Jump to content
Forum Cinema em Cena

Classificação Indicativa


Slash
 Share

Recommended Posts

  • Members

classifica%C3%A7%C3%A3o-indicativa-300x1


 


Classificação Indicativa 


 


Desde o inicio da década passada, o Ministério da Justiça tem colocado em prática, o sistema de Classificação Indicativa do conteúdo áudio-visual a ser exibido no Brasil! Porém, esse mecanismo tem sido questionado diversas e diversas vezes ao longo dos anos! Motivo? O que era para ser uma sistema de INDICAÇÃO do conteúdo áudio-visual para o povo brasileiro, acabou se tornando a nova cara da CENSURA! O Ministério da Justiça, passou a determinar o que pode e o que não pode ser exibido na TV Aberta, com uma vinculação horária! 


 


censura-nc3a3o.jpg


 


Classificação Indicativa foi como uma bomba atômica na TV Aberta! É fato que hoje, a TV Aberta brasileira atravessa uma grave crise de audiência, até mesmo a poderosa Globo, já sentiu isso! Novelas, seu conteúdo de maior cartaz, perderam em média 7 pontos de audiência em todos os horários, independente da fase em que a novela esteja(inicial ou final). A desvalorização das faixas da manhã e da tarde(principalmente essa), é uma sequela de um sistema que baniu tudo de bom que as emissoras de TV, poderiam oferecer nesses horários! Filmes, series, animes e outras coisas, vem sendo impedidos de rechearem a grade de programação aberta, por causa da vinculação horária do MJ! O resultado? A maior audiência da TV Aberta na parte da manhã,           é 7 pontos (incluindo a Globo) e na faixa da tarde, é 6 pontos(fora da Globo)! Quem critica as emissoras por não oferecerem nada, aqui vai uma verdade, não é que elas não queiram colocar nada de bom, elas não podem! O SBT tem um dos melhores estoques de filmes, que não fica devendo em nada para os filme da Globo, mas não pode ter o Cinema em Casa pq a vinculação horária ia barrar um monte de filmes bons que poderiam garantir pelo menos uns 7 ou 8 pontos na faixa da tarde! Isso pra não falar dos seriados, coisa que o SBT também tem! A Band, tem alguns bons animes(Cavaleiros do Zodíaco por exemplo) no seu freezer, mas não pode colocar no ar e por ai vai! 


 


diastoffoli.jpg?w=500


Dias Tofoli - Defensor da liberdade de expressão na TV Aberta


 


Questão vai para o Supremo Tribunal Federal! Em 2011, após vários debates infrutíferos a respeito da Classificação Indicativa, a questão começou a ser julgada no STF, graças a uma ação movida pelo PTB! Tudo caminhava para o fim dessa arbitrariedade, deste pesadelo causado pelo MJ! Após cinco ministros votarem, eram 4 votos a favor do fim da vinculação horária na Classificação Indicativa(ou seja, a censura) e apenas um contra! Dos 10 ministros votantes, um se ausentou(ou pediu pra se retirar, não lembro agora) ou seja, mais um voto a favor da liberdade de expressão na TV e seria GAME OVER para o Ministério da Justiça! Porém, o ministro Joaquim Barbosa(agora presidente do STF), pediu para ler o processo e este acabou suspenso por tempo indefinido! E com toda essa história do mensalão, vai saber quando o julgamento da Classificação Indicativa será retomado no STF! Espero que os votos permaneçam, pq mais um voto e ACABOU! A Tv Aberta no Brasil, poderá retornar ao que era na década de 90!


 


 


Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...