Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2014: Previsões


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

Sei que o filme já é antigo, mas gostaria de tentar esclarecer algo: a questão de personagem principal e coadjuvante.

 

Vi recentemente GENTE COMO A GENTE (1980), do Robert Redford, e fiquei com a nítida impressão de que personagem do Timothy Hutton era o protagonista do filme. Era o que mais aparecia em cena, tinha o conflito mais evidente e chamava mais a atenção, enquanto os pais (Mary Tyler Moore e Donald Sutherland) pareciam coadjuvantes dele.

 

Só que o Hutton ganhou vários prêmios como coadj. e os pais foram promovidos como principais. Alguém lembra de outros casos similares dessa relação de tempo de tela e classificação dos personagens?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Renan, penso que esses casos de fraude no Oscar são incontáveis. O que mais temos é coprotagonistas que são, sem critério algum, transformados em coadjuvantes. Nem precisamos retroceder a 1980, fiquemos nesse ano: Christoph Waltz. Salta aos olhos que Di Caprio e l. Jackson são os reais coadjuvantes ( não sei quem é melhor. Isso é realmente difícil de dizer!)

 

 Por isso que eu não achei absurdo a Jacki Weaver ser indicada neste ano. O papel é classicamente de coadjuvante. (Por curiosidade, o personagem da mãe, no livro, tem um papel muito mais destacado e interessante. O livro é ótimo, por sinal. É até curioso vê-lo desbancar a série "50 Tons" do posto de livro mais vendido do país.)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Protagonistas vendidos como coadjuvantes acontecem aos montes todos os anos, já coadjuvantes vendidos como protagonistas (caso do Gente como a Gente), não sei se seria tão comum. Tentei pensar em outros exemplos, mas não consegui (embora certamente existam).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No caso de Dia de Treinamento dava para indicar dois atores como protagonista, mas o Hawke acabou ficando como coadjuvante. E o Bravura Indômita dos Coens tambem vendeu a menina como coadjuvante sendo que nitidamente ela era protagonista. Lembro que aqui no forum houve tambem depate se Christian Bale era coadjuvante ou protagonista no Vencedor (eu o acho coadjuvante apesar dele eclipsar o Walberg).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É curioso quando dois personagens do mesmo sexo são protagonistas e os responsáveis acabam tendo que vender um como coadjuvante para ambos terem chance em premiações (vide 'Brokeback Moutain' e 'Notas Sobre um Escândalo').

Ou ainda casos mais complexos que nem 'As Horas', quando as três são principais (uma ficou como protagonista, uma como coadjuvante e a outra sobrou).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...