Jump to content
Forum Cinema em Cena

Beijos e Tiros


Thiago Lucio
 Share

Recommended Posts

  • Members

smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif - BEIJOS E TIROS

Se você está cansado de assistir a filmes de ação genéricos e/ou que são meras continuações dos filmes genéricos originais, "Beijos e Tiros" é a solução de seus problemas. Logicamente que é mais um exemplar de filmes de policiais que vc está acostumado a ver, provavelmente escritos pelo aqui estreante na direção Shane Black que de maneira geral diverte-se com os clichês do gênero, tira-se proveito da maioria deles, escorrega em alguns, mas consegue tornar a produção bem mais divertida e digerível que a maioria dos exemplares do gênero. Quanta redundância ...

Harry Lockhart ( Robert Downey Jr., ótimo ) é um trambiqueiro de 5ª categoria que vive de roubos de eletrodomésticos que acidentalmente acaba em um teste de atores para o papel de um detetive em um filme de Hollywood. E ele se dá tão bem ao improvisar o drama de ter perdido seu parceiro ( o que de fato acabara de acontecer ) que é enviado para Los Angeles para se encontrar com "professor" Gay Perry ( Val Kilmer, ótimo e canastrão ), um detetive particular gay que está investigando um assassinato para uma de suas clientes. Só que além dele, Harry reencontra a bela Harmony ( a bela Michelle Monaghan, ótima ), sua paixão de adolescência que sonha em ser atriz, mas que parece ter um envolvimento indireto com o caso investigado por ele e seu "professor".

A grande sacada de Shane Black é que ao invés de "perder" seu tempo realizando mais um filme do gênero que ele foi tão hábil em fazer nas décadas de 80 e 90, ele preferiu divertir-se com isso. Tanto que um dos pontos mais engraçados do filme é a própria narração que conta piadas, volta no tempo para relatar algo que havia esquecido ( Harry tem consciência de que é um péssimo narrador ) e não tem receio nenhum de mostrar ao espectador o quão óbvio são certos momentos do filme. Amparado a isso temos um elenco ótimo em mãos e uma trama engenhosa que consegue prender a atenção do espectador.

Logicamente que às vezes Shane Black abusa da nossa boa vontade quando desafia a lógica ao fazer com que determinado personagem esqueça a chave no carro propositadamente, mas na maior parte do tempo ele "brinca" com a maneira com a qual um sujeito ameaça os dois investigadores com uma arma apontada para as costas deles, pela forma como Harry mata os criminosos dentro da casa ou no próprio clímax e até mesmo no inevitável final feliz que naquela altura é apenas mais uma piada dentro do próprio filme. E o que dizer do dedo de Harry ? E é claro, com um final que deixa a entender uma possível continuação, não que efetivamente vá existir, mas algo que não podia faltar no script.

"Beijos e Tiros" é uma comédia de ação que chama mais a atenção do que os demais filmes, afinal consegue se divertir dentro de um gênero que atualmente padece pela falta de criatividade e mesmo sem ser um produto excelente acaba agradando pelo bom humor e pela qualidade do seu elenco. É uma piada que podia dar errado, mas dar um tiro no próprio pé é algo que Shane Black certamente não quis fazer. Pontos para ele.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 4,5/5,0 smiley32.gif

 Muito, muito bacana o filme. O lance da metalinguagem é a grande sacada do roteirista. É visível na tela como Downey Jr e Val Kilmer se divertem com seus papéis (canastronamente-bem-interpretados).

 PS: A cena da roleta russa é ótima, mas pra mim a cena que vale o filme inteiro é a do dedo decepado... Se bem que a do "mijo desgovernado" também é muito boa... smiley36.gif

    

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

E a cena da roleta russa vale o filme...

essa cena me fez passar mal de tanto rir. depois' date=' conforme o filme passava, eu me lembrava dela e continuava rindo.

o filme é muito, muito bom.

[/quote']

Gargalhadas É mesmo... muito engraçada. Levei quase 10 minutos parando o filme porque meu pai tava quase virando do avesso.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Um dos melhores que eu já vi este ano. O elenco está muito bem, todos à vontade... a cena do Robert Downey pendurado naquele viaduto é antológica (além de todas as outras já citadas) os diálogos são afiados e... esqueceram de falar, a trilha sonora é ótima. Aluguem já!
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 6 months later...
  • Members

Divertidíssimo. Downey jr. narrando direto para o espectador é muito interessante.

 

Val Kilmer está hilário como o detetive gay e Michelle Monahan totalmente fatal!

 

Parece uma nova versã, ambientada em tempos modernos e com altos toques de comédia, de Dália Negra.

 

Deve ser porque mexe com o mundinho de Hollywood.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...