Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2


Gustavo Oliveira
 Share

Recommended Posts

  • Members

Este filme estreou em: 16 de Novembro de 2012

 

Sinopse: Depois do nascimento de Renesmee, filha de Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson), os Cullen se reúnem a outros clãs de vampiros para proteger a criança dos Volturi.

 

 

CURIOSIDADES

- Adaptação da obra de Stephenie Meyer (“A Saga Crepúsculo – Amanhecer”)

 

 

 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Bill Condon

Elenco: Kristen Stewart, Dakota Fanning, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Anna Kendrick, Michael Sheen, Ashley Greene, Maggie Grace, Nikki Reed, Kellan Lutz, Jackson Rathbone, Cameron Bright

Produção: Wyck Godfrey, Stephenie Meyer, Karen Rosenfelt

Roteiro: Melissa Rosenberg

Fotografia: Guillermo Navarro

Trilha Sonora: Carter Burwell

Duração: 117 min.

Ano: 2012

País: EUA

Gênero: Drama

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: Summit Entertainment

Classificação: 14 anos

 

 

 

Diga o que você achou sobre a conclusão da saga de grande sucesso! :)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim,

 

 

Mesmo não sendo grande coisa, “Amanhecer – Parte 2” é o melhor filme da saga que virou febre mundial nos últimos anos. Trazendo, desta vez, uma Bella “diferente”, a conclusão da franquia se torna naturalmente mais envolvente e bem humorada ao transformar completamente a protagonista central da trama em uma personagem, de certa forma, interessante. Pois, como todos já sabem, a garota - antes tola, irritante e suicida torna-se uma vampira superprotetora, agressiva e, claro, detentora de poderes anormais (vai entender o que se passa na mente de Stephenie Meyer...). E é a partir dessa premissa que a narrativa é desenvolvida com direito a algumas cenas patéticas e, ao mesmo tempo, bonitinhas; como, por exemplo, Bella e Edward fazendo sexo melosamente [...]. E não demora muito para o conflito dramático surgir e o filme caminhar rapidamente para seu clímax. Mas, diferentemente dos outros capítulos da saga, “Amanhecer – Parte 2” possui um clima diferente, fazendo com que, desta forma, os personagens sejam mais simpáticos, as piadas funcionem e o ritmo seja bem conduzido.

 

Depois do nascimento de Renesmee (que nome lindo!), filha de Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson), os Cullen se reúnem a outros clãs de vampiros para proteger a criança dos Volturi, que acreditam que a garota seja fruto de um descumprimento inadmissível das leis vampirescas (e não, não estou ironizando).

 

Dando continuidade exatamente de onde parou a primeira parte (não antes, claro, de créditos nada inspirados), o roteiro adaptado de Melissa Rosenberg faz questão de enfatizar o humor presente em vários diálogos a maioria deles, aliás, zombando as bizarrices deles mesmos , gerando risadas naturais (especialmente no momento em que Bella fica indignada ao descobrir a paixão repentina de Jacob por sua filha recém-nascida em uma cena hilária e, ao mesmo tempo, abominável afinal, é, no mínimo, de muito mal gosto a paixão envolvendo Jacob e Renesmee, mas não devo entrar em detalhes...). É válido ressaltar, também, as (patéticas) cenas em que retratam a adaptação de Bella aprendendo a ser vampira, que alternam competentes e exagerados efeitos visuais assim como o filme todo, que hora se apresenta visualmente bem feito, hora totalmente horroroso; e como deixar de notar os efeitos em CGI equivocados usados em Renesmee, quando bebê, para causar maior semelhança com sua mãe? [...]. Ou seja, em aspectos técnicos, “Amanhecer – Parte 2” apresenta um trabalho mediano exceto a ótima maquiagem feita em Bella, que se destaca ao torná-la muito mais bonita.

 

Em seu desenvolvimento, os Cullen, obrigatoriamente, têm que viajar o mundo para unir um poderoso clã de vampiros capaz de medir forças contra os impiedosos Volturi (cujo líder, Aro, é interpretado por Michael Sheen, em uma atuação sutil e divertida). E é justamente em meio a essa “busca” por aliados que nos deparamos com uma figura inusitada atrás da outra especialmente a dupla brasileira vivida por duas nativas da floresta Amazônica, que, certamente, irá causar risos amarelos na plateia por vários motivos que são evidenciados durante a projeção.

 

Demora um pouco, mas “Amanhecer – Parte 2”, após seu segundo ato carregado, chega a seu clímax, onde vampiros estão prestes a unir forças em um campo de batalha coberto por neve; Bella, mais do que nunca, protege sua filha, assim como Jacob, que também trouxera seus amigos lobos; Edward, os demais integrantes da família Cullen e muitos outros novos “mocinhos” também, a esta altura, estão prontos para lutar até a morte contra o poderoso e maior exército oponente. E devo admitir que até fiquei com certa expectativa nesse momento; afinal, esperamos por toda a saga uma batalha que, segundo a divulgação do filme, prometia ser épica. E, de fato, é. Porém, o único problema é que após muitas mortes que criam certo arco dramático ao filme, muitos crânios decepados e uma boa dose de emoção tudo não passa de uma mera premonição de Alice, dando provas escancaradas do medo de Stephenie Meyer em matar alguns de seus personagens queridinhos e causar um determinado impacto, trocando tudo isso por um mega final feliz e broxante, levando as crepusculetes à loucura. Se for isso que procura, fique a vontade para amar...

 

Enfim, o fato de “Amanhecer – Parte 2” ser o melhor filme da série não suaviza seus problemas, porém não há como negar que seja o longa mais envolvente, engraçado, dinâmico e bem dirigido dentre os cinco (aliás, Bill Condon convence na direção, aliado a hábil fotografia de Guillermo Navarro, embora a direção de arte e os efeitos visuais não sejam plenamente convincentes a trilha sonora, composta por Carter Burwell, é boa, mas não necessariamente memorável). Épico? Para mim, não. No entanto consegue concluir a saga de maneira decente, capaz de deixar uma boa lembrança por menor que seja.

 

 

Nota: 6 de 10.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...