Jump to content
Forum Cinema em Cena

Heleno


Lucas
 Share

Recommended Posts

  • Members

Heleno de Freitas pode-se dizer que foi um dos primeiros jogadores-problema do futebol brasileiro. Mas com uma diferença gritante em relação aos problemáticos atletas de hoje em dia: sempre teve gana de jogar e de vencer.

 

A belíssima fotografia em preto e branco dá um romantismo e uma elegância ao Rio de Janeiro dos anos 40, ajudando a entrar no clima do filme, que em sua primeira parte não empolga, pegando ritmo e jeito depois de apresentados os principais personagens. A montagem é bastante eficiente, em idas e vindas no tempo que ajudam a montar um panorama complexo da personalidade do protagonista, embora não consiga, por vezes, impedir o caráter episódico da narrativa.

 

Mas o filme é mesmo de Rodrigo Santoro. Seria até repetitivo dizer que ele está brilhante como o Heleno em estado terminal... seus olhares vazios e perdidos, nas duas vezes em que encara a câmera, são devastadores. Agora, seria injusto não elogiá-lo por todo o filme, onde ele consegue fazer o público enxergar de verdade, na sua interpretação, o potencial auto-destrutivo de seu personagem, potencial esse que iria levar o jogador a acabar com sua carreira e com sua vida. Melhor atuação da vida de Santoro - de longe!
Lucas2012-04-09 18:38:20
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...