Jump to content
Forum Cinema em Cena

9º Prêmio do Fórum CeC - Primeira Fase


Recommended Posts

  • Members

APRESENTAÇÃO
 

1) O que é o Prêmio do Fórum CeC?

 

É um evento anual que procura premiar os destaques do cinema dentre os filmes lançados comercialmente no Brasil ao longo do ano anterior.

 

2) O que são filmes "lançados comercialmente"?

 

Filmes que foram lançados nos cinemas ou diretamente para compra/locação no Brasil, dentre primeiro de janeiro e 31 de dezembro do ano em questão (neste caso, 2012). Não são elegíveis filmes que foram apresentados apenas em festivais de cinema.

 

3) Como acontece a premiação?

 

Na primeira fase, um júri seleciona os indicados a cada categoria. Na segunda fase, usuários do fórum elegem, dentre os indicados, os vencedores de cada categoria.

 

4) O que é o júri?

 

Um grupo de usuários do fórum Cinema em Cena, que terá a missão de selecionar os indicados para cada uma das categorias da premiação.

 

5) Como será formado o júri?

 
Participação no juri é aberta a todos os usuários do fórum. É necessário candidatar-se por escrito neste tópico para fazer parte do júri.
 
Foristas inscritos para o júri até o momento:
 
Cremildo - votos enviados
Dude
Gustavo Oliveira - votos enviados
Jack Ryan - votos enviados
leomaran - votos enviados
ltrhpsm
Rodion - votos enviados
Sith
Tensor
ToninhoJoker - votos enviados
 
Moderadores: 4 (Big One, Beckin, Mr. Scofield e Nacka)
 

6) Categorias

 

CATEGORIAS PRINCIPAIS - MANDAR MP COM OS VOTOS PARA BECKIN

 

 

Melhor Filme

Melhor Direção

Melhor Atuação Masculina

Melhor Atuação Feminina

Melhor Atuação Coadjuvante Masculina

Melhor Atuação Coadjuvante Feminina

Melhor Desempenho de Elenco

Melhor Roteiro


CATEGORIAS SINGULARES - MANDAR MP COM OS VOTOS PARA BIG ONE

 

Melhor Edição

Melhor Fotografia

Melhor Trilha Sonora

Melhores Efeitos Sonoros

Melhores Efeitos Visuais

Melhor Figurino

Melhor Direção de Arte

Melhor Maquiagem

Revelação do ano

Pior Filme

 

6.1) Atuações: os prêmios para atores e atrizes são dados para uma atuação em particular. Caso um jurado queira indicar um ator ou atriz por dois filmes diferentes, deve usar dois espaços de sua lista. Exemplo:

 

Melhor Atuação Masculina

 

F. Murray Abraham - Amadeus

Jack Nicholson - Um Estranho no Ninho
Marlon Brando - Apocalipse Now

Marlon Brando - O Poderoso Chefão

Peter Sellers - Dr. Fantástico

 

6.2) Roteiro: para a categoria roteiro, não se faz diferença entre roteiro original e roteiro adaptado.

 

6.3) Trilha sonora: para a categoria trilha sonora, não é necessário que a trilha seja original.

 

6.4) Revelação: para a categoria revelação, são elegíveis quaisquer pessoas envolvidas com a criação de um filme, incluindo diretores, roteiristas, atores, atrizes, etc.

 

- Não é necessário que o filme em questão seja o primeiro da carreira do artista em questão. Por exemplo, Jennifer Lawrence, vencedora do ano passado, já havia feito participações em vários filmes e seriados de TV, mas sua revelação como atriz de talento veio com Inverno da Alma.

 

- A indicação para a categoria revelação deve ser específica. Por exemplo, no ano passado J.C. Chandor fez seu primeiro grande trabalho como diretor e roteirista de Margin Call - O Dia Antes do Fim. No caso, seria necessário identificar se a indicação para ele é por seu trabalho como roteirista ou como diretor.

 

7) Fases

 
Fase 1 - Comissão elege os indicados a todas as categorias. Cada membro do corpo de jurados deverá indicar no mínimo 3 e no máximo 5 concorrentes para cada uma das categorias. A única exceção é feita para a categoria "Pior filme", na qual a indicação não é obrigatória. A não indicação de no mínimo 3 concorrentes para as outras categorias pode resultar em não-consideração da lista de indicados do jurado em questão.
 
Fase 2 - Todos os usuários do Fórum, inclusive os que fizeram parte da Comissão, votam e escolhem quais os melhores filmes em cada categoria entre os indicados. Cada votante deve indicar apenas um concorrente por categoria. Não existe obrigação de votar em todas as categorias.
 

8) Datas:

 

Fase 1 (Comissão Vota)

Início em 21/01/2013

Término em 05/02/2013

 

Divulgação dos Indicados

06/02/2013

 

Fase 2 - Indicados (Todos votam)

Início da Votação em 06/02/2013

Término da Votação em 15/02/2013

 

Festa da divulgação dos Vencedores do 8º Prêmio CeC

 

16/02/2013

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bora movimentar essa bagaça? Abri o tópico pra ver se botamos o prêmio em andamento, o Big e o Beckin podem assumir o comando quando quiserem. Se não quiserem, eu faço a contagem de votos e divulgação dos resultados (com menos qualidade que eles, que sabem criar uns banners e logos foda).

 

As categorias eu copiei do ano passado.

 

Eu sou um opositor ao "prêmio" de pior filme, pq ninguém (ou quase) quer ver filmes ruins, então acaba sendo ou um "filme mais decepcionante" - o que é diferente de pior - ou desanima algumas pessoas de participarem da votação. De qualquer forma, se quiserem manter a categoria, creio que ela deveria ser eletiva para os integrantes da comissão que determina os indicados. As outras categorias são obrigatórias.

 

Fui um tanto minucioso nas regras, mas como já é segunda metade de janeiro, achei por bem explicar o básico tão bem quanto possível, pra agilizar e facilitar a vida dos jurados depois.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou brincar.

 

Também totalmente a favor de (finalmente) eliminar as categorias de piores: filmes, atores, etc. Se o filme é obviamente ruim, eu normalmente nem vou atrás. Lembro de um ano desses que tive que procurar filmes ruins pra assistir apenas pra eleger. heheh

 

Como infelizmente Django é só pro ano que vem, então campanha massiva para essa maravilha aqui:

avengers_2303333b.jpg

 

- FILME

- DIREÇÃO

- ROTEIRO

- EFEITOS VISUAIS

- TUDO QUE TIVER DE SOM

- MONTAGEM

- VILÃO

- CENAS

- ETC, ETC E ETC

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outro ano, e vamos nessa.. me candidato tb.. apesar do Scorfa não me achar digno pq não curto os filmes do Tarantino...

 

por mim deixa o pior filme... quem nunca foi obrigado por uma namorada ou peguete de ver um filme merda tanto no cinema como em vídeo? Esse ano eu tive q ir ver Anjos da noite 4 por exemplo... hhehe

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E bora largar uns FYC tb.

 

Denis-Lavant-and-Edith-Sc-010.jpg

 

Holy Motors

 

 

Melhor Filme
Melhor Direção - Leos Carax
Melhor Atuação Masculina - Denis Lavant
Melhor Atuação Coadjuvante Feminina - Edith Scoob
Melhor Desempenho de Elenco
Melhor Roteiro
Melhor Edição

Melhor Fotografia
Melhor Figurino
Melhor Direção de Arte
Melhor Maquiagem

 

uggi-the-artist_2122015b.jpg

 

O Artista

 

 

Melhor Filme
Melhor Direção - Michel Hazanavicius
Melhor Atuação Masculina - Jean Dujardin
Melhor Atuação Feminina - Bérénice Bejo
Melhor Desempenho de Elenco
Melhor Roteiro

Melhor Fotografia

Melhor Trilha Sonora
Melhores Efeitos Sonoros
Melhor Figurino
Melhor Direção de Arte

Link to comment
Share on other sites

  • Members

warrior-20111219014616694-000.jpg

 

Guerreiro

 

Melhor Filme
Melhor Direção - Gavin O'Connor
Melhor Atuação Masculina - Tom Hardy
Melhor Atuação Coadjuvante Masculina - Nick Nolte
Melhor Desempenho de Elenco
Melhor Roteiro
Melhor Edição

Melhor Trilha Sonora

 

tinker-tailor-soldier-spy-.jpg

 

O Espião que Sabia Demais

 

 

Melhor Filme
Melhor Direção - Tomas Alfredson
Melhor Atuação Masculina - Gary Oldman
Melhor Atuação Coadjuvante Masculina - Benedict Cumberbatch
Melhor Desempenho de Elenco
Melhor Roteiro

Melhor Fotografia

Melhor Direção de Arte

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

the-girl-with-the-dragon-tattoo-poster-n

 

 

Melhor Filme

Melhor Direção (David Fincher)

Melhor Elenco

Melhor Atriz (Rooney Mara)

Melhor Fotografia

Melhor Edição

Melhores Efeitos Sonoros

Melhor Maquiagem

Melhor Trilha Sonora

 

Drive

drive_poster.jpg

 

Melhor Filme

Melhor Direção (Nicolas Winding Refn)

Melhor Fotografia

Melhor Edição

Melhores Efeitos Sonoros

Melhor Trilha Sonora

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como o Beck disse divulgaremos as datas,deixaremos as duas primeiras semanas para a formação da comissão. Devermos fazer um prêmio mais enxuto e curto. Se alguém tiver alguma idéia de alguma categoria que poderia ser limada é só falar.

 

Seria legal manter a data da divulgação dos vencedores um dia antes do Oscar. Pra botar um pouco de pressão na Academia. B)

 

Sobre as categorias, o natural seria eliminar revelação, desempenho de elenco e pior filme, que são as mais peculiares, mas dessas três eu curto duas (e acho revelação uma das mais legais). Será que é necessário mesmo eliminar categorias?

 

Sobre pior filme, o que vcs acham da ideia que eu sugeri, de não ser obrigatória pra quem é jurado? Continua tendo a categoria, quem viu filmes que considera ruins indica, quem não viu não precisa decidir entre indicar filmes que não são realmente ruins - mas são os piores que ela viu - ou ir atrás de ver filme ruim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com tudo o que foi escrito no último post do Jack_Ryan. Não há necessidade de remover categorias, porém sou contra a obrigatoriedade de se indicarem cinco filmes 'ruins': nem todos somos como o Sith (que gosta de ver filmes ruins porque às vezes gosta de alguns) ou como o leomaran (que pode ver 500 filmes no ano), hehe. Eu mesmo teria de indicar "Valente" e "A dama de ferro", por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho melhor deixar as categorias de elenco e revelação que são boas. A de pior filme tanto faz, eu particularmente vi umas coisas (como Agamenon, Abraham Lincoln, Battleship) e gostaria de indicar. Acho boa a intenção de enviar quem assistiu filmes ruins, caso contrário é só deixar em branco mesmo. Só por curiosidade a Berenice Bejo entra como coadjuvante ou protagonista?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também desejo participar do júri.

 

Vou dar meu palpite sobre a categoria de "pior filme". Não vejo propósito em destacar experiências ruins, em que nada se aproveitou, e que são consenso. Também acho pertinente o que disse o Jack Ryan quando excluiu dessa categoria os filmes que decepcionaram, aqueles em que se colocou expectativa por qualquer motivo (a filmografia das pessoas envolvidas, o enredo, a abordagem, uma crítica favorável, haver sido selecionado para alguma premiação, etc.). Esses filmes eventualmente não são completamente ruins, e há os que dividem opiniões porque produzem mais de uma interpretação. Ficaria satisfeito com uma categoria de "maior decepção" no lugar daquela de "pior filme" porque suponho que animaria o debate. Haverá quem denuncie filme tal, e logo poderá aparecer quem faça a sua defesa.

Mas estou pegando a conversa adiantada. Me parece que já existe um senso comum de que a categoria será mantida para essa edição. Sendo assim, reforço a sugestão de que o número de indicados por jurado seja livre até o limite de cinco.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Selecionando os pré-indicados pra minha lista, lembrei de compartilhar minha lista para a categoria "Revelação", que muitas vezes deixa o pessoal em dúvida. Deem outras sugestões, eu posso ter esquecido alguém que se enquadra.

 

Alejandro Brugués, diretor, Juan dos Mortos
Alexis Díaz de Villegas, ator, Juan dos Mortos
Asa Butterfield, ator, Hugo
Bridget O’Connor, roteirista, O Espião que Sabia Demais
Dane DeHaan, ator, Poder Sem Limites
Eli Craig, diretor, Tucker e Dale Contra o Mal
Gavin O’Connor, diretor, Guerreiro
Jared Gilman, ator, Moonrise Kingdom
Jonathan Levine, diretor, 50%
Josh Trank, diretor, Poder Sem Limites
Kara Hayward, atriz, Moonrise Kingdom
Nicolas Winding Refn, diretor, Drive
Rian Johnson, diretor, Looper – Assassinos do Futuro
Rooney Mara, atriz, Millenium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Shailene Woodley, atriz, Os Descendentes
Thomas Horn, ator, Tão Forte e Tão Perto

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...