Jump to content
Forum Cinema em Cena

Os Escolhidos (Dark Skies)


Gustavo Oliveira
 Share

Recommended Posts

  • Members

Este filme estreia em: 05 de Julho de 2013.

 

Sinopse: Depois de sofrer eventos perturbadores, a pacífica família Barret percebe que uma força terrível e mortal a está perseguindo.

 

 

FICHA TÉCNICA

Gênero: Terror/Suspense

Direção: Scott Charles Stewart

Roteiro: Scott Stewart

Elenco: Alyvia Alyn Lind, Annie Thurman, Dakota Goyo, J.K. Simmons, Jake Brennan, Josh Hamilton, Josh Stamberg, Kadan Rockett, Keri Russell, L.J. Benet, Marion Kerr, Myndy Crist, Rich Hutchman, Ron Ostrow, Tom Costello

Produção: Jason Blum

Fotografia: David Boyd

Montador: Peter Gvozdas

Trilha Sonora: Joseph Bishara

Ano: 2013

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estreia: 05/07/2013 (Brasil)

Distribuidora: Imagem Filmes

Estúdio: Alliance Films / Blumhouse Productions

 

TRAILER:

http://www.youtube.com/watch?v=vcuBG1hy8wc

 

 

 

 

 

 

 

Comente!  ;)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comentário:

 

“Existem duas possibilidades: ou estamos sozinhos no universo, ou não estamos; ambas são igualmente apavorantes”. Tal frase, em forma de letreiro, abre a narrativa de “Os Escolhidos”, de modo a anunciar mais um possível filme que tenta formular questões acerca dos maiores mistérios da humanidade.

 

Em vez de grandes pretensões, batalhas interplanetárias e monumentais invasões, acompanhamos, no caso, um longa extremamente convencional, simples e direto. Felizmente, a ágil direção e o convincente roteiro de Scott Stewart prendem de maneira absurdamente fácil a atenção do espectador em praticamente todos os momentos, fazendo com que a produção cumpra sua proposta sem grandes dificuldades.

 

Em síntese, depois de sofrer eventos perturbadores, a pacífica família Barret (composta por um casal e seus dois filhos garotos novos) percebe que uma força terrível e mortal a está perseguindo. A princípio, o ceticismo prevalece na visão da família em relação aos fatos inexplicáveis, até que acontecimentos sinistros apontam seres alienígenas como os responsáveis pela aterrorizarão dela, que, para piorar, passa por grandes crises econômicas ao mesmo tempo.  Contudo, a situação muda radicalmente de quadro quando todos os indícios passam a sugerir uma grande intenção por parte dos “invasores” em abduzir membros da família, fazendo com que esta procure desesperadamente por ajuda.

 

Como já disse, “Os Escolhidos” é um filme convencional em todos os sentidos. Desde uma superficial construção de personagens à típica ordem cronológica dos fatos (reparem como tudo acontece da forma que esperamos!), o suspense, de fato, carece de originalidade. Isso não quer dizer, porém, que o trabalho de Scott Stewart não valha de nada, ainda mais tendo em vista que é justamente sua dedicada atenção nos processos de produção do longa que o tornam plenamente convincente.

 

E embora o desenvolvimento narrativo do filme seja tipicamente previsível e formulaico, não há como negar que “Os Escolhidos” envolva e desperte curiosidade. Afinal, apesar dos clichês, o “diferencial” da obra (se é que podemos assim dizer) consiste justamente em sua proposta direta, uma vez que, na atualidade, temáticas como essa são, na maioria das vezes, inseridas em enredos absurdamente mirabolantes e por vezes inconsistentes.

 

E isso, naturalmente, não ocorre aqui, posto que o objetivo do longa é desenvolver uma simples trama acerca de uma interessante premissa (aliás, premissas com temática alienígena quase sempre são interessantes). Então, analisando por essa perspectiva, Scott Stewart merece muitos créditos por conduzir uma boa narrativa, desenrolada com muita câmera na mão, jogos de luz e sombra e, principalmente, muito suspense – anda que não leve a nada de fato assustador.

 

Por outro lado, o roteiro de Stewart insiste erroneamente em seguir descartáveis subtramas no decorrer do enredo, principalmente conflitos adolescentes envolvendo o filho mais velho do casal. Desta forma, a quebra no bom ritmo torna-se inevitável, ao passo em que as sofríveis e superficiais atuações impossibilitam que os personagens do filme alcancem em algum momento algum êxito dramático, e quem dirá emocional.

 

O clímax, como de costume, peca pelos excessos, mas, mesmo assim, não apresenta nada de comprometedor. Ao final das contas, “Os Escolhidos” pode ser classificado como um filme que,  embora nem sequer sonhe em abordar questões mais profundas ou desenvolver uma narrativa mais complexa, convence naquilo que se propõe a fazer, tornando-se, à sua maneira, mais um mero filme sobre alienígenas bem recomendável, porém totalmente descartável.

 

 

 

Nota: 6/10. (***).

26 de Junho de 2013.

 

 

  

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Razoavel e despretensioso thriller de suspense psicologico sob formato de sci-fi de abducao. O roteiro lembra muito os genéricos de família q se muda a casa assombrada, mas ai q coisas estranhas q começam a acontecer e sobra pros pais ver o q seja... onde o fio da meada os leva a abduções milenares por td Historia!! Longe de ser perfeito, o filme se perde em trocentas explicações pra tudo, embora funcione no quesito tensão e medinho. Boa atuação do casal e dos moleques, o q confere ao filme uma versão extraterrestre do recente Possessao. Com direito ate a um momento found footage a la Atividade Paranormal. O legal e ver a familia se desintegrando a medida q os fenomenos se intensificam, assim como as respostas q surgem parecem meio forcadas. Rsumindo, resulta uma producao simples e q da pro gasto com um tema tao desgastado, cumpre o q se propoe como diversao. Mas seu desfecho nao esta a altura do resto, bem forcado. 7-10

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...