Jump to content
Forum Cinema em Cena

Diretores Autorais dirigindo Superproduções de Hollywood


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Antes diretores mais autorais não se metiam muito em superproduções de Hollywood, ou pelo menos, tinham mais receio em se meter, já que nas vezes que tentavam acabavam por se arrepender pelas inúmeras e fortes interferências externas (como produtores, roteiristas, fãs, etc) no produto final e fazendo assim sua obra perder a identidade. Exemplo clássico seria o de David Fincher em Alien 3. O diretor (novato na época) pegou o bonde andando e acabou caindo numa fogueira das vaidades e ainda hoje não deve gostar de se lembrar dessa época.

 

Mas agora parece que isso vem mudando um pouco. Diretores mais autorais tem aceitado o desafio de participar dessas superproduções mais comerciais sem medo ou receio e até os próprios produtores tem feito questão de ir atrás desses diretores, mesmo correndo o risco de sair um filme que desagrade os fãs do personagem/série. Casos recentes bem sucedidos que podemos citar são o de Alfonso Cuáron dirigindo Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban (2004), Christopher Nolan dirigindo a trilogia Batman TDK (2005-2008-2012) e ainda Sam Mendes dirigindo 007 Operação Skyfall (2012).

 

Harry%20Potter%20and%20the%20Prisoner%20of%20Azkaban%20movie.jpg

 

257105.1010.A.jpg

 

 

41faFo2hJgL._SL500_AA300_.jpg

 

 

Enfim, não sou bom pra escrever esses textos, mas o tópico tá aí pra quem quiser discutir a questão de diretores autorais dirigindo obras mais comerciais e superproduções hollywoodianas.

 

Vale a pena ou não? Esses produtos ganham ou perdem nessa? E os diretores conseguem fazer obras autorais mesmo quando tem muita dinheiro (e diga-se, gente) envolvida?

 

:)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece ser uma tendência natural, já que os suits devem ter percebido que dinheiro em caixa, embora primordial, parece não ser o bastante. Contudo, acho que esses diretores precisam ter carta branca. Nolan certamente o teve com Batman, mas receio que o mesmo não possa ser dito de Mendes, já que a franquia 007 é controlada com mão de ferro pelo Michael Wilson e a Barbara Broccoli.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...