Jump to content
Forum Cinema em Cena

Os Melhores Posters deTodos os Tempos


Bob Harris
 Share

Recommended Posts

  • Replies 108
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 4 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Quem gosta de posters pode ir preparando o bolso...

 

Coleção traz 70 anos de história dos pôsteres de cinema

Por Érico Borgo
30/8/2006

envie_amigo.gif

posters3.jpg

posters1.jpg

posters2.jpg

A Cozinha do Omelete está babando na nova coleção lançada pela Taschen do Brasil. A editora colocou recentemente nas livrarias uma série dedicada exclusivamente aos cartazes de cinema de todas as épocas.

São dez volumes dedicados aos pôsteres: Anos 30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90 (127 páginas cada), mais os temáticos Exploitation, Horror e Ficção Científica (192 páginas cada). Os livros medem 24,7 x 30,0 cm e custam 49,90 na 2001 Video. Confira abaixo as descrições:

Compre aqui

Film Posters Of The 30s

Criados especialmente para produções cinematográficas dos anos de 1930, década marcada por inúmeros trabalhos voltados para o entretenimento e escapismo como lenitivo ao período da Grande Depressão, e reunidos neste livro, estão os mais incríveis e coloridos posteres ilustrados por gênios como Al Hirschfield, Hap Hadley e o incomparável Alberto Vargas, que estabeleceram um novo padrão para o design gráfico.

Film Posters Of The 40s

Apagam-se as luzes, sobem as cortinas para o cinema dos anos de 1940, a década que produziu alguns dos mais aclamados filmes de todos os tempos. Numa tentativa de apresentar ao público atual, pelo menos um pouco do que foi a atmosfera da época áurea do cinema, foram reunidos neste livro alguns dos mais incríveis posteres já feitos com a evolução do processo de design gráfico.

Film Posters Of The 50s

A produção cinematográfica dos anos de 1950 refletiu perfeitamente o estado de ânimo da geração pós-guerra e a renovação imposta aos estúdios pelo surgimento de um novo desafio: a televisão. Surgem então o CinemaScope, Vista-Vision e 3D, além de novos astros como Marilyn Monroe e Marlon Brando, bem como a proliferação de filmes europeus. A coletânea de posters reunida neste livro traz imagens que foram capazes de levar o mundo todo as salas de cinema naquela década.

Film Posters Of The 60s

O cinema dos anos de 1960 refletiu o humor de uma década quando tudo - arte, moda, política, filosofia - parecia convergir, e os posteres do período são um caleidoscópio de imagens que capturaram a essência de um período turbulento. Na coleção de posteres reunida neste livro estão representadas todas as características e os ícones de uma época, exatamente da mesma forma como foram apresentados mundialmente ao público de então.

Film Posters Of The 70s

O cinema de 1970 refletiu a ansiedade e o escapismo de uma década governada pela angústia. O frio realismo de Taxi Driver e a paranóia política de Todos os Homens do Presidente, coexistem com a fantasia andrógina de Rocky Horror Picture Show. As imagens apresentadas nesta coletânea de posteres, representam graficamente a essência desse período, demonstrando o quanto estes e outros filmes influenciaram a moda e o estilo de uma época.

Film Posters Of The 80s

Os anos de 1980 foram um período extremamente fértil para o cinema, que refletiu as tendências e os gostos de um público obsecado com moda, música e com o último lançamento high tech. Os EUA recuperam a confiança em sí mesmos durante o governo de Ronald Reagan e Hollywood fornece ao emergente mercado yuppie filmes como O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas e O Clube dos Cinco, além de blockbusters movidos a testosterona como O Exterminador do Futuro e Duro de Matar; das produções independentes, filmes de baixo orçamento dos irmãos Coen que revivem os clássicos americanos do film noir. Para além do mercado americano, produções européias como Um Peixe Chamado Wanda, Carruagens de Fogo e Cinema Paradiso, entre tantos outros que atingiram platéias do mundo todo. A imensa e florescente variedade de filmes que invadiu o mercado internacional, refletia totalmente na produção de seus posteres de divulgação, reunidos neste fantástico livro.

Exploitation

Sexo, drogas, delinqüência, Black power, cultura alternativa e, claro, Rock and roll: estes são apenas alguns dos temas que atrairam a atenção do público de cinema para os últimos oitenta anos. Alguns dos filmes resultantes dessas influências tornaram-se clássicos cult, mas muitos deles são de gosto duvidoso. Por outro lado, os posteres produzidos para promovê-los são maravilhosos e evocam vividamente as fobias sociais, as tentações e os tabus de épocas passadas. Alguns, como a fotomontagem de Alan Aldridge para Chelsea Girls de Andy Warhol, são obras-primas, oferecendo em muitos casos, muito mais do que os filmes atualmente oferecem.

Film Posters - Science Fiction

Com a capacidade única de trazer nossas fantasias mais espantosas para a vida, o cinema tem feito mais do que qualquer outro meio a popularização do gênero da ficção científica através do mundo. De Metropolis a Godzilla e de Invaders From Mars até Star Wars, filmes de ficção científica têm povoado nosso universo, e outros, com algumas das melhores criações dos estúdios - incluindo a vasta linha de aliens, robôs, monstros e espaçonaves.


Considerando-se o rico visual deste tema, não é de se espantar que seqüência de gerações dos mais talentosos ilustradores, pintores, diretores de arte e designers, todos com imaginação de sobra, têm assinado para produzir pôsteres para filmes de ficção científica. Suas criações não só permitem um registro de como eles e seus contemporâneos vêem o futuro, como também nos apresenta um comentário visual em curso de tudo o que tem ocorrido no design gráfico desde os filmes de Lumière.


As imagens deste livro representam um apanhado de pôsteres de ficção científica de diferentes artistas em diferentes países e culturas, mostrando o que tem encantado o público nos cinemas de 1902 até hoje.

Film Posters - Horror

Os filmes de horror, talvez mais que qualquer outro gênero, oferecem aos criadores de posteres artísticos a oportunidade de gerar uma imagem ao mesmo tempo perturbadora e memorável. Este livro apenas mostra o quão rica é a tradição com a qual cinéfilos podem ilustrar seus pesadelos.

Esta esplendida coleção de posteres cinematográficos cobre mais de 80 anos de clássicos do gênero, desde filmes mudos como Nosferatu e O Gabinete do Dr. Caligari, até blockbusters contemporâneos como O Silêncio dos Inocentes.

[/quote']

Eu quero!!! Eu quero e quero!smiley4.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...