Jump to content
Forum Cinema em Cena

Adap. Literárias = Motivação à leitura?


Rafal
 Share

Recommended Posts

  • Members

Já aconteceu várias vezes comigo de ler o livro depois do filme,que eu me lembre: Senhor dos Anéis,Em Seu Lugar (terminei estes dias),A Sangue Frio (Capote),A Dança da Morte (Stephen King),Guerra dos Mundos (li faz tempo,depois de ver o filme de 53),entre outros.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas vc acham que esse "novo leitor" vai passar a ler livros mais sérios ou só os "pipoca"?

Infelizmente' date='só os "pipoca". 

[/quote']

bom nem sempre, o negócio é fazer a pessoa entra numa livraria oq é dificio hehe smiley17.gif, e depois q ta la é inevitavel a pessoa encontrar algum livre q ela goste, diferente do q a levou la hehe

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já aconteceu várias vezes comigo de ler o livro depois do filme' date='que eu me lembre: Senhor dos Anéis,Em Seu Lugar (terminei estes dias),A Sangue Frio (Capote),A Dança da Morte (Stephen King),Guerra dos Mundos (li faz tempo,depois de ver o filme de 53),entre outros.[/quote']

Mas neste caso , acredito que vc já está propenso a leitura,diferentemente daqueles que estariam iniciando,e pelo que entendi,muitos acreditam que o filme vá criar este "novo leitor".Não acredito nisto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sou a favor dos livros adaptados, apesar de eles nunca ficarem a mesma coisa. "As Crônicas de Nárnia" e "O Senhor dos Anéis" voltaram ao sucesso depois do filme. Já eram grandes livros, e depois do filme, passaram a ser conhecidos por muito mais pessoas. Livros adaptados para filmes ganham novos e maiores horizontes.

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • Members

EAE GALERA, ONTEM ASSISTI "UM AMOR PARA RECORDAR", LÁ PELA METADE DO FILME, PERCEBI QUE JÁ TINHO LIDO O LIVRO HÁ MTO TEMPO, POIS É, SE NÃO TIVESSE LIDO A OBRA ANTES, ACHARIA O FILME ÓTIMO, PORÉM O LIVRO É MTO MAIS EMOCIONANTE, POIS IMAGINAR UMA SITUAÇÃO COMO AQUELA É SURPREENDENTE, VC ACABA SE IDENTIFICANDO.... POIS É, É SÓ ISSO MESMO

 

OBS: ASSISTI ONTEM O FILME TECNICAMENTE, PRA MIM,  MAIS BRILHANTE DOS ÚLTIMOS TEMPOS , VI ALGUMAS CENAS 5, 6 VEZES PRA VER SE ACHAVA ALGUM DEFEITO, POIS "FILHOS DA ESPERANÇA" É UM MARCO NO CINEMA MUNDIAL, ALFONSO CUARÓN, DIRIGIU 3, 4 CENAS FANTÁSTICAS, ISSO FORA O ROTEIRO QUE É ÓTIMO....MEU DEUS!!! ASSISTAM E PIREM...

 

10

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Basta olhar a secao dos livros mais vendidos. Qd tem alguma adaptacao cinematografica rolando, pode ter certeza de que a fonte figura entre os 10 mais. Ainda mais quando as adaptacoes sao sucesso de critica e publico.

 

Eu acho que ajuda sim a formar novos leitores. E, na maioria das vezes, a experiencia literaria é muito melhor.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então' date='estava eu pensando em todo esse hype entorno do Código Da Vinci e no meu caso com a leitura e me veio essa questão,essa "nova moda" hollywoodiana de adaptar livros, estimula as pessoas que não liam anteriormente a ler? 

Minha opinião é sim,pos comecei a ler após ter visto o filme do 1º Harry Potter.

E vcs,oq acham?smiley2.gif

[/quote']

 

Hahahahhahaha! Sinceramente não. Dependendo do fracasso como “O Código Da Vinci”, é uma boa razão para não ler Dan Brow sei que não tem nada haver filme e literatura, mas digamos que não é um incentivo. Ainda sim preferiria ler um escritor imortal como Machado de Assis, Charles Dickens, Edgar Allan Poe, Isaac Asimov, Anthony Burgess, Aldous Huxley, George Orwell, Liev Tolstói, Howard Phillips Lovecraft, Mary Shelley, Júlio Verne, H .G Wells, Voltaire, Arthur Conan Doyle, Alexandre Dumas, Victor Hugo e muitos outros. Em fim, não perderia meu tempo pelo entusiasmo da atualidade sendo mais um Best-seller.  

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Particularmente literatura não é meu forte de leitura, mas isto não quer dizer que eu não leia. Muito pelo contrário adoro enciclopédias desde a infância. Atualmente que estou buscando mais um pouco de literatura e não é em função de filme nenhum e sim de ideologias crescentes, interresses que às vezes a própria enciclopédia ou livro de História me desperta. E isto não sai da minha cabeça até ter mais conhecimento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se já têm outro tópico assim então pode trancar' date='foi mal.

Sim,sempre foi um habito de hollywood adaptar filmes...mas nunca foi gerado TANTO hype entorno das adaptações,antes muitos filmes eram lançados e as pessoas nem sabiam que eram adaptações.

creio que estão surgindo NOVOS leitores sim,a industria literária está crescendo...já temos até os chamados "livro-pipoca".

[/quote']

 

“Livro-pipoca” já temos há muito tempo são os famosos Best-sellers, que nem sempre vêm com muito conteúdo, que na verdade ocorre na maioria das vezes. Vide vei Stephen King, Michael Crichton, Agatha Christie, Sidney Sheldon, Anne Rice e muitos outros.  Só são conhecidos pelos Best-sellers e não necessariamente pela qualidade literária do livro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se já têm outro tópico assim então pode trancar' date='foi mal.

Sim,sempre foi um habito de hollywood adaptar filmes...mas nunca foi gerado TANTO hype entorno das adaptações,antes muitos filmes eram lançados e as pessoas nem sabiam que eram adaptações.

creio que estão surgindo NOVOS leitores sim,a industria literária está crescendo...já temos até os chamados "livro-pipoca".

[/quote']

 

“Livro pipoca” já temos há muito tempo são os famosos Best-sellers, que nem sempre vem com muito conteúdo, que na verdade ocorre na maioria das vezes. Vide vei Stephen King, Michael Crichton, Agatha Christie, Sidney Sheldon, Anne Rice e muitos outros.  Só são conhecidos pelos Best-sellers e não necessariamente pela qualidade literária do livro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
qualquer elemento que gere  ou sugira manisfestações de leitura é bem visto.

como já havia dito num post aí do sidney sheldon' date=' acho, o importante é ler, mesmo que seja uma leitura novelesca, um romance de banca de revista, etc.

se uma adaptação de um livro para o cinema gera leitores de "pipoca", que bom.
esse é o primeiro passo para que estes procurem outros sabores de leitura futuramente.

quantos aqui não conhecem dezenas de pré-adolescentes que começaram a gostar de ler por causa de harry potter e depois passaram a ir atrás de outros livros?

[/quote']

 

A minha irmã e seus coleginhas não o fizeram, depois de Harry Potter ainda são vidrados em best-sellers e Paulo Coelho. Putz! 0706

Link to comment
Share on other sites

  • Members

mesmo q seja literatura fast-food sob encomenda..

sera q o futuro filme Diario de um Mago vai instigar essa molecada ler o Paulo Coelho amanha...

 

Com certeza! "O Diário de Uma Princesa" faz o maior sucesso. Por que algum filme do Paulo Coelho não o faria? Heheheh!0506

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Esqueci das leituras evangélicas e religiosas sempre fazem o maior sucesso desde tempos imemoriáveis. Vide vei Ben-Hur, Os Dez Mandamentos, A Paixão de Cristo e muitos outros. 06

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu sou a favor dos livros adaptados' date=' apesar de eles nunca ficarem a mesma coisa. "As Crônicas de Nárnia" e "O Senhor dos Anéis" voltaram ao sucesso depois do filme. Já eram grandes livros, e depois do filme, passaram a ser conhecidos por muito mais pessoas. Livros adaptados para filmes ganham novos e maiores horizontes.[/quote']

 

Diga isto para “Oliver Twist”, “Os Três Mosqueteiros”, “O Conde de Monte Cristo”, “Tarzan O rei das Selvas”, “Drácula”. Temos ótimas adaptações e ótimos livros sendo lançados o tempo todo para o cinema, ou mesmo adaptações indiretamente levadas pelos livros matrizes e mesmo assim o pessoal que não é chegado não se importa.  Posso contar nos dedos quantos aqui se sentiram inclinados a ler “Oliver Twist” de Charles Dickens depois do filme ou buscar algum livro do autor. Acredito que a literatura cinematográfica é uma maré que vem com animo e depois abaixa.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Eu leio de qualquer jeito, independente das adaptaçõas, mas elas me incentivam a ler determinados livros e HQs.

 

* li antes de ver o filme

* comprei, mas ainda não li

 

Hellblazer (John Constantine) *

V de Vingança *

Sin City *

O Senhor do Anéis *

Harry Potter *

Criancinhas *

Anotações sobre um Escândalo *

A Estrada da Reserva *

Revolutionary Road (acabei de começar) *

O Mochileiro das Galáxias (até agora só li o primeiro) *

Razão e Sensibilidade

A Era da Inocência

Ligações Perigosas

Alice no País das Maravilhas

O Morro dos Ventos Uivantes

Entrevista com o Vampiro (estou terminando de ler)

Ana Karenina (não consegui terminar)

As Crônicas de Narnia *

Mrs. Dalloway *

A Odisséia *

 

Stardust eu li no início do ano, antes de saber q o filme estava pra sair. Tbm queria ler Prozac Nation, What's Eating Gilbert Grape e Savage Grace.

 

Gosto de ler livros de autores q ainda estão vivos, e não só dos q já morreram e se tornaram clássicos, pq o talento pra escrever ainda existe, não ficou no passado. Meu autor preferido ainda vive, e o nome dele é Neil Gaiman. Eu o chamo de O Mestre da Fantasia (título q ele divide com Tim Burton).

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Posso contar nos dedos quantos aqui se sentiram inclinados a ler “Oliver Twist” de Charles Dickens depois do filme ou buscar algum livro do autor. 

 

Ora essa, eu nem sabia o que era "As Crônicas de Nárnia". Gostei tanto do filme que comprei o livro. E gostei! O mesmo se passou com vários outros livros. Não li o código da Vinci. Assisti o filme, e gostei dessa nova literatura de mistério, aobrdando assuntos religiosos e científicos. Estou atualmente lendo "O terceiro segredo", da mesma linha.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Criancinhas *

Anotações sobre um Escândalo *

A Estrada da Reserva *

 

 

Ei, Lucy, esses livros são bons?

 

Estou pensando em ler Criançinhas quando tiver um tempo, mas estou na dúvida se vale a pena ou não. Eu gostei bastante do filme, mas acho que ele deve funcionar melhor como livro, por isso estou pensando em comprá-lo. Vc gostou de Criançinhas? Considera melhor ou pior que o filme (Pecados Íntimos)?

 

 

------------------------------------------------

 

 

Quero ler um livro e uma HQ em breve por causa da futura existência de filmes: O Caçador de Pipas e Watchmen. São suas obras tão elogiadas que eu, com 100% de certeza, iria ler um dia, mas a existência de filmes em produção colocou-os em primeiro na minha lista.

Devo ler O Caçador de Pipas logo que encerrar  a releitura de Harry Potter 6 e a leitura de Harry Potter 7 em  inglês  (sendo que  paralelamente estou lendo Macunaíma de Mario de Andrade para a escola) e Watchmen será encaixado na sequência. Quero ler todos esses até o final de Fevereiro do ano que vem (Watchmen deve ser lido enquanto rezo para ter ido bem no vestibular). Os terminaria antes, mas como os estudos estão brabos (e, sim, eu sei que quando entrar na faculdade tudo vai piorar... 0406) ...

 

 

Yoh2007-06-22 22:44:13

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ei' date=' Lucy, esses livros são bons?
[/quote']

 

Eu gostei muito deles.

 

1. Anotações sobre um Escândalo - 5/5

É bem diferente da adaptação (digo isso caso vc tenha assistido).

Barbara é mas interessante no livro, e não é uma pesosa psicótica q fica procurando a próxima vítima pra perseguir. Ela é solitária, e lida com esse aspecto de sua vida como tanta gente faz no mundo real. Além disso, as protagonistas (Sheba e Barbara) são mais desenvolvidas no livro.

 

2. Criancinhas - 4/5

A adaptação é fiel na medida so possível. O final é bem melhor no livro do q no filme, pq não é exagerado (eu achei o final de Pecados Íntimos um exagero, mas talvez vc não tenha achado). E sim, funciona melhor como livro.

 

3. A Estrada da Reserva - 4/5

Está esgotado na editora. Depois de procurar muito, eu encontrei num sebo em São Paulo. Provavelmente vão se interessar em relançar, por causa do filme.

Sobre a história: o sofrimento do casal q perde seu filho, e do homem q atropela e mata o menino, e tem q lidar com a culpa (e com o fracasso q sua vida já havia se tornado, anos antes do acidente) é mostrado através de detalhes, coisas pequenas do dia-a-dia, como andar pelo jardim da própria casa ou levar a filha ao colégio. É bem interessante, e nunca fica piegas. Tem um pouco de suspense tbm, por ser é uma contagem regressiva.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Há dois livros que eu li antes de ver os filmes, isso que eu estou me lembrando agora e é incrível a diferença. Quer dizer, eu não gosto muito de ler, mas quando eu leio um livro, eu costumo gostar. E quando eu vejo o filme de um livro que eu já li, eu costumo não gostar no filme, ou então gostar menos. Foi o caso de Kramer vs. Kramer e Forrest Gump.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Entrevista com o Vampiro --> Não reclamo do filme, pq é uma adaptação bem feita. Todos os cortes e mudanças aconteceram pq tinham q acontecer, e a história foi muito bem transportada para o cinema. Mesmo assim, boa parte do fascínio q eu tinha pelo filme foi embora por causa do livro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se vejo o filme antes de ler o livro, me motiva a le-lo, se for ao contrário me motiva a ver o filme. Com o sileencio dos inocentes, eu o vi primeiro depois li o livro. E achei muito bem adaptado.Fim de Caso também a mesma coisa. Até agora não vi um filme que foi mal adaptado do livro. Ainda...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...