Members Jack Ryan Posted November 28, 2012 Members Report Share Posted November 28, 2012 Caríssimos, talvez alguns de vocês se lembrem que, na época do Festival CeC de Cinema Francês, eu escrevi um artigo entitulado "A França pelas lentes do cinema estrangeiro" (http://proscontras.wordpress.com/2011/08/24/a-franca-pelas-lentes-do-cinema-estrangeiro/). Pois bem, estou pensando em fazer algo nessa linha focando em como o Brasil (ou seus cidadãos) são representados em filmes de fora do país. Já tenho uma boa lista de exemplos: Anaconda Bem-Vindo à Selva Eu Sou a Lenda (a personagem de Anna é paulistana, e não conhece Bob Marley, hahaha) O Incrível Hulk Interlúdio Stigmata Street Fighter (Blanka) Turistas Velozes e Furiosos 5 Também já peguei 007 Contra o Foguete da Morte, Rio (a animação), Orquídea Selvagem, Feitiço do Rio e Agente 117: Rio não responde mais. To adquirindo A Garota do Rio, estrelado pelo Hugh Laurie pré-House. Enfim, algum outro filme vale muito a pena? E não fiquem só nas sugestões, comentem tb. ltrhpsm 1 Quote Link to comment
Members Sith Posted November 28, 2012 Members Report Share Posted November 28, 2012 Jack.. tem o Um dia a Casa Caí com o Tom Hanks q tem um casamento no RIo falado em espanhol.. hehe E como esquecer o Vc Já foi a Bahia? o filme da disney do Zé carioca... hehe E tb um filme do Herbie q vem correr no Brasil... acho que é Herbie goes banana ou algo assim... Eu lembro de um filme q passava nas sessões da tarde, não me lembro mto bem, mas sei q eles tinham uma série de filmes na déc 70/80... de 2 policiais acho, um gorodo e outro magro... em um filmes eles vão ao Maracanã assistir um jogo do Fluminense... não faço idéia de qual seja esse filme... Mas o Feitiço do RIo é fenomenal... vale pelos macacos na praia e a Demi Moore de topless mostrando os peitinhos pré-Striptese... \o/ Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted November 28, 2012 Author Members Report Share Posted November 28, 2012 Verdade, Sith, "Você já foi à Bahia?" é outro bom exemplo! Lembro vagamente desse do Herbie, vi vários filmes dele quando era criança. "Um dia a casa cai" é um filme que nunca me chamou muito a atenção, passava direto na TV e eu nunca quis ver. Quem sabe agora, hehehe. Quote Link to comment
Members J. de Silentio Posted November 28, 2012 Members Report Share Posted November 28, 2012 "Bonequinha de Luxo". Há um brasileiro milionário, um tanto estereotipado (a exemplo do vizinho chinês). Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members graci Posted November 28, 2012 Members Report Share Posted November 28, 2012 house sambando em A Garota do Rio.. tem algo que este homi não faça? Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted November 28, 2012 Author Members Report Share Posted November 28, 2012 Boa, Silentio! Esse Garota do Rio tá parecendo que não vai rolar, não tá progredindo. Quote Link to comment
Members Gust84 Posted November 29, 2012 Members Report Share Posted November 29, 2012 No filme fenômeno com john travolta em que ele aprende português. O Filme bossa nova vale? No simplesmente amor era portuguesa ou brasileira a empregada do escritor? Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Gust84 Posted November 29, 2012 Members Report Share Posted November 29, 2012 Vocês viram o último episódio de person of interest, onde ele protege uma brasileira. E todos comentam dá corrupção, atraso, etc que diz respeito a brasileiros segundo eles. Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted November 29, 2012 Author Members Report Share Posted November 29, 2012 Em Sinplesmente Amor, a empregada era portuguesa. Bossa Nova é de diretor brasileiro? Eu to evitando pegar filmes que tenham raízes locais, a ideia é analisar como os estrangeiros nos enxergam. Quote Link to comment
Members Gust84 Posted November 29, 2012 Members Report Share Posted November 29, 2012 É brasileiro sim. Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted November 29, 2012 Author Members Report Share Posted November 29, 2012 Certo. Mas Fenômeno eu vou conferir, faz anos que vi (uma única vez, na época que saiu), nem lembro mais. E de repente pego esse episódio de Person of Interest tb. Quote Link to comment
Members Gust84 Posted November 29, 2012 Members Report Share Posted November 29, 2012 E o filme esporte sangrento? De um americano que aprendeu capoeira no Brasil, e vai ensinar numa escola americana? Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted November 29, 2012 Author Members Report Share Posted November 29, 2012 Pois é, esse eu lembrei, mas na real ele tem uma conexão muito tênue com o Brasil, o cara não é brasileiro, nem faz referência a nada muito específico. No máximo, poderia caber numa nota de rodapé. Quote Link to comment
Members Jailcante Posted November 30, 2012 Members Report Share Posted November 30, 2012 Vale Crepúsculo? É que no Lua Nova o vampiro passa pelo Rio quando tá fugindo da mulher, e no Amanhacer Parte 1 tem cenas no Rio, com a lua de mel do casal. O vampiro chega a falar português. Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted November 30, 2012 Author Members Report Share Posted November 30, 2012 Putz... Parecem bons exemplos, mas haja vontade de escrever pra encarar a saga (não vi nenhum dos filmes). Quote Link to comment
Members Jailcante Posted November 30, 2012 Members Report Share Posted November 30, 2012 E o filme esporte sangrento? De um americano que aprendeu capoeira no Brasil, e vai ensinar numa escola americana? Tem a série Kickboxer que o primeiro filme é com o Van Damme mas as continuações são com um tal de Sasha Mitchel, e o terceiro filme rola no Brasil. Tem até o ator Milton Gonçalves participando. Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Jailcante Posted November 30, 2012 Members Report Share Posted November 30, 2012 Putz... Parecem bons exemplos, mas haja vontade de escrever pra encarar a saga (não vi nenhum dos filmes). E nem recomendo que veja. hehehe. São ruins demais. Mas se for importante pra escrever sobre, veja só começo do quarto filme mesmo. Todas cenas no Brasil tão lá. Quote Link to comment
Members Jailcante Posted November 30, 2012 Members Report Share Posted November 30, 2012 Lembrei de outro: Sabor da Paixão (Woman on Top) de 1999. Tem a Penelope Cruz interpretando uma brasileira e tem o Murilo Benício no elenco também. Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted November 30, 2012 Author Members Report Share Posted November 30, 2012 Ah, sim, eu já vi esse Sabor da Paixão. É fraquinho. Mas nem lembro muito, faz anos. Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted December 4, 2012 Author Members Report Share Posted December 4, 2012 Vi Moonraker (007 Contra o Foguete da Morte), e até gostei de como mostraram o Brasil. Tem uma pisada na bola quando ele navega pelo Amazonas e chega nas Cataratas do Iguaçu , mas até aí não dá nada, é só pra criar uma cena foda. O que não faz sentido são os gaúchos de poncho e boleadeira no interior do Rio de Janeiro. Quote Link to comment
Members Sith Posted December 4, 2012 Members Report Share Posted December 4, 2012 Tem aqueles filmes de MMA.. Guerreiro q tem um competidor brasileiro... e o Quebrando as regras, não sei se o 1 ou 2.. tem um treinador ´q braseileiros e passa ensinamentos de nosso cultura... Ae... Gigantyes de Açõ, o Jackman da ao filho uma aula sobre a cultura de lutas no Brasil... e o robozinho lá passou ´por lutas ilegais no brasil... Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Gust84 Posted December 7, 2012 Members Report Share Posted December 7, 2012 E tem o desafio mortal em que tem um competidor capoerista. E tem um filme com aquela loira que fez missão impossível 3, em que ela é bailarina e conhece um brasileiro que joga futebol e ajuda ela a dançar, por causa disso. Algo assim. Jack Ryan 1 Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted December 7, 2012 Author Members Report Share Posted December 7, 2012 Vi Orquídea Selvagem, e é muito ruim. Roteiro tosco, direção burocrática e atuações terríveis. Sobre o Brasil, somos um país onde pessoas transam em qualquer lugar, a qualquer hora, e sempre tem um trio elétrico por perto, hahaha. Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted December 14, 2012 Author Members Report Share Posted December 14, 2012 Mais um visto, a animação Rio, do Carlos Saldanha. Na real, nem se enquadra na minha proposta, já que o Saldanha é brasileiro, mas como eu tava devendo, resolvi conferir de uma vez. Ele pintou um Rio de Janeiro bem bonito, na paisagem e nas cores. Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted December 28, 2012 Author Members Report Share Posted December 28, 2012 A Garota do Rio (Chica de Río, 2001) - depois de descobrir que sua esposa tem um caso com seu arrogante e irritante chefe, bancário inglês rouba dinheiro do banco onde trabalha e foge para o Rio de Janeiro para conhecer sua musa, uma dançarina de samba. É melhor do que eu esperava, encara tudo com bom humor e por isso se torna agradável de assistir. O Laurie manda muito bem, em um personagem bobalhão e ingênuo que é o oposto do dr. House. Sobre o Brasil, o que mais salta aos olhos é que todo mundo é desonesto. Quote Link to comment
Recommended Posts