Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2014: Previsões


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

"The Wolf Of Wall Street " visto.

 

Francamente, acabou pra mim. Acho que não vou ver mais nenhum filme desta temporada. Sério, acabou, sinto muito "Philomena", sinto muito "Nebraska", e tantos outros. Acabou. A porta dos meus olhos foi arregaçada.

 

Foi por isso Scorsese que eu não torci por "Hugo", ou por "The Aviator", porque eu sabia que o senhor poderia fazer algo realmente "BOM", e taí, esperei e colhi, eis a sua obra-prima em muitas décadas. "Cassino" misturado a "Os Bons Companheiros" misturado a "Ilha do Medo" misturado a - me perdoe - "Se beber não case". Eis o filme que você vinha construindo intelectualmente ao longo dos anos. Historinha de ninar dos nossos tempos: Lobo que comeu a vovó. Coquetel de gente grande. Para gente grande. 

 

Leonardo DiCaprio, o Oscar é seu. O seu brother Matthew McConaughey está apenas esquentando o palco do SAG, e onde mais não tiveram tempo de assistirem ao seu show. Entre os homens, você é a Cate Blanchett deste ano. Ela é, entre as mulheres, o DiCaprio deste ano. Monstruosa atuação, monstro, monstro, monstro!!

 

Thelma Shoonmaker, a sua não indicação é uma piada.

 

Tô viajando... É para isso que a gente vai ao cinema. Ainda vai ao cinema. É para isso. 

 

 

WOOOOOOOLLLLLLLLWWWWWWWW!!!!!!!!!!!!!!!

 

Pena que ele não vai levar, DUVIDO, mas eu também torço por ele, nem vi o MM, mas Leo aqui tá muito foda. 12 Years A Slave e Wolf que mereciam as atenções todas, não entendo como esse Trapaça tem se destacado em meio a esses filmes tão superiores...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que temporada maluca, os sindicatos estão totalmente díspares, e podemos traçar inúmeros cenários pro Oscar. Não ficaria triste se Gravidade ou 12 Years fossem os vencedores da noite, agora se American Hustle vencer será desanimador como em outros anos que tivemos Argo, O Discurso do Rei, Crash, entre tantos outros filmes de qualidade duvidosa como vencedores do prêmio principal.

 

Ontem assisti The Wolf Of Wall Street !! Estou até agora sobre os efeitos, não tenho condições de assistir nada pelos próximos dias, pois qualquer coisa parecerá redutiva. Como um filme desse pode passar batido na temporada e todos babarem ovo por American Hustle? É no minimo revoltante !!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não era tão surpresa assim, depois do PGA principalmente; mas agora ficou mais claro, acho que American Hustle, felizmente, fica de fora, e ele vence o Oscar, e 12 pode vencer, ou Gravidade, um dos dois. Mas o Oscar é dele, e talvez a Academia dê Melhor Filme pra 12, é o que eu espero que aconteça.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti "A Grande Beleza", curti Muito o filme mas achei exagerada a babaçao de ovo em cima do filme. Na minha humilde opinião os 5 indicados a filme estrangeiro ano passado eram bem melhores !! Será que ele ta com o Oscar na mão já, ou podemos cogitar alguma surpresa?

 

Preciso assistir os outros 4 e espero que me surpreendam positivamente !!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabo de ver O Lobo de Wall Street. Essa grande obra Scorsesiana me deixou meio desnorteado. São tantas cenas memoráveis que fica difícil digerir. Leonardo DiCaprio, alguns o reconheceram como grande ator com esta performance. Eu o chamo de grande ator desde Prenda-me Se For Capaz, mas ainda me impressiono com o seu talento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Her" visto.

 

Spike Jonze é um gênio e disso ninguém tem dúvida.  Mais um roteiro inteligente, legal, relevante, e, com aquele lirismo disfarçado de sempre...Como falar de amor em 2014?  Na minha opinião, é quando você tira sarro dele, e acho que o Spike Jonze também pensa assim. Ok, Leonardo DiCaprio vítima de sadomasoquismo é a cena de sexo do momento, mas a cena de sexo de "Her" é legal d+. [ Spoiler ] Um fade-out excepcional que me fez levantar da cadeira. 

 

A presença da Amy Adams - repetindo o desastrado cabelo de "On the Road" - é irrelevante, qualquer outra atriz poderia estar ali. Rooney Mara é boa atriz, mas jamais seria musa. Não tem beleza pra isso. Espero um dia vê-la sorrindo.

 

Joaquin Phoenix estupendo como sempre. Não faria feio ele na lista final dos 5 (Não sei no lugar de quem).

 

Scarlett Johansson excelente em seu seu trabalho de voz. 

 

Desenho de produção - que garantiu a aguardada indicação de K.K. Barret - excelente. A China, pela proposta, será o cenário idílico do futuro, substituindo Paris. 

 

Trilha Sonora à moda hipster, mas, como o ano é fraco, e ela é sem dúvida a mais bonita, Oscar para o canadense Arcade Fire.

 

100000000000000 vezes melhor que "American Hustle", que vai se tornando, pra mim, o pior filme da temporada, só acima de "Saving Mr. Banks".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Matutei bastante recentemente sobre o Oscar. Sinceramente, acho que vai dar split sim! Gente, quase todo ALGUMA coisa de diferente acontece. Por que não pode ocorrer um split por 2 anos consecutivos - ainda mais sabendo que o do ano passado só aconteceu por algum mistério na hora das indicações? Por que as vitórias têm de ser "completas" (filme 'com cara de Oscar' + DGA + PGA + diretor + edição + roteiro?). Vamos lá:

 

Ano passado a vitória de "Argo" era óbvia, mas o filme foi esnobado em direção

"O artista" também teve a vitória bem definida, mas não levou SAG nem WGA

"Guerra ao terror" era o 'filme dirigido por mulher'

"Onde os fracos não têm vez" e "O discurso do rei" não levaram edição

"Os infiltrados" perdeu SAG e PGA para "Pequena Miss Sunshine" (que ainda tinha o WGA e o Oscar de roteiro original) e ACE para "Babel", mas levou edição+direção+filme+roteiro adaptado

"Crash" tinha o SAG de elenco + ACE + WGA contra WGA + DGA + PGA de "Brokeback" - e teve split

"Menina de ouro" só tinha o DGA

 

E por aí vai embora...

 

Em suma, cada caso é um caso. Só vejo grande semelhança de "Quem quer ser um milionário?" com "Argo" (exceto, é claro, na direção). Ah, sim, a única certeza é: o filme escolhido pelo Sync não leva, rs. Assim, a não ser que o BAFTA me faça mudar de ideia, meus palpites serão:

 

ACE - Trapaça /// Gravidade

WGA - Trapaça x Ela (categoria em aberto) /// whatever (vai perder o Oscar)

 

Oscar:

FILME - 12 anos de escravidão

DIRETOR - Gravidade

ATOR - Clube de compras Dallas x O lobo de Wall Street

ATOR COADJUVANTE - Clube de compras Dallas

ATRIZ - Blue jasmine

ATRIZ COADJUVANTE - 12 anos de escravidão

ROTEIRO ORIGINAL - Trapaça x Ela

ROTEIRO ADAPTADO - 12 anos de escravidão

EDIÇÃO + FOTOGRAFIA + EFEITOS VISUAIS + TRILHA + SOM + EDIÇÃO DE SOM - Gravidade

FIGURINO + DIREÇÃO DE ARTE - O grande Gatsby x Trapaça

MAQUIAGEM - Clube de compras Dallas (???)

 

Talvez role um prêmio de compensação para "Capitão" em SOM ou EDIÇÃO DE SOM. E não estou certo quanto a trilha. Maquiagem, como sempre, acho incógnita. E se "Trapaça" não levar roteiro, acho que tira um dos Oscars previstos para "Gatsby". Bem, são categorias a se pensar depois.

 

Tem gente que fala que "Gravidade" não teve apoio dos atores. Mas como assim vocês queriam que o filme fosse indicado ao SAG de elenco?! Só com uma atriz, a qual foi indicada - e talvez fosse favorita, não tivesse vencido um Oscar recentemente? Ah, "Trapaça" teve os quatro atores indicados. E daí? "12 anos" teve os três possíveis indicados - ou alguém realmente achou possível a nomeação de Sarah Paulson?

 

"Gravidade" tem o apoio das categorias técnicas. Uai, "12 anos" e "Trapaça" também foram indicados a bastante coisa aí - só o primeiro foi ignorado em mixagem de som e o segundo em maquiagem (mas esta é uma categoria maluca mesmo, não considero). "Gravidade" não foi indicado a roteiro, mas também era esperado. Ou seja, não houve uma mudança EVIDENTE em relação à tendência inicial (Amy Adams eu já esperava ser indicada, só o Christian Bale que não), que era justamente a das vitórias de "12 anos" e Cuarón.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal, vocês já pensaram em criar um grupo no facebook ou no whatsapp pra debatermos com mais frequência?

 

Sinto o forum um pouco engessado, eu mesmo nao consigo ser frequente o ano todo, e o debate aqui é sempre tão bom !!!

 

Nunca chegaram a cogitar?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Matutei bastante recentemente sobre o Oscar. Sinceramente, acho que vai dar split sim! Gente, quase todo ALGUMA coisa de diferente acontece. Por que não pode ocorrer um split por 2 anos consecutivos - ainda mais sabendo que o do ano passado só aconteceu por algum mistério na hora das indicações? Por que as vitórias têm de ser "completas" (filme 'com cara de Oscar' + DGA + PGA + diretor + edição + roteiro?). Vamos lá:

 

Oscar:

FILME - 12 anos de escravidão

DIRETOR - Gravidade

ATOR - Clube de compras Dallas x O lobo de Wall Street

ATOR COADJUVANTE - Clube de compras Dallas

ATRIZ - Blue jasmine

ATRIZ COADJUVANTE - 12 anos de escravidão

ROTEIRO ORIGINAL - Trapaça x Ela

ROTEIRO ADAPTADO - 12 anos de escravidão

EDIÇÃO + FOTOGRAFIA + EFEITOS VISUAIS + TRILHA + SOM + EDIÇÃO DE SOM - Gravidade

FIGURINO + DIREÇÃO DE ARTE - O grande Gatsby x Trapaça

MAQUIAGEM - Clube de compras Dallas (???)

 

Talvez role um prêmio de compensação para "Capitão" em SOM ou EDIÇÃO DE SOM. E não estou certo quanto a trilha. Maquiagem, como sempre, acho incógnita. E se "Trapaça" não levar roteiro, acho que tira um dos Oscars previstos para "Gatsby". Bem, são categorias a se pensar depois.

 

 

Concordo com praticamente tudo... Só mudaria figurino e acrescentaria 12 Anos como um dos favoritos. Não consigo imaginá-lo levando somente filme e roteiro adaptado. Precisa ganhar mais alguma coisa, alguma "categoria técnica". No restante, meus palpites estão idênticos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal, vocês já pensaram em criar um grupo no facebook ou no whatsapp pra debatermos com mais frequência?

 

Sinto o forum um pouco engessado, eu mesmo nao consigo ser frequente o ano todo, e o debate aqui é sempre tão bom !!!

 

Nunca chegaram a cogitar?

 

Sim, eu tinha pensado nisso antes de criar o tópico do Oscar 2015, já que notei que este está com pouco movimento e muita gente migrou para o Facebook. Ao final desta temporada, vou tentar agitar isto por lá!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"August: Osage County" visto.

 

Surpresa da temporada! Vi sem nenhuma pretensão, pronto pra falar mal, pronto para reforçar que esse é mais um caso de teatro que deveria permanecer no teatro, pronto pra realçar à quadradez da direção, e blá-blá-blá..."Horseshit", com um elenco desse o prazer é garantido!

 

Como é que os videntes do Oscar ficaram semanas discutindo se Meryl Streep iria perder a 5ª vaga para Amy Adams? Eles enlouqueceram? Fala sério, ela está maravilhosa, num papel que toda atriz sonha, isso jamais iria acontecer! O que é aquela cena do jantar? O que é aquela cena do jantar? O-QUE-É-AQUELA-CENA-DO-JANTAR?! 

 

É ridículo ter que falar isso, mas Meryl até que merecia...outro...Oscar...se não fosse a Cate Blanchett...

 

Amei a atuação de todos no filme, de Abigail Breslin à empregada índia (a ótima atriz coadjuvante de "Frozen River"!!!), mas Margo Martindale me impressionou. Deem um papel maior pra essa mulher!!! Foi pensando em atuações assim que a Academia, em 1937, resolver criar a categoria de Coadjuvante. Não é para um "Lead", como a Julia Roberts, vir aqui pegar a vaga. Por mais que ela esteja ótima, é forçoso dizer.

 

Não estou comparando "August: Osage County" com "Gravity", ou com "12 years a Slave" - até por que não é essa a proposta - mas esse filme é ruim? É convencional, é eminentemente teatro, tem começo-meio-e-fim, mas desde quando ele vira um filme ruim? Segundo os milhares de entendedores digitais da sétima arte, que agora têm um blog na internet, esse filme não vale o ingresso. Pois é, ao que parece, é melhor ficar em casa. Não ver Meryl Streep, Sam Shepard, Chris Cooper, não ser exposto a um texto vencedor do Tony...Segundo eles, é melhor ficar em casa. Ou então sair pra tomar uma, sentar em uma  mesa de plástico da Brahma, junto àqueles amigos que gostam de dizer que a Meryl Streep todo ano ganha, que gostam de chamar os outros de "pseudos". A expressão favorita deles. Aquela que é uma forma de diminuir o talento dos outros. Pra essas pessoas, eu só digo:

 

"Vá escrever um texto como esse antes, seu merdinha!"

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti "Alabama Monroe" e adorei, desde a narrativa não linear até as cenas muito bem feitas e diálogos escritos de maneira impecável, enfim "triste como a vida, belo como tal". Ahhh pela primeira vez, gostei mais do título nacional do que do original hahahahaha

 

Também assisti "A Caça" e poucos filmes mexeram comigo nessa temporada como esse (dos que assisti é claro). Como já lecionei pra adolescentes, sei bem como tudo aquilo é perfeitamente possível de acontecer e como se pode perder a controle da situação facilmente, enfim foi uma experiência PERTURBADORA.

 

Meu top estrangeiro até o momento:

 

1- A Caça

2- Alabama Monroe

3- A Grande Beleza

 

To achando essa categoria muito interessante esse ano porque não temos um filme INFINITAMENTE melhor como ano passado, acho que poderemos ter surpresas.

 

Em suma eu vos pergunto: Aonde vocês estão assistindo os filmes principais da temporada? Eu tenho meu ritual de ir sempre ao cinema pra conferir, mas esse ano ta complicado esperar as estreias, nunca vi uma temporada com os filmes tão empacados pra chegar aqui. Semana passada fui na Augusta e comprei um monte de DVDs piratas hahaha, ali até os vendedor ambulante é "lado b" e ele me garantiu que os filmes eram em boa qualidade. Cheguei em casa e coloquei "12 Anos de Escravidão" e a legenda estava porca demais, decidimos então assistir "Até o Fim" e a imagem e som eram péssimas, foi a vez de tentar "Ela" e a imagem também estava péssima, aí botei "A Caça" e esse foi "assistivel", mas perdi uns 50 pila comprando filme que não funcionou e pelo visto terei que esperar até a segunda quinzena de fevereiro pra poder conferir os principais da temporada.

 

Hoje tem uma pré-estreia de Philomena e Trapaça na Augusta e vou tentar conferir, vamos ver se rola.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...