Jump to content
Forum Cinema em Cena

Found footage, mockumentary e falsos documentarios


Jorge Soto
 Share

Recommended Posts

  • Members

Abri este topico pra discutir este sub-sub-sub-genero q embora tenha sido iniciado seculo passado, com Canibal Holocausto e Bruxa de Blair, consolidou-se mesmo meados deste seculo com trocentas producoes. Trocentas pela facilidade e baixo orcamento da producao, q basicamente se resume a uma camera amadora na mao, alguma edicao e muita tremedeira. Apesar de alguns filmecos serem apenas copias e fiilhotes bastardas das originais, existem outras derivadas q ate prendem o interesse, por abracarem outros generos q nao ficcao e terror. Temos de tudo, desde tematica zumbi, monstros gigantes, possessao, fantasminhas, ets, dinos, trolls...ate jovens com superpoderes, festas de arromba, epidemias e ate policiais. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Zelig", do Woody Allen, é um perfeito, hilário e criativo exemplo do gênero.

 

Claro que a premissa do filme, um homem camaleônico que muda - inclusive fisicamente - de acordo com as características das pessoas ao redor, retira da obra qualquer verossimilhança pretendida pelo gênero, que, afinal, quer passar por algo autêntico, um documentário sobre algo real.

 

A despeito disso, ou justamente por subverter essa falsa expectativa, "Zelig", a meu ver, é um marco do gênero mockumentary.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nanook of the North conta como mockumentary, hahaha?

 

O "câmera na mão" é um sub-gênero de que gosto muito. Há vários bons exemplos dele funcionando, citá-los é chover no molhado.

 

cita aeeee, Jack...vamuver se conferem com os q eu julgo q destoam nessa seara

Link to comment
Share on other sites

  • Members

adendo ai o ótimo e pouco visto "The Bay" (Barry Levinson) , o policial "Marcados pra Morrer" , o samba-do-crioulo-doido "Evidence" (especie de "Segredo da Cabana" found footage), "O Caçador de Trolls" como curiosidade escandinava  , o sci-fi "Monsters" , o mexicano "Atrocious" , o paraguaio "La Casa Muda" (q teve ate remake).. e no genero "sai-capeta" achei razoavelmeis e eficientes "Ultimo Exorcismo" , "Atividade Paranormal"..e "Grave Encounters" , o japones "Noroi" , o paraguaio "Apartamento 143" ,  a coletanea "V/H/S"  e o australiano "Lake Mungo"..

...ah tem um thriller frances muito bom no estilo mockumentary.."Os Olhos de Todos"..

Link to comment
Share on other sites

  • Members

em contrapartida, ha as merdas inassistiveis...onde a gde maioria sequer menciono, mas as mais recentes sao Chernobil , Apollo 18 , Contatos Imediatos de 4º Grau , Projeto Dinossauro , Filha do Mal , Quarentine , Atividade Paranormal 2-3-4 , Last Exorcism 2 , Projeto X , REC 3, Grave Encounters 2, Redacted (do De Palma) , Zombie Diaries, Entity, etc.. bem, sao os q me veem a mente por ora..

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desculpem minha ignorância, mas quais as diferenças básicas entre os três estilos (ou seriam subgêneros)?

 

particularmente vejo poucas diferencas neles pois sao quase o mesmo, mas vamo ver se dá uma luz: mockumentary e falsos documentarios sao a mesma coisa...ex. Borat , This is Spinal Trap, Zelig, Canibal Holocusto, etc..

 

já found footage sao produções (podem ser falsos documentarios ou nao) feitas a partir de "fitas encontradas" e que no geral sao produções de terror...sacou? Bruxa de Blair, The Tunnel, Filha do Mal, etc..

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Entendi, Soto; obrigado. Fiquei em dúvida por causa deste post aqui:

 

Hehe Acho que é mais um falso documentário que um mockumentary. Porque na época todo mundo achava que era verdade mesmo.

 

Eu, particularmente, não gosto muito do estilo nem da premissa básica deste subgênero, apesar de ter visto poucos filmes neste formato (detestei Quarentena Cloverfield, o que me desmotivou de buscar [REC], por exemplo). Chronicle eu achei bacaninha, mas não mais do que isso.

 

Zelig é um rara exceção à regra. Talvez por não se valer do recurso da "câmera na mão", que me desagrada esteticamente; mas também porque - como brilhantemente explicou o Silentio -, ao explorar um personagem que é claramente produto da ficção, Woody Allen desconstrói a premissa inicial do filme (documentário).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

eis um ótimo curta tupiniquim found footage...q dá de dez a zero em mta obra gringa...

vale a pena perder meia hora e assisti-lo.. e se borrar de medo!

 

http://www.youtube.com/watch?v=5OGv3gARino&feature=player_embedded

 

É bem bacana mesmo, assisti alguns meses atrás...

 

Para quem curte suspense, tem uma série chamada Siberia que eu tô curtindo muito e tem estilo de programa Reality Show de sobrevivência em Tunguska, a série me surpreendeu positivamente...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...