Jump to content
Forum Cinema em Cena

Vizinhos Imediatos de 3º Grau


Gustavo Oliveira
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bom galera, assisti ao filme recentemente e cheguei a conclusão de que é uma boa comédia e uma péssima ficção.

 

Minha opinião abaixo...digam também as suas!

 

O mediano êxito de “Vizinhos Imediatos de 3º Grau” se dá por conta, certamente, do elenco de peso (e não, não é um trocadilho com Jonah Hill que se apresenta cada vez mais magro), pois sem os atores o resultado poderia ter sido um desastre. Boa parte das piadas e sacadas cômicas funciona bem (mesmo que não sejam memoráveis), porém o grande erro consiste na tentativa falha do longa de tentar ser sério em um contexto que, aos poucos, vai se tornando mal sucedido.

 

Quatro sujeitos comuns unem-se para formar um grupo de vigilância comunitária. Na verdade, a reunião do quarteto não passa de uma desculpa para escaparem de suas vidas sem graça. Mas tudo muda quando eles, acidentalmente, descobrem que a sua cidade foi invadida por extraterrestres.

 

O personagem de Bem Stiller (Evan), curiosamente, é o menos engraçado, pois a trama concentra seus desnecessários momentos de “drama” acerca do protagonista (Spoiler! Ele não pode ter filhos). Os melhores momentos ficam por conta de Bob (Vince Vaughn, que também enfrenta problemas familiares) e Franklin (Jonah), principalmente o segundo, cada vez mais à vontade e talentoso em seus respectivos papéis (é importante constatar que foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante este ano pelo “O Homem que Mudou o Jogo”); já o novato Richard Ayoade (Jamarcus) não demonstra nenhum tipo de carisma, fazendo de seu personagem, definitivamente, sem graça; porém, é designada ao mesmo a maior reviravolta do filme (por vezes, inverossímel), digas-se de passagem.

 

Após uma divertida introdução, a comédia começa a ter notáveis quedas por ter um roteiro fraco, e, pouco a pouco, as risadas acabam dando lugar a uma nostalgia demasiadamente frustrante, pois tudo se torna irritantemente previsível por conta de uma série de clichês exagerados, assim como sua trama que se mostra absurdamente frágil ao empregar várias cenas mal sucedidas que lembram filmes de sessão da tarde (nada contra, mas o novo de Bem Stiller tinha potencial para convencer bem mais).

 

O longa também está recheado de evocações a filmes de extraterrestres, no entanto as mesmas não são exploradas como poderiam ter sido. O fato é que o filme cumpre sua promessa no que condiz ao divertimento, mas fica devendo muito em qualidade, ainda mais se levarmos em consideração filmes anteriores do trio de atores de peso (Stiller, Hill e Vaughn). Ou seja, fica a questão: Será que a comédia poderia ter se saído melhor caso usasse a mesma premissa (de homens cujas vidas são monótonas e buscam um refúgio...) e abrisse mão de extraterrestres? Bom, para mim a resposta é sim.

 

No final das contas, “Vizinhos Imediatos de 3º Grau” não chega a ser um filme ruim (apesar dos grandes deméritos), pois, curiosamente ou não, consegue divertir, dadas as circunstâncias.

 

 

Nota: 5 de 10.

Por Gustavo Oliveira.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...