Jump to content
Forum Cinema em Cena

Argo, dir Ben Affleck


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Administrators

Filme dirigido por Ben Affleck tem recebido batante elogios. Curiosamente o filme tem ligações com Star Wars, já que foi graças ao sucesso do Episódio, Uma Nova Esperaça que o governo do Iran se onvenceu de que o personagem de Ben Affleck estava entrando no país para fazer um filme de ficção científica.

 

 

História de espionagem firma carreira de Affleck como diretor

 

 

 

Um americano salva o dia mais uma vez no thriller "Argo", um dos filmes mais elogiados do ano, dirigido e protagonizado por Ben Affleck.

 

Crítica: Filme traça ácido paralelo entre Hollywood e a CIA

 

Ele faz um agente da CIA no final dos anos 1970, que está dividido entre os mundos de Hollywood e rebeldes iranianos.

"Sei que o público internacional está meio cansado de ver ficções nas quais os americanos são sempre os heróis, tenho consciência disto, claro", diz Affleck à Folha.

"Mas, desta vez, ironicamente, tratava-se de uma história cuja parte americana era totalmente desconhecida. Queria contrabalançar."

O filme começa com a invasão da embaixada dos EUA em Teerã, quando seis americanos conseguem escapar e passam a viver como clandestinos no Irã

 

 

Eles se refugiam na casa do embaixador canadense, e o personagem de Affleck, Tony Mendez, tentará resgatá-los com um plano mirabolante arquitetado com a ajuda de um veterano de Hollywood.

Embora seja baseado em fatos reais, o filme traz uma boa dose de ficção.

Ela comparece, por exemplo, quando os seis fugitivos são perseguidos por rebeldes num aeroporto. Ou quando passeiam pela cidade, fingindo ser parte de uma equipe de filmagens canadense.

"O mundo não funciona como o esquema certinho, de três atos, de um roteiro. Então você precisa dar uma massageada na história para entrar nessa estrutura", explica Affleck, em seu terceiro trabalho como diretor, após "Medo da Verdade" (2007) e "Atração Perigosa" (2010).

"Argo" se equilibra sobre duas realidades bem diferentes --entre a tensão de uma cidade em plena revolução e o glamour decadente (e bem engraçado) dos estúdios de cinema de Los Angeles.

John Goodman, por exemplo, vive John Chambers (1923-2001), famoso maquiador que recebeu um Oscar por "O Planeta dos Macacos" (1968) e ajudou a CIA em diversos disfarces.

"Sempre disse que sacrificaria qualquer piada pela seriedade, pela realidade do filme. Tinha medo de que as cenas leves tirassem o peso da história", diz o diretor.

Affleck, porém, afirma que não foi preciso alterar nada.

"John fala as coisas mais absurdas sobre Hollywood --e é tudo tão real."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme é bom, o Affleck conduz certinho a trama, sem colocar muitas firulas, mostrando um paralelo entre Hollywood e a CIA no que se refere a ambas serem, de certa forma, especializadas em ser uma "fábrica de mentiras". Não chega a ser espetacular, mas é bem interessante ver como o Affleck está se firmando como diretor.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Primeiro filme que vejo do Affleck diretor, e estou bastante impressionado. Talvez tenha havido uma evolução em relação aos filmes anteriores, mas pra quem, como eu, pulou direto pra este, fica a impressão de que o cara tem talento natural. Argo se desenvolve de forma quase magistral, com um nervosismo contido, a atmosfera bem elaborada pela fotografia e pela condução competente do Affleck e por um elenco que funciona muito bem junto, apesar de ninguém se destacar muito individualmente. Dos três indicados ao Oscar principal que eu vi até o momento, Argo é meu preferido.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filme eficiente, sim, e também muito tenso, evidenciando a evolução do Ben Affleck. A cena inicial da invasão da embaixada e a da fuga do aeroporto são exemplares nesse sentido.

 

Todos os coadjuvantes (e são dezenas) estão bem, mas a indicação do Alan Arkin, a meu ver, foi exagerada.

 

Também daria 4/5.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...