Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avenida Brasil (De João Emanuel Carneiro)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Tópico pra comentar nova novela da Globo das 21h.

 

 

03/04/2012 - 07h56 - Atualizada em 03/04/2012 - 09h57

 

 

"Avenida Brasil" registra recorde de audiência com passagem de tempo

 

 

Volta de Carminha ao lixão para buscar Batata foi um dos destaques do capítulo.

da Redação

O sétimo capítulo da novela "Avenida Brasil", que foi ao ar nesta segunda-feira (2), registrou recorde de audiência.

 

 

 

De acordo com dados prévios do Ibope* na Grande São Paulo, a Globo

cravou média de 40,2 pontos, com 61% de share. A Record veio em seguida

com 5.7 pontos e o SBT com 4.5, ocupando a terceira colocação. A maior

audiência da trama até então havia sido na estreia, quando marcou 38

pontos.

 

 

 

O capítulo de ontem teve uma passagem de tempo de 13 anos, marcando a segunda fase da novela.

 

 

 

Um dos momentos mais fortes foi a volta de Carminha (Adriana Esteves) ao

lixão para buscar Batata, seu filho com Max (Marcello Novaes).

 

 

 

Nas cenas finais, o pai adotivo de Nina (Deborah Falabella) morreu e ela

resolveu voltar ao Brasil. Carminha, na sua festa de bodas com Tufão

(Murilo Benício), foi humilhada.

 

 

 

"Avenida Brasil" vai ao ar logo após o "Jornal Nacional".

 

Acho que a novela causou meia estranheza de início, até por se tratar de nova imagem HD e tals (a Globo só investiu nisso em séries e novela das 6), mas acho que agora já tá encaminhado.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

A novela é ótima. Melhor, desde A Favorita (do mesmo cara).

 

Essa semana inicia-se a grande reviravolta, com a Carminha descobrindo que a Nina é a Rita, enterrando ela viva, ela sendo dada como morta, depois voltando, munida de provas de seu caso com o Max, e vai chantageá-la, etc.

 

Adoro, assisto toda noite.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Avenida Brasil" chega ao capítulo 100; veja as viradas que envolvem os principais personagens

 

 

Carla Neves

Do UOL, no Rio

 

nina-vai-ao-lixao-mostrar-fotos-de-max-e-carminha-para-lucinda-1342647746321_615x300.jpg

 

No ar desde o dia 26 de março, “Avenida Brasil” chega ao seu centésimo capítulo nesta quinta-feira (19) em ritmo de final de novela. A partir de agora, a trama de João Emanuel Carneiro vai definir o futuro das protagonistas Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) e solucionar o conflito entre a ex-menina do lixão e sua madrasta.

 

Não é a primeira vez que João Emanuel Carneiro dá uma virada brusca em suas tramas. Quando “A Favorita” – novela escrita por ele e exibida em 2008 – aproximava-se do capítulo 60, aconteceu uma reviravolta na trama. O escritor revelou que Flora (Patrícia Pillar) era a real vilã da história. E Donatella (Claudia Raia), portanto, era a mocinha que sofreria horrores nas mãos da rival.

A reportagem do UOL listou as diversas possibilidades que estão circulando por revistas e sites especializados, já que os roteiros estão sendo distribuídos com cenas cortadas. Veja abaixo o que pode acontecer com os principais personagens da trama:

 

 

CARMINHA E NINA

carminha-nina-avenida-brasil-vinganca-1342195194394_200x200.jpg Carminha (Adriana Esteves) descobre que Nina (Débora Falabella) é Rita. Com a ajuda de Lúcio, Carminha vai tentar se vingar de Nina, deixando-a num cemitério abandonado. Porém, Nina conseguirá escapar e voltará a trabalhar na mansão, chantageando Carminha. Nina passará a chantagear a vilã com as fotos que a flagram com Max. Ela avisará à Carminha que há cópias das imagens espalhadas com várias pessoas de sua confiança. E a megera vai se ver obrigada a ser boazinha. Carminha dará aumento às empregadas, dinheiro aos pobres e passará a tratar Ágata (Ana Karolina Lannes) bem. Nina ainda fará com que todos acreditem que Carminha está louca, já que a vilã começará a ter surtos de ódio. Por conta disso, Tufão proibirá Carminha de sair sozinha de casa.

 

TUFÃO

 

 

 

Durante a viagem para Cabo Frio, Tufão (Murilo Benício) reflete e, conversando com Leleco (Marcos Caruso), decide que vai se separar de Carminha (Adriana Esteves) e se declarar para Nina (Débora Falabella). O problema é que quando ele chega ao Divino, não encontra mais a cozinheira vivendo na mansão. Quando Nina voltar, ela chantageará Carminha para ser a mulher perfeita para o ex-jogador. em-avenida-brasil-tufao-aparece-na-casa-de-lucinda-e-da-o-maior-susto-em-nina-3712-1341315069330_200x200.jpg

 

CADINHO E AS MULHERES

em-avenida-brasil-cadinho-dispensa-noemia-e-veronica-e-diz-que-se-casara-com-alexia-18612-1340023747657_200x200.jpg Cadinho (Alexandre Borges) e Alexia (Carolina Ferraz) saem de casa para ter paz longe de Pilar (Betty Faria). Ele transa com Noêmia (Camila Morgado), que mente para Verônica (Débora Bloch) e conta que dormiu com um rapaz 25 anos mais novo. O casamento de Cadinho com Alexia começa a desandar e ela o expulsa de casa. Cadinho vai morar no escritório. Alexia se arrepende e vai atrás do amante com uma proposta indecente. Alexia convoca uma reunião com suas rivais e propõe que elas o dividam. Cada uma ficará com um terço. Alexia sugere que cada uma tenha dois dias fixos com o empresário. Verônica e Noêmia, contudo, acham a proposta imoral.

 

RONI, SUELEN E LEANDRO

Suelen (Isis Valverde) e Roni (Daniel Rocha) se casam. Na festa se casamento, Leandro (Thiago Martins) toma um porre e, para não acabar a noite mal, fica com Beverly (Luana Martau). Na noite de núpcias, Roni e Suelen vão para Itaipava para uma noite romântica, mas na hora que Suelen parte para cima de Roni, ele diz que não consegue tirar Leandro da cabeça. E ainda lamenta que o jogador tenha ficado com Beverly. Roni vira para o lado e dorme. Inconformada, Suelen pede que ele tome champanhe com ela. No dia seguinte Roni acorda e vê Suelen nua ao seu lado. Ele não quer acreditar que transou com ela, mas Suelen diz que eles tiveram “uma noite incrível, perfeita”. A periguete chega no Divino e conta para Dolores (Paula Burlamaqui) que Roni deu um verdadeiro show na cama. em-avenida-brasil-suelen-insinua-que-roni-gosta-de-leandro-24412-1335284930016_200x200.jpg

 

LUCINDA E NILO

em-avenida-brasil-nilo-vai-ao-lixao-atras-do-dinheiro-de-nina-e-sai-no-tapa-com-lucinda-27612-1340794953989_200x200.jpg

 

 

Nilo (José de Abreu) e Santiago (Juca de Oliveira) disputavam o amor de Lucinda (Vera Holtz) no passado. Mas um crime pavoroso fez com que Lucinda acabasse sozinha no lixão. Santiago estará no lixão cuidando das crianças e Nilo vai aparecer. Os dois vão brigar e Nilo vai tentar difamar Santiago para as crianças. Santiago dirá para Lucinda que nunca a esqueceu e voltará a seduzir a mãe do lixão.

 

MAX

 

 

 

Ao descobrir que Nina (Débora Falabella) está com as fotos dele e de Carminha (Adriana Esteves) nas mãos e que está chantageando Carminha, Max sequestra a cozinheira e a leva para sua nova lancha. Em alto mar ele ameaça Nina. Ela fica com medo, mas consegue manipular Max com o discurso de sempre, de que Carminha só o faz de otário, que tem muito dinheiro e não dá nada para ele. Nina diz que vai provar que Carminha o roubou. Max se convence e libera cozinheira, que volta para a mansão e continua infernizando a vida de Carminha. em-avenida-brasil-max-descobre-que-nina-e-rita-7712-1341575064912_200x200.jpg

 

LELECO E MURICY

em-avenida-brasil-leleco-vai-embora-de-casa-17412-1334659791536_200x200.jpg

 

 

Leleco (Marcos Caruso) e Muricy (Eliane Giardini) voltam a ser amantes na viagem para Cabo Frio. O caso que começou na casa de praia continua no Divino. Darkson (José Loreto) flagra os dois transando na cama do Leleco. E, por enquanto, decide não contar nada para Tessália (Débora Nascimento).

 

MONALISA

 

 

 

Monalisa resolve mudar-se para a zona sul e compra um apartamento no prédio de Débora (Nathalia Dill). Iran (Bruno Gissoni) volta a morar com a mãe, que fica radiante. A cabeleireira começa a frequentar a casa de Débora e Verônica (Débora Bloch). Um ricaço da zona sul a convida para tomar um café e ela aceita, já indicando que Tufão (Murilo Benício) e Silas (Aílton Graça) fazem parte do passado. em-avenida-brasil-suelen-da-licao-de-moral-em-monalisa-por-ela-ter-saido-com-tufao-15612-1339767915114_200x200.jpg

 

IRAN, DÉBORA E JORGINHO

em-avenida-brasil-jorginho-debora-e-nina-ficam-frente-a-frente-na-mansao-de-tufao-11512-1336739776884_200x200.jpg Jorginho (Cauã Reymond) ficará incomodado ao flagrar Iran (Bruno Gissoni) e Débora (Nathalia Dill) na maior intimidade. O jogador irá tirar satisfações com o filho de Monalisa (Heloísa Pérrissé) e os dois acabarão discutindo. Com a mudança de Monalisa para a zona sul, Iran deixará a casa de Jorginho e voltará a morar com a mãe. Iran e Débora serão vizinhos de prédio e se encontrarão um dia no elevador. Ele a convidará para assistir a um filme e ela recusará com medo de se envolver com o amigo do ex. Minutos depois, ela tocará a campainha da casa de Iran e os dois se beijarão e passarão a noite juntos. Jorginho vai recuperar a memória, mas não falará nada para ninguém, já que quer conseguir entender o caráter de cada um.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O capítulo de hoje deixou bem claro que o autor, João Emanuel Carneiro, é bem fã do Tarantino. Teve até cena com Nina sendo colocada, depois retirada, do porta malas do carro, com a visão da câmera lá dentro. Depois Nina foi enterrada, quase levou um tiro na cabeça, assim como a Beatrixx Kiddo, e saiu da cova toda empoeirada. Capítulo sensacional, dá gosto de acompanhar essa novela.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gosto bastante do João Emanuel Carneiro, um dos poucos novelistas brasileiros que consegue criar um trama fechadinha. Acho que A Favorita teria sido bem melhor se não tivessem vazado o que aconteceria com a novela quando ela ainda não tinha nem chegado ao centésimo capítulo.

 

A Favorita foi bem inovadora, em não revelar quem era realmente a vilã, quem estava contando a verdade, só ficamos sabendo disso na metade. Mas assim como em Avenida Brasil, os núcleos secundários eram um saco, talvez até piores que os de AVBR.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pelo que eu vejo da novela, agora a lógica é que a Nina tende a virar a Carminha, porque vai querer humilhá-la até o fim, sem muito escrúpulos, e a Carminha com o sofrimento que vai ter agora, tende a ficar boa.

 

Acho que esse deve ser o segredo entre a Lucinda/Carminha. No passado, as duas devem ter tido essa mesma situação: A Lucinda era ruim, sacaneou a Carminha quando era mais nova, e esta voltou com tudo para se vingar dela. Nesse processo houve a inversão de personalidade das duas: A que era ruim ficou boa (por ter sofrido muito com a vingança), e a que era boa ficou ruim (porque gostou do "lado negro da força"). Agora a história se repete com a Nina e Carminha. Resta saber se no fim, esse ciclo vai se repetir (com a Nina virando de vez uma Carminha) ou vai ser interrompido de alguma forma.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me decepcionei um pouco com o modus operandis da Carminha... enterrar a moça e deixá-la viva? Muito estranho... Teria sido mais impactante se ela tivesse de fato sido enterrada e o cara a salvo depois.

 

Pelo que li, o autor cogitou todas possibilidades: Do Max salvar a Nina, ou até o Lúcio. Não sei porque ele optou por essa, mas creio que como essas já estavam todas muito divulgadas na mídia, resolveu colocar essa da Carminha, não matar a Nina só assustá-la, para causar certa surpresa.

 

Mas também achei que ficou meio estranho, só que isso não deixa de colaborar para o perfil da ruim da vilã que se coloca como "imortal" e "indestrutível" a ponto de subestimar uma rival que mostrou que pode ser perigosa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim. O lance de não ter um "cadáver" no armário é até lógico. Mas por tudo o que representam Carminha e Nina na vida uma da outra, mesmo com esse toque de "realidade" ainda assim não seria o lógico... Algum outro segredo será? Seriam elas irmãs talvez? Algo desse tipo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ontem, logo no começo do capítulo, se interrompe logo a cena inicial da Nina/Carminha pra mostrar a família do Tufão brincando de... MÍMICA! :huh:

 

Pode um negócio desse? Vão ser chatos assim lá longe. Depois o povo critica a Carminha em querer sacanear aquele pessoal...

 

Núcleos secundários até tavam segurando as pontas da novela, mas tá começando a chatear demais como foi A Favorita, onde os núcleos secundários eram um porre.

 

Se fizeram uma pesquisa perguntando quem deveria morrer no final da novela, acho que o Cadinho ganha com longa margem, até em relação a Carminha. Se bobear a Carminha pega um dos últimos lugares nessa pesquisa, ficando atrás de 90% dos personagens dos núcleos secundários.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ontem, logo no começo do capítulo, se interrompe logo a cena inicial da Nina/Carminha pra mostrar a família do Tufão brincando de... MÍMICA! :huh:

 

Pode um negócio desse? Vão ser chatos assim lá longe. Depois o povo critica a Carminha em querer sacanear aquele pessoal...

 

Núcleos secundários até tavam segurando as pontas da novela, mas tá começando a chatear demais como foi A Favorita, onde os núcleos secundários eram um porre.

 

Se fizeram uma pesquisa perguntando quem deveria morrer no final da novela, acho que o Cadinho ganha com longa margem, até em relação a Carminha. Se bobear a Carminha pega um dos últimos lugares nessa pesquisa, ficando atrás de 90% dos personagens dos núcleos secundários.

 

Hahahaha, verdade. O JEC é ruim em desenvolver núcleos secundários, em A Favorita acho que era ainda pior, insuportável mesmo. O bom mesmo era ver o embate Flora/Donatela, assim como é agora com Nina/Carminha. Pra mim é tudo perdoado pelo belo trabalho apresentado no núcleo principal, afinal é uma novela, é preciso se encher muitas linguiças por capítulo.

 

Ontem, aproveitando a festa de aniversário da Débora, seria um sonho se o JEC tivesse um surto de realismo fantástico e fizesse acontecer um terremoto no Rio, e todos que estivessem na festa (todo núcleo do Cadinho + Monalisa) morressem soterrados, hehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me decepcionei um pouco com o modus operandis da Carminha... enterrar a moça e deixá-la viva? Muito estranho... Teria sido mais impactante se ela tivesse de fato sido enterrada e o cara a salvo depois.

 

Também esperei por isso. Mas acho que o autor quis surrpreender, e também quis mostrar que a Carminha se sente tão superior, tão esperta, que subestima a capacidade da Nina. Fora que se ela matasse mesmo a Nina, seria um crime com testemunha (o cara que estava com ela, o Lúcio), e ela por mais que seja mal caráter, ainda não tem crime nenhum nas costas (pelo menos não que a gente saiba - e tirando aquilo do sequestro armado por ela e Max, onde seria preciso haver provas, investigação, etc) e o que ela mais preza é o conforto que tem lá, mamando na teta do Tufão, não ia arriscar perder essa mordomia, já que nem imaginava que Nina tivesse provas de que ela trai o marido. Achei o capítulo de sábado antológico, superou aquele da morte do Gonçalo, em A Favorita. Esse João Emanuel Carneiro é o único novelista que consegue realmente inovar no formato, tão desgastado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pelo que eu vejo da novela, agora a lógica é que a Nina tende a virar a Carminha, porque vai querer humilhá-la até o fim, sem muito escrúpulos, e a Carminha com o sofrimento que vai ter agora, tende a ficar boa.

 

Acho que esse deve ser o segredo entre a Lucinda/Carminha. No passado, as duas devem ter tido essa mesma situação: A Lucinda era ruim, sacaneou a Carminha quando era mais nova, e esta voltou com tudo para se vingar dela. Nesse processo houve a inversão de personalidade das duas: A que era ruim ficou boa (por ter sofrido muito com a vingança), e a que era boa ficou ruim (porque gostou do "lado negro da força"). Agora a história se repete com a Nina e Carminha. Resta saber se no fim, esse ciclo vai se repetir (com a Nina virando de vez uma Carminha) ou vai ser interrompido de alguma forma.

 

Teoria interessante.

 

De qualquer forma, acho que se a Nina não souber a hora certa de parar com essa obsessão pela vingança, vai acabar perdendo a linha e fazendo coisas que a equiparem à Carminha, o que não é nada bom, e a distancia de um final feliz com o Jorginho. É como dizia Hattori Hanzo: "Revenge is never a straight line". Acho que é inevitável que a Nina acabe se ferrando.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Sempre achei que a vingança da Nina teria que ter um motivo maior ou uma finalidade, já que ela fica humilhando a Carminha como se não houvesse amanhã, sem a gente saber o que ela quer mesmo. Ontem, finalmente ela fala até onde quer ir: Ela quer que a Carminha saia da casa, abandone o Tufão.

 

Hein? :huh: Esse sacrifício todo só pra isso?

 

E será que ela não deu conta que a Carminha não vai fazer isso er... Nunca. Carminha não sai de lá, Nina, a não ser que tu faça o Tufão chutar essa mulher de lá. E pra isso que tem vc as fotos.

 

Mas ela ainda fala que não mostra as fotos da Carminha pro Tufão porque tem medo de acontecer uma tragédia do tipo que aconteceu com o pai dela.

 

Ó Deus! Não deveria ter visto o capítulo de ontem e ver a Nina se explicando. Era melhor ficar sem saber mesmo até onde ela quer ir...

 

E pra completar a investigação do Jorginho já cansou e ontem só teve isso.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Ontem achei a cena do casamento da crente uma selvageria só, e pior, foi patrocinada pelos amigos/marido/filho dela.

 

Ok, que uma festa sem bebidas alcoolicas e música chata ninguém gosta, mas era o casamento dela, então ela que decidiria como vai ser o lance. E se o povo aceitou ir lá já devia saber do que se trata, aliás, eles não conhecem como ela é?

 

E seria mesmo um sacrifíco tão grande assim ficar, o quê, uns 40 min. sem bebidas alcoolicas? O povo ficou reclamando como se fosse o fim do mundo e como se não conhecesse a mulher que tá casando. Que assistissem pelo menos a cerimônia sem reclamar e depois fossem todos prum bar qualquer beber sem ela, uai, se a festa ia ser tão chata assim.

 

Depois chegou aquele pessoal da pesada distribuindo bebida, e o povo indo em cima, até aí ok, mas depois eles ficaram provocando a crente até chegar no ponto dela ficar alterada e tirar a roupa lá (Jogaram um tipo de incenso nela e ela se alterou). Que amigos são esses que deixaram esse povo entra lá e ficar enchendo ela? E o marido dela deixou porque? E o filho que também não fez nada?

 

Ou seja, um bando qualquer entra no casamento e fica enchendo o saco a noiva, deixa ela alterada e todo mundo aplaude, sem fazer nada.

 

Enfim, achei essa cena de um mal gosto incrível até porque colocou como se a culpa de tudo fosse da noiva e tals. Ok, que ela é chata, mas aí deixar ela passar por isso, não entendi porque o amigos/família dela deixaram.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A cena do casorio só me incomodou o fato dela ter entrado no clima igual Pica Pau hipnotizado, ficou estranho a musica apenas cuasar aquilo. Pq o lance da fumaça, nao deixaram claro que aquilo mexeu com ela, deu a entender apenas que ao ouvir a musica ela se liberta, sei la, ficou estranho.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jail, eu axo q o autor, ja ta é escrevendo sem meno lê, de tão saturado q deve tá,

ninguém mas aguenta..:::

 

O problema do Emanuel é que ele se concentra demais na trama principal e as tramas paralelas eles vai empurrando com a barriga. Por isso, acaba cometendo esses absurdos. Essa negócio do casamento da crente ficou estranho demais.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...