Jump to content
Forum Cinema em Cena

Voto Nulo


silva
 Share

O Voto Nulo é a melhor saída para protestar contra os políticos???  

2 members have voted

  1. 1. O Voto Nulo é a melhor saída para protestar contra os políticos???

    • Sim
      22
    • Não
      18


Recommended Posts

  • Members

Movio' date=' vc ainda não sacou que o voto nulo tem por objetivo o voto puro e simples, só que em alguém que não está concorrendo ao pleito. Com todo respeito ao Conan e outros, não encaro o nulo como um voto de protesto, mas sim como o meio do qual disponho considerando que o voto é obrigatório e que nenhum dos candidatos me agrada...

Neste caso devo votar no 'menos pior'? De forma alguma... estaria contribuindo para a palhaçada.

[/quote']

Então Dook...quando eu falei em protesto, era algo mais abrangente mesmo. Não apenas com motivos "revolucionários" mas contra a situação atual, que envolve exatamente esta falta de opção.

Se tivesse algum candidato que trouxesse melhores espectativas de mudanças, votem nele! Mas a situação está cabeluda. Acho que é todo um encadeamento de fatos...uma coisa está intimamente ligada com a outra. Por exemplo, a falta de candidatos (e que no fundo representam a mesma coisa),e por isto sou obrigado a votar no menos pior, leva à uma perpetuação da situação. Daí que o voto nulo por não ter ninguém para votar, acaba adquirindo um valor de protesto.

Pelo menos é assim que eu acho.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 101
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Eu não sou bom em matemática' date=' mas 15% de uma multidão de 70 milhões de eleitores deve dar para eleger quantos vereadores ou mesmo deputado estadual ou federal?[/quote']

Agora vc amplia a questão... Eu estou me referindo a pleito pelo Poder Executivo e não o Legislativo...

De qq modo, eu NUNCA voto nulo pra Senador, Deputado e Vereador pois as opções são tantas que é improvável que vc não ache alguém que te agrade... Entretanto, o brasileiro médio não vota em deputado, senador, etc, etc, sabe-se lá porque... o brasileiro tá interessado no seu governante direto: presidente, governador, prefeito...

Derrepente o salvador da pátria hoje está perdido em algum serviço burocrático de uma repartição pública  perdido entre carimbos e assinaturas porque perdeu a eleição em razão de 15% do eleitorado que resolveu votar nulo ou branco. 

Não acredito mais em salvadores da pátria... o último pretenso a este cargo está concorrendo a reeleição... Sou idealista' date=' mas não sou BURRO...

Mas é uma escolha sua que respeito. Vote nulo na próxima eleição se esta é uma escolha sua consciente. Eu não votarei desta forma.

Sim, é uma escolha consciente, considerando os candidatos ao Executivo Federal que teremos este ano... Vc tem alguma sugestão de alguém 'honesto' para o pleito presidencial de 2006??

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O maior problema dos presidentes não são os presidentes' date=' mas sim os partidos. Ninguém governa o país sozinho. Muitas conspirações no partido são feitas sem conhecimento dos presidentes.

Por isso, perdi minha confiança em votar em alguém. Vou votar nulo, não em protesto, mas sim porque não vejo mais esperanças em ninguém.
[/quote']

Então Shiryu. Você, de certa forma, está protestando. Seja contra os partidarismos, seja pela falta de confiança nos políticos, etc...

O voto nulo como protesto não é coisa do Che Guevara! smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Sim, é uma escolha consciente, considerando os candidatos ao Executivo Federal que teremos este ano... Vc tem alguma sugestão de alguém 'honesto' para o pleito presidencial de 2006??" (Dook)

Por hora estou apenas "observando" Heloísa Helena. Mas não decidi meu voto ainda. Quem sabe o senador Pedro Simon seria uma boa opção. Mas se ele insistir com o Garotinho como vice, já perdeu meu voto.

Realmente a eleição para presidente está complicado...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz! Há o que se observar na Heloísa???

E Pedro Simon dificilmente sairá candidato... o PMDB tá pendendo apoiar ou o PSDB ou o PT...

Parece que a prévia para presidente seria 29 de junho,e aí Simon não se canditaria ao Senado,tendo o Pmdb gaúcho 24 horas para arranjar novo candidato ao Senado (30 de junho a outra 'etapa' regional)...a pior escolha seria Garotinho de vice,apesar deste conseguir muitos votos no RJ.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Meu professor me disse que se mais de 35% da

população' date=' eu acho que era isso, votasse nulo seria obrigatorio

escolher novos candidatos sendo que os que estavam concorrendo

anteriormente não poderiam se candidatar por quatro mandatos smiley5.gif [/quote']

 

 

 

Galadriel, leia na segunda página desse mesmo tópico a explicação dos

artigos que dizem respeito a legitimidade de uma eleição e você verá

que isso é balela!!!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Meu professor me disse que se mais de 35% da população' date=' eu acho que era isso, votasse nulo seria obrigatorio escolher novos candidatos sendo que os que estavam concorrendo anteriormente não poderiam se candidatar por quatro mandatos smiley5.gif [/quote']

Professor de Educação Artística?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Falando sério. Toda aquela colocação sobre a inutilidade do voto nulo é de fato real.
Mas acredito sim, no voto nulo como protesto, pois não deixa de ser uma forma do cidadão se manifestar contra os candidatos que lá estão.

No entanto me pergunto. Se o voto nulo fosse realmente maioria nessas eleições... poderíamos cogitar uma nova constituinte??

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para a pergunta da enquete vejo uma questão de duas vertentes, por isso não votei nela (votei nulo smiley36.gif).

Anular o voto é uma maneira de apolítica, ou seja, não participar das decisões democráticas que regem nosso país. Isso quer dizer que se o Lula ou qualquer outro venceu parte da culpa é de quem votou branco e nulo. A culpa é deles porque eles deixaram os outros decidirem por eles. As pessoas acham que votando nulo se livram da culpa, mas na verdade tem mais culpa ainda, porque não fizeram nada, deixando os outros opinarem por eles.

Por outro lado, é um modo de protesto sim. Um jeito de mostrar a sua insatisfação com os candidatos, dizendo assim que nenhum deles está apto para assumir a liderança do país. Porém esse protesto será ignorado e rejeitado, porque é SÓ VOCÊ que vai votar nulo. Se metade da população brasileira votasse branco/nulo seria um protesto. E não é exagero: para ser um protesto contra os candidatos o voto nulo/branco tem que vencer! 70 milhões de brasileiros tem que apertar a tecla branca. Para os amantes da utopia, poderia existir uma campanha a favor do nulo. Maluquice parece, mas se é protesto que querem, essa é a maneira de conseguir.

(olha que legal, já escrevi a coluna da semana sem querersmiley1.gif)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Anular o voto é uma maneira de apolítica' date=' ou seja, não participar das decisões democráticas que regem nosso país. Isso quer dizer que se o Lula ou qualquer outro venceu parte da culpa é de quem votou branco e nulo. A culpa é deles porque eles deixaram os outros decidirem por eles. As pessoas acham que votando nulo se livram da culpa, mas na verdade tem mais culpa ainda, porque não fizeram nada, deixando os outros opinarem por eles.[/quote']

Quer dizer então que se meu candidato for o que tem menos voto e eu votar nele eu estarei sendo conivente com a vitória do outro? Absurdo....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Anular o voto é uma maneira de apolítica' date=' ou seja, não participar das decisões democráticas que regem nosso país. Isso quer dizer que se o Lula ou qualquer outro venceu parte da culpa é de quem votou branco e nulo. A culpa é deles porque eles deixaram os outros decidirem por eles. As pessoas acham que votando nulo se livram da culpa, mas na verdade tem mais culpa ainda, porque não fizeram nada, deixando os outros opinarem por eles.[/quote']

Quer dizer então que se meu candidato for o que tem menos voto e eu votar nele eu estarei sendo conivente com a vitória do outro? Absurdo....

 

 

No meu ponto de vista o melhor seria se o voto nao fosse obrigatório e, como acho isso uma idiotisse e apenas mais uma forma de conseguir um maior número de votos... eu, simplesmente, nao voto!!!

O voto em branco é q é conivente com  o q estiver na frente na contagem de votos... o nulo nao!! É direito da pessoa escolher em quem votar! Se pra pessoa tanto faz, ela vota em branco... se nenhum candidato lhe convence e ela acha q nenhum merece seu voto, ela vota nulo! Simples assim!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, acho que antes de discutir voto, deve-se falar de política. O que é política? A quem interessa a partilha do poder? A todos ou a alguns? Como se formaram os diferentes Estados Nacionais e seus sistemas de governabilidade?

 

 

 

Qual o nosso sistema político e como funciona? Qual o nosso tipo de democracia? Ao votar, vc está votando no candidato realmente? Ou numa proposta de governo fundamentada por uma filosofia partidária específica e bem delimitada?

 

 

 

São algumas das questões fundamentais que merecem resposta antes da discussão do voto consciente.

 

 

 

Vou ver se consigo trazer pra esta discussão alguns textos interessantes e capazes de dar uma luz pra todos nós.

 

 

 

Abração. smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Falando sério. Toda aquela colocação sobre a inutilidade do voto nulo é de fato real.
Mas acredito sim' date=' no voto nulo como protesto, pois não deixa de ser uma forma do cidadão se manifestar contra os candidatos que lá estão.

No entanto me pergunto. Se o voto nulo fosse realmente maioria nessas eleições... poderíamos cogitar uma nova constituinte??

[/quote']

Não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tendo em vista a grande discussão acerca do poder do voto nulo' date=' bem como o crescimento das comunidades do Orkut defedendo o mesmo, e ainda o fato de que a intenção de votos nulos está crecendo assustadoramente, acho que seria interessante discutirmos a validade do voto nulo na atual situação política do país...

Sendo assim, senhores, que comecem a discussão...

[/quote']

O próprio nome já diz qual é validade do voto. Mas falando sério.

O problema é o que vem depois se de forma bem improvável ganhe o voto nulo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Meu professor me disse que se mais de 35% da população' date=' eu acho que era isso, votasse nulo seria obrigatorio escolher novos candidatos sendo que os que estavam concorrendo anteriormente não poderiam se candidatar por quatro mandatos smiley5.gif [/quote']

Professor de Educação Artística?

 

    Meu Deus, seu professor bebeu uns 3 litros de vodka antes de dar aula smiley36.gifsmiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O voto nulo é uma saída para não votar no tal do "menos pior"... Se 50% ou mais dos votos forem nulos os candidatos são trocados... Vai depender da corja que vier depois...

Aqui que está o problema. Afinal quem me garante que depois não seja uma corja muito pior? Tipo: Os políticos reservas são a solução?

Acho que a melhor maneira de protestar com os políticos, é abolir a republica e o governo, ou qualquer forma de governo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O voto nulo é uma saída para não votar no tal do "menos pior"... Se 50% ou mais dos votos forem nulos os candidatos são trocados... Vai depender da corja que vier depois...

Aqui que está o problema. Afinal quem me garante que depois não seja uma corja muito pior? Tipo: Os políticos reservas são a solução?

Acho que a melhor maneira de protestar com os políticos' date=' é abolir a republica e o governo, ou qualquer forma de governo.

[/quote']

Existe "político reserva"?smiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...