Jump to content
Forum Cinema em Cena

Jean-Claude Van Damme


Angellus Lestat
 Share

Recommended Posts

  • Members

Jean-Claude Camille François Van Varenberg, mais conhecido como Jean-Claude Van Damme (Berchem-Sainte-Agathe,18 de Outubro de 1960), é um especialista em artes marciais e ator belga. Devido a seu porte físico e sua origem belga, ele também é conhecido como "Os músculos de Bruxelas".[2] e na América Latina também é chamado de Jean-Claude "El Loco" Van Damme devido aos seus filmes de ação.

Depois de estudar artes marciais intensivamente a partir de onze anos de idade, Van Damme alcançou sucesso nacional na Bélgica como artista marcial e fisiculturista, ganhando o título de "Mr. Bélgica". Ele emigrou para os Estados Unidos em 1982 para iniciar uma carreira no cinema, e ainda nos anos 80 alcançou o sucesso com filmes como Bloodsport (1987) e Kickboxer (1989). nos anos 90 Duplo Impacto (1991) Soldado Universal (1992) O Alvo (1993) e Timecop: O Guardião do Tempo (1994) foi sucesso de bilheteria e arrecadou mais de US $ 100 milhões, se tornando seu filme mais bem sucedido financeiramente.

 

Biografia

 

Van Damme em 2007, promovendo seu filme Até a Morte.

Van Damme nasceu em Berchem-Sainte-Agathe (Bruxelas), Bélgica, filho de Eliana e Eugene Van Varenberg, que eram respectivamente uma dona de casa e um contabilista e dono de uma loja de flores.[3][4] Quando criança era muito pequeno, magro e sensível, o que levou seu pai a procurar algo que pudesse fortalecê-lo, tanto física quanto mentalmente. Foi então que Van Damme começou a treinar Karatê, aos onze anos de idade. Pouco depois tornou-se um bom bailarino e dançou Balé durante seis anos. Aos dezesseis, recebeu a faixa preta e tornou-se campeão europeu, vencendo o European Pro Karate Association, na categoria meio pesado. Seu estilo atual consiste de kickboxing, Karatê Shotokan, Muay Thai, e Taekwondo.[5].

 

Logo depois de vencer o Campeonato Europeu de Karatê de contato leve, foi pela primeira vez aos Estados Unidos disputar o Campeonato Mundial de Karatê na Flórida, em 1979, o qual perdeu para seu compatriota Patrick Teugels.. Deslumbrado e muito entusiasmado com a América, Jean-Claude volta aos Estados Unidos em 1980, mas desta vez na Califórnia, onde conheceu a famosa academia "Gold Gym", e lá iniciou os treinamentos intensos de musculação para melhorar seu físico, o que mais tarde o levou ao título de fisiculturismo 'Mr. Bélgica'. Ao voltar para a Bélgica, resolveu montar uma academia em Bruxelas, "The California Gym".

Através de alguns contatos na Europa, chegou a participar de uma produção francesa chamada "Rue Barbare", lançado em 1983, no qual ele trabalhou apenas como figurante. Como Van Damme queria mais que isso, concluiu que o único jeito seria voltar para osEstados Unidos.

Em 1982 ele deixou Bruxelas e foi para Los Angeles. Depois de pouco mais de um ano morando em Los Angeles, conseguiu trabalhar como figurante nas filmagens de Braddock. Em 1984 também participou de um pequeno filme francês chamado "Monaco Forever" no qual interpretava um lutador gay de caratê. Em 1985, atuou como vilão no filme "Retroceder Nunca, Render-se Jamais", seu primeiro papel de destaque. Dois anos depois, protagonizou o mega-sucesso "O Grande Dragão Branco" e desde então nunca mais parou de filmar - não somente como ator, mas também como escritor, roteirista, produtor, diretor e coreógrafo das cenas de lutas em diversos de seus filmes.

Van Damme casou-se 5 vezes.[6], aí incluídos dois casamentos com a fisiculturista Gladys Portugues, e tem 3 filhos: Kristopher (1987-),Bianca (1990-), e Nicholas (1995-)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fala, Angellus! Também acho o Van Damme um ótimo ator, no estilo que se propõe. O problema é que, assim como

Schwarzenegger, Stallone, Steven Siegal e tantos outros, fez excelentes filmes, mas também atuou em grandes 'porcarias'. Como pode depois de jóias como 'Dragão Branco", 'Morte Súbita' e 'Desafio Mortal' (este, na minha opinião, um dos melhores dele) aceitar gravar aquela lástima do "Replicante"??? Porque será que quando a fama chega, a qualidade cai, amiúde vertiginosamente?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...