Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2014: Previsões


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

A vitoria do Cuaron já era esperada, mas ainda acho que no oscar o Mcqueen leva, a não ser que Gravidade leve melhor filme tambem (não acredito em divisão dos premios nesse ano). Independente disso, vai ser uma disputa entre os dois.

 

E o DiCaprio venceu!!!. Pena que no oscar pode ser que ele nem seja indicado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Espero que o Oscar SE LIGUE e indique DiCaprio, ele merece MUITO, pelo menos ser indicado. Nada de surpresas, gostei da maioria dos prêmios, só lamento por Lupita e por Filme Comédia, nem vi, mas minha implicância por O. Russel continua, tantos outros filmes melhores pra ganhar, inclusive Wolf, mas enfim,,,

 

Também acho que McQueen leva o Oscar, eu adoraria vê-lo vencer. 

 

Feliz por Streep não levar, já imaginava, Amy Adams ganhou mais por ser a quinta vez indicada, que por merecimento, a adoro e tudo mas não, ela não está melhor que Delpy ou Gerwig. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei que 12 Years fosse ser esnobado. Estava totalmente em dúvida de quem ganharia em várias categorias. Então Matthew McConaughey sai na frente pro Oscar de ator. Interessante. Jared Leto eu já esperava, Cate Blanchett nem se fala. Jennifer Lawrence foi surpresa pra mim, mas não creio que darão outro Oscar pra ela. Imagino que vão com Lupita mesmo, e SAG também, provavelmente.

 

Em TV, tive o imenso prazer de terminar de assistir Breaking Bad hoje e comemorar dois prêmios mais que merecidos. Pena que o fantástico Aaron Paul não levou o dele. Não vi o trabalho do Jon Voight, mas é fato que eles adoram premiar grandes e antigos atores nas categorias menores, nem sempre por merecimento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Globo de Ouro político distribuiu os prêmios e mais embolou do que resolveu a nossa vida. Acho o prêmio ilógico e incoerente. Sou muito mais a favor do estilo Oscar, que premia o mesmo filme em Filme-Diretor-Roteiro.

Será que Chiwetel e Nyongo vão perder o Oscar? Vejamos o que dirá o Critics Choice....

 

Curti as apresentadoras. Mto boas. 

 

Não acredito ainda em um split de diretor. Acho que 12 years leva, assim como McQueen. Gravidade ficará com vários prêmios técnicos. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem fazer demagogia racial, mas, pelo amor de Deus, o que foi esse GG? Vários negros indicados e ninguém venceu???? O Chiwetel e o Idris tinham duas indicações cada, a coitada da Lupita teve que ver a sem sal da superestimada Jennifer roubar seu prêmio, o McQueen perdeu... Sem contar as categorias televisivas.

 

Dá pra ver mesmo que os estadunidenses preferem celebrar as falsas aparências do que dar valor ao filme que mostra a realidade nua e crua de seu país. Espero que "12 YEARS A SLAVE" pape tudo no SAGs e no BAFTA!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é. Pois eu já li que o filme não foi muito premiado no GG justamente por serem votantes estrangeiros, que não costumam gostar tanto de filmes protagonizados por negros quantos os americanos (lembram que Butler foi completamente esnobado?). Estão comentando que, pela mesma lógica, 12 years não deve se sair tão bem no BAFTA, mas deve se dar melhor nas premiações americanas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o Sync, Globo de Ouro nitidamente quis distribuir os prêmios, numa política de consagração mista.

 

O único senão da noite pra mim foi o U2, em chatíssimo processo de canonização,  ter ganhado de "Let it Go". Fiquei surpreso com a Trilha Sonora. Não tendo visto "All is lost", não sei se foi pelo critério da distribuição ou se foi justiça mesmo. Queria ver "12 years a slave"  no cinema, mas não aguento mais de ansiedade. Verei hoje à noite.

 

Vitórias consecutivas: . Louise Rainer (1936/1937)

                                   • Spencer Tracy (37/38 both in Best Actor)

                                               • Katharine Hepburn (67/68 both in Best Actress)

                                               • Jason Robards (76/77 both in Best Supporting Actor)
                                               • Tom Hanks (93/94 both in Best Actor) 

 

Tomara que o Jared Leto escreva um discurso melhorzinho...

 

Johnny Depp estava "poséur" demais. Não vejo nada nele. Vibrei pelo DiCaprio. Este sim, um ator de verdade.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Do jeito que a coisa vai premiação de cinema terá de ter cota..!!! Como se fosse um rematado absurdo qualquer dos vencedores  brancos ( não acredito no conceito de "raça", a não ser a raça humana) - Jennifer Lawrence, Matthew McCounaghey, Cuarón -  terem vencido!! O Globo de Ouro, o BAFTA, e o Oscar já quebraram essa barreira, gente! Quantos atores ditos negros têm sido indicados e premiados nos últimos anos?!  Esse argumento de suposto racismo só faz sucesso em Convenção do PSTU, onde basta um lugar-comum e a claque com camisa do Che Guevara aplaude. Por favor!! 

 

Acabo de assistir a "12 years a Slave" e posso entender por que motivo ele enfrenta resistências. Não por racismo. Mas pelo motivo que tem sido a tônica dos últimos anos: O filme mais leve, mais fácil, mais reconfortante, ganha.

 

Dito isso, que filmaço!! Certamente, o melhor da temporada, ao lado de "Gravity". "American Hustle" não é nada perto dele.

 

Por que ninguém enaltece Paul Dano? Sarah Paulson fantástica! Fassbender não me impressionou. Como alguém pode escrever  por aí que a atuação de Lupita Nyong'o foi meramente reativa? Será que as pessoas acreditam que ela levou chicotada de verdade? Adorei a Lawrence em "American Hustle", mas realmente não tem pra ninguém: Lupita na cabeça.

 

Ejiofor me cativou apenas no terço final do filme, Principalmente naquele momento de entoação dos "spirituals". Dali pra frente. E, claro, "naquela cena". É de arrepiar! 

 

Fotografia incrível, desenho de produção (Aquelas locações não necessariamente opulentas - mostrando que a escravidão era algo da ordem do dia, não força motriz só de grandes proprietários - aqueles salgueiros-chorões...) figurino, roteiro adaptado...Tudo maravilhoso, a exceção da trilha sonora.

 

McQueen é um homem muito inteligente. De um material brutal, fez um filme brutal.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

SIm, ainda SEM ENTENDER a derrota de Lupita pra Lawrence, espero que SAG e Oscar sejam diferentes.

 

Vi hoje o novo dos Coen, o Inside Llewyn Davis, e é ótimo, muito leve, com uma fotografia embaçada que remete a uma nostalgia de outro tempo mesmo, filme muito bem feito, as locações, os atores, e a história muito divertida, bem amarrada...É um filme poético, amoroso, romântico, e o leading man lá está ótimo, coadjuvantes perfeitos, e histórinha muito bem contada, adorei, adorei...Dos que vi até agora o ranking segue mais ou menos assim:

 

1. 12 Years A Slave

2. Wolf, quase chegando em Slave

3. Gravidade

4. Inside Llewyn Davis 

5. Captain Philips

6. Blue Jasmnine

 

Quinta vejo Hustle e Dallas...

 

Sobre o lance racial. concordo totalmente com o Sérgio, e sobre Lupita também haha

Link to comment
Share on other sites

  • Members

SIm, ainda SEM ENTENDER a derrota de Lupita pra Lawrence, espero que SAG e Oscar sejam diferentes.

 

Li alguns comentários que acham que a vitória de Lawrence foi simplesmente pq os GG são loucos por estrelas, e acreditam que premiá-las ajuda na repercussão da premiação. Da mesma forma, dar um Globo para o Bono chama muito mais a atenção que dá-lo para os compositores desconhecidos de Frozen.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu também li isso, mas não sei, pode ser algo maior, uma tendência anterior que culminou na vitória dela agora e posteriormente nos outros prêmios, espero que não. Eu ADORO a Lawrence, mas eu gostei muito de Lupita em 12 Years A Slave, acho que ela merece muito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse ano no teremos um filme estrangeiro tao forte como Amour né?

 

A temporada não esta totalmente previsível, porém também nao esta maluca como ano passado.

 

Nunca vou esquecer que depois dos indicados ano passado geral veio aqui jogar shade que fracassou no bolao hahahaha

 

Aguardo ansiosamente !!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Infelizmente não poderei acompanhar a divulgação dos indicados ao vivo. Vou tentar dar um jeito de acompanhar pelo Twitter do celular, caso o 3G funcione. Bastante curioso por algumas categorias, bem imprevisíveis a meu ver. Vale lembrar que o Oscar também sempre apronta algumas surpresas em uma ou duas categorias de atuação e de roteiro, figurino e maquiagem.

 

Alguns palpites rápidos:

 

FILME:

 

Para mim, serão nove indicados como nos dois últimos anos. Li alguns textos sobre a forma de cálculo que determina a quantidade de nomeados e, mesmo não tendo entendido quase nada, uma coisa parece-me clara: é muito pouco provável que se atinja o limite máximo (10). Por outro lado, há muitos filmes queridos por razões distintas, logo ao menos oito devem aparecer. Destes, sete estão garantidos.

 

Minha aposta é em "Inside Llewyn Davis". Depois de "Um homem sério", não duvido mais da adoração de membros da AMPAS pelos Coen. Por outro lado, acho que "Saving Mr Banks" será esnobado: não me parece ter nada de extraordinário a ponto de ser ranqueado entre os postos 1 a 3 (um dos critérios importantes no tal sistema de classificação do Oscar) por boa parte dos votantes. O AwardsDaily aposta em "Philomena", por ser o filme britânico da vez, mas nem sembre a Academia embarca nesta onda. "Blue jasmine" seria surpresa: esteve longe da comoção geral recebida por "Meia-noite em Paris", último Allen agraciado com a indicação.

 

DIRETOR:

 

Depois de um 2013 tão bizarro, com "Argo" vencendo sem Affleck indicado, presumo que, desta vez, eles voltarão a ser conservadores/previsíveis na categoria: os cinco de DGA e BAFTA repetir-se-ão aqui. Até há duas semanas, confiava na lembrança a Alexander Payne, mas o filme de Scorsese é relevante demais para seu diretor ser esquecido. Outro nome (Jonze ou Irmãos Coen) seria surpresa.

 

ATOR:

 

Quatro vagas praticamente fechadas: Hanks, Matthew, Chiwetel e Dern. Aqui aposto na primeira diferença em relação ao SAG: Redford dentro, Whitaker fora. Há ainda Bale, mas será que vão indicar os quatro atores de "Trapaça"? Não, acho que não. Isso sem falar em DiCaprio, que eu acho que será esnobado mais uma vez, mesmo com a vitória no GG. Categoria apertada - dá até para imaginar Dern fora, com Redford e DiCaprio dentro.

 

ATRIZ:

 

IMPOSSÍVEL ter certeza das cinco indicadas. Tudo parecia certo com Blanchett, Bullock, Dench, Thompson e Streep. Até surgir Amy Adams e a força de "Trapaça". Indicada quatro vezes previamente e vencedora do Globo de Ouro, tive de inclui-la. Mas o papel de Streep em "Álbum de família" é muito oscarizável para ser ignorado - o filme foi, inclusive, indicado ao PGA! Assim, mero chute: Judi Dench será a 'escolhida' para ficar de fora da lista final.

 

ATOR COADJUVANTE:

 

Para mim, é a categoria certa da vez: Leto, Fassbender, Abdi, Brühl e Cooper. E, se for para arriscar uma zebra, sou mais Will Forte que Gandolfini.

 

ATRIZ COADJUVANTE:

 

Quatro nomes certas: Lupita e J-Law brigam pela estatueta, mas DUVIDO que vão premiar Lawrence duas vezes seguidas agora - se isso acontecer, seria a maior "puxassaquice" da história! Squuib e Roberts têm seus trunfos, são nomes confiáveis para o palpite. Para a quinta vaga, resolvi mudar meu voto no final: mais uma vez, tirei a britânica - sai Hawkins, entra Oprah.

 

ROTEIRO ORIGINAL:

 

Categoria bem complicada. Ainda não sei se "Trapaça" realmente é o favorito, a conifrmação de "Ela" em melhor filme mostraria que Spike Jonze tem força para brigar (afinal, não deve haver ninguém do elenco nem o próprio diretor indicado). Se "Inside Llewyn Davis" entra em melhor filme, no meu palpite, É CLARO que tem de entrar o seu roteiro. Se Payne não será lembrado na categoria de direção, seus roteiros JAMAIS ficam de fora: "Nebraska" será lembrado.

 

E aí tem uma disputa interessante: "Blue jasmine" será mesmo lembrado? Ou "Clube de compras Dallas", que foi indicado ao WGA, toma esta vaga? Por fim, numa possível adoração geral rumo à vitória (algo que eu acho improvável), "Gravidade" pode aparecer aqui de surpresa!

 

ROTEIRO ADAPTADO:

 

Outra categoria difícil. As únicas apostas que eu acho certas são "12 anos de escravidão" e "O lobo de Wall Street". De resto, os outro quatro nomes parecem-me com chances bem similares. Bem, não podia tirar "Philomena" de todas as categorias, então encaixei-o aqui, hehe. Por fim, fiquei em dúvida cruel: "Álbum de família", "Capitão Philips" ou "Antes da meia-noite"? TENSO! Como errei muita coisa nas previsões do Globo de Ouro por 'seguir o (que parecia) óbvio' e as categorias de roteiro sempre trazem alguma coisa diferente, meu palpite é por "Álbum" e "Capitão" - mas, na verdade, eu realmente acho que o filme de Greengrass pode ficar de fora (como "Cisne negro" há uns anos) para a entrada do roteiro de Delpy e cia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz, Emma e Tom fora. Que pena.

 

Eles realmente adoram o David O. Russel, ele conseguiu enfiar um ator em cada categoria duas vezes seguidas. Uau!

 

Interessante, ignoraram a Pixar. Apesar dela não ter voltado a genialidade de sempre, Universidade Monstros merecia bem mais que Meu Malvado Favorito 2.

 

Jonah Hill? Espero que ele mereça dessa vez, já que na última ele tava bem deslocado em meio a grandes coadjuvantes.

 

Gostei da lembrança pra Sally Hawkins, apesar da fantástica Cate Blanchett engolir Blue Jasmine inteiro.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...