Jump to content
Forum Cinema em Cena

Adap. Literárias = Motivação à leitura?


Rafal
 Share

Recommended Posts

  • Members

Então,estava eu pensando em todo esse hype entorno do Código Da Vinci e no meu caso com a leitura e me veio essa questão,essa "nova moda" hollywoodiana de adaptar livros, estimula as pessoas que não liam anteriormente a ler? 

Minha opinião é sim,pos comecei a ler após ter visto o filme do 1º Harry Potter.

E vcs,oq acham?smiley2.gif

Rafal2006-5-18 9:2:7
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adaptar livros sempre foi praxe de Hollywood, de modo que se falar em "nova moda" me parece um tanto equivocado.

 

 

 

Quanto à questão levantada no tópico, basta observar o que os editores, sejam grandes ou pequenos, fazem com os livros que porventura tenham sido adaptados para o Cinema (ou mesmo para a TV), a saber, associam o livro ao filme, com sobrecapas ou mesmo capas novas, a fim de ampliar a gama de leitores, aproveitando o hype em torno da adaptação cinematográfica.

 

 

 

Se os editores fazem isso toda vez que um livro é adaptado, é porque de fato essa prática surte efeito.

 

 

 

Mas até que ponto são novos leitores que estão surgindo? Creio antes que se trata menos de criar novos leitores do que sinalizar àqueles que já têm o hábito da leitura quais os "livros do momento". Claro está que o leitor informado não cai em tais esparrelas, da mesma forma que tampouco o autêntico cinéfilo se deixa iludir pelo hype em cima de tais ou quais filmes passageiros.J. de Silentio2006-5-18 9:37:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se já têm outro tópico assim então pode trancar,foi mal.

Sim,sempre foi um habito de hollywood adaptar filmes...mas nunca foi gerado TANTO hype entorno das adaptações,antes muitos filmes eram lançados e as pessoas nem sabiam que eram adaptações.

creio que estão surgindo NOVOS leitores sim,a industria literária está crescendo...já temos até os chamados "livro-pipoca".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem problemas... o outro tópico versa sobre o eterno combate entre os fãzóides de livros e HQs e suas respectivas adaptações.

Esse aqui já fala sobre a possibilidade de uma adaptação influenciar a pessoa a ler a obra original.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já aconteceu comigo,mas o mais importante é que fique claro SEMPRE que são obras independentes,cada uma delas tem que se bastar por si só.Eu pelo menos, quando assisto a um filme de livro que já li,procuro achar no prórpio filme tudo que é necessário para seu entendimento,nunca me remeto ao livro lido,se isso for necessário,prá mim já perde pontos.

O livro sempre se basta,afinal é a obra original,pode ser bom ou ruim,mas está tudo lá.O problema é quando uma adaptação para o cinema admite que o público já saiba de alguns detalhes da história porquê o livro é um Best Seller. É ridículo precisar que haja pré-requisito para se assitir a um filme.

Por isso é que acho grotesca a opinião do tópico Código da Vinci sobre a aparência do Robert Langdon,exatamente porquê é uma ADAPTAÇÃO,além do que,essa opinião se baseia apenas em padrões de beleza,que são absolutamente subjetivos e inexplicáveis.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem dúvida.

 

Li diversos livros apenas depois de ter-me encantado com suas adaptações cinematográficas, e creio que como o cinema é um meio tão influente, isso ocorre com muitoas pessoas. O mesmo vale para outras situações - por exemplo. alguém que se sentiu impactado com Munique pode correr atrás de obras literárias a respeito do assunto, e isso geralmente acontece.

 

Basta observar a lista dos livros mais vendidos... Quando é lançado determinada adaptação a partir de um, este, que se encontrava quase obscuro, não raro volta à listagem de best-sellers.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por enquanto os únicos livros que comprei são os do James Bond. Comprei 3 mas só li 2 até agora. Mas eu tenho muita vontade de ler vários outros livros que foram adaptados' date=' mas falta ânimo... Sorry.[/quote']

antes ou depois de ver os filmes?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu só li 6 livros por livre espontanea vontade, o resto foi por mt encheção de saco da mamae e a pedidos da escola para prova, ma scaro q quando descobri algo que resume competamente e dá só os pontos improtantes isso foi subistituido, e sempre prefiri compensar com oturas notas pra evitar ter q ler algo sem vontade

mas os 6 livros que li foi graças a um filme, 5 foi em port e 1 foi em ingles, adivinha quais livros são.... e quais filmes.... é facil.. Gargalhadas

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu só li 6 livros por livre espontanea vontade' date=' o resto foi por mt encheção de saco da mamae e a pedidos da escola para prova, ma scaro q quando descobri algo que resume competamente e dá só os pontos improtantes isso foi subistituido, e sempre prefiri compensar com oturas notas pra evitar ter q ler algo sem vontade

mas os 6 livros que li foi graças a um filme, 5 foi em port e 1 foi em ingles, adivinha quais livros são.... e quais filmes.... é facil.. Gargalhadas

[/quote']

sua escassez literária é notável.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

qualquer elemento que gere  ou sugira manisfestações de leitura é bem visto.

 

como já havia dito num post aí do sidney sheldon, acho, o importante é ler, mesmo que seja uma leitura novelesca, um romance de banca de revista, etc.

 

se uma adaptação de um livro para o cinema gera leitores de "pipoca", que bom.

esse é o primeiro passo para que estes procurem outros sabores de leitura futuramente.

 

quantos aqui não conhecem dezenas de pré-adolescentes que começaram a gostar de ler por causa de harry potter e depois passaram a ir atrás de outros livros?

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depende muuuuito. Vou usar o exemplo do Código DaVinci. Conheço gente que leu o livro porque soube que haveria o filme' date=' e conheço gente que disse que não vai ler já que no filme mostra tudo mesmo...

[/quote']

Esse é uma coisa ruin que acontece também,as pessoas acabam ficam comodistas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Depende muuuuito. Vou usar o exemplo do Código DaVinci. Conheço gente que leu o livro porque soube que haveria o filme' date=' e conheço gente que disse que não vai ler já que no filme mostra tudo mesmo...

[/quote']

 

isso aí é só desculpa de quem não gosta de ler, pow.

que que o fato de o livro ser adaptado pro cinema tem a vê com isso.

ninguém que se interessou pelo livro deixou de ler por causa do filme, o que não quer dizer que não existam aqueles que não lêem o livro com filme ou sem filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem MUITA gente que está lendo Codigo da Vinci por causa do filme, tanto é q cotinua sendo um best seller, e isso incentiva sim a leitura p/ outros livros ao menos relacionados, já q os outros livros de dan bronw foram redescobertos e reeditados, e tbm se tornaram best seller após o sucesso desse.

Agora, se os leitores formados aí vão se interessar por outros tipos de obra eu não faço idéia...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O primeiro livro "de verdade" que li foi O Iluminado, do Stephen King, motivado pelo filme do Kubrick. Foi uma experiência inequecível ler aquele livro. Depois li alguns outros do mesmo autor, outros da Anne Rice, mas depois parei....

Então acho que posso dizer sim, adaptações literárias incentivam a leitura.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...