Jump to content
Forum Cinema em Cena

Manifestações pelo Brasil


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

Impossível não ver no fórum um tópico sobre esse tema.

 

As manifestações estão pululando pelo país inteiro e, até que, com resultados notáveis (algumas cidades tiveram suas passagens de ônibus de fato diminuídas).

 

E então, o que estão achando? A coisa tá ficando mais preta atualmente.

 

 

20130618121844501160e.jpg

 

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/06/18/interna_gerais,407868/video-mostra-manifestante-sendo-agredida-por-pm-em-belo-horizonte.shtml

 

blog-teatro-municipal.png

 

http://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/2013/06/18/reportagem-a-passeata-dos-mais-de-100-mil-um-enigma-tao-complexo-quanto-coracao-de-andorinha/

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sou cético não, Dook. Acho que o povo se manterá engajado. Mas o problema não é nem em quem você vota, mas o que ele faz depois. Não vejo a democracia como algo reduzido ao ato de votar, como se isso fosse a coisa mais importante. Na minha opinião, muito mais importante é acompanhar o desenrolar dos mandatos e fazer pressão, exigir transparência e responsabilidade.

 

Por exemplo, quem votou na Dilma tinha consciência da proposta política dela e do partido. Mas o grande problema é que ela se afastou completamente dele. Começou a fazer coisas que não tinha prometido e deixado de fazer outras que tinha prometido.

 

Acho lindo a indignação e o protesto. E dá para ver que os políticos estão muito assustados. E o melhor, é numa data super sensível para o governo.  É óbvio que isso vai impactar as próximas eleições. Até os mais inflexíveis estão arregando.

 

Enfim... o negócio é cada um fazer a sua parte e contribuir da melhor maneira para difundir as críticas e as pressões de modo legítimo.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que os mecanismos avaliativos da população são extremamente longíquos. Processos eleitorais de 4 em 4 anos são insuficientes claramente para avaliar o papel de políticos. Até porque em todos os casos o mais recente é o que prevalece, daí os aumentos dos gastos vertiginosamente no ano da campanha eleitoral. Deveria haver um mecanismo de avaliação EFICIENTE anual, por exemplo, com PODER REAL de retirar políticos que não satisfazem as tendências políticas pelas quais o povo votou do poder. Queria ver se esse país não mudava pelo menos um pouco.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema é que os mecanismos avaliativos da população são extremamente longíquos. Processos eleitorais de 4 em 4 anos são insuficientes claramente para avaliar o papel de políticos. Até porque em todos os casos o mais recente é o que prevalece, daí os aumentos dos gastos vertiginosamente no ano da campanha eleitoral. Deveria haver um mecanismo de avaliação EFICIENTE anual, por exemplo, com PODER REAL de retirar políticos que não satisfazem as tendências políticas pelas quais o povo votou do poder. Queria ver se esse país não mudava pelo menos um pouco.

 

Desculpe, mas o processo eleitoral é de dois em dois anos... Justamente para que possa dar ao cidadão a opção de iniciar um processo de mudança em uma esfera enquanto a outra está em andamento...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ceticismo em nível máximo aqui... É bom ver o brasileiro levantando seu traseiro gordo da cadeira, desde que esse apetite por mudança e por exigir mudança não termine mês que vem e em 2014 todo mundo seja reeleito de novo...  

 

1010504_534694829924762_1407600412_n.jpg

 

Concordo plenamente, os protestos são válidos? Sim, mas de nada servirão se os nossos "sábios eleitores" continuarem votando nessa indigência política que aí está, a charge é perfeita, todo mundo "de mimimi" em 2013, e mulas votando em 2014, perfeito!

 

Para ter idéia da qualidade de nossos eleitores, aqui em Brasólia, um dos politicos mais escrotos que surgiram por estas bandas está cotado para se candidatar ao cargo de governador em 2014, um que enfiou 200 mil reais no bolso como propina e conseguiu a proeza de ser preso, capaz de ser eleito? Sim com grandes chances, é como dizem, o povo tem o governo que merece.

 

Também cético.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Frase circulando no facebook:

 

"Queimar carros pacificamente, rasgar bandeiras pacificamente, destruir patrimônio público e privado pacificamente, atirar pacificas pedras, merecem cassetadas pacíficas da PM, balas de borrachas pacíficas, e prisão pacífica sem direito a fiança."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É.

Foi o que se viu ontem. depois de tanto repúdio e falação sobre o comportamento, o exagero  da polícia, o que se seguiu foi uma polícia  correndo demanifestante.  Uma anarquia.

 

Sobre o moviemnto, acho que falta clareza na reinvindicação.

Se for "só" pela tarifa, acho um desperdicío. Sim, pq há muito não se via algo assim no nosso país, com tal repercussão, que preocupassem ons politicops, então que esse movimento seja aproveitado até o sabugo da unha e se reinvindique TUDO.

Algo de bom tem que sair disso.

 

O medinho é, daqui p/ onde se vai ?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo plenamente, os protestos são válidos? Sim, mas de nada servirão se os nossos "sábios eleitores" continuarem votando nessa indigência política que aí está, a charge é perfeita, todo mundo "de mimimi" em 2013, e mulas votando em 2014, perfeito!

 

Para ter idéia da qualidade de nossos eleitores, aqui em Brasólia, um dos politicos mais escrotos que surgiram por estas bandas está cotado para se candidatar ao cargo de governador em 2014, um que enfiou 200 mil reais no bolso como propina e conseguiu a proeza de ser preso, capaz de ser eleito? Sim com grandes chances, é como dizem, o povo tem o governo que merece.

 

Também cético.

 

o Brasil nao teve um ditadura fudida o bastante de modo a conscientizacao td uma geração q repassasse esse ativismo pra outra, como boa parte dos paises latinos. A meu triste ver, essa onda de manifestcoes nao passa de programa de indio da "juventude rebelde" e programa oportunista (principalmente) pra outros... ativismo duradouro q é bom, nada... por isso endosso a charge postada pelo Dook..esse desabafo é apenas provisorio, pq ja ja a Copa taí e td volta a "normalidade". As proximas eleicoes apenas envernizarao meu ceticismo.

Link to comment
Share on other sites

Desculpe, mas o processo eleitoral é de dois em dois anos... Justamente para que possa dar ao cidadão a opção de iniciar um processo de mudança em uma esfera enquanto a outra está em andamento...

Ah é? Você escolhe presidente de dois em dois anos? Prefeito? Governador? Senador? Não conheço esse país da qual está falando.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Aqui em BH foi parecido.

 

Mas engraçado... para proteger o perímetro do Mineirão e atirar nos manifestantes a polícia é eficiente, e armou um esquema de segurança impecável. Mas na hora em que aparecem vândalos destruindo patrimônio público ela demora a agir... hummm, por que será?

Os oficiais não tem a capacidade de distinguir manifstantes de bandidos ou o buraco é mais embaixo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou gostando bastante do que estou vendo.

 

Porém vejo no lado dos céticos 3 pontos que gostaria de comentar.

 

1) Voto no ano que vêm- Não importa em quem votarmos, essa pessoa será corrupta.

 

2)Isso não vai dar em nada e acaba em 1 mês - Já estamos tendo alguns resultados, porém mesmo que não tivesse nenhum resultado, o recado foi dado e os governantes terão mais cautela ao tomar medidas "polêmicas".

 

3)Comunistas - Quando ví meu primo falando disso fiquei sem fala, acho uma ignorância achar que existem comunistas por trás destes projetos.

 

Agora, sobre os protestos em sí, vejo uma choque muito grande de gerações.

De um lado os governantes, experientes e veteranos, acostumados com as coisas e até mesmo com protestos.De outro a juventude, que não têm partido, que se banca, que se organiza pelo Facebook que não têm uma exigência específica, mas que simplesmente está insatisfeito com a política brasileira.

 

Ví isso muito claro ao conversar com meu sogro, que participa da política e veio me perguntar como as pessoas estão combinando de se reunir, quem está bancando os ônibus para levar o pessoal.

Quando falei que era pelo Facebook e que cada um pagava sua própria passagem, levei horas explicando para ele como funciona o Facebook e as atitudes que os manifestantes estão tomando para evitar que partidos políticos "adotem" o movimento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

o Brasil nao teve um ditadura fudida o bastante de modo a conscientizacao td uma geração q repassasse esse ativismo pra outra, como boa parte dos paises latinos. A meu triste ver, essa onda de manifestcoes nao passa de programa de indio da "juventude rebelde" e programa oportunista (principalmente) pra outros... ativismo duradouro q é bom, nada... por isso endosso a charge postada pelo Dook..esse desabafo é apenas provisorio, pq ja ja a Copa taí e td volta a "normalidade". As proximas eleicoes apenas envernizarao meu ceticismo.

 

Não compartilho a opinião. Quem acompanha os movimentos sociais vê que não foi um despertar, pois eles já existiam a muito tempo. E algo desta magnitude não é programa de juventude rebelde não, cara. Olha a dimensão. Nem com o fim da ditadura...

 

E não é desperdício não. O governo fez a gente de palhaço, agora o povo dá o troco e faz o governo de palhaço frente ao mundo inteiro. Só isso já vale a pena...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou gostando bastante do que estou vendo.

 

Porém vejo no lado dos céticos 3 pontos que gostaria de comentar.

 

1) Voto no ano que vêm- Não importa em quem votarmos, essa pessoa será corrupta.

 

2)Isso não vai dar em nada e acaba em 1 mês - Já estamos tendo alguns resultados, porém mesmo que não tivesse nenhum resultado, o recado foi dado e os governantes terão mais cautela ao tomar medidas "polêmicas".

 

3)Comunistas - Quando ví meu primo falando disso fiquei sem fala, acho uma ignorância achar que existem comunistas por trás destes projetos.

 

Agora, sobre os protestos em sí, vejo uma choque muito grande de gerações.

De um lado os governantes, experientes e veteranos, acostumados com as coisas e até mesmo com protestos.De outro a juventude, que não têm partido, que se banca, que se organiza pelo Facebook que não têm uma exigência específica, mas que simplesmente está insatisfeito com a política brasileira.

 

Ví isso muito claro ao conversar com meu sogro, que participa da política e veio me perguntar como as pessoas estão combinando de se reunir, quem está bancando os ônibus para levar o pessoal.

Quando falei que era pelo Facebook e que cada um pagava sua própria passagem, levei horas explicando para ele como funciona o Facebook e as atitudes que os manifestantes estão tomando para evitar que partidos políticos "adotem" o movimento.

 

O problema não é a falta de exigências. Mas a grande quantidade delas. Tem diversos partidos objetivos entrando em choque nos movimentos. Isto é o que pode comprometer as próximas manifestações. Na verdade a tendência é haver uma fragmentação do movimento em diversos. Mas isso não é ruim...

 

E acho que a juventude tem partido sim. É visível nos debates de "facebook". Há uma clara oposição entre os "reaças" e os "de esquerda".

 

E para quem acha que isso acaba agora, se esqueceu dos movimentos anteriores contra o Feliciano, direitos humanos, direito das mulheres... Quem acompanhava isso viu que não foi um estouro do nada. Foi algo cumulativo.... O povo vem se manifestando sim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Conan,

É possível definir os manifestantes como "reaças" e "de esquerda" sim, porém nenhum partido que hoje existe pode ser definido deste modo.

Portanto, nenhum manifestante faz parte destes partidos, pois os partidos a tempos deixaram de ser "de direita" ou "de esquerda" ,todos são "de centro", querem apenas manter o poder e farão o que for necessário para isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Conan,

É possível definir os manifestantes como "reaças" e "de esquerda" sim, porém nenhum partido que hoje existe pode ser definido deste modo.

Portanto, nenhum manifestante faz parte destes partidos, pois os partidos a tempos deixaram de ser "de direita" ou "de esquerda" ,todos são "de centro", querem apenas manter o poder e farão o que for necessário para isso.

 

Aí o problema já não é dos jovens do Facebook, mas dos próprios políticos veteranos. ;)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente.

Os políticos que hoje governam este país não conseguem entender como essas manifestações funcionam.

O prefeito aqui do Rio disse está esperando que a "liderança" do movimento venha negociar com ele, que ele está "aberto" para diálogo.

O prefeito de São Paulo têm um discurso muito bom, gosto bastante da forma como ele fala, mas temo que ele esteja se engando em achar que aquela menina é a líder das manifestações em são paulo.

Ela até pode ser do movimento Passe Livre, mas não das 100 k pessoas que tomam as ruas de São Paulo.

 

O que estes prefeitos devem fazer, foi o que um cientista político falou ontem na Globo News, devem ir para a rua e ouvir o que a multidão fala.

Aquele multidão é como uma única pessoa, é um organismo vivo.Portanto devem ir para lá ouvir o que este organismo esta falando.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Legal disso tudo é vê os caras de pau quebrando a cara. Como esse aqui e tem outros eu vão amargar.

 

Antes :

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=StHDTaTHENU

 

 

 

 

 

 

 

Depois:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=bZPiqbjo_AY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma coisa é certa conversando com todos que conheço de diferentes pensamentos e valores é certa:

Cada vez com mais informações da internet. Ninguém mais dá crédito para o que está na TV.

 

O poder e sua influência já eram fracos hoje eu arrisco dizer que é quase zero. Só meia dúzia de idiotas compra o peixe deles.  Quando os poderes perdem o poder de influência como igreja na idade média e as revoluções do século XVIII é um golpe fatal no poder aristocrático.

 

A juventude mesmo de hoje só usa a internet. Existem outras fontes de informação além da TV convencional, acomodada e de pouca diversidade informativa.  E as mudanças vêm quando as mentes mudam. Foi uma serie de fatores que levou a esta consciência coletiva.

 

Os 20 centavos foi o estopim. De Renan Calheiros no senado, Pec 37, Marco Feliciano na presidência da comissão de direitos humanos, os diversos escândalos de corrupção, a violência do dia a dia, descaso do dinheiro público etc. Troca de governo de ideologia X e y e alguns problemas graves permanecem.

 

Votar certo é boa? Votar em quem? Com direita se tem mais truculência e descaso. Alô Alckmin?

 

Com a esquerda também.  Alô Haddad?

 

Vale lembra que isto se repete na França de Nicolas Sarkozy e agora com François Hollande na crise e fica a mesma merda. Repetiu na Espanha, Portugal com governos de direita e esquerda se revezando com a mesmice de medidas de austeridade econômica.

 

Não é exclusividade daqui rivalidade de ideologias são mesmice. Alias o mesmo vale para os EUA, que tivemos os escândalos dos grampos do suposto governo “Democratas”, mas com toda e mais atitude autoritária de um governo republicano.

 

Não é uma questão de localidades o mundo está sofrendo mudanças na maneira de pensar e ver que os governos de diversas ideologias e valores tem o mesmo espectro. Governos e informações da mídia pertencem aos mesmos grupinhos cheios de privilégios.

 

E vejo que talvez seja sim possível em um futuro o povo ou as massas se autogovernarem.  Se podem se reunir, protestar e lutar pode se fazer muito mais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu só não concordo com o que você diz sobre o enfraquecimento da mídia e da TV. Tenho certeza que a internet e informação não devem chegar a 30% dos lares do país. 

A globo manda e desmanda sim, e tem uma influência monstra na sociedade.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...