Jump to content
Forum Cinema em Cena

Roteiro e Edição


rubysun
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bom, não sei se esse tópico vai ser ignorado, visto que essa seção está às moscas no fórum. Mas vamo lá.

Já cheguei a perguntar quais são os méritos da edição e cá estou eu de novo a questioná-los. Elogiam bastante a montagem de "Amnésia", pela narrativa não-linear. Mas não seria um mérito do roteiro narrar os acontecimentos daquele jeito (pra quem não conhece o filme, ele narra os fatos do último acontecimento até o primeiro) e não da montagem?

Elogiam bastante a "edição alucinada" dos Irmãos Coen. Mas, essa edição alucinada não é um mérito do roteiro?

Cá está a minha pergunta, sobre a montagem. Como todos sabem, as sequências são filmadas não linearmente, e para montá-las é só seguir o roteiro ou ter um bom editor? "Amnésia" é um primor de roteiro ou de edição?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

o diretor além de coordenar os atores, coordena todas as operações durante a filmagem: os movimentos de câmera, palpita na direção de arte, na fotografia, até na trilha ou no roteiro. Ele visualiza a cena. Se você for filmar alguém cometendo assassinato ele tem a opção de comecar a cena pelo assassino ou pela vítima. Ele pode fazer o assassino fumar um charuto logo em seguida do homicídio, conotando uma certa frieza pro personagem. Ele mais ou menos, vê o filme na cabeça antes de filmar. O diretor também cuida do ritmo e da velocidade da história...

Sobre roteiro e montagem... interessante que aqui no CeC, os montadores tem mais posts que os roteiristas... Amnésia, bom roteiro ou bem montado?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Ambos. A edição pode, sim, aprimorar muito um roteiro mediocre, mas não faz milagre. No caso de Amnésia - e de muitos outros filmes que possuem uma narrativa não-linear - os méritos são de ambos. Certamente o resultado final não é exatamente o que estava escrito no roteiro. O montador muitas vezes aponta sugestões e novos caminhos na edição do filme para o diretor, e isso pode interferir (e muito) no resultado final, com até mesmo exclusão de certas cenas ou a inclusão de uma narrativa diferenciada (montagem paralela) para conferir mais dinâmica no filme. Claro que tudo isso qdo montador e diretor trabalham em sintonia. Por isso de muitas vezes os diretores trabalharem sempre com os mesmos montadores (Scorsese com Thelma Schoonmaker, por ex.) ou tentarem entre vários até acertar o tom certo (Meirelles parece ter mandado uma media dúzia para casa em O Jardineiro Fiel, hehehe).

Espero ter ajudado =)

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
  • Members
Cá está a minha pergunta' date=' sobre a montagem. Como todos sabem, as sequências são filmadas não linearmente, e para montá-las é só seguir o roteiro ou ter um bom editor? "Amnésia" é um primor de roteiro ou de edição?[/quote']

 

Mas as preocupações da montagem não são só relacionadas à estrutura da história, mas do corte de plano pra plano; esse nível mais específico é tão importante quanto o grande esquema.

 

Roteiros não descrevem planos, ou cortes de plano pra plano. Isso é da direção e da montagem.

 

então um roteiro pode ser modificado pelo diretor? até mesmo as partes mais essenciais?


Sim. Só tem que ser semelhante o suficiente à obra adaptada para contar ainda como uma adaptação.
SisterJack2006-12-18 01:20:39
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...
  • Members

Considero a edição de Cidade de Deus primorosa! O encaixe das cenas é perfeito. Há uma harmonia ímpar entre a narrativa e o visual.

Outra edição excelente é de Caiu do Céu. O uso de uma fotografia diferenciada para narrar flashbacks, bem como a construção e desconstrução de imagens como joguinhos infantis foi uma ótima sacada, muito bem contextualizada dentro do filme. Brilho Eterno então...imagens que praticamente falam sozinhas. A justaposição de cenas é um verdadeiro desafio para os menos detalhistas, mas vira um jogo muito inteligente para quem conseguir acompanhá-la.

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 years later...
  • Members

 

Sobre Amnésia (Memento), acho mais mérito do roteiro e da direção. Li parte do roteiro e até onde vi está lá tudo bem detalhado, bem amarrado, descrito nos menores detalhes (inclusive os flahbacks, que as pessoas costumam atribuir somente à Edição).  Se bem que não li todo e não lembro se aquele era o tratamento final.

 

Parece que nos extras do DVD eles colocaram o filme inteiro com a montagem convencional (do incio para o fim) e dizem que o resultado continua sendo ótimo.

 

Pra ficar nos filmes recentes, acho que 2 filmes que se apóiam bastante na edição são Guerra ao TerrorO Ultimato Bourne.

 

 

 
Sall2010-12-28 15:06:46
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Eu também nunca entendi isso:

O mérito do Filme Amnésia vai para a direção de christopher Nolan, mas a função do diretor não é a de coordenar os atores para que fique parecido com o roteiro?

Isso é muito confuso...

É o diretor que escolhe quais cenas que vem primeiro e escolhe os atores?

E qual é a função de ter as câmeras descritas no roteiro, se o diretor sempre ganha o mérito?

Me expliquem por favor...

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...