Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Grande Truque (The Prestige)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Certamente são algumas das causas' date=' mas elas não parecem estar diretamente ligadas na idéia de pessoas perdendo a fé ou um senso de espiritualidade. A desilusão de uma crescente compreensão de que o sistema que você utiliza para estruturar sua fé é falso/problemático pode ser algo forte, mas eu não acho que seja tão forte quanto explicações alternativas baseadas em razão/lógica. Eu fui criado católico, e no meu caso (e das outras pessoas que eu conheço) foi a segunda alternativa.
[/quote']

 

Talvez vc precise conhecer outras pessoas além dos católicos. Cresci num meio evangélico, fui criado nele, me afastei dele por um tempo e agora estou voltando, conheço muitos católicos e evangélicos que se afastaram e posso dizer com segurança:

 

a) Pessoas não perdem a fé pq descobrem que o homem veio do macaco ou que o universo surgiu de uma explosão;

 

B) As pessoas não acreditam em Deus devido a coisas inexplicáveis. A crença se deve a fatores muito mais complexos e interessantes do que isso. 
Dook2007-01-03 14:36:40
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 285
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
a) Pessoas não perdem a fé pq descobrem que o homem veio do macaco ou que o universo surgiu de uma explosão;

 

Mude isso para "Pessoas que não são as pessoas que o SisterJack conhece".


Confie em mim: eu conheço uns dois caras que pararam de acreditar em Deus ao ler o (excelente) The Blind Watchmaker' date=' um livro sobre evolução do Richard Dawkins. O resto dos meus amigos ateus também perderam qualquer possibilidade de crença em Deus ao conhecerem mais e mais sobre explicações científicas.

 

Só o fato de alternativas baseadas em lógica/razão ficarem disponíveis há alguns séculos atrás já facilitou imensamente o crescimento de pessoas que evitam recorrer a religião para explicar o mundo.

 

Pra clarificar: uma pessoa perder a fé não acontece facilmente. Se uma pessoa acredita em Deus com convicção, ela raramente vai parar de fazer isso. O oposto é mais comum. Quando eu falo que em O Grande Truque, a ciência está diminuindo o efeito da fé, eu digo no sentido de estar proporcionando alternativas racionais/concretas para a compreensão do mundo.

 

É provável que a maioria dos ateus nunca realmente acreditou em Deus (especialmente depois da infância), mas apenas o aceitou como uma explicação -- até ver que essa explicação não era satisfatória.

 

B) As pessoas não acreditam em Deus devido a coisas inexplicáveis. A crença se deve a fatores muito mais complexos e interessantes do que isso.

 

Desde que alternativas científicas começaram a surgir. Medo da morte; criação num ambiente familiar altamente religioso; uma forma de se sentir parte de um grupo de apoio; inconformação com a dureza da realidade: vários fatores que são e sempre foram influencia forte na crença (ou a vontade de crer) em Deus.

 

Mas antes de explicações alternativas ficarem disponíveis, acessíveis e aceitáveis, mesmo pessoas que não tinham fé provavelmente se contentavam em aceitar que os outros estavam certos.

 

Um exemplo extremo: um homem dos tempos pré-históricos vê um raio caindo. Ele pensa que é um deus dos trovões. Um homem hoje vê um raio e sabe que é uma descarga elétrica. Etc.

 

Quando eu digo que os truques de mágica em O Grande Truque são uma "ilusão de Deus", eu não digo que a platéia se sente fascinada simplesmente pela falta de explicação (embora isso seja sim um fator), mas porque elas inconscientemente associam esse magia inexplicável com a idéia de que há uma "corrente sobrenatural" no mundo, que há algo além da banalidade da realidade, que há a possibilidade de vida após da morte, entre outros.

 

PS: Para um filme excelente sobre um garoto que fica maluco ao tentar interromper a sua crescente compreensão de que Deus possivelmente não existe, assistam Donnie Darko.
SisterJack2007-01-03 15:03:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Detalhe interessante: a maioria das grandes perguntas da humanidade NÃO podem ser respondidas pela ciência de forma irrefutável e com provas cabais. O máximo que existem são TEORIAS. Por enquanto...

 ENTRETANTO, já o são para a maioria das religiões. Por enquanto... 

 

 Puxando pela memória existe um livro (que virou um filme muito bacana escrito por um CIENTISTA - Carl Sagan) chamado "Contato" que pode ser resumido no seguinte: tudo é uma questão de "experimentação/experienciação". Existem aquelas que podem ser reproduzidas e/ou ter seus efeitos inferidos, medidos de modo indireto pela observação (experimentações científicas). Outras, não (experienciações pessoais).

 

 Quem está correto? Tenho a impressão que ambas...03 

 

   
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como esse tópico foi seqüestrado, não?

 

De qualquer forma...

 

 

 

(...) 

 

 Puxando pela memória existe um livro (que virou um filme muito bacana escrito por um CIENTISTA - Carl Sagan) chamado "Contato" que pode ser resumido no seguinte: tudo é uma questão de "experimentação/experienciação". Existem aquelas que podem ser reproduzidas e/ou ter seus efeitos inferidos' date=' medidos de modo indireto pela observação (experimentações científicas). Outras, não (experienciações pessoais).

 

 Quem está correto? Tenho a impressão que ambas...03 

 

   [/quote']

 

Boa lembrança. Salvo engano, nem mesmo Occam se sentiu confortável para aplicar sua Navalha na discussão sobre a existência ou não de Deus, e Sagan fez a gentileza de trazer de volta o bom senso desta posição no livro.

 

E eu adoro esse filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Puxando pela memória existe um livro (que virou um filme muito bacana escrito por um CIENTISTA - Carl Sagan) chamado "Contato" que pode ser resumido no seguinte: tudo é uma questão de "experimentação/experienciação". Existem aquelas que podem ser reproduzidas e/ou ter seus efeitos inferidos' date=' medidos de modo indireto pela observação (experimentações científicas). Outras, não (experienciações pessoais).[/quote']

 

Eu gosto do Carl, eu não li o livro ainda, mas se por "experienciações pessoais" você está falando do fato de que a Ellie não pôde provar para o mundo que ela realmente fez a viagem, então aquela fita com 17 horas de gravação foi só uma piada? (Eu ainda me irrito com o filme por ele ter deixado essa evidência tão clara jogada de lado, convenientemente dando espaço pra questão de fé que ele queria lidar).

 

Mas eu suspeito que o livro seja diferente. Um amigo me falou (se eu não estou me confundindo) que há algo envolvendo a descoberta de um código escrito na própria matemática que seria prova irrefutável da existência de Deus. Parece interessante.

 

Boa lembrança. Salvo engano' date=' nem mesmo Occam se sentiu confortável para aplicar sua Navalha na discussão sobre a existência ou não de Deus[/quote']

 

É porque o Occam aparentemente fumava crack:

 

"[Occam] apparently considered Christianity to be outside the scope of his rule, once writing, "No plurality should be assumed unless it can be proved (a) by reason, or (B) by experience, or © by some infallible authority." The last clause "refers to the Bible, the Saints and certain pronouncements of the Church" (Hoffmann 1997)."

(Wikipedia)

 

17

 

Mas a Navalha dele é geralmente usada pra apoiar a crença na não existência de Deus:


"Within the framework of scientific rationalism one arrives at the belief in the nonexistence of God, not because of certain knowledge, but because of a sliding scale of methods. At one extreme, we can confidently rebut the personal Gods of creationists on firm empirical grounds: science is sufficient to conclude beyond reasonable doubt that there never was a worldwide flood and that the evolutionary sequence of the Cosmos does not follow either of the two versions of Genesis. The more we move toward a deistic and fuzzily defined God, however, the more scientific rationalism reaches into its toolbox and shifts from empirical science to logical philosophy informed by science. Ultimately, the most convincing arguments against a deistic God are Hume's dictum and Occam's razor. These are philosophical arguments, but they also constitute the bedrock of all of science and are not dismissed as non-scientific. The reason we put our trust in these two principles is because their application in the empirical sciences has led to such spectacular successes throughout the last three centuries."
(Wikipedia)

PS: Eu não estou usando citações do Wikipedia como uma confirmação conveniente; é que ele simplesmente evita a minha necessidade de ter que escrever.


PPS: Voltando pra O Grande Truque...
SisterJack2007-01-03 17:28:42
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Muito bom filme! Infelizmente não consegui ver no cinema e tive que apelar para meios escusos, mas assisti mês passado e gostei bastante, tanto que o coloquei nos meus FYC do prêmio CeC em várias categorias. Destaque para o roteiro inteligente e para a atuação magnífica do Hugh Jackman.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Muito bom filme! Infelizmente não consegui ver no cinema e tive que apelar para meios escusos' date=' mas assisti mês passado e gostei bastante, tanto que o coloquei nos meus FYC do prêmio CeC em várias categorias. Destaque para o roteiro inteligente e para a atuação magnífica do Hugh Jackman.[/quote']

 

Até então achava Jackman apenas um ator mediocre, mas no "Truque" ele surpreendeu com uma atuação impecável, apesar q todo o elenco estava perfeito...10
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Vo falar oq eu entendi do filme:

Tesla tinha clones, sim eu acho q ele era clonado pois em uma cena ele diz "tome cuidado que eles(clones)podem se virar contra vc" e tbm os homens  de Thomas edison sempre tao perseguindo (chegam ateh a por fogo na casa dele) acho q o borden era clonado, e nao tinha irmao gemeo, usou a maquina antes do hugh jackman, dpois qnd teve exibicao da maquina ele a desregulou(tentou quebrar) pra ngm(hugh jack) conseguir se clonar, por isso tesla fica regulando ela pro hugh jack. Qnd seu clone ta enterrado alfred se disespera e fala q a senha da agenda eh Tesla e q Tesla eh seu truque tbm, ou seja ele eh clonado.Ele revela issu pq esta com medo de perder seu clone.

Thomas Edison se clonou, originando Tesla que ajuda Christian Bale,E Thomas Edison o proprio ajuda Hugh Jackman(Tentando reparar a Maquina que Alfred estragou) isso eh provado na cena das lampadas que acendem sem fios, ele ta tentando regular, mas tao saindo varias e em lugares variados.

Filme Excepcional tem cenas que Alfred conversa com "Fallon".
Mto bom msm
EdTheTrooper2007-04-22 12:20:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Nikola Tesla jah se copiou tbm eu acho, assim como borden q nao tem um irmao gemeo e sim uma copia.

Mas eu acho q o diretor q eh tbm o escritor do filme quis deixar varias duvidas, uma delas eh se borden tem irmao gemeo ou eh uma copia, pq tem uma cena q borden fala q Tesla eh senha pra sua agenda e nao seu truque, mas ele fala issu pro hugh jackman q eh seu rival, talvez esteja mentindo.
Por isso q o filme eh d+ faz com q as pessoas discutam.

E outra vi pessoas perguntando pq o hugh se matava nas suas apresentacoes, o Cutter no enterro da mulher do hugh disse que um amigo seu marinheiro havia dito q se afogar eh como ir para casa.
Hugh acho entao q n era ruim pra suas copias morrerem afogados, tanto q no fim do filme qnd cutter fala q mentiu, que morrer afogado eh agonizante na cena qnd cutter se retira, hugh se desespera e poe a mao em uma das capsulas q tinha seus clones mortos e fica desesperado pois discobre q eles tavam sofrendo.

Cutter sabia q Hugh se clonava, como sabia q borden tinha um clone.
EdTheTrooper2007-04-22 12:09:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Spoillers

 

 

 

Mas se eu fizesse um Clone meu, por exemplo, tenho certeza que por ter a mesma mentalidade que a minha etc, afinal ser meu clone, ele se apaixonaria pela mesma pessoa que eu, teria o mesmo olhar que eu.

 

 

 

Eu no decorrer do filme percebi que os dois eram o mesmo atos, o cristian bale, mas até ai pensei que fosse tipo um cara parecido como no truque do Hugh Jackman.

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas o Clone de Bale eh vive uma meia vida diferente assim como ele, eh como ter um irmao gemeo kra eles nao vao pensar exatamente iguais, pois uma hora vivia se escondendo outrora se mostrava.

Tem cenas q os dois discutem, ele fala "sera q podemos confiar em Olivia"
"Acho melhor nao blabla" mas existem argumentos pra provar de q eles eram irmao gemeso e de q eram copias.
por isso me apaixonei pelo filme :D
Top1 :D


www.imdb.com

site de filmes d+ :}
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tinha uma teoria qde que Tesla era uma copia de thomas Edison mas como existe um Nikola Tesla acho meio sem sentido usar o nome de um kra q existiu.

Mas concordando q tesla seja uma copia de thomas edison eh uma explicaçao boa pra dar razao das pessoas q o perseguima(seus proprios clones) e no filme ele trabalha mto com eletrecidade.
A cena das lampadas acesas mostra ele tentando regular a maquina.

Tem varios detalhes nesse filme, detalhes q pra maioria passa batido e dpois entram aki e falam "Filme Mediano" vai catar coquinho vai ;]
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Borden tambem se clonou...

 

eu sei que esta informacao eh bombastica, mas eu assisti ao filme 3 vezes para chegar a esta conclusao, e nao quer dizer que as outras esta erradas, soh quer dizer que o christopher nolan eh inteligente o bastante pra deixar espaco para que interpretemos de diversas maneiras...

o negocio eh o seguinte... no tal diario existia uma gravura de uma maquina, construida por tesla, e quando angier fala com tesla pela primeira vez ele diz mais ou menos isso: "Quero uma maquina tb, fiquei sabendo que o senhor havia feito outra", ele se referia a uma maquina feita para borden/fallon.

Na verdade dando o diario e a palavra chave para angier borden automaticamente o ajudou a desnvendar o segredo, ele apenas o julgou muito burro pra entende-lo...

a minha teoria eh que que, em algum momento, nao mostrado pelo diretor do filme, borden visitou tesla, comprou uma maquina, se clonou apenas uma vez ou mais, e ao contrario de angier, ele se afeiçoou ao seu clone, e ao inves de mata-lo ou prende-lo como uma aberracao, ele o adotou como um irmao e acabou criando o truque maravilhoso pelo qual ele seria sempre lembrado...

no momento em que borden aparece para matar angier, ele nao confirma ser irmao nem clone de fallon, ele apenas fica ouvindo tudo que angier tem a dizer e o amaldiçoa pelo rumo que ele deu a suas vidas,

angier realmente se matava literalmente em todos os shows, que seriam 100 no total, ateh borden/fallon aparecerem para cair na armadilha, o unico clone que ele matou foi o primeiro, apos isso ele se suicidou todas as vezes em que se apresentou usando os tanques que estavam naquele subsolo onde ele levou a maquina para fazer um tipo de altar, por isso ele disse que se sentia mal por nao saber se ele seria o homem da caixa ou o resultado dela... imagine a dor de se suicidar quase 100 vezes?

 

o mais surpreendente de tudo eh que com a compra da maquina de tesla, angier poderia apenas usa-la uma vez, como fez borden, e destrui-la como ele havia sugerido, adotar seu clone e usa-lo exatamente como borden fazia, mas seu rancor era tao grande que ele preferiu contratar assistentes cegos e se matar no porao do teatro por ateh 100 vezes ateh prender borden por assassinato... na minha opiniao ele foi um covarde...

 

bom... eh isso, espero que gostem da minha teoria,
Link to comment
Share on other sites

  • Members

angier sabia que mais cedo ou mais tarde borden apareceria no porao para saber qual era o truque e pra onde ia aquela porta no chao, por isso ele se agendou 100 espetaculos, pq ele nao sabia quando aconteceria essa "coicidencia",

ele poderia ter apenas ignorado a presenca de borden no porao e continuar se apresentando, mas nao, o assistente de palco informou a ele sobre a presenca de borden, e angier evitou de aparecer no outro ponto do teatro, pq seria impossivel ele chamar a policia pra denunciar o proprio assassinado...

 

o interessante eh que depois que ele conseguiu o que queria, ele automaticamente se deu como morto, assumiu outra identidade e comprou seus equipamentos de volta....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não existia verdadeiro Angier ou clone. Cada reprodução criada era exatamente outro Angier, com absolutamente todas as características, memórias, personalidade etc, ou seja, totalmente capaz de assumir o lugar do anterior.

 

Na verdade, o "primeiro" Angier morre na primeira apresentação do Truque, deixando já em seu lugar um segundo Angier, que morre na segunda apresentação, deixando em seu lugar um terceiro, que morre na terceira, e assim por diante...
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

O Grande Truque (Dir.: Christopher Nolan)starstarstarstarstar

Eu mereço uma surra das mais violentas por não ter conferido essa OP no cinema.12 Nolan nunca me decepciona, mas o filme é muito acima do que eu esperava.10 Excelente adaptação de roteiro...história amarradinha, instigante...Jackman e Bale dando show, com detaque para o último. Procurando pêlo em ovo, acho que a única coisa que me incomodou mesmo foi o sósia do Angie, o tal ator lá. Acho que o Jackman mandou bem na construção do personagem, mas ficou meio surreal...ok, eu disse que era pêlo em ovo, né?06

Ah! os dois estão/são muito gatos, claro.05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Spoiler:
Da mesma forma que o mágico chinês fingia ser aleijado' date=' inclusive fora dos palcos, a fim de justificar o andar trôpego que lhe permitia ocultar o aquário que era o seu grande truque de mágica, assim agiram os gêmeos Fallon/Borden durante décadas. A magia avançava para fora dos teatros, ou antes, o teatro se estendia de tal maneira em suas vidas que estas não eram mais do que um prolongamento de sua arte performática, e, como ela, plenas de ilusão e truques.
Também achei o roteiro do filme engenhosíssimo.[/quote']

 

Spoilers:

 

Não acho que seja absurdo eles se esconderem. Afinal, tudo o que eles fizeram foi se disfarçarem, a fim de se tornarem figuras distintas. É comum entre irmãos gêmeos serem conhecidos como 'os gêmeos' fora do círculo íntimo, até hoje. Então é normal que eles queiram se tornar pessoas diferentes. Pra mim, é completamente humano eles esconderem esse fato, ação que custava muito pouco a princípio. Justamente para evitar toda a questão 'novela mexicana', dos gêmeos se confundirem, ou o que por infortúnio causou a morte da Sarah. Eu achei a abodagem da questão 'irmãos gêmeos' muito sensata e humana.

 

Mas eu ainda acho que o filme seria mais rico sem revelar o truque do Angier, da máquina do Tesla. Embora o filme tenha como riqueza o fato de levantar a questão das expectativas, do 'como é que eu não pensei nisso antes?', a lógica dos dois mágicos, o filme todo, é a obsessão de descobrir o truque do outro; o que torna a alusão ao Mister M mais que oportuna. Porém o tema central do filme é a obsessão, e nada pode ser mais obsessivo do que alguém se clonar, e se matar, ou matar o clone, não importa. Mas acho que dava pra ser melhor.

 

Discordo radicalmente da  sua última frase rubysun, mas foi coerente esse comentário sobre os gemeos.

Minha dúvida é: que tipo de ligação Borden tinha com Tesla? Porque ele escolheu aquela palavra como uma espécie de código para o diário? Seria mesmo o irmão gemeo dele ou uma cópia também? Como Borden nunca duvidava de artifícios científicios, não teria ele dado crédito à máquina de Tesla e se proposto a testá-la? Parece lógico que ele apelasse para um recurso simples como o irmão gemeo, por saber que o simples é que realmente passa despercebido...mas me intriga essa ligação do diário com Tesla...por que Fallon aceitaria morrer no lugar de Borden? Ou seria Fallon o pai da garotinha e marido de Sarah, usando a identidade do irmao?09

Caralhu!!!!! Filmaço!!!! Quê roteiro, meu Deus, que roteiro!!16
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pensa nesse final. O gêmeo que está na cadeia joga a bolinha pro Fallon' date=' a camera foca o rosto desse e pum, end of history. Seria bliss...03 [/quote']

 

Mas eles variavam o disfarce...e outra: por que o Borden tentaria evitar a morte do Angier se ele sempre foi o mais competitivo dos gemeos, o que mais se doía com aquela rivalidade? Uma atitude tão piedosa não estaria mais para Fallon que para Borden?09

 

Ainda não entendo pq ele usou "Tesla" como palavra-chave do diário.09
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...