Jump to content
Forum Cinema em Cena

Invasão à Casa Branca (Olympus Has Fallen)


Recommended Posts

Este filme estreou em: 05 de Abril de 2013.

 

Sinopse: Mike Banning (Gerard Butler) é um dedicado funcionário do serviço secreto americano, que tem por função proteger o presidente Benjamin Asher (Aaron Eckhart) e sua família. Ao levá-los para uma festa de Natal, uma intensa nevasca faz com que o carro em que está o presidente e sua esposa, Margaret (Ashley Judd), sofra um acidente. Mike consegue salvar Benjamin, mas a primeira-dama morre. A partir de então, Mike é deslocado para um serviço burocrático de escritório em Washington, que ele detesta. Dezoito meses depois, a Casa Branca é atacada por terroristas norte-coreanos. Percebendo o pânico na população e o perigo que o presidente corre, Mike segue para a Casa Branca para ajudar no que pode. Com toda a equipe de segurança local dizimada, ele se torna a única esperança dentro da Casa Branca para combater os terroristas e salvar o presidente, ou melhor, os Estados Unidos da América.

 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Antoine Fuqua

Elenco: Gerard Butler, Morgan Freeman, Dylan McDermott, Ashley Judd, Aaron Eckhart, Radha Mitchell, Morgan Jaye Williams, Melissa Leo, Cole Hauser, Angela Bassett, Robert Forster, Rick Yune, Arden Cho, Han Soto, Shane Land, Michelle Celeste, Tory Kittles, Sean O'Bryan, Edrick Browne, Don Thai Theerathada, Aonika Laurent, Jason Yee, Shanna Forrestall, Danny Le Boyer, Terry Dale Parks, Keong Sim, Codie Rimmer, Zero Kazama, David Joseph Martinez, Sam Medina, Amber Dawn Landrum, Jace Jeanes, Philippe Radelet, Phil Austin, Lewis Tan, Jennie Lieber, Met Salih, Finley Jacobsen, Amanda Bosley, Malana Lea, Woon Young Park, Eddie Matthews, Johnnie Brannon, Mark Stefanich, Michael P. Gardner, Ian Casselberry, Freddy Bosche, Steve Jimenez, Kevin Moon, A. Michelle Harleston, David Lee Valle, Peter Jae, Donna Hubbs, Elliott Grey, Clay Dove, Hunter Burke, Bill Stinchcomb, Greg Washington, Mark Lawyer, Lee Sheridan, Cody Daniel, Pauline Boudreaux, Mary Alfred Thom, Lj Smith, James DeWitt III, Joshua Robertson, Tony McCullough, Nick Brown, Lance Broadway, Kenneth Wayne Bradley, Matthew Ballard, Stephen Waters, William G. Gil, Nathan Scott, Cody Pottkotter, Catherine Shreves, Sarah Eilts, Deborah R. Jones, Michael Byrnes, Shanna Vincent, Michael AvMen, Barry Hanley, Terry Canova, Scott Yi, Laine Dubroc, Cesar Marquez, Ricky French, Robin Lee Canode, Robert Miskowski, Nathan Tremaine, Dana Florentine, Gary Eoff, Nat Milo, Amy Vaughan, Andy Wayne, Wes Sutton, John C. Coffman, Rhonda Miskowski, Arianna Miskowski, Charles A. Davis III, Candiss Nicole Gandy, Amanda Grace Powell, Claude Miles

Produção: Mark Gill, Alan Siegel, Gerard Butler

Roteiro: Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt

Fotografia: Conrad W. Hall

Trilha Sonora: Trevor Morris

Duração: 119 min.

Ano: 2013

País: EUA

Gênero: Ação

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: Millennium Films / Nu Image Films / Sony Pictures Entertainment / West Coast Film Partners / Modern VideoFilm

Classificação: 16 anos

 

Trailer:

 

 

Comente aqui sobre a estreia da semana! ;)

 

 

Link to post
Share on other sites

Para mim,

 

Justo agora, quando os conflitos entre as Coreias e os EUA se aproxima de uma possível guerra, chega aos cinemas ”Invasão a Casa Branca” para proporcionar um bom entretenimento em meio a tempos tensos envolvendo as nações. De fato, não havia momento mais polêmico – e propício – para o lançamento deste filme, que acaba realizando uma tensa crítica a Globalização e ao poder dos EUA em choque com outros países, não se esquecendo, claro, de uma boa dose de adrenalina que rende uma empolgante diversão.

 

Mike Banning (Gerard Butler) é um dedicado funcionário do serviço secreto americano, que tem por função proteger o presidente Benjamin Asher (Aaron Eckhart) e sua família. Ao levá-los para uma festa de Natal, uma intensa nevasca faz com que o carro em que está o presidente e sua esposa, Margaret (Ashley Judd), sofra um acidente. Mike consegue salvar Benjamin, mas a primeira-dama morre. A partir de então, Mike é deslocado para um serviço burocrático de escritório em Washington, que ele detesta. Dezoito meses depois, a Casa Branca é atacada por terroristas norte-coreanos. Percebendo o pânico na população e o perigo que o presidente corre, Mike segue para a Casa Branca para ajudar no que pode. Com toda a equipe de segurança local dizimada, ele se torna a única esperança dentro da Casa Branca para combater os terroristas e salvar o presidente, ou melhor, os Estados Unidos da América.

 

Seco, cru, violento e direto ao que interessa – essas são as palavras que resumem perfeitamente o início do filme. O satisfatório roteiro de Creighton Rothenberger e Katrin Benedikt não perde tempo e logo bombardeia o espectador com ação ininterrupta no primeiro ato impressionante da produção. Afinal, devo admitir que me empolguei muito com o avião Norte-Coreano invadindo o território aéreo americano e mutilando tudo o que vê pela frente – apesar de tudo ser, de certa forma, sem sentido e absurdamente exagerado, inclusive os efeitos visuais.   

 

Mas como a proposta do longa é ser uma espécie de “Duro de Matar na Casa Branca” (segundo palavras do próprio produtor), não podemos esperar um argumento complexo acerca das reviravoltas do enxuto roteiro, que, dadas as circunstâncias, cumpre seu papel – mas mesmo assim há certos furos que são escancarados no decorrer da frenética narrativa.

 

De qualquer forma, rapidamente a Casa Branca é totalmente dominada pelos mais sinistros terroristas do mundo (“Olympus has Fallen”), que travam diversos tiroteios para seguirem em frente (e méritos para a ágil montagem que não se preocupa em suavizar o espectador poupando-lhe de violência). Ou seja, a primeira parte do filme nos faz lembrar com prazer filmes de ação das décadas de 80 e 90, quando não havia muitas regras ou moralismo cinematográfico – e, por isso, “Invasão a Casa Branca” pode, sim, ser considerado um filme ambicioso para os dias atuais. 

 

Entretanto, o longa, patriota ao extremo, não abriria mão de um típico herói americano – aqui, interpretado muito bem por Gerard Butler, que, sendo divertido e sério ao mesmo tempo, cai perfeitamente ao papel. O elenco também conta com o grande Morgan Freeman (que assume o papel de presidente interino) e o competente Aaron Eckhart – além deles, vale mencionar as sempre precisas participações de Dylan McDermott, Ashley Judd, Radha Mitchell e Morgan Jaye Williams.

 

Ademais, após a bombástica introdução, já era de se esperar uma queda perfeitamente natural no segundo ato, que encontra dificuldades no desenvolvimento. Mesmo assim, a dinâmica direção de Antoine Fuqua (que utiliza e até extrapola muitos recursos de efeitos visuais em diversas grandes sequências) garante o bom ritmo do início ao fim.

 

Mas se, por um lado, Fuqua (aliado a precisa fotografia de Conrad W. Hall) demonstra habilidade para conduzir a narrativa; por outro, é no mínimo frustrante constatar que o cineasta não hesitou por um só momento em incluir um patético plano detalhe que traz a bandeira dos EUA caindo, queimada, lentamente rumo ao chão (só para, na sequência, fazer o contrário e enaltecer, assim, a figura da nação); no entanto, é mais frustrante ainda acompanhar o filme pecando gradativamente por diálogos irritantemente patriotas, que prejudicam diretamente o desfecho do longa – que é, ainda, recheado de clichês [...].

 

Apesar de tudo, “Invasão a Casa Branca” é, desde já, um dos filmes mais divertidos e eletrizantes do ano. Como já disse, a proposta crua e direta da produção cumpre seu objetivo e ainda vai além em outros sentidos.

 

Ou seja, é melhor que a maioria dos filmes de ação da atualidade que jamais ousam.

 

Confira!

 

 

Cotação: 7 de 10. (***).

09 de Abril de 2013.

Link to post
Share on other sites
  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...