Jump to content
Forum Cinema em Cena

Demian


Abraxas
 Share

Recommended Posts

  • Members

do livro Demian

 "A ave sai do ovo.O ovo é o mundo.Quem quiser nascer de novo tem que destruir um mundo.A ave voa para Deus.Este Deus se chama Abraxas."

 

 Esta é uma das frases que mais me marcou e me fez refletir muito sobre a minha vida,a nossa vida.Gostaria que comentassem  as suas possíveis interpretações para esta frase.(para quem leu ou não leu o livro)

abraço a todos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, meu livro favorito de todos os tempos, dentre outros do Herman Hesse:

tipo, esse livro fala sobre desfazer o eu que sua família construiu em torno de vc, encontrar sua real essência, algo como a Tabula Rasa, não limitada por regras de um círculo cultural ou nesse caso, a família.

Essa frase, na minha humilde interpretação, é nascer para o mundo e procurar seu lugar nele, sair do Mundo Família para ir para o seu Próprio Mundo, para encontrá-lo vc precisa destruir o anterior, as regras, morais e limitações impostas no círculo familiar. O Deus Abraxas é a nova figura materna que VOCÊ escolhe para te acolher, a Nova Mãe. No caso do livro, essa mãe era a mãe de Demian, uma figura subjetivíssima para adaptarmos nossa afinidade nela, uma alegoria.

Enfim, o Herman Hesse é tudo o que o Paulo Coelho quis ser mas só consegui banalizar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Concordo plenamente Heads.To morrendo de rir,coitado do Paulo Coelho,não chega aos pés do grande Hesse.Achei legal esta interpretação sua sobre a mãe do Max Demian.Aquele lance do "sinal de caim" também mostra como a sociedade muitas vezes tende a massacrar os livres.

.O Thomas Mann que é contemporãneo e mantinha contato frequente através de cartas com o Hesse.(apesar de viverem em um "mundo"totalmente diferente) já tinha ganha o Nobel quando acredito que em 1946 desabafou:"Darem o nobel para mim e não darem para o Hesse é a coisa mais estúpida que já vi em minha vida"

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members
Eu ainda não o li, mas gostei muito da prévia que vocês deram, sinceramente não esperava que o tema fosse tão interessante, pois sair dos laços familiares é um dos ritos de passagem mais difíceis da vida, se não o mais difícil. Certamente agora fiquei com mais vontade ainda de le-lo! smiley17.gif
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...