Jump to content
Forum Cinema em Cena

Miami Vice


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Replies 77
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Pretenderia ver este filme: não dou a mínima se Colin Farell está ou não no elenco, ele consegue trabalhar em filmes bons, mesmo que seu trabalho não seja bom. Se fosse assim, não pegaria Colateral porque é com o Tom Cruise... O importante é que é do Mann. Contudo, terei que esperar pelo DVD devido à censura...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Miami Vice"; dir: Michael Mann - 7/10

Gostei muito, mas achei que o ritmo cai um pouco no meio, e o final deixa a desejar. Atuações muito boas, como de praxe com Michael Mann. Sou fascinado pelo jeito dele filmar, essa coisa crua, real, mas ao mesmo tempo incrível e espetacular, o que resume bem o fabuloso tiroteio final (aquela câmera se movimentando atrás dos caras na hora do pau me fez arrepiar, literalmente - eu sorri durante a sequência inteira). Sem falar numas escolhas muito, muito, muito interessantes, como aquela câmera tensa quase engolindo o Jamie Foxx, de tão próxima, numa cena-chave.

E um som (os tiros! Os tiros!) sublime. Fotografia idem. E uma boa dose de violência, filmada por quem sabe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Esse filme não me decepcionou em nenhum instante. Foi o filme que eu mais esperei esse ano e acabei de sair do cinema perplexo. Mann se supera mais uma vez. O clima do filme me fez lembrar exatamente quando cheguei em Miami pela primeira vez de madrugada. A visão aérea e noturna é perfeita. Lembra também GTA Vice City, principalmente quando jogamos de noite em key Biscayne. Show. smiley32.gif
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo com o Serge, o ritmo cai bem no meio, chega a desanimar um pouco. Mas é o único ponto negativo do filme (mas conta). No mais, o filme tem de tudo: mulheres, belos carros, barcos velozes, mansões, cenas de ação muito boas (embora nada de espetacular) e violência na medida certa pra um filme do tipo. Achei o tipo do Colin Farrel bem canastrão. Por outro lado, o personagem do Jamie Fox ficou ótimo.

E aquela F430 é espetacular.

 

7/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

nesse caso aí' date=' acho que um (mann) esmaga o outro.[/quote']

Extamente o contexto em que coloquei o meu post.

ahã. eu só comentei depois porque o rapaz disse  depois do seu post que "um compensa o outro". nesse caso vai mais além, hehe.

pois é' date=' continuo cheio de vontade para assistir ao filme. quando vi o trailer disse: "foda-se a música do linkin park, ela não vai estar no filme. prefiro prestar atenção na beleza da imagem, que com certeza estará".

[/quote']

parece que eu errei. a música do linkin park está sim no filme, hehe.

mas de boa, eu nem ligo.

Carioca2006-8-26 10:16:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A expectativa por ser de Michael Mann é que me deixa com medo. Acho o cara foda e esse é o problema, vai que minha expectativa é maior do que o filme? Não ligo pra bilheteria ou para críticas, mas estava começando a me preocupar pela baixa bilheteria + malho da crítica + malho do publico.Shiryu2006-8-26 13:12:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif - MIAMI VICE

"Miami Vice" é uma adaptação moderna e de personalidade própria da famosa série de TV dos anos 80 que esbanja apuro técnico mediante a uma fotografia sóbria que ajuda a ambientar a "cara" da produção e um trabalho primoroso de direção de Michael Mann que sabe extrair dessa nova climatização o potencial para conferir energia ao projeto, porém o mesmo não se pode dizer do roteiro que de tão absorvido pelo universo do filme esquece de construir uma trama que também possa alavancar a produção passeando por lugares comuns, tornando-se impessoal e sem nenhuma ambição.

O diretor Michael Mann responsável por ótimos filmes como "Fogo Contra Fogo" e "O Informante" realiza um trabalho tecnicamente perfeito, esbanjando habilidade e senso artístico assim como fizera em "Colateral", demonstrando extrema capacidade com a câmera digital criando cenas esteticamente de tirar o fôlego ( particularmente sou fã das sequências em que se dá a sensação em que estão sendo registrados "flagras", como se fosse um documentário e/ou uma transmissão ao vivo ). O trabalho do diretor de fotografia Dion Beebe também ajuda a compor um cenário favorável, apresentando uma estrutura de cores e tons que valorizam o clima noturno oferecendo sequências em que se aproveita ao máximo as locações seja em Genebra ou na Colômbia e quando a ação se passa em Miami a sensação é a de que estamos em qualquer outro lugar, ou seja, é uma outra visão àquela em que estamos acostumados a ver, mas igualmente fascinante. A trilha sonora tem a função de fortalecer essa ambientação e as músicas escolhidas tornam a mistura ainda mais explosiva, sempre valorizando o clima "quente" sugerido pela produção quando se trata das músicas e deixando um tom frio e perturbador quando se trata da trilha instrumental composta propriamente para o filme.

Sonny Crockett ( Colin Farrel ) e Ricardo Tubbs ( Jamie Foxx ) são dois detetives que precisam se inflitar dentro de uma organização criminosa para prender José Yero ( John Ortiz ), líder de um importante cartel de drogas. A trama é basicamente essa e o roteiro se concentra em duas linhas de ação: o modo "operantis" em que busca mostrar a experiência dos dois detetives na execução de suas tarefas e os diálogos ácidos que os personagens travam entre si. Sim, tanto Sonny como Rico são inteligentíssimos e uma das boas sacadas do roteiro ( que perde um pouco o ritmo e não evolui a partir de sua metade ) é mostrar que eles não são apenas eficiente no que fazem ( em alguns momentos até reserva-se em mostrar como o fazem ), mas também porque eles se antecipam com extrema inteligência aquilo que por ventura possa vir a ocorrer, ou seja, os dois passam ao espectador aquela sensação de que eles sabem muito bem o que estão fazendo, logicamente que não de maneira infalível ( a maneira como eles despistam o radar áereo é de uma conveniência fora do comum ). O combate verbal travado por quase todos os personagens não soa cansativo embora não tenha nenhum momento que se destaque em especial ( o que mais se aproxima é o primeiro encontro com Yero ), mas tornam as figuras "posudas" até demais, inclusive os próprios detetives que de tão frios e "secos" que tornam-se figuras impessoais, logo as subtramas envolvendo a relação de Sonny com a "parceira" de negócios de Yero ( vivida pela belíssima Gong Li ) e entre Rico e a sua esposa ( Naomie Harris ) tornam-se meros artifícios dramáticos dentro da trama que não funcionam.

Tratando-se desses dois artifícios é reconhecível a mudança de clima repentina a partir do momento em que Sonny passa a flertar com aquela mulher misteriosa. É até "divertido" acompanhá-lo sem controle ao encontro dela apenas para lhe convidar para um drinque, mas é nesse momento em que a personagem de Gong Li perde um pouco de seu charme já que se mostra vulnerável rapidamente e quando pensamos que na verdade é ela que tem o controle da situação, o filme não exita em mostrá-la observando Sonny ao longe apenas para se criar o conflito "ela o ama ou o usa". Vale destacar também a presença do ator Barry Shabaka Henley que esbanja seriedade e firmeza ao encarnar o chefe dos dois detetives ( um dos momentos mais bem explorados é justamente a conversação sobre os interesses entre as diferentes "polícias" envolvidas no caso ). Colin Farrel ainda não é um ator 100 % confiável ( ele discretamente ainda faz uma expressões altamente canastronas ), mas não chega a comprometer assim como Jamie Foxx ( a dupla é cúmplice e funciona ) que mesmo exagerando na sua "cara de mal" consegue tornar o seu personagem mais humano aos olhos do público e também o mais sensato e inteligente da dupla demonstrando muita segurança em cena ( o "Oscar" lhe fez muito bem ). Mas ainda assim o roteiro ainda força uma situação onde Rico expõe a sua amada de maneira tão gratuita ( como assim "é melhor vc ficar aí ?" ... aí na casa do inimigo ???? ) apenas para mais uma vez criar um elemento dramático dentro da trama que não agrega em nada, pelo contrário só atrapalha.

E esse tom impessoal dado aos personagens não seria um fardo se não forçassem a utilização de certas variáveis que não condizem com esse tom, no caso, a artificialidade do sentimentalismo colocado nessas subtramas que inclusive é utilizado com os vilões. Yero, por exemplo, é um sujeito imprevisível, mas como se quisesse fazer com que o personagem ganhasse aquilo que se chama de "tridimensionalidade" coloca-o na situação de amante não-correspondido ( a cena em que ele sofre de ciúmes é boa ), mas o enfraquece assim como quando transfere essa situação ao chefão Jesus Montoya ( Luis Tosar, o mais fraco do elenco ) em uma outra cena bem realizada por Mann, mas prejudicial ao conjunto da obra ( quando a câmera mostra a cena da dança me senti assistindo um filme do Ron Howard ).

"Miami Vice" seria um filme muito melhor se fosse um filme muito mais cruel. Da maneira como foi feito merece ser enaltecido pela coragem e pela disposição em não apenas dar uma "roupagem" nova a série, mas lhe conferir personalidade e isso Michael Mann realiza magistralmente com técnica e com estilo ( a sequência final é tão boa quanto um copo de uísque ). O filme é todo dele !

Thiago Lucio2006-8-26 16:22:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Alguém me explica crítica e públicos mundiais? Na sessão que eu fui de X-Men 3, Superman Returns, Missão Impossível 3, Código da Vinci e Piratas do Caribe 2, estavam lotados, entupidos de lotados. Fui ver todos um dia depois da estréia. Miami Vice estava fantasmagórico de vazio.

 

Alguém me explica crítica e públicos mundiais? O que tem Miami Vice que fez as pessoas não quererem ver e os que viram não gostarem? O filme tem personagens legais, ótimas cenas de ação, som de estourar os ouvidos, visual muito MUITO foda e é muito estiloso.

 

Afora a trama básica policial padrão (isso é uma qualidade do filme que foi justamente tido como decepção) o início e o fim abruptos e a trama um pouco confusa em determinados momentos (nada disso é defeito pra mim, mas foi o que eu escutei das pessoas como sendo defeito, incluindo o filme ser monótono), o que tem em Miami Vice para não se gostar?

 

Alguém me explica crítica e públicos mundiais?smiley36.gif

 

Miami Vice - 8/10

Shiryu2006-8-26 23:18:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém me explica crítica e públicos mundiais? Na sessão que eu fui de X-Men 3' date=' Superman Returns, Missão Impossível 3, Código da Vinci e Piratas do Caribe 2, estavam lotados, entupidos de lotados. Fui ver todos um dia depois da estréia. Miami Vice estava fantasmagórico de vazio.

Alguém me explica crítica e públicos mundiais? O que tem Miami Vice que fez as pessoas não quererem ver e os que viram não gostarem? O filme tem personagens legais, ótimas cenas de ação, som de estourar os ouvidos, visual muito MUITO foda e é muito estiloso.

Afora a trama básica policial padrão (isso é uma qualidade do filme que foi justamente tido como decepção) o início e o fim abruptos e a trama um pouco confusa em determinados momentos (nada disso é defeito pra mim, mas foi o que eu escutei das pessoas como sendo defeito, incluindo o filme ser monótono), o que tem em Miami Vice para não se gostar?

Alguém me explica crítica e públicos mundiais?smiley36.gif

Miami Vice - 8/10
[/quote']

Publicidade. smiley36.gifsmiley2.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

MIAMI VICE - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif ou 8,5/10

 

Filmaço é a melhor palavra pra avaliar esse filme, q superou minhas espectativas.

Parte técnica impecável (destaque p/ a fotografia, montagem e trilha sonora), direção sempre brilhante de Michael Mann e ótimas atuações, tanto de Foxx como do meu ídolo Colin Farrell, além claro da sempre linda, magistral e excelente Gong Li.

Há tempos não assistia a um filme policial tão bom...acho que o último q gostei tanto assim foi Fogo Contra Fogo, por coincidência (leia-se competência) do mesmo Mann.

não posso deixar passar o quanto gostei do estilo dos personagens, sempre bem vestidos mesmo num calor infernal de Miami, e pilotando Ferraris e BMWs, além de estarem sempre hi-tech...perfeitos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Miami Vice - Poucos diretores dominam tão bem a fotografia noturna como Michael Mann (que domina a técnica digital como ninguém), que ainda por cima conduz muito bem esse filme de ação que não subestima a inteligência do espectador e não apela para peripécias, explosões de dezenas de carros, ou qualquer grande inverossimilidade para se destacar. Colin Farrell e Jamie Foxx bem à vontade em seus papéis, assim como Gong Li. Em resumo, mais um filme com o "selo de qualidade Michael Mann". E a cena do tiroteio é zaberdust.gif!!!!!!

Nota - 8/10

 

silva2006-8-28 12:38:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém me explica crítica e públicos mundiais? Na sessão que eu fui de X-Men 3' date=' Superman Returns, Missão Impossível 3, Código da Vinci e Piratas do Caribe 2, estavam lotados, entupidos de lotados. Fui ver todos um dia depois da estréia. Miami Vice estava fantasmagórico de vazio.

Alguém me explica crítica e públicos mundiais? O que tem Miami Vice que fez as pessoas não quererem ver e os que viram não gostarem? O filme tem personagens legais, ótimas cenas de ação, som de estourar os ouvidos, visual muito MUITO foda e é muito estiloso.

Afora a trama básica policial padrão (isso é uma qualidade do filme que foi justamente tido como decepção) o início e o fim abruptos e a trama um pouco confusa em determinados momentos (nada disso é defeito pra mim, mas foi o que eu escutei das pessoas como sendo defeito, incluindo o filme ser monótono), o que tem em Miami Vice para não se gostar?

Alguém me explica crítica e públicos mundiais?smiley36.gif

Miami Vice - 8/10
[/quote']

A sessão que eu vi não estava lotada, mais havia bastante gente (acho que pouco mais que 150 pessoas). Mas reclamaram de duas coisas.

1) Do final abrupto;

2) E das cenas que davam a sensação de "documentário", ou de uma transmissão ao vivo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

A sessão que eu vi não estava lotada' date=' mais havia bastante gente (acho que pouco mais que 150 pessoas). Mas reclamaram de duas coisas.

1) Do final abrupto;

[/quote']

Essa cena pra mim reflete à estrutura do filme. O início, o final e as consequências dos caminhos da trama são abruptas. Isso é uma qualidade do filme. As pessoas estão acostumadas com aquela estrutura básica do cinema, com seus vários atos bem definidos. O final pra mim é mais que isso, aquela edição se entrecortando naqueles 4 personagens representa pra mim a frase da Isabella "tempo é sorte. E a sorte acaba".

 

 

2) E das cenas que davam a sensação de "documentário"' date=' ou de uma transmissão ao vivo...

[/quote']

 

Dentre as muitas qualidades do filme, pra mim essa é uma das maiores, se não a maior. Esse tom documental + senso de urgência da trama + fotografia digital urbana = domínio técnico orgasmático.smiley36.gif

 

Na minha sessão, as reclamações eram (de um grupo de crianças, diga-se): trama confusa e filme monótono, onde "nada acontece".smiley36.gif

 

Outra coisa, reclamaram do romance. As pessoas preferem romances em que o mocinho seja politicamente correto e brinque com o biscoito de cavalinho na barriguinha da mocinha politicamente correta. Todas essas pessoas que reclamaram disso eram crianças (mas não dava para perceber, só quando abriam a boca).

Shiryu2006-8-28 17:38:1

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Incrível o filmesmiley32.gifsmiley32.gif

Pontos altos:

Cena de carros.Só carros bons e COM NITRO!!!!Deixa Velozes e Furiosos no chinelo....carro de VERDADE,não aquelas naves dos Velozessmiley11.gif

Som dos Tiros.Caraca!!!Tirando alguns filmes de guerra, o MELHOR som de tiro que já ví....é ESSE o barulho de um tiro,BEEEM alto,como um "tapa" no ouvidosmiley32.gif

A melhor cena(para mim):

A cena onde descobrem que a namorada do Ricardo foi sequestrada e ele só sabem que ela está num trailer perto de um aeroporto.

O chefe deles no helicóptero pensando aonde ela poderia estar,o silêncio da cena e mostrando a imensidão da cidade e ESPATACULAR!!!!!

Câmera:

A melhor parte e no tiroteio final onde uma câmera em modo "amador" viaja pelos atiradores e,quando um toma tiro,ela fica suja de sangue e contínua a viajar pelos atiradores ainda sujasmiley32.gif

E que venha "o 2" ou reprisem a série que não vísmiley19.gif

Rafal2006-8-30 10:48:26
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...