Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 1997


ltrhpsm
 Share

Qual o melhor filme dentre os indicados ao Oscar em 1997?  

6 members have voted

  1. 1. Qual o melhor filme dentre os indicados ao Oscar em 1997?

    • O Paciente Inglês
      4
    • Fargo
      9
    • Shine
      4
    • Segredos & Mentiras
      3
    • Jerry Maguire
      1
    • Outro não indicado. Qual?
      1


Recommended Posts

  • Members

Alguns reclamam do Oscar 2006; outros do Oscar 1999 e ainda há alguns que reclamam do Oscar 1990. Pois bem, chegou a minhavez de reclamar da Academia. Obviamente, a enquete refere-se à caetgoria principal, mas pretendo discutir sobre todas as categorias de forma geral. Eis algumas das injustiças, na minha opinião:

#1 - O Paciente Inglês levar 9 Oscar, incluindo diretor e filme.

#2 - Frances McDormand levar o Oscar de atriz (aliás, era para ela ter sido apenas indicada como atriz coadjuvante).

#3 - William H. Macy ter perdido o Oscar para Cuba Gooding Jr. (aliás, era para ele ter sido indicado, e neste caso perdido, na categoria de ator).

#4 - Steve Buscem não ter sido indicado como ator coadjuvante.

#5 - Shine ter levado apenas 1 Oscar.

#6 - Evita não ter levado o Oscar de fotografia e nem ter sido indicado ao de filme.

Dos filmes de 1996, já assisti:

O Paciente Inglês - smiley10.gifsmiley10.gif.5

Evita - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

Shine - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

Fargo - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

Jerry Maguire - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

Kolya - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

O Corcunda de Notre-Dame - preciso rever.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

#2 - Frances McDormand levar o Oscar de atriz (aliás' date=' era para ela ter sido apenas indicada como atriz coadjuvante).

[/quote']

Um dos maiores acertos da Academia de todos os tempos, uma verdadeira zebra na minha opinião, apesar dela ter ganho outros prêmios (inclusive o SAG). Ainda tenho que que conferir algumas das outras indicadas (em especial Brenda Blethyn), mas a McDormand é a minha atriz favorita juntamente com a Holly Hunter, e ela está impecável em Fargo, em um papel difícil. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Entre os indicados preferi Fargo, mas Shine e Segredos e Mentiras são excelentes também. Não faço parte dos críticos de O Paciente Inglês, acho o filme muito bom, mas não vi motivo para Jerry Maguire e Tom Cruise serem indicados ao Oscar, tampouco a vitória de Cuba Gooding Jr.

Frances McDormand é uma excelente atriz, mas creio que ela deveria ter sido premiada como coadjuvante. O premio de melhor atriz deveria ter ido para a excepcional Brenda Blethyn. Já o premio de Melhor Ator é a maior obviedade da história, Geoffrey Rush está irretocável, impressionante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu favorito é O paciente inglês seguido de perto por Fargo que tb é ótimo. E acho que Frances mereceu sim o Oscar que ganhou, uma atuação brilhante, e ñ vejo nada de mal por ter concorrido como principal, ela é realmente a estrela do filme.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 

Alguns reclamam do Oscar 2006; outros do Oscar 1999 e ainda há alguns que reclamam do Oscar 1990. Pois bem' date=' chegou a minhavez de reclamar da Academia. Obviamente, a enquete refere-se à caetgoria principal, mas pretendo discutir sobre todas as categorias de forma geral. Eis algumas das injustiças, na minha opinião:

#1 - O Paciente Inglês levar 9 Oscar, incluindo diretor e filme.

#2 - Frances McDormand levar o Oscar de atriz (aliás, era para ela ter sido apenas indicada como atriz coadjuvante).

#3 - William H. Macy ter perdido o Oscar para Cuba Gooding Jr. (aliás, era para ele ter sido indicado, e neste caso perdido, na categoria de ator).

#4 - Steve Buscem não ter sido indicado como ator coadjuvante.

#5 - Shine ter levado apenas 1 Oscar.

#6 - Evita não ter levado o Oscar de fotografia e nem ter sido indicado ao de filme.

Dos filmes de 1996, já assisti:

O Paciente Inglês - smiley10.gifsmiley10.gif.5

Evita - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

Shine - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

Fargo - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

Jerry Maguire - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

Kolya - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

O Corcunda de Notre-Dame - preciso rever.

[/quote']

 

Como assim? Frances McDormand é CLARAMENTE atriz principal e principal atuação do filme também. E não importa que ela só apareça depois de certo tempo de filme. Aliás, isso ainda potencializa a atuação dela.

Para mim McDormand está SOBERBA, uma das grandes atuações dos últimos tempos e, como bem disse o Vicking, um dos maiores acertos da história recente do Oscar. E olha que ela ganhou de uma concorrência brava, em especial as também magistrais Emily Watson (se eu aceitasse empates, ela seria o mais próximo de Frances que alguém pudesse chegar nesse ano) e Brenda Blethyn.

 

Quanto ao prêmio de Melhor Filme, não há o que falar. FARGO, a única obra-prima dentre os indicados. Simples.

 

Mas sua opinião quanto a McDormand não me surpreende, você acho EVITA bom...smiley5.gif

 

P.S.: nem precisa vir com o velho papo de opinião e sei lá mais o quê; eu sei que é sua opinião...graças a Deus. smiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguns reclamam do Oscar 2006; outros do Oscar 1999 e ainda há alguns que reclamam do Oscar 1990. Pois bem' date=' chegou a minhavez de reclamar da Academia. Obviamente, a enquete refere-se à caetgoria principal, mas pretendo discutir sobre todas as categorias de forma geral. Eis algumas das injustiças, na minha opinião:

#1 - O Paciente Inglês levar 9 Oscar, incluindo diretor e filme.

#2 - Frances McDormand levar o Oscar de atriz (aliás, era para ela ter sido apenas indicada como atriz coadjuvante).

#3 - William H. Macy ter perdido o Oscar para Cuba Gooding Jr. (aliás, era para ele ter sido indicado, e neste caso perdido, na categoria de ator).

#4 - Steve Buscem não ter sido indicado como ator coadjuvante.

#5 - Shine ter levado apenas 1 Oscar.

#6 - Evita não ter levado o Oscar de fotografia e nem ter sido indicado ao de filme.

Dos filmes de 1996, já assisti:

O Paciente Inglês - smiley10.gifsmiley10.gif.5

Evita - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

Shine - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

Fargo - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

Jerry Maguire - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

Kolya - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

O Corcunda de Notre-Dame - preciso rever.

[/quote']

Como assim? Frances McDormand é CLARAMENTE atriz principal e principal atuação do filme também. E não importa que ela só apareça depois de certo tempo de filme. Aliás, isso ainda potencializa a atuação dela.
Para mim McDormand está SOBERBA, uma das grandes atuações dos últimos tempos e, como bem disse o Vicking, um dos maiores acertos da história recente do Oscar. E olha que ela ganhou de uma concorrência brava, em especial as também magistrais Emily Watson (se eu aceitasse empates, ela seria o mais próximo de Frances que alguém pudesse chegar nesse ano) e Brenda Blethyn.

Quanto ao prêmio de Melhor Filme, não há o que falar. FARGO, a única obra-prima dentre os indicados. Simples.

Mas sua opinião quanto a McDormand não me surpreende, você acho EVITA bom...smiley5.gif

P.S.: nem precisa vir com o velho papo de opinião e sei lá mais o quê; eu sei que é sua opinião...graças a Deus. smiley36.gif

Tudo bem, rapaz, menos "violência" para com os outros. smiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Alguns reclamam do Oscar 2006; outros do Oscar 1999 e ainda há alguns que reclamam do Oscar 1990. Pois bem' date=' chegou a minhavez de reclamar da Academia. Obviamente, a enquete refere-se à caetgoria principal, mas pretendo discutir sobre todas as categorias de forma geral. Eis algumas das injustiças, na minha opinião:

#1 - O Paciente Inglês levar 9 Oscar, incluindo diretor e filme.

#2 - Frances McDormand levar o Oscar de atriz (aliás, era para ela ter sido apenas indicada como atriz coadjuvante).

#3 - William H. Macy ter perdido o Oscar para Cuba Gooding Jr. (aliás, era para ele ter sido indicado, e neste caso perdido, na categoria de ator).

#4 - Steve Buscem não ter sido indicado como ator coadjuvante.

#5 - Shine ter levado apenas 1 Oscar.

#6 - Evita não ter levado o Oscar de fotografia e nem ter sido indicado ao de filme.

Dos filmes de 1996, já assisti:

O Paciente Inglês - smiley10.gifsmiley10.gif.5

Evita - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

Shine - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

Fargo - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

Jerry Maguire - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

Kolya - smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif.5

O Corcunda de Notre-Dame - preciso rever.

[/quote']

 

Como assim? Frances McDormand é CLARAMENTE atriz principal e principal atuação do filme também. E não importa que ela só apareça depois de certo tempo de filme. Aliás, isso ainda potencializa a atuação dela.

Para mim McDormand está SOBERBA, uma das grandes atuações dos últimos tempos e, como bem disse o Vicking, um dos maiores acertos da história recente do Oscar. E olha que ela ganhou de uma concorrência brava, em especial as também magistrais Emily Watson (se eu aceitasse empates, ela seria o mais próximo de Frances que alguém pudesse chegar nesse ano) e Brenda Blethyn.

 

Quanto ao prêmio de Melhor Filme, não há o que falar. FARGO, a única obra-prima dentre os indicados. Simples.

 

Mas sua opinião quanto a McDormand não me surpreende, você acho EVITA bom...smiley5.gif

 

P.S.: nem precisa vir com o velho papo de opinião e sei lá mais o quê; eu sei que é sua opinião...graças a Deus. smiley36.gif

Tudo bem, rapaz, menos "violência" para com os outros. smiley5.gif

 

Yo, violento? Que nada...sou um anjinho! smiley9.gif

 

Só não concordo quando leio certas coisas. As vezes pareço rude, mas não é minha intenção. Acho que foi porque você me fez lembrar EVITA. Isso me tira do sério...Madonna, Banderas...muita música ruim, dramalhão mexicano (ou seria argentino? smiley36.gif) e um diretor como Alan Parker incluir em sua filmografia este título...tsc tsc...pena!

Mas é isso, don`t cry for me, Itrhspm! smiley4.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nem sei. Inteiro' date=' só vi Segredos e Mentiras, que não me impressionou. Vi algumas partes de Shine, então não tenho como opinar.

[/quote']

 

Houve algum problema para que você não pudesse assistir o filme inteiro? Achou ruim?

Eu gostei, só pra constar, acho que vale a pena você conferir.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Prefiro Segredos e Mentiras. Acho a obra de Mike incrível. Vai no fundo...fodaço.

A polêmica ali em cima sobre Mcdormand... bom, ela está muito bem. Merecia o Oscar. Mas se Emily ou Brenda ganhassem eu não ficaria frustrado. Gosto dos três trabalhos, em especial o de Brenda.

Como bem lembrou o Dado, a melhor coisa do ano foi a atuação de Geoffrey, para mim, sem dúvida alguma, uma das melhores da história do cinema.

FeCamargo2006-7-25 21:53:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nem sei. Inteiro' date=' só vi Segredos e Mentiras, que não me impressionou. Vi algumas partes de Shine, então não tenho como opinar.

[/quote']

 

Houve algum problema para que você não pudesse assistir o filme inteiro? Achou ruim?

Eu gostei, só pra constar, acho que vale a pena você conferir.

 

Não é isso. Estava passando na TV, e peguei pela metade.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu também gosto de SECRETS, é um estudo interessante sobre o ser humano. Um filme que transita com destreza entre a leveza e a complexidade de cada um. E tem uma atuação excelente de Brenda Blethyn.

 

Mas não consigo não pensar em Frances McDormand como a ganhadora do prêmio daquele ano. Ela estava soberba, cada cena é perfeita!

E minha segunda opção seria Emily Watson...ela arregaça em BREAKINNG THE WAVES.

 

Na categoria de Melhor Ator, Geoffrey Rush realmente mereceu, faz um grande trabalho. Mas Billy Bob Thorthon seria uma opção interessante também. E SHINE é bacana, Gustavo; além de Rush, vale destaque para Lynn Redgrave e um ator execelnte que faz o pai do protagonista, acho que se chama Armin Muller-Sthall (algo assim).

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outro erro desse oscar foi a quase total esnobação de Trainspotting, que junto a Fargo, faz a dupla dos melhores filmes de 96. Duvido que esse filme tenha cara de oscar, é muito subversivo pra academia, mas é quase tão bom quanto Fargo, e dá um coro monstruoso no Paciente Inglês...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Outro erro desse oscar foi a quase total esnobação de Trainspotting' date=' que junto a Fargo, faz a dupla dos melhores filmes de 96. Duvido que esse filme tenha cara de oscar, é muito subversivo pra academia, mas é quase tão bom quanto Fargo, e dá um coro monstruoso no Paciente Inglês...

[/quote']

 

TRAINSPOTTING seria uma opção excelente, mas a Academia é realmente muito conservadora para tanto. Só assim para justificar, anos mais tarde, a absurda ausência de REQUIEM FOR A DREAM, que trata do tema das drogas de maneira tão realista (se não mais) que o filme de Danny Boyle e que ainda por cima era o melhor filme de 2000 (um ano fraquíssimo), ao lado de DANCER IN THE DARK.

 

Por falar em Lars Von Trier, taí um que nunca vai ser indicado ao prêmio de Melhor Filme e/ou Diretor, mesmo que mereça quase sempre. Em minha opinião foi injustiçado não só pelo já citado DANCER, mas como também por DOGVILLE e por BREAKING THE WAVES, que por sinal é do Oscar do ano em questão neste tópico. Filmes assim seriam opções de muito mais qualidade que JERRY MAGUIRE ou o chatíssimo THE ENGLISH PATIENT (poderiam ter incluído também o ótimo THE PEOPLE VS. LARRY FLINT, de Milos Forman).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

bem lembrado!

só um bando de loucos indicaria e entregaria o prêmio de melhor filme para o paciente inglês justamente num ano em que tivemos breaking the waves' date=' que é sensacional.

[/quote']

 

Pois é.

Olha que lista interessante poderia ser (pelo menos melhor que a que eles apresentaram):

 

FARGO

O POVO CONTA VS. LARRY FLINT

ONDAS DO DESTINO

SEGREDOS E MENTIRAS

SHINE (ou TRAINSPOTTING)

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Também não faço parte dos críticos de O Paciente Inglês, o acho um filme belíssimo tecnicamente, e as atuações não ficam para trás!

No entanto, Fargo realmente foi o melhor filme de 96, seu estilo inovador bem como seu roteiro são absolutamente fantásticos!

 

Em relação às atuações, sinto concordar que Frances NÃO deu a melhor performance feminina daquele ano, leading ou coadjuvante! Basta analisar os trabalhos de Brenda Blethyn e Emily Watson, que dão um show de interpretação nos seus filmes!
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...