Jump to content
Forum Cinema em Cena

MARVEL x DC - No cinema, quem mandou melhor?


Tensor
 Share

E quem fez o melhor filme?  

12 members have voted

  1. 1. E quem fez o melhor filme?

    • Homem Aranha 2
      1
    • X-Men 2
      0
    • X-Men: First Class
      0
    • Homem de Ferro
      0
    • Os Vingadores
      4
    • Superman (1978)
      3
    • Batman (1989)
      0
    • Batman Returns
      0
    • Batman Begins
      0
    • TDK
      4
    • outro (cite)
      0


Recommended Posts

  • Members

Temos que dar o mérito a Superman que mostrou ao mundo que filmes de heróis podem sim, dar muito certo no cinema. Pra alguns ele ficou datado, mas foi o grande pioneiro bem sucedido desse sub gênero tão adorado hoje em dia.

 

 

 

E então só lá no final dos anos 80 que de novo os filmes de heróis voltaram a ganhar destaque, com os dois ótimos Batman criados pelo Tim Burton. O Schumacher deu um jeito de cagar e retroceder tudo com as continuações, e por quase uma década cinema e HQ voltou a ser sinônimo de "isso não é uma boa ideia".

 

 

 

Até que surgiu o Singer e seus X-Men, conseguindo levar a ação das histórias em quadrinhos com toda sua complexidade dramática, politica, etc. E aí sim consolidou de vez: vieram pra ficar. E de lá pra cá ganhamos alguns filmes que entraram pra história do cinema.

 

 

 

Então pergunto pra vocês, quem têm mais motivo pra se orgulhar de suas adaptações até hoje, Marvel ou DC?

 

 

 

Inegável que existem ótimos filmes pra ambos os lados. A DC tem a seu favor o fato de ser quem abriu o território, pisou em terra inexplorada e deixou sua marca, abriu terreno. Sem a experiência com seus filmes talvez nada disso existisse hoje. Além de ter para muitos o melhor filme de HQ já criado: The Dark Knight.

 

 

 

Já a Marvel foi quem realmente consolidou o sub gênero com os X-Men, e a única que pode se orgulhar de ter uma gama de personagens bem representados, não apenas os dois principais. Além, claro, do projeto mais ambicioso de todos: Os Vingadores.

 

 

 

Pra vocês, quem mandou melhor até agora?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Não há como responder essa pergunta sem ser um pouco leviano. Mas a Marvel com certeza foi quem investiu mais, e por consequencia, fez mais filmes bons.  A DC tem otimos personagens, mas ficou no terreno seguro ao produzir somente adaptações de seus dois maiores icones. Já a Marvel deu a cara pra bater, e já mandou todo seu elenco principal ao cinema, inclusive alguns mais obscuros, como o Justiceiro e o Motoqueiro Fantasma. Todas essas tentativas renderam bons e maus filmes.

 

 Existe tambem a questão mercadológica. Desde a decaca de 80 (eu acho) a DC é propriedade da Warner, portanto todos os personagens (e por consequencia decisões) ficaram centralizados a um unico estudio. Já a Marvel tinha personagens espalhados pela Sony, Fox, Universal, e mesmo a Warner, que era detentora dos direitos do Blade (não sei se ainda é).

 

 Só recentemente, com a criação da Marvel Studios, é que a centralização existente na Warner começou a acontecer na Marvel. Mas em um cênario totalmente diferente.

 

 Deve-se levar em conta tambem, que nos anos 2000, o unico sucesso real que a Warner/DC teve foi o Batman. Se "SUPERMAN: O RETORNO" tivesse dado certo, garanto que teriamos mais personagens DC por ai hoje. Mas não deu. O mesmo vale pra LANTERNA VERDE. Já a Marvel teve a trilogia Blade, que é mais cult mas gerou uma fanbase, os dois primeiros X men, e os dois primeiros Homem Aranha como grandes sucessos, e isso só na primeira metade dos anos 2000.

 

 A diferença numérica é clara, como podem ver. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que isso, fui tri imparcial no texto 06.gif

 

 

 

Mas eu concordo com o Questão. Se a culpa é por estar apenas em um estúdio eu não sei, mas a DC tem hoje uns 5 filmes muito bons, e a Marvel tem um pouco mais do que isso (tranquilamente do nível desses 5), e vários outros bem competentes.

 

 

 

Enquanto a Marvel ta aí, tentando acertar com um filme solo do Wolverine, flertando com adaptações do Gavião, Pantera, etc, a DC ainda não explorou nem seus personagens principais como Mulher Maravilha, Flash e etc. E o único que tentou não teve sucesso.

 

 

 

Mas eu gostaria de ler comentários de quem prefere a DC, até pra deixar a discussão mais interessante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas eu gostaria de ler comentários de quem prefere a DC, até pra deixar a discussão mais interessante

 

 Tú quer é criar uma discussão Marvel vs DC bem pegada aqui, né?06

 Brincadeira, TENSOR.

 

 TENSOR, vc que viu o filme dos VINGADORES, passa lá no tópico. Eu deixei uma questão lá sobre algo que não entendi no filme. Se puder, passa lá.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho q atualmente, não contando com os filmes do Super da déc. 70-80... conseguiu implacar apenas o Batman, e em duas ocasiões distintas... o Batman do Tim Burton no inicio da déc. 90 e o do Nolan, ambos flertando com personagens mais realistas e sombrios... quando a Warner se aventura em outros personagens mais fanatasiosos, sai as porcarias como Lanterna Verde e Super Returns...

 

A Marvel já aposta algo, ela tinha um planejamento: fazer o filme dos Vingadores!

 

Para isso ela precisava de q? de filmes testes como X-Men e Homem-Aranha, Demolidor... ver o que dava certo e o que dava errado... no X-Men vimos q um filme de equipe com vários personagens é possivel, houve 2 ótimos filmes, um flme fantasioso como HA tb era possivel... e a Marvel viu onde errou tb com Quarteto, Demolidor e Motoqueiro, viu o que não dava certo e levou para seus filmes seguintes, no caso o do HdF, Hulk, Capitão e Thor...

 

Então pelo conjunto da obra... a Marvel dá de lavada na DC, apesar de ter filmes mtos ruins...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que isso, Questão, eu? procurar uma discussão Marvel x DC nesse fórum??? 06.gif

 

 

 

Eu vi tua dúvida mas não respondi pq fiquei com a mesma. Mas daqui a pouco to saindo pra assistir de novo e tento prestar mais atenção, daí respondo den.gif

 

 

 

Se fosse Facebook, dava um curtir no post do Sith den.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Que isso' date=' Questão, eu? procurar uma discussão Marvel x DC nesse fórum??? 06.gif

 

 

 

Eu vi tua dúvida mas não respondi pq fiquei com a mesma. Mas daqui a pouco to saindo pra assistir de novo e tento prestar mais atenção, daí respondo den.gif

 

 

 

Se fosse Facebook, dava um curtir no post do Sith den.gif[/quote']

 

Nem me fala em face.. nem posso comentar o filme por lá... falei para a garota q ainda não vi o filme e se me ver comentando to fudido 06.gif06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho tudo tão relativo.

 

 

 

Acho que a Marvel encontrou o formato de fazer filmes pipoca que divertem de um modo geral. Não é demérito, é só um jeito de encarar o mercado.

 

 

 

E como o Questão disse, ela colocou mais a cara a tapa. Colocou mais personagens para rolo, inclusive os menos populares, Motoqueiro, Demolidor, Elektra.

 

 

 

A DC simplesmente apostou só nos seus ícones porque entendeu (creio eu) que só dá pra fazer dinheiro com eles. Com todo respeito ao Flash, Mulher-Maravilha e Lanterna, são personagens sem grandes apelos.

 

 

 

Aí temos duas teorias sobre o risco de fato;

 

 

 

1 - A Marvel arrisca mais lançando vários filmes de diversos personagens no mesmo formato?

 

 

 

2 - Ou a DC arrisca mais porque investe em abordagens distintas do mesmo personagem?

 

 

 

Eu não sei. Com todo o sucesso da Marvel ainda continuamos falando do Superman de 78 (o estúdio simplesmente sofre com isso que é também uma maldição) e TDK continua sendo a maior bilheteria dos heróis.

 

 

 

Por que?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A DC simplesmente apostou só nos seus ícones porque entendeu (creio eu) que só dá pra fazer dinheiro com eles. Com todo respeito ao Flash' date=' Mulher-Maravilha e Lanterna, são personagens sem grandes apelos.

[/quote']

 

Problema da DC é esse. O elenco fora dos principais (Super e Batman) não é tão atrativo. A Marvel já tem um elenco bem mais rico fora dos principais (HA e X-Men).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

  O que não justifica. Tirando uma historia ou outra, o universo particular do Homem De Ferro não era mais interessante do que o do Lanterna Verde ou do Flash. Mas hoje, a franquia do Homem De Ferro é ao lado do Homem Aranha e dos X Men a mais lucrativa, superando os mais iconicos Hulk e Quarteto Fantastico.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

  O que não justifica. Tirando uma historia ou outra' date=' o universo particular do Homem De Ferro não era mais interessante do que o do Lanterna Verde ou do Flash. Mas hoje, a franquia do Homem De Ferro é ao lado do Homem Aranha e dos X Men a mais lucrativa, superando os mais iconicos Hulk e Quarteto Fantastico.
[/quote']

 

 

 

mas aí tem um fator desequilíbrio, o Robert Downey Jr.

 

 

 

É muito difícil de acertar assim. Basta ver que o mesmo tiro certeiro não aconteceu com os outros personagens. A chance de Homem de Ferro resultar em um Thor ou Capitão da vida eram muito maiores. Mas aí entre o Downey Jr. e transforma a equação.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discordo muito que Mulher Maravilha e Flash não teriam apelo, a Mulher Maravilha principalmente. Ela é um ícone popular, não apenas nerd. Depois dos 4 mais conhecidos do público geral (Homem Aranha, Hulk, Superman e Batman), ela tranquilamente é o quinto nome. E além disso tem um fator que pesa MUITO a favor: a sensualidade extrema. Só isso levaria gente pro cinema. E fora que ela é um personagem com muito potencial cinematográfico, numa linha meio Thor. Dá pra criar um épico fantástico na primeira parte, e descambar pro humor na segunda quando der o choque de realidade da troca de mundos.

 

 

 

Essa é um personagem que não entendo não terem explorado ainda.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discordo muito que Mulher Maravilha e Flash não teriam apelo' date=' a Mulher Maravilha principalmente. Ela é um ícone popular, não apenas nerd. Depois dos 4 mais conhecidos do público geral (Homem Aranha, Hulk, Superman e Batman), ela tranquilamente é o quinto nome. E além disso tem um fator que pesa MUITO a favor: a sensualidade extrema. Só isso levaria gente pro cinema. E fora que ela é um personagem com muito potencial cinematográfico, numa linha meio Thor. Dá pra criar um épico fantástico na primeira parte, e descambar pro humor na segunda quando der o choque de realidade da troca de mundos.

 

 

 

Essa é um personagem que não entendo não terem explorado ainda.[/quote']

 

 

 

tem apelo, mas na cabeça dos executivos ela não tem apelo, justamente por ser mulher.

 

Os homens não iriam querer ver (só pela punhetação mesmo) por não se identificar, e o público feminino desse tipo de filme não iria gerar retorno.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu não sei. Com todo o sucesso da Marvel ainda continuamos falando do Superman de 78 (o estúdio simplesmente sofre com isso que é também uma maldição) e TDK continua sendo a maior bilheteria dos heróis.

 

 

 

Por que?

 

Aí entra a questão de personagens ícones dos quadrinhos e não tem como negar que o Superman e o Batman estão no rol dos mais importantes e significativos. A meu ver, pouquíssimos da Marvel chegam ao nível de importância deles. Talvez somente o Homem-Aranha.

 

Pra mim, uma das razões para o Superman de 78 ser comentado até hoje é simplesmente porque foi o primeiro grande filme de super-heróis a alcançar a telona. E não estou diminuindo os méritos do filme. Acho a primeira parte dele uma obra-prima, apesar de ter alguns problemas dali pra frente. Quanto à bilheteria do TDK, entram aí novamente outras questões: o apelo do Batman junto ao público, ótimas estratégias de divulgação e o acerto descomunal que foi a escolha do Ledger pra viver o Coringa. Já fui um dos que acharam TDK um dos melhores filmes de todos os tempos, até que dei uma revisitada há algum tempo, e mudei um pouco minha opinião. Continuo achando um filme excelente, mas com alguns defeitos, que não pretendo enumerar aqui. E que se beneficia muito da escolha do Ledger, como eu havia dito. Atualmente, aliás, a DC tem apenas o Batman como pilar de suas produções e o Superman como uma promessa distante ainda.

 

O fato é que acho que filmes como o Homem-Aranha, X-Men 2 ou First Class estão em um nível muito próximo desses, com seus defeitos e acertos. E acho que a Marvel teve alguns outros filmes realmente bons, como Homem de Ferro e Capitão América (que foi bem criticado, mas do qual particularmente gostei muito). E, além disso, já anunciou apostas em outros diversos personagens de seus quadrinhos, como o Homem Formiga e Doutor Estranho, ainda menos conhecidos do grande público. E acaba de lançar aquele que pra mim é seu maior filme, uma aposta arriscada, mas que acertou em cheio, trazendo para a tela de forma excelente seus principais preceitos: Os Vingadores.

 

Assim, pra mim não existe nem muita discussão. Enquanto a DC produziu um punhado de alguns poucos filmes interessantes, que tiveram uma grande importância, é verdade, a Marvel claramente tem sido mais ambiciosa, com alguns filmes no mesmo nível e procurando lançar uma porção de outros de seus personagens menos conhecidos. E se há um controle maior da produção por parte deles (dentro da produtora Marvel, principalmente), Os Vingadores, para mim, veio provar que há muito potencial para os próximos filmes deles. Falta para a DC ainda colocar outros de seus heróis à prova, uma tentativa que falhou, e muito, com o lançamento do péssimo Lanterna Verde.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Poisé, a DC tem somente dois ícones em comparação com a diversidade da Marvel. Mas por outro lado, não são quaisquer ícones, são OS ÍCONES dos quadrinhos. Em qualquer lista top 5 dos maiores heróis, certamente o Super e o Batman estariam presentes, e nas primeiras colocações.

São certamente os personagens mais estabelecidos e emblemáticos das histórias em quadrinhos. Sem contar que são os personagens das primeiras gerações que se mantiveram populares ao longo do tempo.
 
Os vingadores deve ser um filme muito bom (ainda não vi, mas estou morrendo de vontade pelo o que estão falando), mas só o é porque ele teve que colocar junto todos os seus astros num mesmo filme. Separados, eles não têm grande apelo.
Batman e o Superman, por outro lado, são personagens de "filme solo". Filmes próprios  que conseguem se sustentar, e provavelmente perderiam em qualidade se tivesse um filme com os dois, ou com mais heróis.
Não acredito que a liga da justiça teria o mesmo sucesso que os Vingadores.
 
Talvez o personagem que mais se aproxima desse aspecto na Marvel é o Homem Aranha, que é deixado de fora dos Vingadores e trilha um caminho próprio. Eventualmente X-men também segue um pouco por este caminho.
 
Mas bom, eu não acho que exista essa divisão. Pelo menos para mim, as duas empresas geram ótimos personagens e ótimas histórias.

Conan o bárbaro2012-04-30 11:05:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não acredito que a liga da justiça teria o mesmo sucesso que os Vingadores.
 

 

Principalmente, com Nolan e Znyder mandando no pedaço. Com certeza, iriam fazer um filme de nicho. Só pra fãs mesmo.

 

Na mãos dele, Liga tem tudo pra ser uma grande opereta, bem longe de ser "diversão pra galera" como Vingadores.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Se um dia houver uma Liga Da Justiça (chances aumentadas consideravelmente pela existencia dos "Vingadores") provavelmente não tera nada a ver com Nolan. Ele já disse que não gosta do conceito de herois reunidos. Ele acha que isso desvaloriza o heroi, que deveria ser unico no mundo. Richard Donner pensava de maneira semelhante alias.
Questão2012-04-30 11:25:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pra mim' date=' uma das razões para o Superman de 78 ser comentado até hoje é simplesmente porque foi o primeiro grande filme de super-heróis a alcançar a telona. E não estou diminuindo os méritos do filme. Acho a primeira parte dele uma obra-prima, apesar de ter alguns problemas dali pra frente.

[/quote']

 

Não foi o primeiro, mas o filme teve que criar certos elementos para que o grande público aceitasse o filme/personagem e não só os fãs. Procurava um público mais vasto, não só o nicho. Ainda mais que na época os fãs de HQ não eram muitos, e o gênero em si não eram bem aceito por quem era "de fora" (era considerado coisa de criança e só), ao contrário de hoje em dia, que HQ já é coisa "séria" e o público é bem vasto. Esses elementos presentes nos filmes do Superman, eu considero primordiais para que um filme do gênero dê certo. Principalmente, para quem procura diversão, e não só uma "bíblia" sobre o personagem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Se um dia houver uma Liga Da Justiça (chances aumentadas consideravelmente pela existencia dos "Vingadores") provavelmente não tera nada a ver com Nolan. Ele já disse que não gosta do conceito de herois reunidos. Ele acha que isso desvaloriza o heroi' date=' que deveria ser unico no mundo. Richard Donner pensava de maneira semelhante alias.
[/quote']

 
E concordo com eles. Batman e o Super são heróis de universos distintos!
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...