles que tem o maior poder aquisitivo de todo o mundo, e que também faz-se presente em outros grupos de controle de massa, mas com outras denominações (ao mesmo tempo que demistifica outros grupos como criminosos, passando a percebe-los como também uma contra reação a essa tentativa de monopolizar os recursos e o rumo social). 

 

Ou seja, nem todas as organizações são marionetes, porque há organizações que justamente combatem esse contexto do qual se beneficia de grupos como a Hidra, os Vingadores. Mas os Vingadores estão amarrados a esse contexto cultural, e, portanto, como são um grupo de entidades com habilidades extremas, cujo resultado são claros e notórios, além de ser intensos, acabam produzindo resultados dos quais sirvam aos interesses desse contexto radicalizado que se materializou na Hidra. 

 

E talvez o Ultron perceba que, no fim, são propostas diferentes de organizações que procuram determinar a rota humana, e que ele tem a resposta de sair desse ciclo, porque ele não tem correntes. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

UAUiAUiAUiU

Pois é, mas eu tenho a certeza que nem 10% dessa viagem é o filme, mas o que eu tenho mais certeza ainda é que o trailer tem material que nos faz imaginar uma porrada de possibilidades boas, uma porrada de ideias do que será o filme que me deixaria bastante feliz, ou mesmo extremamente animado.

Mas também pode ser que na verdade, tudo não passe de pipoca de isopor hehehehehe, que o Trailer diga que será um filmaço, mas seja um filminho.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

um sistema, uma maquina, da qual a Hidra é somente uma peça.

 

É possível, sim, mas dois detalhes jogam holofotes na outra possibilidade:

 

1) "Corta-se uma cabeça, nascem duas". Com base nisso, podemos fazer uma análise malthusiana ( B)) no seguinte sentido: enquanto os membros da Hydra crescem, em sigilo, em escala geométrica, os que combatem a Hydra, mesmo sem saber que combatem, crescem aos olhos de todos e em escala aritmética. A organização teria plena prerrogativa de ser o centro desse leque imenso do sistema.

 

2) O Tesseract compartilhou plots com Loki e com o Caveira Vermelha. Teria a Hydra ligação mais direta com algo fora dos limites dimensionais que abrigam os Vingadores? Nesse caso, Thor e cia podem estar golpeando a ponta do iceberg, pois atuam em aberto, enquanto o outro lado atua em sigilo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Questão, você está se prendendo a um erro, ou dois.

 

Primeiro que não necessariamente a Hidra fora descoberto, mas apenas o que hoje achamos que o que é o alto escalão da Hidra.

 

 

 

 Desculpe ADLER, mas aqui quem está errando é você. O termo "Descoberta" é perfeito para descrever a situação da Hidra em O SOLDADO INVERNAL. Antes do Capitão e da Viuva descobrirem toda a maracutaia por trás do Projeto Inside, ninguém sabia que ainda existia uma Hidra. Todos achavam que a organização havia sido extinta com o fim da 2ª Guerra Mundial. O filme também não sugere que o alto escalão da Hidra foi descoberto, tanto que essa é uma das razões de Fury preferir continuar "Legalmente morto" pra caçar o grupo. O status da organização muda ao fim de O SOLDADO INVERNAL. Então eu diria que sim, NECESSARIAMENTE a Hidra foi descoberta no filme.

 

 

  

 

Talvez eles sejam só bois de piranhas, para justamente os Vingadores poderem prender suas atenções nessa busca, e nas outras mais circunstâncias das quais possam vir, deixando de lado as questões realmente que importa, se a Shield era de certa forma parte da Hidra, seria os Vingadores terem uma certa função para elas? seria nossa cultura onde nós, vingadores, estamos inseridos, ambiente nutritivo pra esse grupo? 

 

 

 Talvez não. E mais uma vez bato na tecla do reducionismo. Condicionar todas as possíveis consequências negativas das ações dos Vingadores e os próprios aspectos de nossa cultura aos interesses de um único grupo me parece tão simplista, pra não dizer uma repetição do que foi mostrado em O SOLDADO INVERNAL e o que está sendo explorado na série AGENTS OF SHIELD. Acho que dá pra ir mais além do que se apegar a um pastiche illuminati.

 

 

Sim, o Ultron pode vir a dizer que a cultura, toda a sociedade, que os próprios Vingadores estão presos, tem softwares que acabam nutrindo e servindo direta ou indiretamente, de fato ou potencialmente, a Hidra (e o potencialmente é que é o mais poderoso porque é o que alimenta a Hidra a poder crescer indefinidamente, porque sempre que há ambiente propício, pessoas que tem vida e pensamentos cuja as ideias da Hidra sejam benéficas para essas pessoas, a Hidra pode se espalhar).

 

 

 A questão não são os softwares. Acho que a análise do Ultron vai muio além disso. Não vejo essa maquina poderosa que você aponta. Ela é só mais uma peça dentro dos grande esquema. Acho mais interessante que a Hidra não seja o ventríloquo dessa história, e sim só mais uma marionete.

 

Mas outra questão importante que vocês não estão se atentando, é que a Hidra pode ser qualquer um, 

 

 

Não ignoro esse fato. Mas isso não torna a Hidra especial. Trabalho de infiltração sempre existiu. Causou uma onda de paranoia durante a Guerra fria. Os comunistas estão em toda parte, lembra? No mundo do crime, supostamente qualquer um pode ser um policial disfarçado. Toda e qualquer pessoa pode ser um membro a paisana de uma organização bélica. Al Qaeda, IRA, grupos anarquistas. O chamado "Inimigo Invisível" sempre existiu e sempre vai existir, e seria um tiro no pé restringir isso só a Hidra.

 

Questão, você está se prendendo a um erro, ou dois.

 

Primeiro que não necessariamente a Hidra fora descoberto, mas apenas o que hoje achamos que o que é o alto escalão da Hidra.

 

Talvez eles sejam só bois de piranhas, para justamente os Vingadores poderem prender suas atenções nessa busca, e nas outras mais circunstâncias das quais possam vir, deixando de lado as questões realmente que importa, se a Shield era de certa forma parte da Hidra, seria os Vingadores terem uma certa função para elas? seria nossa cultura onde nós, vingadores, estamos inseridos, ambiente nutritivo pra esse grupo? 

 

Sim, o Ultron pode vir a dizer que a cultura, toda a sociedade, que os próprios Vingadores estão presos, tem softwares que acabam nutrindo e servindo direta ou indiretamente, de fato ou potencialmente, a Hidra (e o potencialmente é que é o mais poderoso porque é o que alimenta a Hidra a poder crescer indefinidamente, porque sempre que há ambiente propício, pessoas que tem vida e pensamentos cuja as ideias da Hidra sejam benéficas para essas pessoas, a Hidra pode se espalhar).

 

Ai a luta contra a Hidra na verdade passa não só a ser a busca pelos grandes mentores e a que os Vingadores estão de certa forma ligados, mas também a ideia, ao contexto social do qual a Hidra se alimenta e do qual a Hidra faz parte. Do qual os Vingadores vivem, e do qual os Vingadores lutam e acreditam... 

 

Ou seja, mesmo que os Vingadores se "libertem" da Hidra, elas continuam amarradas, acorrentadas nesse contexto cultural do qual sua existência tem importante papel na manutenção do Status quo.

 

E enfraquecer ou descaracteriza-lo como vilão? o Ultron pode ser o enaltecimento do discurso do Coringa, ou melhor, ao invés de ser um lunático que quer ver o mundo cheio de correntes e forças dominantes, pegar fogo, o Ultron pode ser uma força livre que através de sua ameaça pode forçar ao limite as correntes e assim revela-las atadas nos Vingadores.... 

 

No final, o Ultron vencido (devido ao risco que ele representa a milhões de vidas, independentemente de ele estar certo), os Vingadores se veem percebendo que o Ultron estava certo e que é preciso tomar outras atitudes diante de tal fato exposto.

 

Mas outra questão importante que vocês não estão se atentando, é que a Hidra pode ser qualquer um, 

 

Questão, eu diria que a Hidra é algo muito maior do que você está concebendo. A Hidra é uma organização como resultado de uma cultura, de uma concepção, de uma força de interesses, das necessidades advindas desses interesses. Ou seja, a Hidra é, na verdade, algo muito maior, e que essa organização radical é só um resultado desse contexto de forma extrema, uma organização desses interesses na sua forma mais cru e radical, da cultura que gera esses interesses, em um grupo de pessoas que se prontificam a responsabilizar-se a cuidar e por em prática os pilares que sustentam o contexto cultural do qual esses interesses se fazem valer.

 

 

 Chegamos ao ponto circular, pois eu diria que é algo menor do que você está concebendo. Vamos lembrar que a Hidra surgiu do nazismo, lá no primeiro Capitão America. Um grupo que esteve a beira da destruição até que o Zola se infiltrou na Shield e começou a reconstruir a Hidra como "um parasita" nas palavras dele. Eles perceberam que a liberdade não deve ser tomada do oprimido, o oprimido deve entregar a liberdade ao opressor. Por isso a Hidra se espalhou como um vírus nas altas esferas do poder ao longo dos anos. Mas é um erro dizer que a Hidra quer que as coisas permaneçam "exatamente como são". É só nos lembrarmos do Projeto Inside visto em O SOLDADO INVERNAL. Se o Capitão não tivesse impedido as estações de serem lançadas, uma grande mudança ocorreria na ordem mundial.

 

 Ou seja, a Hidra usa os artifícios de nossa civilização para atingir os seus objetivos. Mas ela não pode ser apontada como "O Sistema" ou "O Coração do Sistema", e acho muito desinteressante fazer isso. Dar um nome, um simbolo ao sistema que filmes como TDK e TROPA DE ELITE 2 criticam é simplista e reducionista.

 

 

A Hidra é só um boi de piranha, porque sempre haverá um lider fanático motivado pela cultura em que ele vive do qual se beneficia dessas concepções radicais e que assumirá o comando da Hidra (ou seja, os Vingadores nunca chegarão a alcançar o responsável pela Hidra, os verdadeiros lideres, mesmo porque eles fazem parte da Hidra, eles devido a concepção do qual foram criados ou surgiram, servem aos interesses dessa cultura do qual a Hidra nasceu e se fortaleceu. 

 

 

 Você tá cometendo um erro aqui. Primeiro que a Hidra nasceu como um braço do regime nazista. Não é a mesma cultura na qual ela se perpetuou depois ao se infiltrar na Shield. Segundo, o fato da ideia de um grupo como os Vingadores terem sido criados dentro da Shield/Hidra, não faz com que os Vingadores sejam parte da Hidra nem metaforicamente.

 

 E sim, os Vingadores podem sim chegar aos verdadeiros líderes da Hidra e desmantelar a organização (já fizeram isso nas Hqs várias vezes). Claro que a organização pode renascer por outras mãos, mas seus objetivos e interesses não serão exatamente os mesmos daquela organização caída. Pois trata-se de uma nova Hidra. É só ver a forma como a organização é retratada em CAPITÃO AMERICA e em O SOLDADO INVERNAL, tendo abordagens diferentes para alcançar o mesmo objetivo.

 

 

Tropa de Elite 2 é um bom paralelo, só que aqui estaria na verdade focando em como o contexto político social do todo pode gerar um grupo específico como a Hidra e amarrar pessoas que trabalham em cooperação para uma causa a um contexto que sirva os interesses desse contexto político-social e grupo específico gerado por eles.  

 

 Aqui volto a dizer que dentro das possibilidades, dar um nome e um simbolo ao "mal invisível" me parece um pouco contraprodutivo.

 

 

Ou seja, nem todas as organizações são marionetes, porque há organizações que justamente combatem esse contexto do qual se beneficia de grupos como a Hidra, os Vingadores. Mas os Vingadores estão amarrados a esse contexto cultural, e, portanto, como são um grupo de entidades com habilidades extremas, cujo resultado são claros e notórios, além de ser intensos, acabam produzindo resultados dos quais sirvam aos interesses desse contexto radicalizado que se materializou na Hidra. 

 

 

  Aqui volto a dizer que você esta superestimando a Hidra. É só olhar O SOLDADO INVERNAL. A Hidra seria tão representativa dentro desse sistema e os Vingadores estariam tão amarrados a Hidra? Ora, o simbolo vivo que o Capitão America representa fez com que agentes da Shield "limpa" lutassem contra a Hidra no climax do filme. A Hidra pode se utilizar do sistema, mas esta longe, muito longe, de ser uma representação do sistema.

 

 1) "Corta-se uma cabeça, nascem duas". Com base nisso, podemos fazer uma análise malthusiana (  B)) no seguinte sentido: enquanto os membros da Hydra crescem, em sigilo, em escala geométrica, os que combatem a Hydra, mesmo sem saber que combatem, crescem aos olhos de todos e em escala aritmética. A organização teria plena prerrogativa de ser o centro desse leque imenso do sistema.

 

  É um argumento bem válido PRIMO. Mas repito o que eu disse ao ADLER. Dar um nome e um simbolo ao lado ruim do sistema parece, pelo menos pra mim, contraprodutivo. Acho mais interessante a alternativa.

 

 2) O Tesseract compartilhou plots com Loki e com o Caveira Vermelha. Teria a Hydra ligação mais direta com algo fora dos limites dimensionais que abrigam os Vingadores? Nesse caso, Thor e cia podem estar golpeando a ponta do iceberg, pois atuam em aberto, enquanto o outro lado atua em sigilo.

 

 Opa! Aqui entramos em escala cósmica. O destino do Caveira Vermelha, líder original da Hidra continua desconhecido nos cinemas. Embora a sua proposta seja viável (organização tendo estendido sua influência além da Terra) não me parece o caminho que será seguido. Até por que o Thanos tá na fila de espera, e ele já é ameaça cósmica o bastante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A não ser que a derrota de Thanos representasse a decapitação definitiva da atual Hydra, que seria o tentáculo terráqueo de um sistema maior no qual Thanos está inserido.

 

 Acho que não, PRIMO. A Hidra tem sessenta anos, Thanos tem milhares. Se Thanos já achava Loki e Ronan meio "losers", o que acharia do Caveira Vermelha e seu grupo.

 

Pessoalmente não curto esse conceito Não vejo benefícios em juntar a Hidra com Thanos. Melhor deixar cada um no seu quadrado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1 - Desculpe ADLER, mas aqui quem está errando é você. O termo "Descoberta" é perfeito para descrever a situação da Hidra em O SOLDADO INVERNAL. Antes do Capitão e da Viuva descobrirem toda a maracutaia por trás do Projeto Inside, ninguém sabia que ainda existia uma Hidra. Todos achavam que a organização havia sido extinta com o fim da 2ª Guerra Mundial. O filme também não sugere que o alto escalão da Hidra foi descoberto, tanto que essa é uma das razões de Fury preferir continuar "Legalmente morto" pra caçar o grupo. O status da organização muda ao fim de O SOLDADO INVERNAL. Então eu diria que sim, NECESSARIAMENTE a Hidra foi descoberta no filme.

 

 

Eu não falei que não foi descoberto, foi descoberto que existe a Hidra, e que existiu o projeto Inside, mas eles não descobriram quem eram todos os integrantes, e não descobriram quais são todos os projetos (talvez os próprios Vingadores sejam um projeto da Hidra).

O Status da organização muda no fim de Soldado Invernal? quando? eu só soube que o que a gente conhece da Hidra perdeu, aparentemente, as forças. Na verdade, perdeu a Shield (que foi desligada) e perdeu alguns de seus membros e o Projeto Inside.

  

 


2-  Talvez não. E mais uma vez bato na tecla do reducionismo. Condicionar todas as possíveis consequências negativas das ações dos Vingadores e os próprios aspectos de nossa cultura aos interesses de um único grupo me parece tão simplista, pra não dizer uma repetição do que foi mostrado em O SOLDADO INVERNAL e o que está sendo explorado na série AGENTS OF SHIELD. Acho que dá pra ir mais além do que se apegar a um pastiche illuminati.

 

 

Você é que não me entendeu, eu não estou condicionando as consequencias negativas das ações dos Vingadores e os próprios aspectos de nossa cultura aos interesses de um único grupo. Eu estou alegando o contrário. A Hidra se formou dentro desse contexto, em que os heróis surgiram, dentro desse contexto que a sociedade do mundo marvel vive. Ou seja, a Hidra é quem está condicionada a forma de viver e pensar da nossa sociedade, e os heróis também.

Porém, para materializar isso, mais precisamente, para exemplificar como o modelo de sociedade do mundo marvel favorece interesses de poucos privilegiados, o projeto Vingadores foi idealizar e seus resultados servem aos interesses da Hidra, Hidra essa que na verdade surgiu no contexto de uma sociedade estruturada de forma que esses pequenos grupos com grande poder econômico tem grande poder político, e que nesse contexto, o surgimento da Hidra é apenas a radicalização dessa forma, o enxugamento, e trará benefícios ainda maiores aos que se beneficiam desse sistema social, especificamente a esses pequenos grupos.

Então a Hidra é fruto radical de um contexto socio cultural que são a base da Hidra.  A Hidra é que está condicionada aos aspectos de nossa cultura, de nossa sociedade.

Ou seja, agora, aliando a minha com a sua proposta, talvez os Vingadores se deem conta de que não irão destruir a Hidra enquanto não repensarem na forma com que a sociedade vive, age, se organiza, quais são as prioridades dessa sociedade e quais deveriam ser,.... e, mais especificamente com relação aos Vingadores, para quais interesses e para o que e para quem o Projeto dos Vingadores devem lutar, favorecer, agir, .... E assim, no fim chegar as conclusões de quais pre requisitos básicos se caracteriza uma sociedade justa do qual não é interessante se destacar sobre, se isolar, se colocar melhor que, e sim que é melhor se destacar entre tantos outros destaques, ter sua posição reconhecida por ti e por todos, enfim... uma reflexão mais concreta sobre o que pode munir as manifestações radicais de traços culturais ruins, isolantes.
 

 

3 - A questão não são os softwares. Acho que a análise do Ultron vai muio além disso. Não vejo essa maquina poderosa que você aponta. Ela é só mais uma peça dentro dos grande esquema. Acho mais interessante que a Hidra não seja o ventríloquo dessa história, e sim só mais uma marionete.

 

Ai é que tá, eu não vejo a Hidra (assim como não vejo os iluminatis) nem como ventriloquos e nem como marionetes, eu os vejo como a manifestação mais crua da natureza da sociedade em que se encontra os Vingadores e dos quais os Vingadores estão "amarrados".

 

 

4 - Não ignoro esse fato. Mas isso não torna a Hidra especial. Trabalho de infiltração sempre existiu. Causou uma onda de paranoia durante a Guerra fria. Os comunistas estão em toda parte, lembra? No mundo do crime, supostamente qualquer um pode ser um policial disfarçado. Toda e qualquer pessoa pode ser um membro a paisana de uma organização bélica. Al Qaeda, IRA, grupos anarquistas. O chamado "Inimigo Invisível" sempre existiu e sempre vai existir, e seria um tiro no pé restringir isso só a Hidra.

 

 

 

Você só agora está dimensionando o paralelo que o filme da Hidra está fazendo, mas o que une alguns grupos e outros são as matrizes meméticas (culturais) dos quais elas são formadas. Tipo, não vejo o Nazismo como uma coisa parte da sociedade,  e nem como uma coisa menor. 

Na verdade, o Nazismo foi uma manifestação crua de certas características da sociedade, na verdade o Nazismo foi o exemplo perfeito das questões socio-culturais-naturais da época, pois era uma época onde todos os países da Europa estavam em corrida para dominar as nações da asia, africa e até américas. Mas esse comportamento dos Europeus (e os Americanos sonhando em entrarem nesse grupo) é justificado pela crença de que há raças diferentes, há raças superiores selecionados pela seleção natural, e, que, portanto, as diferentes manifestações culturais dos diferentes povos da Europa eram inferiores, E, inferiores porque ainda não chegaram no nível da Europa, eram seres inferiores e que precisavam de ajuda pra chegar no fim (Europa). E todo esse conceito-comportamento se contrapunha ao crescimento dos movimentos de esquerda, como os movimentos em prol do comunismo, do anarquismo, socialismo...
 

5 - Chegamos ao ponto circular, pois eu diria que é algo menor do que você está concebendo. Vamos lembrar que a Hidra surgiu do nazismo, lá no primeiro Capitão America. Um grupo que esteve a beira da destruição até que o Zola se infiltrou na Shield e começou a reconstruir a Hidra como "um parasita" nas palavras dele. Eles perceberam que a liberdade não deve ser tomada do oprimido, o oprimido deve entregar a liberdade ao opressor. Por isso a Hidra se espalhou como um vírus nas altas esferas do poder ao longo dos anos. Mas é um erro dizer que a Hidra quer que as coisas permaneçam "exatamente como são". É só nos lembrarmos do Projeto Inside visto em O SOLDADO INVERNAL. Se o Capitão não tivesse impedido as estações de serem lançadas, uma grande mudança ocorreria na ordem mundial.

 

 

Questão, a questão é que essas organizações, como a Hidra, compartilham de características que são da natureza da nossa sociedade, da nossa cultura (falando no sentido do mundo vivido pelos Vingadores). A Hidra, como outras, são somente as manifestações mais focadas e radicalizadas em certos pontos dessas características, em diferentes projetos dessas características. Eles querem, por exemplo, manter o monopólio do poder de um grupo, só que de forma radical, no sentido que só quem pode ter acesso a vida, ao nível de ser humano do qual eles fazem parte, são eles, e assim reduz ao máximo a concorrência por todos os potenciais monopólios existentes na terra.

Então, no fim, a Hidra estaria favorecendo quem tivesse dinheiro pra se salvar, e matando uma multidão de ricos e quase todos pobres que não tiveram como escapar, e assim recomeçar tudo do zero de acordo com sua "raça".

Ou seja, os mais pobres em sua grande maioria vão ser eliminados, a classe média contaminadas por mexicanos, arabes, e sulamericanos, vão morrer todos (sobrevivendo as classes médias mais potentes), tendo maior chance de sobrevivência aqueles que tem mais dinheiro.

 

E isso vem com a ideia de que é superior, de que possui mais valor. E essa é uma característica presente na sociedade nossa (mundo dos Vingadores) e inerente ao sistema. 

 

Existe outros tipos de organizações, as religiosas, que ai é a, no mais cru sentido, determinação de quem compartilha daquela crença e de quem não. A luta pelo poder para poder orientar, construir, e julgar uma sociedade de acordo com as crenças compartilhadas culturalmente.

E há organizações que querem o poder porque acham que o poder é uma boa ferramenta para tentar ajudar a construir uma sociedade mais de acordo com as causas dos quais eles acham importantes.

Mas no fim, as organizações todas são produtos da cultura e crença de um povo, não são a origem, e nem são o sistema, elas são, na verdade, uma concentração manifestada de certas características da sociedade e cultura da época. 
E aqui vale perfeitamente o seu comentário: - Não ignoro esse fato. Mas isso não torna a Hidra especial. Trabalho de infiltração sempre existiu. Causou uma onda de paranoia durante a Guerra fria. Os comunistas estão em toda parte, lembra? No mundo do crime, supostamente qualquer um pode ser um policial disfarçado. Toda e qualquer pessoa pode ser um membro a paisana de uma organização bélica. Al Qaeda, IRA, grupos anarquistas. O chamado "Inimigo Invisível" sempre existiu e sempre vai existir, e seria um tiro no pé restringir isso só a Hidra.


Ou seja, mais uma vez, as Hidras, Iluminatis, Nazismos,... não são aberrações do contexto, são filhas do contexto cultural e cognitivo da época e cultura global em que elas se encontram, e compartilham das características que estão presentes num dos pilares da sociedade de sua época. É só ver que no Brasil essa paranóia ainda existe, de que os comunistas vão invadir o Brasil, de que daqui a pouco o PT vai fazer um golpe bolivariano, de que Cuba está enviando militares vestidos de médicos.... E essa paranóia ocorreu exatamente igual com o Presidente João Goulart (um centro direita) e que deu armas simbólicas e na forma de apoio popular para o Golpe Militar de 64
 


 

 

6 - Ou seja, a Hidra usa os artifícios de nossa civilização para atingir os seus objetivos. Mas ela não pode ser apontada como "O Sistema" ou "O Coração do Sistema", e acho muito desinteressante fazer isso. Dar um nome, um simbolo ao sistema que filmes como TDK e TROPA DE ELITE 2 criticam é simplista e reducionista.

Então, a Hidra, assim como o Nazismo, não são o coração do sistema ou o sistema, são a manifestação de certas naturezas do qual o sistema é formado, só que de forma radical. A Hidra pode ser apenas um resquício do passado, um grupo de pessoas isoladas que estão presas nas ideias erradas e criminosas do passado, porém, se a Hidra encontra espaço na sociedade para se espalhar, se a sociedade em que a Hidra se encontra fornece poder e possibilidade de favorecer pessoas cada vez em maior número, é porque essa sociedade tem características culturais dos quais a Hidra se beneficia, e com o fortalecimento da Hidra, essas características culturais que dão forças para alguns conglomerados, e podem também da força para a Hidra, se tornam cada vez mais o centro, a prioridade, o pilar dessa nova cultura em que a Hidra está crescendo, expandindo seu poder de influência. 

E ai que fica a beleza do que o Ultron disse que ia mostrar. Como a sociedade atual é alimento adequado para o nascimento da Hidra (após o fim do nazismo, como uma semente do nazismo), para o seu desenvolvimento, e para o seu crescimento em direção a "possuir" poder na sociedade, logo a infiltração da Hidra na SHIELD e sua relação com os Vingadores é só uma pequena luz de um fenômeno muito maior e invisível, do qual alimenta a Hidra, de que a existência dos Vingadores só fortalecem esse quadro da sociedade onde as pessoas estão presas a essas forças políticas sociais típicas de como a nossa sociedade se organiza. Ou seja, os Vingadores são adubo para as características da sociedade que alimentam a Hidra. E assim, é de interesse dos membros da Hidra que os Vingadores permaneçam ativos e atuantes, pois eles se beneficiam da existência dos vingadores. 

Os Vingadores não estão SÓ a serviço da Hidra mas a serviço das características de toda a sociedade que da forças a Hidra e razão para essa força.

E, no plano mais direto, Os Vingadores estão sujeitos diretamente aos planos da Hidra, porque a Hidra já tem força suficiente para adquirir a representatividade de certos interesses de parte da sociedade, força suficiente para se beneficiar e manter o interesse no projeto dos Vingadores. 

 

Ou seja, mesmo que os Vingadores estejam caçando alguns membros (bois de piranha) da Hidra, eles ainda estão servindo aos seus interesses (da Hidra), ao agirem como heróis em que eles acreditaram ser e atuando como os Vingadores dos quais eles aceitaram construir e fazer parte. Eles, assim, estão ainda ajudando a fortalecer as características da sociedade que alimentam a Hidra, alimentando as características que servem de interesse a causa deles. E ai que está a beleza que Ultron vem mostrar, que todas as sociedades estão amarradas, servem aos interesses de poucos, alimentam o poder de poucos, permitindo assim que alguns desses poucos vejam-se como superiores e com a possibilidade de controlar radicalmente a sociedade, tanto em definir quem pode ou não estar vivo, quem e o que irá ser interessante manter para servir a seus interesses, e o que deve ser descartado... É isso que Ultron vai mostrar, são esses gritos, os gritos de quem já está acorrentado desde antes do surgimento da Hidra e correntes essa que fornece poder para que a Hidra manejem esses acorrentados (só um vídeo informativo pra demonstrar como esse contexto social favorece o controle da sociedade pelo interesse de poucos:

).

 

7 -  Você tá cometendo um erro aqui. Primeiro que a Hidra nasceu como um braço do regime nazista. Não é a mesma cultura na qual ela se perpetuou depois ao se infiltrar na Shield. Segundo, o fato da ideia de um grupo como os Vingadores terem sido criados dentro da Shield/Hidra, não faz com que os Vingadores sejam parte da Hidra nem metaforicamente.

 

 

 Não é a mesma cultura, mas as características permaneceram até hoje. E mais, eu acho que é o esqueleto (ou graande parte do esqueleto) dessas duas culturas é o mesmo sim, só que em outro contexto histórico (porque o próprio nazismo já virou contexto histórico em que a humanidade experimentou). Ou seja, Os Vingadores estão presos a Hidra, mas porque os Vingadores (e toda a humanidade) estão presos a obrigações que favorecem, que interessam, a pequenos grupos de pessoas, como a Hidra. As características da sociedade que dão poder a pequenos grupos, são situações do quais prendem não só a população, mas os próprios Vingadores nesse contexto, e esse contexto dá toda as forças para os grupos da Hidra surgirem, e as ações dos Vingadores não só fortalecem o contexto que alimenta a força da Hidra, como também favorece diretamente aos interesses da Hidra, por isso ela (através da SHIELD) queria a realização desse projeto.

 

8 - E sim, os Vingadores podem sim chegar aos verdadeiros líderes da Hidra e desmantelar a organização (já fizeram isso nas Hqs várias vezes). Claro que a organização pode renascer por outras mãos, mas seus objetivos e interesses não serão exatamente os mesmos daquela organização caída. Pois trata-se de uma nova Hidra. É só ver a forma como a organização é retratada em CAPITÃO AMERICA e em O SOLDADO INVERNAL, tendo abordagens diferentes para alcançar o mesmo objetivo.

 



 

 

Pode não chegar aos verdadeiros lideres se o contexto social continuar munido de força interesses que mantem a Hidra viva, seria como prender um Nazista, mas a condição do qual as ideias de nazistas favorecem as pessoas faz com que outro indivíduo rico e que se veja favorecido, representado, pelas ideias desse grupo, tome a rédia e mantenha o grupo poderoso e crescendo. 
 

9 - Aqui volto a dizer que dentro das possibilidades, dar um nome e um simbolo ao "mal invisível" me parece um pouco contraprodutivo.

 

 

Eu já acho que não, já eu acho que é uma forma muito bonita de um pipocão abordar essa questão meio imersiva, meio não-física, de forma que fique compreensível, que entretenha, sem que perca muita da complexidade e sem que torne enfadonho, e acaba sendo uma forma de apresentar criativamente através de um exemplo de um grupo do qual se beneficia das amarras impostas para a sociedade, e como todos estão presos de forma direta e indiretamente, e de como pode-se estar preso até diretamente com o grupo.  

Não é um mal, mas é um contexto que favorece ideologias nocivas e odiosas ganharem força, e representatividade.

 

 

10 - Aqui volto a dizer que você esta superestimando a Hidra. É só olhar O SOLDADO INVERNAL. A Hidra seria tão representativa dentro desse sistema e os Vingadores estariam tão amarrados a Hidra? Ora, o simbolo vivo que o Capitão America representa fez com que agentes da Shield "limpa" lutassem contra a Hidra no climax do filme. A Hidra pode se utilizar do sistema, mas esta longe, muito longe, de ser uma representação do sistema.

 

Como não é a representação do Sistema? o pessoal da Shield influenciados pela atitude do Capitas não mudaram as condições básicas de si e do seu meio entorno que alimentem a Hidra, como deve revelar o Ultron. O que eles fizeram foi combater a Hidra, e a SHIELD , que já é um feito espantoso e histórico para funcionários de uma empresa se perceberem presos a um esquema sórdido dessa própria empresa.

Mas uma coisa é a luta das pessoas, que são conquistas gigantescas nas menores que sejam. Outra são as correntes, são os poderes, que até podem se beneficiar de certas conquistas das lutas dessas pessoas (como foi o caso do reconhecimento da liberdade dos negros, a Lei Aurea, que foi resultado de muitas lutas por parte dos negros, e que foi aceito só quando quem detinha o controle dessas correntes se beneficiavam e adquiriam mais poder e vantagem ao ceder e reconhecer suas liberdades, mas percebemos até hoje que os poderes não foram tirados, na verdade, o contexto que favorece esses poderes foi é favorecido, colocando as pessoas negras em um contexto de falsa liberdade mas presos a um contexto estereotipado que só servem a libertar a sociedade do peso de ser escravocrata). 

 

 

 

 

 

 

É possível, sim, mas dois detalhes jogam holofotes na outra possibilidade:

 

1) "Corta-se uma cabeça, nascem duas". Com base nisso, podemos fazer uma análise malthusiana (  B)) no seguinte sentido: enquanto os membros da Hydra crescem, em sigilo, em escala geométrica, os que combatem a Hydra, mesmo sem saber que combatem, crescem aos olhos de todos e em escala aritmética. A organização teria plena prerrogativa de ser o centro desse leque imenso do sistema.

 

2) O Tesseract compartilhou plots com Loki e com o Caveira Vermelha. Teria a Hydra ligação mais direta com algo fora dos limites dimensionais que abrigam os Vingadores? Nesse caso, Thor e cia podem estar golpeando a ponta do iceberg, pois atuam em aberto, enquanto o outro lado atua em sigilo.

 

 

 

 

caraio Primo, que ideia foda, ai seria o ZOOM OUT da Hidra, seria uma boa ideia.

 

 

 

 

 Opa! Aqui entramos em escala cósmica. O destino do Caveira Vermelha, líder original da Hidra continua desconhecido nos cinemas. Embora a sua proposta seja viável (organização tendo estendido sua influência além da Terra) não me parece o caminho que será seguido. Até por que o Thanos tá na fila de espera, e ele já é ameaça cósmica o bastante.

 


Mas novamente, Questão, talvez a Hidra não tenha forças pro Thanos, mas na verdade, o fato de ter uma sociedade que oferece o poder de um grupo se formar como a Hidra pode ser uma ferramenta muito útil pro Thanos, a própria Hidra pode ser uma ferramenta muito útil, servindo como "ponte cósmica" pro Thanos entrar na Terra e domina-la. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Antes de prosseguir, devo dizer que mesmo não concordando com muita coisa, é sempre um prazer debater com o ADLER e o PRIMO, dois "oponentes" extremamente valiosos Como disse o JOÃO SPIDER, chega a dar gosto ser nerd :D . Vou abandonar alguns trechos da discussão, por acreditar que estes chegaram ao chamado "Ponto Cíclico". Mas insistirei um pouco mais nos seguintes.

 

 

O Status da organização muda no fim de Soldado Invernal? quando? 

 

 

 Quando o mundo passa a saber que a Hidra existe. Você tem que concordar que são status bem diferentes. Uma coisa é ninguém além dos próprios membros da Hidra saberem de sua existência (para o mundo, a Hidra havia se desmantelado ao fim da 2ª Guerra), outra coisa é todos saberem (Já que foi aberto ao publico com informações jogadas na net e tudo) que tal organização existe e esta atuante. Se isso não é uma mudança de status, eu não sei o que é.

 

 Ou seja, mesmo que os Vingadores estejam caçando alguns membros (bois de piranha) da Hidra, eles ainda estão servindo aos seus interesses

 

 Mais uma vez, a afirmação de que os Vingadores só são capazes de atingir "Bois de Piranha" da Hidra é uma suposição sua. Não vejo por que eles não seriam capazes de atingir os "Líderes centrais".

 

Pode não chegar aos verdadeiros lideres se o contexto social continuar munido de força interesses que mantem a Hidra viva, seria como prender um Nazista, 

 

 Como você mesmo disse, "Pode", campo das possibilidades. Por outro lado, podem sim pegar os verdadeiros líderes, mesmo sem a mudança do contexto social.

 

 

 Mas novamente, Questão, talvez a Hidra não tenha forças pro Thanos, mas na verdade, o fato de ter uma sociedade que oferece o poder de um grupo se formar como a Hidra pode ser uma ferramenta muito útil pro Thanos, a própria Hidra pode ser uma ferramenta muito útil, servindo como "ponte cósmica" pro Thanos entrar na Terra e domina-la. 

 

 Em primeiro lugar, seria chato demais esse esquema de "tá tudo conectado". Todo mundo gosta de uma conexão, mas isso já seria exagero. E Thanos só vem a desenvolver algum interesse na Terra após os eventos de VINGADORES como mostra a cena pós crédito do filme. Então não acredito (e espero) que a Hidra e o Titã Louco estejam relacionados.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Antes de prosseguir, devo dizer que mesmo não concordando com muita coisa, é sempre um prazer debater com o ADLER e o PRIMO, dois "oponentes" extremamente valiosos Como disse o JOÃO SPIDER, chega a dar gosto ser nerd :D . 

 

A sensação é recíproca, Questão. Neste momento de tantos (importantes) embates no país, é gratificante ler algo assim!

 

 

Thanos só vem a desenvolver algum interesse na Terra após os eventos de VINGADORES como mostra a cena pós crédito do filme.

 

Não estou aqui expondo discordância em todos os pontos. Por enquanto, gostaria de me ater ao questionamento dessa afirmação. A cena não é suficiente para uma afirmação de que ocorreu ali o surgimento do interesse. Pode ser vista como a mudança em um dos aspectos do interesse, como a vaidade ou a instigação ao desafio, ou seja, a inclusão de um caráter ainda mais pessoal ao interesse.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Antes de prosseguir, devo dizer que mesmo não concordando com muita coisa, é sempre um prazer debater com o ADLER e o PRIMO, dois "oponentes" extremamente valiosos Como disse o JOÃO SPIDER, chega a dar gosto ser nerd :D . Vou abandonar alguns trechos da discussão, por acreditar que estes chegaram ao chamado "Ponto Cíclico". Mas insistirei um pouco mais nos seguintes.

 

 

 

 Quando o mundo passa a saber que a Hidra existe. Você tem que concordar que são status bem diferentes. Uma coisa é ninguém além dos próprios membros da Hidra saberem de sua existência (para o mundo, a Hidra havia se desmantelado ao fim da 2ª Guerra), outra coisa é todos saberem (Já que foi aberto ao publico com informações jogadas na net e tudo) que tal organização existe e esta atuante. Se isso não é uma mudança de status, eu não sei o que é.

 

 Ou seja, mesmo que os Vingadores estejam caçando alguns membros (bois de piranha) da Hidra, eles ainda estão servindo aos seus interesses

 

 Mais uma vez, a afirmação de que os Vingadores só são capazes de atingir "Bois de Piranha" da Hidra é uma suposição sua. Não vejo por que eles não seriam capazes de atingir os "Líderes centrais".

 

Pode não chegar aos verdadeiros lideres se o contexto social continuar munido de força interesses que mantem a Hidra viva, seria como prender um Nazista, 

 

 Como você mesmo disse, "Pode", campo das possibilidades. Por outro lado, podem sim pegar os verdadeiros líderes, mesmo sem a mudança do contexto social.

 

 

 Mas novamente, Questão, talvez a Hidra não tenha forças pro Thanos, mas na verdade, o fato de ter uma sociedade que oferece o poder de um grupo se formar como a Hidra pode ser uma ferramenta muito útil pro Thanos, a própria Hidra pode ser uma ferramenta muito útil, servindo como "ponte cósmica" pro Thanos entrar na Terra e domina-la. 

 

 Em primeiro lugar, seria chato demais esse esquema de "tá tudo conectado". Todo mundo gosta de uma conexão, mas isso já seria exagero. E Thanos só vem a desenvolver algum interesse na Terra após os eventos de VINGADORES como mostra a cena pós crédito do filme. Então não acredito (e espero) que a Hidra e o Titã Louco estejam relacionados.

tipo, tudo é uma suposição, e na verdade nem acho que o filme vai chegar a tal nível escatológico das características sociais que explicam o nascimento e o desenvolvimento de grupos radicais extremistas, e como na verdade todas as pessoas estão presas nessas características sociais que fortalecem esses grupos. 

 

Mas acredito que o Whedon vai querer fazer essa relação simples da Hidra e a sociedade e os vingadores para fazer esse paralelo. Acho que a Hidra vai representar as características da nossa sociedade que amarra as pessoas pra o privilégio de outras poucas, só que o Ultron vai abrir os olhos dos vingadores para essas caracteristicas, não para a Hidra: "Vocês, Vingadores, ficam ai caçando a Hidra, mas não percebe que a origem da Hidra, o que alimenta a Hidra são as amarras da sociedade e dos próprios Vingadores à forças severas que favorecem e interessam pequenos grupos, favorecendo assim o poder deles e sua manifestação na forma de Hidra. Sem conhecer tais fatos, vocês ficam presos, sujeitos aos interesses desses grupos, e por mais que cacem membros da Hidra, o coração da Hidra nunca será desfeito, mesmo porque vocês permanecerão amarrados a ela".

 

E sobre o Thanos, não é bem uma conexão, mas mais uma iniciativa do Thanos em querer conhecer a Terra para poder planejar uma estratégia mais eficaz de domínio, talvez apoiando inicialmente a ascensão de grupos que promovam a guerra e o massacre.

 

Ou seja, depois dos eventos da Terra chamarem a atenção do Thanos, o Thanos foi querer saber o que tinha de bom no planeta que pudesse lhe dar algo, e o que poderia ser feito para obter o controle da Terra, será que é melhor já invadir e tomar de assalto a Terra, ou se é melhor financiar uma Guerra e deixar que eles se matem, de forma a enfraquece-los e assim facilitar a sua conquista.

 

E realmente, conversar com vocês é gratificante, sempre estimula o debate crescente e rico

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Kevin Feige confirmou ao Buzzfeed  que o time dos maiores heróis da Terra será alterado ao final deVingadores: Era de Ultron.


"Os filmes dos Vingadores são peças grandes e vitais no plano maior. É como era nos quadrinhos, com cada um dos personagens tendo as suas próprias aventuras e ocasionalmente se unindo nesse mega evento de 12 edições. E então eles voltam para as suas próprias revistas, mudados pelo que quer que tenha acontecido. Vejo o mesmo acontecendo depois deste filme, pois a escalação [dos Vingadores] é alterada pelo final deste longa", explicou o presidente do Marvel Studios. A afirmação casa com a informação de que Capitão América 3 terá Homem de Ferro e abordará a Guerra Civil - leia mais.


Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...