Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual Momento Simboliza a Trilogia?


Recommended Posts

  • Members

Como é normal eu às vezes pegar os filmes para assistir certas partes....<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Eu resolvi colocar na parte onde Boromir luta bravamente e ,em seguida,leva as flechadas....

 

Para mim,aquela cena resume com excelência o que é a trilogia toda,resume a beleza,o espírito místico,enfim,quando eu assisto essa cena,eu sinto como se eu naquele instante estivesse ao lado de Merry e Pippin exatamente ali,naquela atmosfera escapista deliciosa,apesar de dramática naquele instante.Vemos o homem Boromir mostrando que acima de tudo,era um bom homem.Às vezes quase nos deixamos levar pela tentação,mas há lugar para se redimir,para se arrepender e até mesmo antes que sejamos levados a cometer erros,a evitá-los..

 

Eu não tenho palavras certas até hoje para descrever o impacto e significado da trilogia,mas em particular sobre a cena referida: sempre sentirei algo a mais nessa cena envolvendo a luta de Boromir,seu arrependimento por querer tomar o Anel de Frodo e em seguida morrendo com honra!A luminosidade da cena,enfim,o modo como ela é conduzida,as cores,o som ao fundo com ecos nos gritos de Boromir,fora a própria beleza de Amon Hen...aquilo resume todo o significado de fantasia para mim.A maestria com que PJ dirigiu esse momento sublime do primeiro filme me impressiona sob todas as formas....é de sentir arrepios...

 

Arrependo-me de não ter assistido A Sociedade do Anel no cinema.Só fui assistir no cinema ADT(3 vezes) e depois RDR( 5 vezes).Se eu soubesse o que eu estava perdendo na época,eu teria ido no cinema pra assistir Fellowship umas 5,6 vezes.Mas quando aluguei o filme para assistir em casa,logo percebi que estava diante de um filme que mudaria minha vida...

 

Hoje,mesmo tendo ultrapassado a contagem de 50 o número de vezes que assisti cada um dos três filmes,não consigo enjoar,não consigo ver nada que seja uma febre passageira,como algumas pessoas que não curtem os filmes falam.SDA trata de um mundo que existiu,ou que existe,como Sir Ian McKellen mesmo disse.Porque o que realmente existe de mais importante são os sonhos,a nossa capacidade de ir através dos pensamentos aonde a gente quiser,de criar um mundo perfeito,onde vivamos nossas felicidades e nossa vida ideal.Acho que S DA exprime isso para nós,fãs!

 

E pra vcs?Qual momento da trilogia em que vcs têm algo a mais a falar,a se impressionar ou,seja o que for?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa sequência essa que vc destacou Olórin... ela é realmente carregada de sentidos, e emocionante.

 

 

 

 

 

Eu realmente não consigo destacar uma cena específica... mas muitas me

vêm na cabeça. Agora mesmo eu estou me lembrando da cena em que Pippin

e Gandalf estão sentados tomando um fôlego durante a batalha em Minas

Tirith, só esperando que o portão seja derrubado e a batalha se inicie

novamente. Ali, o mago tem uma simples conversa com o pequeno... como

que vendo a aflição e o desespero do hobbit frente o Fim. Com palavras

calmas e serenas, Gandalf injeta esperança no coração de Pippin,

mostrando que na verdade, uma vida muita mais plena espera depois da

morte, e que esta é apenas o começo de todas as coisas.

 

 

 

Pra mim, essa cena tem destaque por dar esperança não somente ao

hobbit, mas de certa forma, também me alivia o coração. Quando eu penso

na minha própria existência, como um cristão, eu faço a releitura para

a minha fé e, de certa forma, consigo vislumbrar o que pode vir a ser a

vida após a morte.

 

 

 

Não somente isso... mas nós também podemos encontrar esperança para

enfrentar as nossas lutas diárias... tendo no horizonte a esperança de

que as coisas podem melhorar.

 

 

 

 

 

Esperança... talvez esse seja uma palavra que conceitue bem a saga.

 

 

 

(ainda postarei outros momentos da saga que fazem muito sentido para mim.)

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Oiiii Rous!smiley4.gif

Hehehe...faz tempo que não apareço por essas bandas,mas acesso frequentemente por causa das mps!

Vixi....legal o tópico...mas se eu for colocar o momento que simboliza toda a trilogia,aí eu teria q escrever mais de 100 momentos...amo esse filme,apesar de atualmente eu estar 'divorciada' no sentido de não vê-lo(o filme) há muito tempo!smiley36.gif

A gente podia combinar um fim de semana  né?Ainda mais agora que a Vanessa deu umas sumidas daqui!smiley4.gif

Príncepe!smiley36.gif

 

Garland2006-6-7 17:17:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa sequência essa que vc destacou Olórin... ela é realmente carregada de sentidos' date=' e emocionante.


Eu realmente não consigo destacar uma cena específica... mas muitas me vêm na cabeça. Agora mesmo eu estou me lembrando da cena em que Pippin e Gandalf estão sentados tomando um fôlego durante a batalha em Minas Tirith, só esperando que o portão seja derrubado e a batalha se inicie novamente. Ali, o mago tem uma simples conversa com o pequeno... como que vendo a aflição e o desespero do hobbit frente o Fim. Com palavras calmas e serenas, Gandalf injeta esperança no coração de Pippin, mostrando que na verdade, uma vida muita mais plena espera depois da morte, e que esta é apenas o começo de todas as coisas.

Pra mim, essa cena tem destaque por dar esperança não somente ao hobbit, mas de certa forma, também me alivia o coração. Quando eu penso na minha própria existência, como um cristão, eu faço a releitura para a minha fé e, de certa forma, consigo vislumbrar o que pode vir a ser a vida após a morte.

Não somente isso... mas nós também podemos encontrar esperança para enfrentar as nossas lutas diárias... tendo no horizonte a esperança de que as coisas podem melhorar.


Esperança... talvez esse seja uma palavra que conceitue bem a saga.

(ainda postarei outros momentos da saga que fazem muito sentido para mim.)
[/quote'] Boa a parte que vc lembrou do Gandalf falando com o Pippin no meio da Batalha em Minas Tirith.....muitos reclamaram que nessa parte o Troll pára de bater no portão...mas não tem nada a ver...é um recurso para realçar aquele momento entre Gandalf e Pippin,que,como vc disse,serve para injetar esperança e diminuir o pavor..

Eu tb sou cristão,talvez não de ficar indo na Igreja sempre,mas me considero um...e o livro tem muito desse espírito,até porque Tolkien era cristão...

Nem tem como falar até que ponto o livro chega em nossa "alma"...vai além..é como se nos conduzisse ao caminho que sempre deveríamos seguir.Fantástico

E a esperança é mesmo a palavra que melhor define a obra...fico lembrando(no filme),o Boromir falando da morte da esperança e o Aragorn representando essa esperança que,em seguida, Boromir retoma.

 

Olórin,o Ainur2006-6-7 18:43:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Afff...nem tem graça vc por aqui...vejo sua cara "feia" toda semana(bem,quase toda).smiley36.gif

Esquece essa coisa de príncipe...sou plebeu e me orgulho!smiley4.gif

Esse aki,o plebeu escocês q se revoltou contra a tirania inglesa?smiley36.gif

FVCN.jpg

smiley4.gif...smiley36.gif

 

Não é por nada não...mas nas fotos a gente não sai legal né?Prefiro vc "ar" vivo e "ar" cores..hahahahasmiley36.gif...queria ter a cor dos seus olhos,por isso que estou usando lente verde agora!smiley4.gifsmiley4.gifsmiley4.gif

Sobre o tópico,acho linda aquela passagem na qual Théoden se despede da Éowyn.smiley19.gif...poesia aquilo!

Garland2006-6-8 18:6:2
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho no terceiro quando a Arwen está morrendo ela fala com o pai depois de voltar e não ir aos portos cinzentos ela teve uma visão q nem é o dom dela mas o destino dela era reinar com ele e ela explica isso para o pai! Lindo e profundo!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na real' date=' o melhor momento foi a ''Ultima marcha dos Ents'' pois simbolizou a derrota da natureza para o homem e suas bestas e maquinas, e qd os Ents vão para Isengard demonstra toda a degradação q Sarumam provou na natureza

[/quote']

Talvez seja isso que esteja faltando!!!smiley32.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ahhhh,mas o q não gostei da marcha dos ents foi o ângulo,que foi muito pouco criativo.Poderiam caprichar mais nessa cena.Não digo que ficou ruim mas acho que dava pra ser melhor.Aliás,Peter Jackson deu muita pouca atenção aos Ents,pelo menos na versão de cinema.Eu  sou uma daquelas que não viu a VE ainda.cry.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Talvez noi filme tenha ficado para trás e sse momento não simboliza bem a trilogia né!smiley5.gifMas o que simboliza mesmo esse espírito de amizade que Tolkien quer passar é quando o Sam fala para o Frodo "Eu n~~ao posso carregá-lo pelo senhor mas posso carregar o senhor!" eles já estavam super desgastados e msm assimSam pegou seu amigo no colo para que ele pudesse cumprir a sua missão!

Eu acho que esse momento simboliza bem porque o livro todo Tolkien realça bem essa amizade incondicional qie está "totalmente" perdida nos tempos de agora! 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Soh passo aqui para falar um cliche. Afinal, jah vi em varios lugares que um momento que resume O senhor dos Aneis eh quando eles estao andando em direcao a Caradhras na neve, e o anel cai, parando nas maos de Boromir. A seducao do poder, a fraqueza do homem, a fortaleza do pensamento.

Mas isso eh meio cliche jah de se dizer, embora nao deixe de ser verdade!

A cena de Merry e Gandalf eh realmente muito perfeita, mas nao vejo a trilogia simbolizada ali. Ali fala da morte, fala da esperanca, das fonte de forcas para lutar. Mas simbolizar mesmo, eh a trajetoria final de Frodo e Sam em direcao a Montanha da Perdicao. Sem a ameaca de Gollum, os dois sao apenas dois pequenos hobbits sabendo que devem alcancar aquele objetivo. As forcas necessarias para tal acao podem ser encontradas na relacao que os une, a amizade. Frodo nao se deixa render nesse espaco, mas realmente necessita da ajuda de Sam.

As vezes, quando estou no cinema e estou vendo um filme (mei logico naum? hehe), me vejo querendo trocar o filme e colocar essas ultimas cenas de O retorno do rei. Sao engrandecedoras! (a ultima vez foi quando vi Superman returns... a vontade surgiu do nada, o filme jah tinha acabado e a bela trilha acompanhava os creditos).

throdo2006-6-29 4:50:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Soh passo aqui para falar um cliche. Afinal' date=' jah vi em varios lugares que um momento que resume O senhor dos Aneis eh quando eles estao andando em direcao a Caradhras na neve, e o anel cai, parando nas maos de Boromir. A seducao do poder, a fraqueza do homem, a fortaleza do pensamento.

Mas isso eh meio cliche jah de se dizer, embora nao deixe de ser verdade!

A cena de Merry e Gandalf eh realmente muito perfeita, mas nao vejo a trilogia simbolizada ali. Ali fala da morte, fala da esperanca, das fonte de forcas para lutar. Mas simbolizar mesmo, eh a trajetoria final de Frodo e Sam em direcao a Montanha da Perdicao. Sem a ameaca de Gollum, os dois sao apenas dois pequenos hobbits sabendo que devem alcancar aquele objetivo. As forcas necessarias para tal acao podem ser encontradas na relacao que os une, a amizade. Frodo nao se deixa render nesse espaco, mas realmente necessita da ajuda de Sam.

As vezes, quando estou no cinema e estou vendo um filme (mei logico naum? hehe), me vejo querendo trocar o filme e colocar essas ultimas cenas de O retorno do rei. Sao engrandecedoras! (a ultima vez foi quando vi Superman returns... a vontade surgiu do nada, o filme jah tinha acabado e a bela trilha acompanhava os creditos).

[/quote']

Bem como vc disse a cena do Gandalf e Merry também é ótima afinal a derrota é quase certa apenas a esperança em seu último suspiro os deixa viver e ainda lutar com vontade afinal toda a terra méida depende deles e da coragem deles! Mas talvez a maioria concorde que a cena que simboliza msm é a do Frodo e Sam na montanha da perdição!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members
Acho que a cena que simboliza é aquela que não colocaram, quando eles voltam para o condado e o mesmo está dominado por Sarumam...mas no filme eu sempre choro na parte que o Sam e o Frodo se separam por causa do Gollum aquela parte ressalte muito que a ganancia ode destruir uma amizade a muito cultivada. Não sei se era para escolher só uma mas eu gosto muito do ataque suicida contra Sauron, Aragorn prova o valor da raça dos homens e não se curva a Sauron e tamebm por eles todos terem ido até o portão negro lutar sabendo que não havia muitas chances apenas para poder dar uma chance a alguem que eles nem sabiam se ainda estava vivo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A cena em que todos em Gondor se ajoelham diante dos hobbits. No fim de todas as coisas, foram eles, as criaturas mais pacatas de toda a Terra-Média, esquecidas em um canto do mapa, que fizeram os maiores sacrifícios para que todos vivessem livres da escuridão. Depois de tudo o que acontece nos três filmes, este cena consegue capturar perfeitamente a sensação de que enfim, tudo valeu a pena.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Um dos melhores momentos dos três filmes é a única cena que Saruman e Gandalf conversam, ainda no primeiro filme. Acho q aquilo resume um pouco da de SDA: tenso, introspectivo, soturno... "acha mesmo que um hobbit pode competir contra a vontade de Sauron?", no final, eles salvaram toda a Terra-média. "seja sábio, meu amigo..." nessas cenas definitivamente cada personagem revela como é seu caráter, e para Gandalf, o bem tem que vencer a todo custo, e mesmo que ele tenha que morrer, ele não se dobra ao apelo sedutor de Saruman.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Um outro momento que ninguém citou é a Arwen em ADT "vendo" ela mesma ao pé do túmulo de Aragorn com a figura dele esculpida em pedra...muito triste, mas ainda sim, uma belíssima cena....lenta, perfeita...que define muito bem a intensidade do sofrimento da escolha que eLa iria tomar, ou seja, tornar-se  mortal através da união com Aragorn......

 
Olórin,o Ainur2006-12-08 21:26:57
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Pra mim o melhor momento...o q marca melhor a saga é quando o Aragorn sai correndo com a espada do rei na mão em direção ao portão negro e todos o seguem depois 16.gif

 

emocionante e profundo...eles vão em direção a morte dar uma chance de seus amigos se salvarem, pra mim a melhor!

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Acho q essa é uma das cenas (se n a pricipal) q simboliza a triologia.01
Mas adoro a cena em q um nazgul esta quase matando Eowin e lhe diz "nenhum homem me pode matar" e um hobbit o ataca por tras e Eowin tira o capacete e diz "eu n sou um homem" e mata o nazgul... minha irma e eu adoramos essa cena e sei q n simboliza a triologia mas enfim só pra recordar...030110

Mas acho q se estao esquecendo das cenas com Legolas e Gimli q msm sp implicando se tornam grandes amigos e msm q Gimli tente esconder a sua amizade atraves dessas pequenas "discussoes" nota se perfeitamente o quao fies e amigos eles se tornam.101005
Bittersweet2007-01-17 17:27:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ótimos os posts! Adorei a da cena da visão de Arwen, das falas de Sam e de Aragorn indo ao portão negro...

Mas na minha opinião, a cena que resume a trilogia é no 1o. filme, quando chegam à floresta de Galadriel... ela desce as escadas e lê as mentes dos personagens, e fala dos medos, das angústias e dos laços de amizades deles, que era a única coisa que os manteria na estrada e os levaria para a vitória. Sem dúvida!

E um segundo momento que define bem tb é qdo os orcs encontram o grupo e os separam... é onde Boromir morre, os 2 hobs são levados pelos Uruks, Frodo e Sam partem para a montanha e Aragorn, Gimli e Legolas vão resgatar seus amigos, se mantendo fiéis à irmandade! Uma confiança muito grande envolve todo o grupo, uns nos outros, mesmo longe de suas vistas, e a profunda amizade que adiquiriram renova as esperanças dos companheiros!

 

Esse filme é realmente um TUDO!!!
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...