Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Grande Truque (The Prestige)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

podia ser melhor.

 

pense no potencial dessa trama: dois ilusionistas vingativos e obsessivos duelando, um deles tem habilidade boa com mágicas, e o outro é excepcional em manipular o público. o potencial desse duelo foi reduzido a uma simples busca pelo segredo do outro. e tem aquele final (spoilers), totalmente incoerente com a lógica de Mister M que norteia o filme. pô, os dois mágicos ficam o filme atrás de truques de mão e ele resolve dar uma de metafísicos? achei meio chato. tem uma parcela de frustração, pq quando acabou, eu demoirei pra relacionar que ele sobreviveu por causa da metafísica (incoerente com o filme Mister M, digo de novo), e não por que tinha um outro dublê (uma explicação até mais coerente com a lógica do longa). E de certo modo, o twist só está lá por ser twist, não? final meio inútil, tipo Sexto Sentido...

 

no mais, o filme é interessante pelos personagens e de como eles se relacionam (Hugh Jackman e Christian Bale estão bem). a narrativa não-linear é interessante. teve o potencial reduzido pela insistência dos Nolan em colocar realismo nos projetos que eles escolhem (e de certa forma, explicar tudo tintin por tintin, defeito visto desde Amnésia).

 

podia ser melhor, mas é bom, pelos atores, e pela obsessão dos personagens.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 285
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Simplesmente excepcional, o melhor que eu vi até agora na Mostra SP.

 

Roteiro inteligente, original, ótimas interpretações...e o melhor é q algumas frases funcionam, como qdo vc descobre como são feitos os truques, vc fica c/ cara de bobo pensando q era tão óbvio...eu matei o final até antes mas nem por isso deixou de me prender até o fim.

 

4,5/5

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

4/5

 

 

Gostei bastante de praticamente todos os trechos do filme terem dupla, tripla, ou infinitupla interpretações possíveis. Não achei a parte sobrenatural forçada. Agora... Scarlett Johansenn estava péssima. Teria sido muito mais interessante com uma atriz desconhecida. Fora que a cada atuação Scarlett piora. Ela é uma Angelina Jolie metida a besta. Jolie sabe que é gostosa o bastante para não precisar atuar, mas ela tem a decência de fazer isso em filmes totalmente pipocas. Scarlett Hoyanseen está atuando de qualquer jeito em filmes que precisam de boas atuações, filmes inteligentes. Essa atriz está começando a me irritar profundamente. Ela foi bem, mas não excpcional em Encontros e  Desencontros, e esteve ruim o bastante  em Dália  Negra e The Prestige para me fazer questionar onde colocá-la. Para mim, Hoyanseen está no rank das atrizes irregulares. Mas uma atuação do nível que exibiu nesse filme e ela vai para o rank das atrizes ruins que tiveram uma boa interpretação e todo mundo parece ignorar as outras péssimas delas. Charlize Theron está no topo da minha lista de atrizes odiadas. Será que Scarleet se provará dona de uma incompetência tão grande a ponto de tirar Theron do topo da lista? Esse, meus amigos, é o grande truque que Scarleet tem de fazer: Provar que não é um lixo de atriz que sabeseláporque é considerada ótima.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adorei o filme,mas algo dentro de tudo isso me preocupou...

Johansson está caindo no risco de se render a um estereótipo criado para ela...O de supersexy,femme fatalle e outros adjetivos.Em O Grande Truque ela praticamente tem a mesma função que teve em Dália Negra,meramente estética.Uma pena isso ocorrer porque gosto da Scarlett de Match Point(sexy mas não como em O grande truque e Dália Negra),Moça com brinco de pérola e Encontros e desencontros...Espero encontrar em The Other Boleyin girl ano que vem...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

vc viu Match Point' date=' Yoh?

 

 

 

p.s.: vc dedicou 2 linhas ao filme e o resto pra Scarlett... 06
[/quote']

 

 

Verei um dia. Sim, acredito que gostarei da interpretação dela nesse filme, mas que não mudará o fato que a carreira dela pode estar entrando em declínio.

 

E, realmente, fiz o que vc falou mesmo. 06 Mas minha opinião sobre O Grande Truque é simples. Filme inteligente com várias nuances que eu poderia me ver discutindo-o eternamente, pos a cada assistida meu ponto de vista sobre alguma cena iria mudar.

 

Só não queria ter visto o inferior, mas bom, O Ilusionista antes. Esse filme diluiu um pouco o meu interesse sobre o tema da mágica. Deveria ter visto The Prestige primeiro, já que o que vale a pena mesmo em O Ilusionista são as interpretações de Norton e Giamatti, e isso não mudaria com a ordem trocado. O interesse pelo tema mudaria e The Pestige teria sido beneficiado com essa mudança.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

***SPOILERS neste post inteiro***

 

Ninguém mais aí acha que no final ainda existe um do personagem de Hugh Jackman vivo? hein hein? sei lah.

 

Eu gostei bastante do filme. E as falas do Michael Caine no começo e no final resumem o filme todo. A estrutura do texto é como a de um truque de mágica, e por isso era óbvio e necessário uma reviravolta final, o filme pedia isso.

 

e vamos viajar um pouco em torno do filme, discutir possibilidades:

 

-Michael Caine fala (não lembro palavra por palavra, mas é mais ou menos isso): uma mágica tem três atos, no primeiro ato se mostra algo comum cotidiano [na história, dois mágicos que tentam ganhar suas vidas em busca de grandes truques], depois disso transforma esse algo comum em algo extraordinário [assassinatos, ciência, duplicação de pessoas, sobrenatural], e depois vem o terceiro ato chamado de Grande Truque [no caso, o final do filme, reviravoltas, reviravoltas e reviravoltas]

 

-"O segredo é nunca revelar os truques. Depois que revelado ele não tem mais graça. E muitas vezes o público gosta de ser enganado".   E por isso eu acho que o filme todo é uma enganação, e eu gosto de ser enganado. \o/ . não acho que tudo foi revelado. A cena final pode dizer muita coisa, quando aparece um dos Hugh Jackman na água morto mas com os olhos abertos. E se ele talvez é realmente um mago e não um mágico?    o personagem do Christian Bale pode ser o melhor em truques, mas Hugh Jackman foi quem realmente ganhou no final e o público quem sabe saiu do cinema enganado por Christopher Nolan.

 

citações a Thomas Edison. O sumiço dos cientistas, as cartolas. E a personagem da Scarlett Johansson acho que é muito mais importante do que parece. Assim como o Michael Caine, afinal o quanto que ele sabia de tudo

 

viajei muito, talvez não tenha nada a ver, mas enfim. Acho Christopher Nolan enganou a todos, incluindo a minha pessoa. E eu gostei.  01

 

 

Ah sim, e a Scarlett Johansson é mais gostosa que a Angelina Jolie. 02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"O Grande Truque"; dir: Christopher Nolan - 8/10

 

Caralho. Nolan é um dos melhores cineastas que Hollywood tem o privilégio de abrigar.

 

O filme é de um interesse meio raro, e eu senti um pouco daquele fascínio gostoso ao vê-lo, com todo esse negócio do Nolan misturar mágica e cinema, incluindo aí a chamada dos 3 atos, maior e melhor trabalhada pelo filme.

 

Também achei proposital um pouco da "previsibilidade" do Grande Truque do Bale, talvez porque eu sabia que o Nolan iria brincar mesmo com isso, o tempo todo, e ele faz exatamente isso. Já o Grande Truque do Jackman meio que endarkesse o filme, e achei aquilo tudo que ele acaba tendo de fazer muito triste.

 

O elenco tá ducaralho, mas o que é o Jackman nesse filme? O cara tá simplesmente sensacional. Pena que acho que nem é um filme que vai chamar tanto a atenção assim pelas atuações, mas achei ele porrada demais aqui.

 

Pretendo ver novamente, essa semana.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

***SPOILERS neste post inteiro***

 

Ninguém mais aí acha que no final ainda existe um do personagem de Hugh Jackman vivo? hein hein? sei lah.

 

 

SPOILER

 

 

Acho que sim' date=' ainda mais depois de vermos um outro Jackman meio que de relance.
[/quote']

 

Onde? Na cena final eu só lembro de ter visto o Jackman, no tanque,  morto (supostamente) {alias ele tava de olhos abertos???, nem reparei} e o jackman morto no chão por um tiro. Tinha outro?

Yoh2006-11-04 10:24:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

***SPOILERS neste post inteiro***

 

Ninguém mais aí acha que no final ainda existe um do personagem de Hugh Jackman vivo? hein hein? sei lah.

 

SPOILER

 

Eu acredito q não...e o pior, acho até q o personagem original já teria morrido e ficado só o clone....preciso rever pra entender melhor.06

haziell2006-11-04 11:55:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

endosso o coro do Serge. o Jackman está provando ser um ator muito bom. em Fonte da Vida ele também está muito bom. aqui também.

 

SPOILER

 

O clone que sobreviveu. tanto que ele até comentou: "é duro pensar se eu seria o homem que caía na água e/ou o homem que aparece no Prestígio".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

endosso o coro do Serge. o Jackman está provando ser um ator muito bom. em Fonte da Vida ele também está muito bom. aqui também.

 

SPOILER

 

O clone que sobreviveu. tanto que ele até comentou: "é duro pensar se eu seria o homem que caía na água e/ou o homem que aparece no Prestígio".

 

tá... se é pra abstrair' date=' vamos fazê-lo...

 

*spoiler*

Quando a máquina duplica o objeto, ela o copia com as mesmas caracteristicas... com a mesma consciêcia do objeto copiado.

 

A cena em que mostra a 1ª cópia de Angier, que foi morta com um tiro, foi bem clara quanto a isso [a expressão do "clone" ao perceber que ia ser morto...']

 

Ou seja... a cada novo truque, o Angier morria e passa a  viver no outro Angier mais novo. Então, o Angier que sobrevive ao final de todos os truques jamaaaais iria sentir a dor da morte.

 

Agora... o que mais me toca nessa questão toda foi a forma como Angier escolheu para matar seus clones... afogado da mesma forma que a mulher da vida dele tinha morrido. Então, por mais que o sobrevivente não sentisse, uma parte de Angier sentia a agonia da morte que sua mulher sentiu a cada novo truque que ele realizava.

 

E a cena final mostrando o Angier no prisma de água era só pra mostrar pro público que aquilo de ele morrer afogado acontecia a cada truque e não só quando o personagem Bale viu.

 

E sim, Angier morreu mesmo... Morreu quando achou que fosse acabar com Bale definitivamente, tanto que ele resolve aposentar a máquina e deixá-la na caixa no fundo do teatro... ele era o único que havia sobrado.

 

*fim do spoiler*

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Grande Truque ('The Prestige' - EUA - 2006 - Dir.: Cristopher Nolan)

Nolan, mais uma vez, prova ser um dos cineastas mais talentosos da atual Hollywood. Excelentes atuações (Jackman prova, ao lado de 'Fonte da Vida', que é um ótimo ator e pode is longe), com uma bela cinematografia acompanhada de uma magnífica trilha sonora. Defeitos? Sim. O roteiro tem alguns 'furos'. Nolan poderia ter associado a película ao grande truque de mágica, o que não ocorre. Afinal, o espectador fica sabendo de todos os seus segredos precipitadamente. Acredito que seria interessante se algumas situações pairassem no ar e caberia ao indivíduo desvendar. Fora isso? Tudo foi muito bem pensado. Adorei, e de fato, é um dos melhores filmes em cartaz.

 

Veredicto: **** | 8.25 | B+
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Grande Truque.

 

grande-truque-poster03t.jpg

Um filme muito bom. Os personagens são bastante interessantes e as interpretações são ótimas, principalmete as dos dois protagonistas. A história também é envolvente, e as brigas entre os personagens são ótimas.

Mas o filme também tem algumas falhas, mas nada que estrague a trama.

Nota 8,5/10.

 

 

 

Mas preciso rever....05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

SPOILER

 

 

 

 

 

 

 

Assisti "O Grande Truque" hoje a tarde, numa sessão de 15:30 e achei o filme excelente. Pelo que eu entendi, o grande segredo do filme é a "máquina de fazer clones". Isso fica mais claro quando o personagem do Jackman pergunta qual daquelas cartolas e a dele e o personagem do Bowie (que eu juro não ter reconhecido logo de cara), responde que todas pertenciam a ele. Por falar em clones, o sósia do personagem do Jackman, o bêbado, também era um clone da tal máquina ou apenas um sósia mesmo?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uau veras....prestou bem atenção e refletiu mais q eu03. Obrigadão, tá respondida a minha dúvida....Eu fui do cinema até em casa pensando nisso e não conseguia entender direito.

 

 

Kakashi, pode até ser q eu tenha deixado entender desse jeito, talvez

pq ainda estava pensando no "truque".

 

SPOILERS

 

o final q eu disse q "matei" acho q a maioria matou, do personagem do Bale ter um irmão gêmeo...por isso eu comentei q por mais q a gente imaginasse, não deixou de ser bom qdo isso foi confirmado....como as mágicas deles.

 

E tetsuo, o sósia bêbado era sósia mesmo...o truque dos clones vem depois

 

veras, pelo final não dá pra saber realmente se ele morreu ou não...é sempre um ganhado do outro, não deu pra saber se realmente o personagem do Bale venceu..

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

endosso o coro do Serge. o Jackman está provando ser um ator muito bom. em Fonte da Vida ele também está muito bom. aqui também.

 

SPOILER

 

O clone que sobreviveu. tanto que ele até comentou: "é duro pensar se eu seria o homem que caía na água e/ou o homem que aparece no Prestígio".

 

Realmente, ele está mostrando muito serviço...em Fonte da Vida ele deu show, pena q a academia nem vai lembrar dele, pq merece uma indicação, foi a melhor atuação dele até hj.

 

pena q não se pode dizer o mesmo da Scarlett, q vem piorando a cada filme...será mais um talento desperdiçado??

 

SPOILER

 

foi por causa dessa frase dele q eu ainda achava q o verdadeiro é q sempre ficava até o fim.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

spoiler

 

bom, pra mim ele morreu mesmo... já que Angier sempre matava sua versão antiga durante o truque... justamente pra não causar nenhum colapso de existência mútua entre suas duas versões.

e, pra mim, isso ficou mais claro ainda com o fato de ele ter limitado no nº de truques a 100, e depois dos 100 cumpridos ter aposentado a máquina.

isso tudo pq ele realmente achou que tivesse vencido Bale.

 

fim do spoiler

 

 

veras2006-11-05 00:35:42

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

+ SPOILERS

 

Como saber q ele matava as versões antigas se ele matou a primeira cópia? foi por causa disso q eu fiquei matutando se ele matava a antiga ou a nova' date=' mas acho q pra vencer, ele se mataria mesmo.

 

E será q ele venceu?03

 

[/quote']

 

spoiler

sim, ele matava sua versão mais antiga, já que a versão mais nova aparecia num ponto mais distante, o que daria para Angier surgir no fim do teatro; enquanto isso, a versão antiga caia por um alçapão dentro do prisma com água.

fim

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...