Jump to content
Forum Cinema em Cena

Logan (Wolverine 3)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Logan Visto.

 

Spoilers

 

Caramba que filme maluco. Ação insana direto. A pausa na tensão foi só na janta mesmo com aquela distração familiar dos xmen. Lembrou pra mim e foi tocante tanto quanto a cena do will com o banho no cachorro e a música do bob e voltando a realidade com o despertar do relógio em eu sou a lenda. Aqui com a morte do Xavier na sequência o combate entre wolverines.

 

Que atuação do careca como Xavier. Tocante. Assim como a menina filha do Logan.

 

E claro HJ se despende emocionando pela entrega com uma atuação visceral.

 

Demais!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas que sequência pode haver nessa história?

 

 História até tem. Afinal, a morte do cientista lá não significa o fim da organização, e suponho que vão continuar atrás da X 23 e dos outros. (Se bem que os próprios vilões parecem acreditar que se as crianças atravessarem a fronteira do México, eles iriam perde-las de vez).

 

 Então até tem história pra contar, mas não sei se vale realmente a pena, pois LOGAN encerra a jornada dramática da menina de uma maneira bem redonda. Acho que a personagem é muito mais interessante que o universo criado em torno dela também.

 

 

 

Mas que sequência pode haver nessa história?

 

Ou aquela gurizada são Os Novos Mutantes, daí podem colocar a X-23 como criança ou pré-adolescente 

 

 Faria sentido. Mas filme R-Rated não é a cara dos Novos Mutantes. Se fossem situar o filme nesse futuro, teriam que desvincular um pouco ele do LOGAN, mas como seria uma sequência direta, seria mais complicado. Não impossível, mas complicado.

 

 

 

Daí, não sei. Se X-Force creio que vão fazer a história mais pro futuro, então é ela mais velha.

 

Ainda Mais pro futuro do que o futuro visto em LOGAN? Mas o Deadpool não ia fazer parte da X Force? Os filmes dele se passam no presente. Ai, meio que a franquia do Deadpool ficaria condicionada a esse futuro do LOGAN?

 

 

Dada a popularidade dá personagem nesse filme, aposto que X-23 já foi inclusa no roteiro do X-Force, seja adulta ou a própria Dafne Keen.

 

 O problema é que parece que esse futuro do Logan foi feito pra dar uma liberdade maior pra aquilo que o Mangold e o Jackman queriam fazer. Me parece quase um "universo á parte" tipo o da HQ "Old Man Logan". Será que a Fox quer mesmo se comprometer com esse "mundo"? Até por que o que mais interessou as pessoas não foi o universo de LOGAN, foi o personagem. Acho que as pessoas não querem ver mais desse mundo de mutantes extintos. Querem ver mais da X 23.

 

 Nas Hqs, a Marvel inseriu o Velho Logan na continuidade normal da Marvel (eu não sei como). Poderiam fazer o mesmo com ela, jogando-a de alguma forma em um passado alternativo, que no caso seria o presente onde se passam os filmes do Deadpool (e possivelmente X-Force)? Talvez.

 

Ela poderia encaixar no New Mutants PG-13? Não creio.

 

 Poder, ela poderia. A X23  nasceu PG-13 (Ela surgiu dentro do desenho animado X MEN EVOLUTION). Não acho que o Wolverine não funcionava em X MEN 2 por que era PG-13 (ele funcionava, de fato). O problema da Fox foi fazer os filmes solo do Wolverine em PG-13, sendo que as aventuras solo do Wolverine são geralmente mais violentas e adultas que a dos X Men. A X 23 poderia funcionar dentro dos Novos Mutantes como o Wolverine funcionava nos X Men (no que diz respeito a violência). O Problema seria fazer NOVOS MUTANTES dentro do universo de LOGAN, pois isso o tornaria uma sequência direta.

 

Também não discarto um solo,"Laura", sequência de Logan.

 

 Ai é como eu disse pro JAILCANTE, tem história pra contar, mas acho a personagem mais interessante que o universo. Não fiquei com curiosidade nenhuma pra saber se o Eden existe mesmo ou não, por exemplo. Mas poderia ser interessante ver o que aconteceu com a Laura depois de LOGAN, num filme R-Rated. Mas teria que ter uma pegada bem diferente do estilo "western revisionista" de LOGAN ao meu ver. E com uma pegada mais lúdica (mesmo que sombria), se é pra ter uma jovem ao invés de dois velhões no papel de protagonista. 

 

 

James Mangold revela como filme da DC influenciou Logan
Por Vitória Pratini — 09/03/2017 às 18:30
 

Nada de rixa!

205734.jpg
Melhor estreia do ano até o momentoLogan destoa dos demais filmes de heróis, agradando até mesmo o público que não está acostumado com o gênero. Entretanto, o longa teve algumas influências do cinema. 

 

Você deve estar pensando em filmes de faroeste, que, sim, tiveram um pézinho no estilo de Logan, porém, segundo o diretor James Mangold, o longa sobre a velhice do Wolverine, personagem da Marvel adaptado para as telonas pela Fox, também se inspirou em alguns filmes da DC Comics, especialmente o Superman.

 

Em entrevista à Empire, o cineasta revelou:

 

"Acho que é algo que Neil Gaiman brincou tão lindamente no original 'Sandman': estes são literalmente deuses, mas eles estão tendo disputas fraternais. É como Hannah e Suas Irmãs, mas com deuses. Acho que isso é humanizar. O Superman  de Richard Donner foi extremamente humano para mim – um tom completamente diferente de Logan, mas ainda assim. Aquelas cenas lindamente escritas por Robert Benton de ele [Christopher Reeve] e Lois Lane [Margot Kidder] no terraço, a bela humanidade e a simplicidade daquelas cenas, e a alegria lírica de ser pega no ar por um deus que acaba tendo uma queda por [ela], a contradição em tudo isso é lindo para mim."

 

292472.jpg

Mangold também contou que outro ator do universo estendido da DC indiretamente influenciou o enredo de Logan. E este foi Christian Bale, que viveu o Batman na trilogia de Christopher Nolan e foi dirigido por Mangold em Os Indomáveis.

 

"Depois de terminar Wolverine: Imortal, eu ia fazer um filme de detetive chamado The Deep Blue Good-by com Christian Bale. Eu tinha gasto os dois anos anteriores no modo Marvel e eu estava realmente esperando escapar. Quatorze dias antes de começarmos a filmar, Christian rompeu um ligamento do joelho e não pôde atuar, então o filme foi cancelado. Aquele era um filme sombrio e uma jornada para o abismo. Fiquei de coração partido por esse filme não ter acontecido, e eu acho que trouxe muito daquela ambição interior daquele filme para este."

 

321328.jpgKevin Winter / Getty ImagesChristian Bale e James Mangold.

Estrelado por Hugh JackmanPatrick Stewart e a novata Dafne KeenLogan está em cartaz nos cinemas.

 

FONTE: ADORO CINEMA

Link to comment
Share on other sites

  • Members

História até tem. Afinal, a morte do cientista lá não significa o fim da organização, e suponho que vão continuar atrás da X 23 e dos outros. (Se bem que os próprios vilões parecem acreditar que se as crianças atravessarem a fronteira do México, eles iriam perde-las de vez).

 

 Então até tem história pra contar, mas não sei se vale realmente a pena, pois LOGAN encerra a jornada dramática da menina de uma maneira bem redonda. Acho que a personagem é muito mais interessante que o universo criado em torno dela também.

 

Falei mais no sentido de ver os filmes que estão pra vir, quais ela se encaixaria, não no sentido se o filme ganharia uma sequel direta. E os próximo filmes que estaria na agenda (segundo boatos e confirmações) são Deadpool 2, Novos Mutantes, X-Force e um novo X-Men.

 

Desses acho que ela viria no X-Force e aí ela viria mais adolescente já que essas história rolam mais no futuro. Então, não sei se a mesma atriz voltaria (se bem que a Fox pode enrolar um pouco pra fazer, e aí, criança cresce rápido, então dependendo ela mesmo pode fazer ela mais velha).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

James Mangold revela como filme da DC influenciou Logan
Por Vitória Pratini — 09/03/2017 às 18:30
 

Nada de rixa!

205734.jpg
Melhor estreia do ano até o momentoLogan destoa dos demais filmes de heróis, agradando até mesmo o público que não está acostumado com o gênero. Entretanto, o longa teve algumas influências do cinema. 

 

Você deve estar pensando em filmes de faroeste, que, sim, tiveram um pézinho no estilo de Logan, porém, segundo o diretor James Mangold, o longa sobre a velhice do Wolverine, personagem da Marvel adaptado para as telonas pela Fox, também se inspirou em alguns filmes da DC Comics, especialmente o Superman.

 

Em entrevista à Empire, o cineasta revelou:

 

"Acho que é algo que Neil Gaiman brincou tão lindamente no original 'Sandman': estes são literalmente deuses, mas eles estão tendo disputas fraternais. É como Hannah e Suas Irmãs, mas com deuses. Acho que isso é humanizar. O Superman  de Richard Donner foi extremamente humano para mim – um tom completamente diferente de Logan, mas ainda assim. Aquelas cenas lindamente escritas por Robert Benton de ele [Christopher Reeve] e Lois Lane [Margot Kidder] no terraço, a bela humanidade e a simplicidade daquelas cenas, e a alegria lírica de ser pega no ar por um deus que acaba tendo uma queda por [ela], a contradição em tudo isso é lindo para mim."

 

292472.jpg

 

FONTE: ADORO CINEMA

 

 

Bela inspiração.  :D

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Desses acho que ela viria no X-Force e aí ela viria mais adolescente já que essas história rolam mais no futuro. Então, não sei se a mesma atriz voltaria (se bem que a Fox pode enrolar um pouco pra fazer, e aí, criança cresce rápido, então dependendo ela mesmo pode fazer ela mais velha).

 

 Aqui é que tá o ruido. Chegaram a dizer que X FORCE vai ser no futuro? Não sou grande conhecedor da história do grupo, mas até onde eu saiba, as aventuras da equipe acontecem no presente mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi na pré-estréia mas so agora comento...curti mas não achei essa cocada não...vale a bizoiada, claro, mas ali eu vi Mad Max 2 acima de tudo.. é o melhor e mais maduro filme do Wolverine e (quase) dos X-Men, sem dúvida. A pirralha leva todo mundo e coloca no bolso..tem fururo. Mas essa porra so embola mais a zoada cronologia mutante pois parto do principio que é mais um filme de futuro distópico alternativo, ja que a continuação dos X-men ja ta engatilhada.. bem, melhor nem pensar nisso e relaxar e gozar..kk

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse negócio do encaixe do filme na cronologia funciona igual a um sonho foda. Você pode até achar melhor doq a realidade mas não adianta contar pros outros pq aquilo não existe no "real world"... lendo no estilo morpheus. Hahahahah.

 

Sério. .. Não vai ter como encaixar isso na linha do tempo dos xmen.

 

Só se.... eles façam filmes nesses dois universos e um dia um crossovers de linhas do tempo. Imaginou? ! Hahahahaha

Link to comment
Share on other sites

  • Members

crossovers de linhas do tempo

 

Talvez não tanto :D, mas é possível

De todo modo, a inclusão do Cable amplia o leque, e podem ser

abordadas apenas formações

futuras (após "Logan") do X-Force, fazendo menção breve a formações anteriores.

 

Se Cable estiver na sequência direta de "Deadpool", os produtores não usam a Laura, e ela pode ficar guardada como chamariz de outros filmes. Entre o público e na Fox, a maioria deve preferir a permanência da atriz, e Laura pode ser recrutada pelo Cable em qualquer época, após os eventos de "Logan", tornando-se, ela, um personagem comum das duas novas equipes, por exemplo, tipo:

 

1.Nathan + Wade em 'Deadpool 2', no presente

2.Laura + Nathan em 'Novos Mutantes', no futuro

3.Laura crescidinha liderando em 'X-Force'

 

Segue resumo que catei sobre o Cable:

"Nathan chega à maturidade como um experiente soldado.  (...) assumindo então o nome de Cable, ele se torna um viajante do tempo, atuando por meio de táticas de guerrilha em diversas épocas (...) tentando impedir que Apocalipse chegue ao poder (...) Cable acaba se fixando no 'presente' (...) é quando a guarda dos Novos Mutantes passa a sua responsabilidade, que Cable consegue montar uma verdadeira equipe (...). Sob sua guarda, os Novos Mutantes se transformaram na X-Force".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Mas ao invés de jogar a X Force no futuro, se é mesmo pra reaproveitar a X 23 em uma equipe, não seria uma opção joga-la no passado, como foi feito com o Old Man Logan nos quadrnhos? Sei lá, me parece mais simples.

 

 Quanto a X Force, pelo que lembro ela é meio uma dissidência dos Novos Mutantes e dos X Men. O Cable achava que Xavier, Ciclope e cia pegavam leve demais, e que eles não podiam ser só "bombeiros" esperando o problema aparecer pra resolver, mas tinham que ser "caçadores" indo atrás de quem pudesse causar problemas antes que causasse. 

 

 Claro, no cinema, a equipe pode ter uma função totalmente diferente, podendo inclusive surgir no futuro. Supondo é claro, que este futuro do Cable seja o mesmo futuro que o da X 23.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

seria uma opção joga-la no passado

 

Sim, duas situações viáveis

Ah, um adendo não necessariamente relacionado:

no trecho abaixo, a palavra "anteriores" pode

indicar formações originadas no futuro de origem do Cable

 

menção breve a formações anteriores

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Algumas boas informações sobre o longa 

 

com SPOILERS

 

Entenda Melhor | Logan – Referências e Easter-Eggs 

 

Mais um filme de super-herói foi lançado e é claro que não deixaríamos de listar todas as referências que encontramos no longa-metragem. Embora Logan faça o máximo para inserir seus easter-eggs de maneira orgânica na narrativa, isso não quer dizer que a obra não esteja lotada deles. Como de costume, se perceberam algo que não está na lista abaixo nos digam nos comentários, que iremos acrescentar aqui (com os devidos créditos, é claro).

 

 

1. Logan na cronologia dos X-Men

 

xavier-logan.jpg

 

Um alerta antes de começarmos: essa imagem acima mostra o que aconteceu com o Professor Xavier quando ele tentou entender a cronologia dos X-Men nos cinemas!

 

Logan funciona perfeitamente como um filme fechado em si próprio, separado de todos os outros e até mesmo dos quadrinhos (afinal, não é necessário ter lido qualquer coisa para saber que Wolverine tem fator de cura e Charles tem poderes telepáticos, não é?). Mas, se ainda assim quiserem insistir nessa mania de colocar tudo dentro de um Universo Cinematográfico, vamos lá.

 

Lembram que em Dias de um Futuro Esquecido o universo todo foi “resetado”? Então, isso quer dizer que os filmes Origens, X-Men, X-Men 2 e O Confronto Final podem ter eventos que não necessariamente aconteceram. Como assim? Bem, só porque mudaram algo lá atrás em 1900 e guaraná com rolha não quer dizer que algumas coisas não possam ter se repetido – um bom exemplo é o incidente na Estátua da Liberdade, que chega a ser referenciado em Logan. Dito isso, o filme poderia se passar no futuro de X-Men: Apocalipse, já que em todas as outras alternativas Charles Xavier não vive o suficiente para ficar senil (não no mesmo corpo pelo menos).

 

2. O Velho Logan

 

old-man-logan-entenda-melhor.jpg

 

O icônico arco O Velho Logan, publicado em Wolverine #66 a #72 e Wolverine Giant-Size Old Man Logan, entre junho de 2008 e setembro de 2009, tornou-se um dos favoritos dos fãs do Carcaju e ele funciona como inspiração geral para o filme. Na história, não há mais super-heróis e muito menos mutantes, Logan está velho (obviamente!) e ele acaba saindo em uma roadtrip pelo EUA. As demais semelhanças – que existem – nós abordamos nas seções correspondentes mais abaixo.

 

3. Personagens 3.1 – Laura Kinney, a X-23

 

X-23-logan.jpg

 

Personagem criada por Craig Kyle para o desenho animado X-Men EvolutionSua primeira aparição nos quadrinhos aconteceu em NYX: Aspirante #3, com origem contada em X-23: Inocência Perdida. Nos quadrinhos, ela é uma “irmã-clone” de Wolverine depois que uma organização tenta replicar o projeto Arma X, mas não consegue usar o cromossomo Y, gerando uma versão feminina com duas garras em cada mão e uma em cada pé que, depois, são revestidas de adamantium (apenas as garras, não o esqueleto todo, como no caso de Wolverine). Além disso, ela recebe condicionamento para tornar-se uma assassina sem par. De certa forma, o que vemos da origem de Laura em Logan reflete o que é visto nos quadrinhos, especialmente seus poderes, suas garras, sua ferocidade, sua solidão e afastamento do mundo e, claro, a carga genética que carrega de Wolverine.

 

3.2 – Caliban

 

caliban-logan.jpg

 

Personagem retirado dos quadrinhos, criado por Chris Claremont e Dave Cockrum, com primeira aparição em Uncanny X-Men #148, de agosto de 1981. No filme, ele tem aparência albina e poderes de rastrear mutantes exatamente como nos quadrinhos, tendo inclusive trabalhado para vilões como no filme. No entanto, a versão em Logan não parece ser a mesma que vimos em X-Men: Apocalipse.

 

3.3 – Donald Pierce

 

donald-pierce-logan.jpg

 

Também tirado dos quadrinhos, Pierce apareceu pela primeira vez em Uncanny X-Men #230, de junho de 1988 e ele é substancialmente igual: usa próteses para “ganhar poderes” e adora chamar os mutantes de “mutunas”.

 

Ah, claro. Além disso, ele é o líder dos Carniceiros, grupo que caça os mutantes.

 

3.4 – Zander Rice

 

zander-rice-logan.jpg

 

Personagem profundamente ligado com a origem de X-23. Ele é o responsável pelo programa que a criou, transferindo para ela, com “irmã” ou “filha” genética de Wolverine, toda a raiva que ele sente do herói por ele ter matando seu pai em fuga do programa Arma X, algo que Logan, ao final do filme, diz mesmo que fez, criando uma bela conexão com a minissérie Inocência Perdida, que conta em detalhes a origem da heroína.

 

3.5 – Rictor

 

ricter-xmen.jpg

 

Trata-se de personagem retirado dos quadrinhos, criado por Louise Simonson e Walter Simonson e que teve sua primeira aparição X-Factor #17, de junho de 1987. Ele tem poderes de geração de ondas de choque ou terremotos, que não exatamente se encaixam com o que vemos no filme, que mais parecem derivados da telecinese.

 

3.6 – X-24

 

wolverine-albert-logan.jpg

 

Ainda que muito bem inserido no filme, X-24 poderia nunca ter existido e a produção poderia ter escalado Liev Schreiber para reviver seu Dentes de Sabre no lugar. Mas nem tudo pode ser perfeito, não é mesmo? De toda forma, X-24 não tem precedentes no quadrinhos, a não ser que queiramos cavar bem fundo no baú da Marvel…

 

E nós gostamos de cavar…

 

É que é possível achar pelo menos uma vez em que uma versão furiosa de Wolverine luta contra ele mesmo. Trata-se do androide Albert, baseado em Wolverine, que apareceu pela primeira vez em Wolverine #37, de março de 1991. Acham exagerado? Bem, vamos só dizer que ele foi criado pelo próprio Donald Pierce.

 

3.7 – Esmaga-Ossos

 

esmaga-ossos-logan.jpg

 

Quem? Nos quadrinhos, Esmaga-Ossos é o mais reconhecido dos Carniceiros, pois ele basicamente é metade homem, metade tanque de guerra. Uma graça…

 

E não, ele não aparece em Logan, mas, não muito antes da batalha final, nós vemos um dos Carniceiros só com a cintura para fora de um dos veículos, dando a exata impressão do Esmaga-Ossos. Não foi sem querer, podem ter certeza!

 

4. Referências inter-filmes 4.1 – Estátua da Liberdade

 

xmen-filme-estatua.jpg

 

O Professor X menciona um evento na Estátua da Liberdade e Logan diz que ele ocorreu há muito tempo. Isso só pode ser para ferrar com os fãs e nossa obsessão com linhas temporais, não? Afinal de contas, se puxarmos pela memória, lembraremos que o primeiro filme dos X-Men tem clímax exatamente na Estátua da Liberdade…

 

4.2 – Lutador de gaiola

 

logan-gaiola.jpg

 

O Professor X diz para Logan que ele o encontrou treinando para ser lutador de jaula. Apesar de não ser exatamente assim, algo parecido acontecem em X-Men, quando Vampira encontra Logan como lutador de gaiola. Certamente uma piscadela para um dos grandes momentos dos filmes de super-heróis, não?

 

4.3 – Alkali

 

lago-alkali.jpg

 

O cartão de visitas que Donald Pierce entrega para Logan indica que ele trabalha para uma empresa chamada Alkali. Claramente o nome foi retirado do Lago Alkali, onde em X-Men 2 descobrimos ser a base em que o Coronel Stryker mantinha o projeto Arma X.

 

4.4 – Placas de identificação

 

logan-dogtag.jpg

 

As clássicas plaquetas de identificação de Logan que vemos nos filmes – com os mesmo números – dão as caras no filme também.

 

4.5 – Katana na base do deserto

 

katana-wolverine.jpg

 

Viram a katana pendurada no quarto de Logan? Mais uma piscadela a seu passado, desta vez ao filme Wolverine: Imortal, passado no Japão e, claro, aos quadrinhos, já que seu passado está intimamente ligado com sua vida no Japão.

 

4.6 – Bala de adamantium

 

bala-adamantium.jpg

 

Nunca fez sentido balas de adamantium serem mortais para pessoas que têm esqueletos de adamantium. Mas isso é algo profundamente inserido na mitologia de Wolverine nos filmes, ganhando destaque em X-Men Origens: Wolverine. E, em Logan, a história volta e serve para matar o clone louco do herói em um momento que só temos que aceitar sem discutir muito…

 

4.7 – Garotos Mutantes

 

Bradley-logan.jpg

 

Vemos que um dos “doadores” de DNA é Christopher Bradley que, nos quadrinhos, tem poderes elétricos e que aparece em X-Men Origens: Woverine como parte da equipe de Stryker. Da mesma forma, vemos que um dos garotos mutantes – Bobby – tem os mesmos poderes elétricos.

 

5. Referências aos quadrinhos 5.1 – Placa do carro de Wolverine

 

x-men-capas-112.jpg

 

A placa da limousine que Logan dirige (WER-112) pode trazer uma referência aos quadrinhos tanto dos X-Men quanto à revista solo de Wolverine. Em The Uncanny X-Men #112, Magneto transforma os heróis em crianças, que mantém suas mentes de adultos, mas sem suas habilidades, um paralelo que vemos em Logan, com Wolverine e Xavier com seus poderes limitados.

 

Já em Wolverine #112 nós vemos o personagem vivendo separado dos outros heróis, por se sentir culpado pela transformação do Professor X em Massacre, sua fusão com Magneto.

 

5.2 – Cemitério Greenwood

 

logan-funeral.jpg

 

Importante cemitério fictício dos quadrinhos Marvel. Ele fica originalmente no Brooklyn, Nova York, não no sul dos EUA, mas tudo bem.

 

5.3 – Laura cortando os braços

 

nyx_aspirante_plano_critico.jpg

 

O condicionamento de Laura Kinney nos quadrinhos a deixou obviamente traumatizada e ela se auto-flagela cortando o antebraço com suas garras. O mesmo acontece nos quadrinhos. Além disso a sequência em que vemos isso é feita para refletir a capa de NYX #4, da minissérie que marca a primeira aparição da heroína nos quadrinhos.

 

5.4 – Origem de Laura

 

x-23-capa-logan.jpg

 

O experimento todo é chamado X23, mas ela é a 23ª do experimento (ou seja, é 23 duas vezes). Diferente dos quadrinhos em que ela é o 23ª do experimento que tem como objetivo criar um clone de Wolverine, mas dentro do mesmo espírito. No filme, vemos uma versão encurtada da origem que vemos nos quadrinhos em Inocência Perdida e de certa forma expandida para incluir outras crianças geneticamente criadas com base em DNA de mutantes.

 

5.5 – James Howlett

 

wolverine-origem.jpg

 

Por mais de uma vez vemos o nome verdadeiro de Wolverine por escrito, em clara menção à sua origem nos quadrinhos e em X-Men Origens: Wolverine.

 

5.6 – Garras nos pés

 

x-23-garra-pe-logan.jpg

 

A explicação dada pelo Professor X para as garras nos pés de Laura é no sentido de que é uma mutação baseada em gênero já que a leoa usa as garras das patas de trás como arma de defesa. Essa conclusão é exclusiva do filme

 

5.7 – Charuto

 

charuto-wolverine.jpg

 

Brevemente, vemos outra piscadela para uma grande característica de Logan nos quadrinhos e nos filmes: os charutos. Ele furta um da loja de conveniência em que Laura está “comprando” seus óculos.

 

5.8 – Incidente de Westchester

 

mansao-x.jpg

 

Não é explicado no filme, mas parece ter sido algo trágico causado pelo descontrole do uso dos poderes do Professor X, matando centenas de humanos e sete mutantes. Para quem não sabe, nos quadrinhos, a Mansão-X fica justamente em Westchester. Não há evento paralelo nos quadrinhos, mas há três que podem ter inspirado essa menção:

 

a) Em O Velho Logan, o evento que traumatiza Logan é quando, no passado, ele foi enganado por Mysterio e assassina seus amigos mutantes no Instituto Xavier. Se o Professor X teve uma convulsão assassina no local, trata-se do mesmo evento, só que com outro mutante. Interessante, não?

 

B) O catalisador da saga Guerra Civil nos quadrinhos foi o mutante Nitro explodir, durante ataque do grupo de heróis Novos Guerreiros, matando centenas de civis além dos próprios Novos Guerreiros e seus comparsas.

 

c) O evento “não mais mutantes”, que acontece na saga Dinastia M,  em que a Feiticeira Escarlate, em momento de loucura, dizimou os mutantes do mundo, retirando-lhes os poderes. Apenas um punhado permaneceu com seus poderes e alguns desses descontrolados.

 

5.9 – O fim dos mutantes

 

no-more-mutants.jpg

 

A explicação do fim do nascimento de mutantes no filme é rápida e simples: supressores genéticos foram secretamente inseridos na comida industrializada do mundo todo. Isso poderia em tese também explicar a degeneração da mente do Professor X e do fator de cura de Wolverine.

 

5.10 – Fator de cura de Wolverine

 

a-morte-de-wolverine.jpg

 

Em A Morte de Wolverine, evento que levou à morte do herói nos quadrinhos, um importante elemento o precede: a eliminação de seu fator de cura em razão de um vírus do Microverso (vide o arco Mortal). No filme, a ideia é mantida, ainda que seu fator de cura tenha sido apenas reduzido em eficiência. Em O Velho Logan seus poderes de regeneração também estão mais debilitados, fazendo com que ele demore mais a se curar.

 

5.11 – Envenenamento por adamantium

 

Adamantium-X2-logan.jpg

 

Nos quadrinhos, é explicado que o fator de cura de Wolverine é um elemento importante para ele ter sobrevivido à fusão de seu esqueleto ao metal inquebrantável adamantium e, também, ao envenenamento natural do metal em sua biologia. Como, no filme, o fator de cura de Logan teve sua eficiência reduzida, o adamantium começa a matá-lo como ele suspeita.

 

5.12 – Quadrinhos dos X-Men

 

quadrinhos-xmen-logan-capas.jpg

 

Duas revistas dos X-Men aparecem no filme, a primeira é X-Men #117, que nos conta como o professor Xavier decidiu dedicar sua vida para aprimorar a relação entre humanos e mutantes. Já a segunda, #132, conta com uma luta entre Wolverine e Donald Pierce. Ambas tiveram seu conteúdo e arte modificadas no filme, tendo sido escritos e desenhados exclusivamente para o filme, portanto, nada de tentar achá-los para ler na Comixology! Quem os escreveu? Joe Quesada. E os desenhos ficaram por conta de Dan Panosian.

 

O que há de interessante neles? Duas coisas:

 

a) Sauron aparece. Aquele ser verde que parece um pterodátilo é um mutante que existe nos quadrinhos. Ele nunca apareceu nos filmes, mas seu nome verdadeiro, Karl Lykos, é visto quando Mística procura nomes em um computador em X-Men 2. Vai lá, podem procurar…

 

B) Vemos o famoso “fastball special”, que é o “arremesso de Wolverine” classicamente feito por Colossus, mas que vários outros heróis já fizeram, inclusive Vampira. E olha, e um movimento para lá de eficiente, mais eficiente do que elfos arremessando anões…

 

5.13 – Éden

 

utopia-xmen.jpg

 

Não há correlação direta da Terra Prometida dos mutantes inferida no filme (ela parece realmente existir com base na comunicação de rádio com Rictor), mas, ao longo da mitologia mutante, diversas cidades ou locais existiram com o mesmo propósito, a começar pelo Instituto Xavier para Jovens Superdotados (depois Instituto Jean Grey), Genosha, Madripoor e Utopia.

 

5.14 – Cortando a barba

 

velho-logan-barba.jpg

 

Aceitando por um momento que Logan não teria matado os garotos por puro reflexo quando eles se aproximaram com tesouras, o resultado final da sessão de barbeiro é uma aparência muito próxima do herói que vemos em O Velho Logan. Ele pode não ter gostado muito, mas nós gostamos!

 

5.15 – Morte de capanga

 

logan-morte-hq.jpg

Um

dos capangas de Pierce, durante a sequência no hotel, tem a morte igual a um dos personagens em O Velho Logan. Não bastasse isso eles ainda são praticamente idênticos!

 

5.16 – Boneco do Wolverine

 

wolverine-brinquedo.jpg

 

E quem disse que não veríamos o uniforme clássico de Wolverine em Logan? Ele está lá no boneco que um dos jovens mutantes segura no enterro do herói.

 

6. Outras referências 6.1 – Os Brutos Também Amam

 

shane-filme.jpg

 

Aquele filme que o Professor X mostra para Laura no quarto do hotel em Las Vegas – e cujo diálogo ao final Laura repete no enterro de Logan – é o famoso Os Brutos Também Amam ou Shane, no original. Se você nunca viu, que vergonha! Pare tudo e veja agora!

 

Trata-se de um faroeste em que Shane, um pistoleiro aposentado, consegue um emprego em uma fazenda, somente para ter que voltar às armas para evitar que os valentões locais tomem as terras dos fazendeiros para permitir a livre passagem de gado. Conseguem ver as semelhanças com Logan? É bom que consigam…

 

6.2 – Cinema Essoldo

 

essoldo.jpg

 

Na sequência do quarto do hotel, o Professor X diz a Laura que lembra de ter assistido Os Brutos Também Amam em um cinema Essoldo. Acontece que essa cadeia de cinemas realmente existiu na Inglaterra, coincidindo com a própria juventude de Patrick Stewart, possivelmente uma homenagem ao próprio ator que pode muito bem ter visto o filme em um cinema Essoldo.

 

6.3 – The Last of Us

 

the-last-of-us-carro.jpg

 

logan-carro-x23.jpg

 

Qualquer um que tenha jogado The Last of Us com certeza pegou essa referência direto nos trailers. A própria trama de Logan já reflete inúmeros pontos do game, mas esse plano em específico parece ter sido tirado direto do jogo da Naughty Dog – com certeza não se trata apenas de uma coincidência, até mesmo a roupa de Logan se parece com a de Joel!

 

6.4 – Lista de Schindler

 

poster-logan-schindler.jpg

 

Esse não está exatamente no filme, mas o pôster de Logan faz uma referência mais do que clara à Lista de Schindler.

 

 

 

http://www.planocritico.com/entenda-melhor-logan-referencias-e-easter-eggs/

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Basicamente, ele passa por cima do final feliz do DoFP.

 

Tem o momento que o Wolvie fala que faz "25 anos que não vê mutantes", e esse final feliz do DoFP teria rolado dentro desse período. (e acho que o Deadpool também se passa dentro desse período). Poderiam ter falado em 5 anos, daí não teria problemas com a linha do tempo. Colocaram um período muito grande aí (seria 2004 até 2029). Mas enfim.

 

Mas vale dizer que o X-Men Apocalipse também ignora o final do DoFP quando ignora a cena da Mística disfarçada de Stryker e que teria ficado com o corpo do Wolverine. O filme nem toca no assunto - um evento que parece não rolou. Então, até quando tentam seguir com a linha cronológica, eles falham, e nesse caso, aqui eles nem quiseram seguir mesmo. hehe

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mesmo que não venha a ser citado, será que tal sequestro foi

o contato que permitiu os avanços finais de clonagem do cabra?

A questão é que em DAYS, o Logan ainda não tinha o esqueleto de adamantium. Ou seja, ele seria sequestrado de qualquer maneira. O que não fez sentido foi a Mistica ser a autora do sequestro.

 

Fazendo um exercício inutil, acho qu LOGAN não leva em conta nenhum dos filmes da trilogia nova. Leva em conta só a trilogia original e o IMORTAL.

 

Como o Xavier voltou pro corpo dele? Do mesmo jeito wue em DAYS ué. Hehehe

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mistica ser a autora do sequestro

 

Situação esta passível de uso ainda, apesar de não obrigatório, claro.

Algum plano para o Josh Helman nesse ponto os caras tinham ou têm. Entre eles pode estar o uso

ocasional e breve da Mística em obras seguintes sem pagar o salário da Jennifer Lawrence.  :D

 

ab96bf10-04e2-0134-249f-0e1b1c96d76b.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que sei que rolou é que o Singer quis dar a entender que a origem do Wolvie seria diferente nessa nova linha do tempo, por isso colocou a Mística ali, mas no Apocalipse, creio que mudou de ideia, e já colocou a origem normal mesmo dele, sem citar a Mística no meio disso. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...